sexta-feira, julho 31, 2009

Conteúdo de Sociologia para o 2º ano

Bem, na próxima semana retornaremos às aulas. Vamos nos organizar!

Para os alunos do 2º ano acompanharem nossas aulas de acordo com o conteúdo elaborado no Seminário de Sociologia em Belém (2008), e aprovado pela Seduc:

1º Bimestre

1. Cultura e dominação

1.1. A questão do gênero.

1.2. Ética, cidadania e as relações interpessoais.

1.3. O multiculturalismo.

2º Bimestre

2. Concepções de Estado e poder Político.

2.1. O papel do Estado na formação da cidadania.

2.2. Tipos de Estado (ditatorial, democrático, social-democrático, estado socialista).

2.3. Modelo de Estados modernos e de economia contemporânea: Estado Liberal, Bem-Estar Social, neoliberalismo e socialismo.

2.4. Globalização, neoliberal e neo-solidária.

3º Bimestre

3. Organização Social do Trabalho: emprego, desemprego, subemprego e tempo livre.

4º Bimestre

4. Movimentos Sociais.

4.1. Movimento sindical, movimentos urbanos, juvenis, ecológicos, reforma agrária, de gênero, de opção sexual, étnicos.

4.2. Questões e Problemas Sociais da Contemporaneidade.

a) Violência: (física e simbólica)

b) Marginalidade.

c) Pedofilia.

d) Massificação das drogas.

Meu comentário: É claro que cada professor poderá trabalhar os conteúdos conforme sua metodologia. Portanto, não estamos numa ordem linear. Vocês podem verificar que já abordamos Movimentos Sociais (planejado para o 4ª bimestre) devido a relação do Movimento Feminista com a Questão do gênero (planejado para o 1º bimestre). Antes das férias fizemos (alguns alunos ainda devem fazer) a 1ª tarefa para a 2ª avaliação valendo 2,0 (dois pontos).

Nosso próximo assunto será Ética, cidadania e relações interpessoais.

Sugiro a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, acima, na lateral direita do blog, pois iremos trabalhar questões éticas universais.

E um feliz retorno para todos!

Cursos livres

Inglês e Espanhol na UEPA.

Clique aqui:

http://www2.uepa.br/uepa_site/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=679

Henry Ford - o pai do Fordismo

Nascido em 30 de julho de 1863 no Estado do Michigan, foi um dos maiores nomes da indústria mundial. Segundo Maia (2003), "mais do que um nome, muito mais do que a representação de algo que possa ser visto ou tocado, Henry Ford é hoje uma sigla; uma espécie de ideograma ocidental, cheio de significância e profundidade".

O pensamento inovador, transcendente ao seu tempo pode ser comprovado através da sua visão:

“Há centenas de anos que o homem ouve falar em falta de oportunidades e urgente necessidade de repartir as coisas existentes. Mas cada um desses anos se abotoou e desabrochou de idéias novas, criadoras de nova série de oportunidades, de modo que já hoje possuímos um grande acervo de idéias comprovadas, capazes, se postas em prática, de arrancar o mundo ao atoleiro em que jaz e banir dele a pobreza, proporcionando trabalho a quantos queiram trabalhar. Mas idéias velhas e gastas impedem esta solução das idéias novas. O mundo algema-se, venda os olhos e admira-se de que não possa correr” (Ford, 1927, p. 07).

Fonte: SZEZERBICKI, Arquimedes da Silva. PILATTI, Luiz Alberto. KOVALESKI, João Luiz. Henry Ford: A visão inovadora de um homem do início do século XX.
publ. UEPG, Ponta Grossa, 2004.

quinta-feira, julho 30, 2009

PSS 2010 / UFPA - 2ª retificação do Edital

PROCESSO SELETIVO SERIADO - PSS 2010


C O M U N I C A D O


ATENÇÃO



É imprescendível que o(a) candidato(a) proceda a leitura da SEGUNDA RETIFICAÇÃO do Edital do PSS 2010 antes de efetuar a sua Inscrição ou sua Renovação ao PSS 2010.

Fonte: www.ufpa.br
Quinta-feira, 30 de julho de 2009.

Leia aqui

quarta-feira, julho 29, 2009

Resultado da enquete

A obrigatoriedade de pontuação mínima no Enem para o ingresso às Licenciaturas atrairá jovens talentosos para o Magistério?

SIM

12 (70%)

NÃO

5 (29%)

O resultado reflete a idéia do MEC. Transcrevo as palavras do Ministro da Educação quanto ao acesso aos cursos de licenciatura:

"Fizemos um mapeamento do que funciona no sistema de valorização do professor no mundo para tentar atrair jovens talentosos para a carreira do magistério. Concluímos que teríamos de criar dois filtros, o primeiro no ingresso à própria licenciatura. A ideia é que o ingressante tenha uma pontuação mínima no Enem"
, explicou o ministro Fernando Haddad.

Meu comentário: Se houver mudança na LDB da Educação contemplando a idéia do MEC, acho que vai esvaziar mais os cursos de licenciatura, pois as pesquisas mostram que os candidatos às licenciaturas, na sua maioria, são egressos das escolas públicas, pertencentes às classes mais pobres da sociedade brasileira. Portanto, melhorias ao ensino público, valorização do professor para não contrariar o objetivo das políticas públicas implementadas: a democratização do ensino.

Questões-modelo do novo Enem

Confira aqui o Simulado do Enem/2009  disponibilizado pelo Inep.

segunda-feira, julho 27, 2009

Plataforma Freire

As inscrições serão até o dia 30 de julho. Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

sábado, julho 25, 2009

Influenza A (H1N1)

Leia as recomendações do Ministério da Saúde sobre a doença respiratória:

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.

B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:
INFLUENZA A (H1N1)

Outras informações:
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)
http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es

Organização Mundial da Saúde (em inglês)
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

Fonte: http://portal.saude.gov.br

Simulado ENEM

O Terra e o Sistema COC de Ensino oferecem a você, estudante que vai submeter-se à avaliação do Enem, um Simulado com base na Matriz de habilidades e competências do Enem 2009. Faça o teste aqui, anote suas respostas e confira o gabarito.

Fonte: www.terra.com.br

quarta-feira, julho 22, 2009

O uso da tecnologia em sala de aula

Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.

in Portal Escola VIRTUS

Especializações na UEPA

Leia aqui

terça-feira, julho 21, 2009

Novo Enem - Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias


Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

in Portal do MEC

segunda-feira, julho 20, 2009

Cursos da área da saúde terão nomes atualizados

Assim como os de Engenharias, há consulta pública para mudanças da nomenclatura dos cursos superiores da área da saúde.

Confira aqui

sábado, julho 18, 2009

Internet: a rede que envolve tudo

Internet é um conjunto de redes de comunicação e informação, atualmente disponíveis em quase todo o planeta, que permite a seus usuários encontrar todo tipo de conhecimento, comunicação e diversão, além de realizar compras, fazer consultas etc.

O nascimento da Internet aconteceu na década de 1960 com a finalidade de manter as comunicações institucionais e políticas nos Estados Unidos em caso de uma possível guerra. Porém, a experiência foi tão frutífera que, desde a primeira demonstração pública, em 1972, a ferramenta foi se aperfeiçoando até alcançar aquilo que hoje conhecemos como Internet.

Atualmente, crianças e "não tão crianças" utilizam essa ferramenta diariamente, para trabalhar, aprender, se comunicar ou se divertir. Existem mais de 24 bilhões de páginas na web no mundo todo, e diariamente são realizadas mais de 200 milhões de buscas na Internet. Frente a tudo isso, é fundamental conhecer as ferramentas e serviços existentes na rede para orientar a navegação de crianças e adolescentes.

Hábitos de Consumo da Geração Interativa

• Tempo

Veja como a distância entre pais e filhos pode ser mais próxima do que imaginamos

Cada vez mais, as crianças dedicam parte do seu tempo livre a navegar na rede, em busca de entretenimento.

• Companhia

Embora muitas crianças acessem a Internet na companhia de adultos, a maioria navega sozinha.

• Localização

É cada vez maior o número de crianças com computador no seu quarto ou no de algum irmão.

• Conteúdos

A grande maioria das crianças que acessam a Internet buscam diversão e entretenimento. Os mais solicitados: videogames e páginas que permitem manter ou aumentar sua rede social, como salas de bate–papo, messenger, comunidades virtuais etc.

• Multitarefa

A Internet permite interagir com outras telas. Ao mesmo tempo em que se acessa a web, pode-se assistir televisão, usar o celular, jogar videogames ou até fazer as lições de casa.

• Percepção do meio

As crianças pensam que sabem mais do que todos em casa sobre a Internet. Ninguém ensinou a elas como usá-la, por isso se consideram os experts da família. A grande maioria das crianças que usam a web são conscientes de que se trata de algo muito útil. No entanto, nem todos a consideram imprescindível. Alguns chegam a vê-la como um capricho.

Oportunidades

Limitando-nos somente ao âmbito educativo, a Internet permite instruir-se de maneira divertida. Além do mais, facilita a participação dos pais e dos filhos em atividades conjuntas. A contínua atitude de busca que deve manter a criança frente à Internet pode favorecer sua curiosidade pelo conhecimento e seu desenvolvimento intelectual.

Por último, ela permite que a criança elabore seus próprios conteúdos: criar um blog, participar de uma rede social adequada à sua idade, manter um site na web etc., o que fomenta sua criatividade e sua responsabilidade.

Riscos

Os riscos podem ser reunidos em três níveis: a exposição a conteúdos nocivos, a excessiva carga horária dedicada e a possibilidade de contatar pessoas potencialmente perigosas para sua integridade física ou psíquica. A Internet põe ao alcance das crianças, com grande facilidade, páginas cujos conteúdos são inadequados, inclusive para adultos – muitas delas, no limite da legalidade.

O poder de atração da ferramenta faz com que muitas crianças usem seu tempo livre para se conectar à Internet, em detrimento de outras opções como dormir, se relacionar com seus familiares e amigos ou participar de outras atividades destinadas ao ócio (escutar música, ler um bom livro, praticar algum esporte etc.).

A facilidade e a gratuidade de muitas páginas destinadas à comunicação dos internautas pode impedir a comunicação direta e cara a cara entre as pessoas, ao mesmo tempo em que facilita o contato com desconhecidos. E isso pode ser perigoso.

Alguns conselhos

Intercâmbio de experiência

Compartilhe suas experiências educativas relacionadas às novas tecnologias e conheça as iniciativas de outras famílias na página do Gerações Interativas.

Dica: a página está em espanhol, mas os internautas brasileiros podem escrever em português.
• Conheça o meio

Seja o primeiro navegante: acesse a rede e descubra todas as suas possibilidades.

• Seja você a referência

Eles usarão a Internet da mesma forma que você.

• Uso conjunto

Navegue com seus filhos: mostre a eles suas muitas utilidades. Partilhe com eles a seleção de conteúdos. Se alguma coisa chamar sua atenção ou surpreendê-los, a melhor atitude é que vocês analisem juntos.

• Mais vale prevenir

Advirta seus filhos sobre as armadilhas mais comuns na Internet: eles nunca devem fornecer dados pessoais ou familiares, responder mensagens de origem desconhecida, combinar encontros com pessoas que conheceram na Internet etc.

• Cada coisa no seu lugar

Coloque o computador em um lugar da casa a que todos tenham acesso. Se estiver no quarto do filho, você não vai poder acompanhar o uso.

• Utilize a ajuda tecnológica

Use algumas ferramentas técnicas para assegurar a melhor qualidade possível aos conteúdos acessados em sua casa, aos aplicativos e ao tempo dedicado à navegação (filtros de conteúdo, bloqueio de aplicativos, software de controle de tempo). Todos vão agradecer.

• Seja um “cibersentinela”

Se você encontrar conteúdo ilegal, denuncie em alguma das páginas destinadas a isso.

• Internet é um meio, não é um fim

Não há sentido em se conectar sem saber para quê: uma navegação sem rumo costuma provocar muitos naufrágios.

O que você pode fazer para que sua casa seja um lugar tecnologicamente responsável?

Em quase todos os momentos do dia interagimos com uma tela digital em nossa casa e em nossa vida. Vemos televisão, falamos ao telefone, enviamos SMS, abrimos emails, acessamos à Internet para buscar informação... é uma grande oportunidade que facilita nossas vidas tanto no âmbito do trabalho como nos momentos de descanso, na comunicação etc.

Já nos acostumamos com as telas digitais como parte de nossa vida, mas em algumas ocasiões ainda não nos damos conta da importância de fazer uso responsável delas. Temos consciência de desligar a luz quando saímos de casa, por exemplo, entretanto, nem sempre desligamos a televisão quando saímos da sala de estar para preparar algo para comer. Conseguimos entender que a partir de uma determinada hora não devemos ligar para o telefone fixo de uma casa para não interromper o descanso alheio, mas não pensamos o mesmo se a chamada for para um telefone celular. Assim, nos ocorre a pergunta "que exemplo de lar queremos dar à sociedade do futuro, às nossas crianças e aos adolescentes de hoje?".

Desde já fazemos a primeira proposta: criar um espaço para guardar os celulares desligados. Ao chegar em casa, assim como temos um lugar para colocar as chaves, por que não dispor de um espaço onde os membros da família possam deixar os celulares desligados? Assim desfrutaremos de um momento do dia sem interrupções. Qual a sua proposta? Ajude-nos a criar um lar tecnológico para todos por meio da discussão sobre o tema. Deixe aqui seu comentário.


Fonte: Gerações Interativas
Tradução: Carla Jimenez
in portal EducaRed

Efeitos causados pelo Twitter

Leia aqui

sexta-feira, julho 17, 2009

Novo Enem / Universidade Estácio de Sá

Hoje aconteceu a Aula introdutória diretamente do campi do Rio de Janeiro.

Estive presente e conheci a profª de Língua Portuguesa Valena Dias da Escola Estadual Delgado Leão de Cachoeira do Arari. Somente nós duas comparecemos à aula cujo curso telepresencial tem como objetivo oferecer gratuitamente aos professores do ensino médio de escolas públicas e particulares informações sobre como trabalhar os conteúdos baseados nas habilidades e competências propostas pelo novo Enem.

Na próxima segunda-feira iniciarão as aulas (duração de 8 horas, em duas oportunidades) por área de conhecimento.

Será que teremos mais companhia?

Ainda há tempo para fazer inscrição. Acesse o site da Estácio (leia minhas postagens dos dias 12 e 15 de julho). As aulas serão assistidas no campi da Faculdade do Pará, na rua Municipalidade, em Belém.

Inscrições para o Enem 2009

Prorrogação para as inscrições até 19 de julho.

Leia aqui

quinta-feira, julho 16, 2009

Capes

Estudantes de mestrado e doutorado sem vínculo empregatício e que não possuem bolsa da Capes, matriculados em 2009 e por matricular-se em 2010 nas regiões Norte e Centro-Oeste (excluindo o Distrito Federal) terão bolsas da coordenação.

Leia mais

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=/index.php?option=com_content&view=article&id=13930:alunos-do-norte-e-centro-oeste-terao-bolsas-da-capes&catid=212&Itemid=86

terça-feira, julho 14, 2009

Fato histórico: 220 anos da Tomada da Bastilha

No dia 14 de julho de 1789 a Bastilha - símbolo do despotismo - foi atacada pela multidão, então submetida a fortes tensões.

Comemorada como o principal feriado da França, a queda da Bastilha representa o início da participação do povo no movimento revolucionário.

segunda-feira, julho 13, 2009

Inscrições para o novo ENEM

As inscrições para o Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram na próxima sexta-feira, dia 17 de julho. Os candidatos podem fazer a inscrição pelo site www.enem.inep.gov.br/inscricao. Na hora da inscrição, o CPF do estudante é obrigatório.

Não poderão ser usados os números de pais ou responsáveis, pois o documento servirá posteriormente para acessar, na internet, o boletim com o desempenho e também para a inscrição nos processos seletivos que usarão o exame. O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro.

Alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária, ou solicitar isenção da taxa de inscrição.

Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

As médias do Enem poderão ser usadas no vestibular das instituições federais de ensino e também em processos seletivos de cursos profissionalizantes pós-médios. A partir do ano que vem, a avaliação vai medir ainda o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.

Provas
O Enem 2009 é concebido a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada.

A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

No sábado, dia 03 de outubro, das 13h às 17h30, serão aplicadas as prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 04 de outubro, domingo, das 13h às 18h30, serão realizadas as prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Atendimento especial
Para receber atendimento apropriado, o participante com deficiência física deverá obrigatoriamente declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial que necessita para realizar o exame.

Aos detentos ou internos, matriculados em programas especiais de educação de ensino médio em unidades prisionais ou hospitalares, será oferecido aplicação da prova nos locais de detenção ou internação em que se encontrem, mediante termo de compromisso específico. Para isso, a coordenação responsável deverá solicitar ao Inep o formulário do Termo de Compromisso para a aplicação do Enem. O documento deverá ser encaminhado ao Instituto até o dia 17 de julho.

Manual do Inscrito
Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas.

Cartão de confirmação
O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição, enviado para o endereço indicado no ato da inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página htt://enem.inep.gov.br/consulta.

Resultados individuais
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.

Redação Terra


Meu comentário: Até o dia 17 ainda é possível aos alunos com bolsas integrais em escolas privadas solicitarem isenção da taxa conforme notíciou o MEC em 2 do corrente:

Isenção de taxa
– Não há prazo para o interessado solicitar isenção de taxa. Até o término das inscrições para o Enem 2009, às 23h59 do dia 17 de julho, o inscrito tem a opção de se declarar pertencente a família de baixa renda. É necessário que o usuário preste atenção à tela que lhe oferece essa opção dentro do sistema, pois nela há duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa. Estudantes concluintes de escolas públicas não precisam se preocupar com isso, pois ao informarem sua rede de ensino, serão inscritos gratuitamente de forma automática.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Sobre evasão escolar

Professor não crê no êxito dos alunos diz a pesquisa.

Leia aqui

domingo, julho 12, 2009

Carreiras / Profissões

Continuando nossas informações, sobre

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Novo ENEM para professores

10 de julho de 2009 • 15h02 • atualizado às 15h02

Para auxiliar os professores do Ensino Médio, a Estácio oferece, em julho, curso de atualização com temas baseados nas habilidades e competências propostas pelo Novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Serão disponibilizadas 2 mil vagas em todo o país.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até a próxima terça-feira (14) pelo site www.estacionoensinomedio.com.br. As aulas, telepresenciais, serão oferecidas a partir de 17 de julho, com uma aula de introdução sobre o curso, das 9h às 11h.

O principal objetivo do projeto é apresentar aos professores de cada área as habilidades que serão cobradas dos alunos no novo modelo do ENEM. Por isso, os docentes serão divididos em quatro grupos: área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Português, Redação, Língua Estrangeira Moderna e Artes); Matemática; Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia).

Os participantes receberão material didático, composto por duas apostilas; e suporte via web. As aulas, transmitidas ao vivo através dos estúdios do Rio de Janeiro, poderão ser assistidas em 29 campus em todo o país. A carga horária total é de 8 horas.

A distribuição de vagas por Estado é: Amapá (40), Bahia (60), Ceará (140), Minas Gerais (80), Mato Grosso do Sul (80), Pará (100), Pernambuco (80), Paraná (40), Rio de Janeiro (620), Rio Grande do Norte (120), Santa Catarina (80), São Paulo (560).

O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.

in www.terra.com.br

sábado, julho 11, 2009

Dia Mundial da População

Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

No momento em que o mundo atravessa a crise econômica mais grave dos últimos tempos, precisamos encontrar meios mais eficazes para continuar avançando rumo à conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para isso, não há melhor caminho do que aquele sugerido pelo tema deste ano do Dia Mundial da População: “Investir em mulheres e meninas”.

Com a redução dos orçamentos, a crise ameaça apagar os progressos alcançados no âmbito da melhoria da educação e da luta contra a pobreza. Quando a renda das famílias diminui, são as meninas que correm o maior risco de terem que abandonar a escola. Quando os lucros diminuem, são as mulheres que correm o maior risco de perderem seus empregos e suas fontes de renda. Quando os sistemas de saúde se restringem, são as mulheres que correm o risco de darem à luz sem terem a disposição serviços que podem salvar suas vidas. Antes da crise, uma mulher morria a cada minuto devido a complicações da gravidez e do parto, quase sempre em países em desenvolvimento, onde a crise agravou a pobreza da população feminina.

O investimento na educação das meninas produz benefícios bem conhecidos. Quando elas são instruídas, têm mais possibilidades de ganharem salários mais elevados e de terem melhores empregos, além de terem menos filhos, porém mais saudáveis, e de darem à luz em condições mais favoráveis.

O investimento na saúde das mulheres, em especial na sua saúde reprodutiva, não só pode salvar a vida de um milhão de mães como permitir um aumento da produtividade na ordem dos 15 bilhões de dólares por ano. Neste décimo quinto aniversário da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, precisamos redobrar os esforços para assegurar o acesso universal à saúde reprodutiva, até 2015.

No Dia Mundial da População, peço aos responsáveis pela tomada de decisões que protejam a capacidade das mulheres no que diz respeito à geração de renda, à permanência de suas filhas na escola e ao acesso a informações e serviços de saúde reprodutiva, como o planejamento familiar voluntário. Vamos promover, juntos, os direitos das mulheres e das meninas para que possamos capacitá-las como membros altamente produtivos da sociedade, capazes de contribuírem para a recuperação e para o crescimento econômicos. É o melhor investimento que podemos fazer.

in http://www.unfpa.org.br

Meu comentário: Esse tema está relacionado com o fato de "cuidar" inerente à maternidade? É óbvio que o texto deixa claro o objetivo de garantir os direitos da mulher, mas, seria uma questão de gênero? Cabe uma boa discussão.

Biografia - João Calvino

Sobre o humanista, fundador da Igreja Protestante na França, leia notícia no Jornal do Vaticano aqui

e aqui mais informações sobre a posição da Igreja Católica.

Ambas relacionam-se com a recordação dos 500 anos de nascimento de Jean Calvin (1509-1564).

sexta-feira, julho 10, 2009

Prova Brasil

Guia vai orientar docentes e gestores sobre as habilidades cobradas no Saeb/Prova Brasil

A partir de hoje, (08), estão disponíveis para download os guias de Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil - 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental. Divididos em dois volumes, um dedicado a Língua Portuguesa e outro a Matemática, os materiais foram elaborados para orientar professores e gestores sobre as habilidades cobradas no Saeb/Prova Brasil. A iniciativa foi articulada pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com Fundação Victor Civita, Itaú BBA, Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Secretaria de Educação Básica do MEC, com apoio da Abaquar Consultores e Editores Associados.

Os guias Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil trazem de forma didática as habilidades e competências que são esperadas dos alunos da 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. O material conta com exemplos das questões que compõem as provas e sugestões do que fazer em sala de aula para possibilitar o aprimoramento do aprendizado dos estudantes. Além disso, há explicações de como são organizados os níveis da escala do Saeb/Prova Brasil, na qual é apresentado o desempenho dos alunos.

O presidente executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, acredita que os guias são instrumentos preciosos para professores e gestores. "Esses relatórios devem ser vistos como materiais de trabalho, pois ajudam a compreender melhor a avaliação e a direcionar as atividades em sala de aula. Os guias devem impactar positivamente a qualidade do aprendizado dos alunos e, consequentemente, os resultados do Saeb/Prova Brasil", afirma.

Segundo estimativa do Inep, entre os dias 19 e 30 de outubro mais de 5 milhões de alunos da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental serão avaliados pela Prova Brasil. Os resultados da prova compõem o cálculo do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas, dos municípios, dos estados e do País. Além disso, é a partir do desempenho dos estudantes nessa avaliação que o movimento Todos Pela Educação acompanha o cumprimento de sua Meta 3 - todo aluno com aprendizado adequado à sua série.

De acordo com o Inep, para ajudar os professores a preparar seus alunos para a avaliação, cerca de 70 mil escolas devem receber em agosto uma edição especial da revista Nova Escola sobre o Saeb/Prova Brasil. A revista trará um CD com os guias de Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil - 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática. A previsão é que as publicações impressas serão enviadas a todas as escolas em 2010, no início do ano letivo.

Fonte: Todos pela Educação
in www.seduc.pa.gov.br

Meu comentário: Que descoberta! Façam o mesmo com relação às provas do PISA, do novo ENEM, das maratonas... e conseguiremos melhores resultados, com certeza! Aproveitemos, todos que trabalhamos com Educação para uma grande reorganização curricular, fazendo PPPs com tais objetivos. Nós, professores, sabemos que a forma sugerida seria mais proveitosa, o problema é o poder do currículo. Os discentes já estão reclamando de conteúdos do ENEM que não fazem parte da nossa grade curricular (Cartografia, por exemplo).

Verão / câncer de pele

Em julho, os cuidados com a pele precisam ser diários, mesmo quando não se vai à praia ou à piscina. O câncer de pele atinge mais de 100 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Verão, sol, férias, praia, piscina... Essas simples atividades de lazer exigem muito cuidado com a pele. Em julho, a incidência de raios solares é maior e a proteção da pele contra a radiação e agentes químicos e infecciosos é fundamental para a qualidade da saúde e para a prevenção de doenças graves, como o câncer de pele. Exposições moderadas ao sol, nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, são uma prática saudável.

A dermatologista Maria Amélia Lopes dos Santos recomenda um conjunto de medidas para prevenir a pele contra a ação dos raios solares. “O uso de chapéus de preferência de abas largas, camisetas e se manter sempre na sombra em barracas ou guarda-sol, e ainda usar óculos escuros com lentes anti-radiação ultravioleta e principalmente, a aplicação de fotoprotetores em áreas expostas, como orelhas e lábios”, explica.

Os cuidados com a pele durante esse período precisam ser diários, mesmo quando não se vai à praia ou à piscina. Portanto, produtos com protetor solar são necessários e ajudam a manter a pele saudável. O horário menos perigoso para a exposição ao sol é entre 7 e 9 horas e após às 16 horas, quando há pouca radiação ultravioleta. Contudo, isso não quer dizer que não sejam necessárias medidas preventivas.
“Os fotoprotetores mais adequados são aqueles cujo fator de proteção é de 30 ou mais, que tenham substâncias químicas na fórmula com poder de proteção para radiação UVB e UVA e que sejam resistentes à água. Vale lembrar que em todos os tipos de pele, recomenda-se fazer a fotoproteção, mas especialmente indivíduos de cor clara, que possuem menos proteção natural contra os raios solares”, detalha a médica.
A pele é o órgão mais extenso e externo do corpo humano. Por isso, está sujeito às constantes agressões do meio externo e muitas vezes sinaliza o mal funcionamento interno. A exposição solar excessiva leva à desidratação do organismo e a um quadro de insolação. Manter o organismo bem hidratado com ingestão de líquidos, de preferência a água, compensa as perdas de água pelo organismo com o calor e a transpiração.

Outra recomendação feita pela especialista é a respeito da baixa de imunidade que pode desencadear surtos de herpes simples (erupção com pequenas bolhas agrupadas e circunscritas pelo vírus do herpes), facilitando o aparecimento de doenças pré-existentes como lupus, rosácea, que pode provocar ainda quadros denominados de reações fototóxicas gerando vermelhidão e manchas, podem trazer danos a longo prazo à pele.
“A exposição constante da pele aos raios solares podem gerar dano celular que leva ao envelhecimento cutâneo, caracterizado pelo espessamento e enrugamento da pele, pelo surgimento de manchas claras em alguns pontos, de manchas escuras extensas na face e até de feridinhas e caroços ou nódulos, sem tendência à cura ou cicatrização, sugestivas de câncer cutâneo”, alerta Maria Amélia.

Dados

Estima-se que o câncer de pele atinge mais de 100 mil pessoas todos os anos no Brasil. O câncer de pele é o mais comum, embora não seja o mais letal. De acordo com dados revelados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Norte do país há uma proporção de 27 casos da doença para 100.000 homens, e 28 casos para cada 100 mil mulheres. Somente 35% da população do Estado do Pará tem o costume de usar filtro solar segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Pará.

A maioria não tem informação e cuidado sobre a pele, ou não possuem condições financeiras de comprar filtros solares adequados. Embora seja um tipo de câncer menos freqüente, todos os anos são mais de 132 mil novos casos de melanoma no mundo, e em termos de prevalência seja cerca de 2,5%, como revelam dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atendimento

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) possui um ambulatório de dermatologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que funciona há 14 anos como projeto de extensão da disciplina de Dermatologia, do curso de graduação em Medicina. O ambulatório realiza atendimentos em todas as áreas da dermatologia clínica, pediátrica e cirúrgica, com a participação de professores e médicos colaboradores.

Com média de 700 a 750 atendimentos por mês, a UEPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza todos os anos no mês de dezembro, uma campanha de âmbito nacional de prevenção do câncer de pele. A campanha funciona com a colaboração voluntária dos professores da universidade e médicos especialistas filiados a SBD e alunos do 3º ano de medicina. Ano passado, foram realizados 720 exames, dos quais 12% apresentaram diagnósticos de câncer.

Fonte: portal da UEPA

O médico sanitarista Carlos Chagas

Nascido no dia 9 de julho de 1879, em Minas Gerais, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas ficou órfão de pai aos quatro anos. Apesar do desejo de sua mãe de ter um filho engenheiro, Chagas foi estudar Medicina aos 16 anos, no Rio de Janeiro.

Em 1905, realizou sua primeira campanha contra a malária em Itatinga, São Paulo – essa também foi a primeira expedição bem sucedida na história da doença. Com um método que consistia na observação e descrição da transmissão do vírus, a pesquisa de Chagas teve um resultado que serviu de base para estudos contra a malária no mundo inteiro.

No ano seguinte, o médico sanitarista voltou ao Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz. Em 1907, Chagas foi à Baixada Fluminense com o objetivo de combater o surto de malária na região. Enviado por Oswaldo Cruz, fez o mesmo em uma aldeia às margens do rio São Francisco. No povoado, ele descobriu nos barbeiros um novo protozoário que chamou de Trypanosoma Cruzi - em homenagem a Oswaldo Cruz.

A moléstia hoje conhecida por doença de Chagas é um estudo único na medicina, já que um mesmo pesquisador apurou o agente patogênico, as causas da doença, suas formas clínicas e seu meio de transmissão.

O trabalho de Chagas teve repercussão internacional. A Academia de Medicina brasileira o tornou membro extraordinário, já que não havia vagas no momento. Em 1912 ele ganhou o prêmio Schaudinn de melhor estudo de protozoologia, na Alemanha. Além disso, o médico brasileiro foi o primeiro a descrever os danos provocados pela malária na medula óssea e inovou ao afirmar que a doença era uma infecção domiciliar. No mesmo ano em que foi premiado na Alemanha, Chagas fez uma expedição à Amazônia, onde pesquisou as condições de vida da população local e fez um levantamento médico-sanitário da região.

Com a morte de Oswaldo Cruz, em 1917, Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto de Manguinhos. Em 1918, foi convocado pelo governo brasileiro para coordenar uma campanha contra a gripe espanhola, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi convidado pelo então presidente Epitácio Pessoa a redigir um novo código para a saúde pública. O novo regulamento instaurou o Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), encarregado dos serviços sanitários e da profilaxia rural. Como diretor do DNSP, Chagas criou serviços de higiene infantil e de combate às endemias rurais, à tuberculose e à hanseníase.

Além disso, construiu escolas de enfermagem e oficializou a formação de médicos sanitaristas. Na década de 20, foi indicado professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Lá abriu cadeiras sobre doenças tropicais e disponibilizou as bases do estudo de higiene no Brasil.

Como diretor de Saúde Pública, ele representou o País no Comitê de Higiene da Liga das Nações, instituição que originou a Organização Mundial da Saúde (OMS). O médico sanitarista morreu aos 55 anos, no dia 8 de novembro de 1934.

in http://opiniaoenoticia.com.br

Prevenção do uso de drogas / SENAD / UnB

Inscrições até HOJE:

As inscrições para o curso Prevenção do Uso de Drogas nas Escolas foram prorrogadas até o dia 10 de julho. Podem participar professores, diretores e coordenadores das escolas públicas que trabalham com estudantes de quinta a oitava séries do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e do ensino médio. São 25 mil vagas para um curso a distância com 120 horas de duração. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do curso. Promovida pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a formação será feita pela Universidade de Brasília, instituição que certificará os professores. Dúvidas sobre o curso podem ser esclarecidas pelo correio eletrônico prevenção@cead.unb.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelos telefones (61) 3340-8561 e 3349-6009.

Fonte: portal do MEC

Educação integral

Conheça as novas opções para o Ensino Médio através do Programa Mais Educação.
Clique aqui

quinta-feira, julho 09, 2009

NOVO ENEM / IFPA

Saiba aqui como será a forma de ingresso nos cursos superiores do Instituto Federal do Pará (anteriormente CEFET).

Direitos naturais ao homem

Ainda tratando-se da garantia do respeito aos direitos naturais teorizado por John Locke, leia mais:

Seus direitos têm história

Todos nós sabemos que possuímos alguns direitos seja no trabalho, seja em casa, na escola ou até quando vamos comprar alguma coisa. Esses direitos nos ajudam bastante em alguns momentos. Mas será que eles sempre existiram? Quem pensou primeiro nisso?

Desde a antiguidade, a sociedade defende os chamados direitos naturais ao homem. O Código de Hamurabi (século XVII a.C.) é o primeiro registro histórico de proteção à propriedade, à família, ao trabalho e à vida humana, apesar de prever punições severas aos infratores da lei. Nas cidades gregas, os direitos chamados de isogaria defendiam a igualdade e a liberdade para os cidadãos e os da isonomia pregavam a igualdade perante a lei.

Na modernidade, o filósofo John Locke (1632-1704) iniciou a luta pelos direitos humanos com os textos Cartas e Dois Tratados de Governo. Em 1689, o Parlamento Inglês promulgou a Carta dos Direitos que defendia o direito a um julgamento, a uma fiança justa e criticava as altas multas e as punições cruéis que eram muito comuns.

Cem anos após a Carta dos Direitos, a Assembléia Constituinte da França aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa declaração diz que 'homens nascem e permanecem livre e iguais em direitos' e que o 'objetivo de toda associação política é a conservação de todos os direitos naturais e inalienáveis do homem: esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão'.

Durante o século XIX, diversos países incluíram os conceitos de direitos humanos a suas constituições. Os Estados Unidos, por exemplo, diz em sua Constituição que “ todo cidadão estado-unidense tem direito a felicidade”. A felicidade é um direito para eles. Finalmente, em 1948, a Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em represália direta aos crimes contra a humanidade cometidos nas duas grandes guerras da primeira metade do século.

A Declaração Universal é complementada por dois pactos internacionais que obrigam os Estados participantes a implementar os direitos garantidos pela Declaração: o Pacto de Direitos Civis e Políticos e o Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. O Brasil aderiu aos dois pactos e a Constituição Federal Brasileira garante o seu cumprimento. Mas o ruim é que pouca gente conhece realmente seus direitos e, portanto não consegue cobrá-los quando precisa deles. Temos uma infinidade de direitos que nem mesmo sabemos. É importantíssimo que tenhamos conhecimentos de nossos direitos pois eles nos ajudam a viver melhor em uma sociedade mais justa e digna.

in http://www.nea.fe.usp.br

terça-feira, julho 07, 2009

Cidades portuguesas

Sob o ritmo de férias, saiba mais sobre:

Aveiro: conheça aqui os monumentos.

Viseu: conheça o Museu de Grão Vasco
http://pt.tixik.com/museum-de-grao-vasco-2356029.htm

Alenquer: explore bem, clique aqui

Bragança
: para ver lindas fotos clique aqui

Faro:clique aqui

Soure: sobre cá, preferi postar um sitio sobre um Agrupamento de Escolas. Clique aqui

Viagem pelo Pará

Conheça nossos museus!

Clique aqui para visitar o Museu da UFPA em Belém.

Clique aqui para visitar o Museu Paraense Emílio Goeldi.

aqui para visitar o Museu do Índio em Alter do Chão, Santarém.

aqui para visitar o Museu do Marajó em Santa Cruz do Arari.

Veja fotos históricas de Óbidos no site

http://www.chupaosso.com.br/patr_mu_contx.php?operacao=mostrar_info&cod_info=1029

Para visitar o Bosque Rodrigues Alves clique aqui

Férias!

Se você não pode viajar, conheça alguns museus brasileiros:

clique aqui para visitar o Museu Paulista / Universidade de São Paulo.

aqui para visitar o Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

aqui para visitar o Museu de Arte Sacra /Universidade Federal da Bahia.

aqui para visitar o Museu Amazônico / Universidade Federal do Amazonas.

Para conhecer o Museu Etnográfico Casa dos Açores em Santa Catarina, clique aqui

Conheça Fernando de Noronha, clique aqui

Atenção alunos das turmas 803 e 804 - Estudos Amazônicos - Tarde - Escola Dr. Freitas

Conforme prometido selecionei alguns sites que tratam do assunto para a 1ª tarefa valendo 2,0 (dois pontos) - parte integrante da 2ª avaliação.

A postagem está na lateral à direita, em links sobre o Projeto Trombetas.

Postarei oportunamente algumas dicas sobre a pesquisa na internet e recomendo que vocês façam leitura e apliquem no cotidiano.

Entrega da tarefa: 12 de agosto (4ª feira), manuscrito, ou seja, diretamente no papel, usando caneta preta ou azul, em duas laudas, no máximo. Caso o aluno tenha acesso fácil ao computador, poderá digitar a tarefa. Mas, lembre-se, é uma síntese, um resumo sobre o assnto solicitado.

Boas Férias!

segunda-feira, julho 06, 2009

Educação de Jovens e Adultos

Revista Nova Escola, Edição 223

A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização

Para o especialista inglês, é desafio da modalidade de ensino preparar para o mercado de trabalho e um mundo em transformação
Paula Sato


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando e, entre os grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho - o que ganha destaque nestes tempos de crise econômica. "Hoje sabemos do valor da aprendizagem contínua em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude", afirma o inglês Timothy Ireland, mestre e doutor na área e especialista em Educação da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Diretor do Departamento de EJA do Ministério da Educação (MEC) de 2004 a 2007, Ireland foi o responsável pela coordenação da sexta edição da Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea), o mais importante encontro do mundo na área, que ocorre apenas a cada 12 anos. Sediado em Belém do Pará entre os dias 19 e 22 de maio, o evento foi realizado pela primeira vez na América Latina. Nesta entrevista, concedida à NOVA ESCOLA antes do início da conferência, Ireland apresenta um panorama de sua área e fala das principais questões que preocupam os estudiosos e dos desafios ainda a vencer.

Quando o assunto é EJA, se pensa em primeiro lugar na alfabetização. Essa é a função principal dela?

TIMOTHY IRELAND A alfabetização é uma parte fundamental, mas não é a única. No Brasil, a EJA tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, o que é um erro. A Unesco trabalha com o conceito dos quatro pilares, surgido do desafio apresentado por um mundo em rápida transformação: precisamos aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer. Também há o desafio da participação, da inclusão e da equidade: como colocar em prática o conceito da inclusão, que prevê o atendimento das demandas de aprendizagem da vasta diversidade de grupos. O Brasil tem segmentos com características bem definidas, como os povos indígenas, as comunidades quilombolas, as pessoas mais velhas. Todos têm direito à Educação.

O que gerou tantas transformações nessa modalidade de ensino?

IRELAND Isso ocorreu porque a Educação tem de acompanhar as mudanças que estão acontecendo e interagir com elas. O processo educativo, idealmente, começa na infância e termina somente na velhice. Dessa forma, a EJA tem de ser vista numa perspectiva mais ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida.

O que essa aprendizagem contínua contempla?
IRELAND O processo tem três dimensões: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, está incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão. Um médico, um engenheiro, um físico, todos os profissionais precisam se requalificar. Em momentos de crise, como o atual, isso fica ainda mais necessário. É comum o trabalhador ter de aprender um novo ofício para se inserir no mercado. Na social (que é a capacidade de viver em grupo), um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece. Além dessas, há outra dimensão de aprendizagem muito pertinente neste momento: a relação das pessoas com o meio ambiente. Todos nós temos a necessidade de nos reeducarmos no que se refere a essa questão. Precisamos praticar novos paradigmas de sustentabilidade e novos hábitos de consumo.

Qual a importância dos programas de alfabetização de adultos no Brasil?

IRELAND Existe uma vontade política muito forte de reduzir as estatísticas de analfabetismo. Para um país que pretende ser uma potência mundial, ter um número significativo de pessoas que não sabem ler e escrever é um ruído na imagem. Também é essencial lembrar que esse é um dos indicadores usados para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por fim, no campo pedagógico, a alfabetização representa o alicerce do processo de Educação, o portal pelo qual é necessário passar para poder continuar aprendendo.

Como adequar esses programas a um mundo em que o conceito de alfabetização tem se ampliado?
IRELAND
De acordo com o conceito da Unesco, a alfabetização é a habilidade para identificar, entender, interpretar, criar, calcular e se comunicar mediante o uso de materiais escritos vinculados a diferentes contextos. Dessa forma, o essencial é compreender que ela não é mais entendida apenas como o domínio básico da leitura, da escrita e das operações matemáticas. Para uma pessoa realmente possuir essas habilidades, ela tem de concluir pelo menos o Ensino Fundamental.

Quais são os países mais bem-sucedidos na EJA hoje?

IRELAND Existem alguns com uma forte tradição nessa área, como Inglaterra, França e Itália, que têm introduzido na legislação o conceito de Educação ao longo da vida. Em geral, os europeus reconhecem o papel da EJA para o futuro social e econômico. Entre as nações emergentes, também há bons exemplos. Um deles é a Coreia do Sul, que estabeleceu dois planos nacionais de cinco anos para o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida. Outro é a China. Na América Latina, Cuba tem investido em Educação para todos e com qualidade. Prever verbas para a EJA é crucial para o desenvolvimento de qualquer nação.

Segundo dados da Unesco referentes à América do Sul, a taxa de analfabetismo no Brasil só não é pior que a do Peru. Por que estamos tão mal?
IRELAND Eu apontaria três fatores principais. Primeiro, a riqueza natural do Brasil. Talvez ela tenha contribuído para que a Educação não fosse prioridade. Com tantos recursos, parecia não ser necessário investir nas pessoas. O segundo é que, obviamente, oferecer ensino em um país do tamanho do Brasil é muito mais difícil do que em outros menores, como o Uruguai e o Paraguai. Por fim, creio que não exista uma valorização da Educação. Só recentemente os governantes começaram a entendê-la como essencial para o desenvolvimento sustentável. Durante muito tempo, ela não tinha valor social nem para o próprio povo.

Houve avanços nos últimos tempos?
IRELAND Um esforço muito maior tem sido feito recentemente, com investimentos nessa área. O fato de a EJA ter sido incluída no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi fundamental para garantir uma fonte estável de recursos. Antigamente, se escolhia uma fase da Educação como foco, mas o governo atual tem uma visão sistêmica do setor e defende o investimento em todos os níveis de ensino.

O que falta para que o Brasil tenha menos demanda para a EJA?

IRELAND Há um problema sério. Muitos jovens que saem da escola semianalfabetos se matriculam na EJA. Eles não deveriam migrar para essa modalidade por falta de qualidade na escola regular. Para que um nível não gere demandas desnecessárias para outro e como forma de garantir continuidade nos estudos aos que aprendem a ler e escrever, é necessário estabelecer um projeto de políticas de alfabetização articulado com outros níveis de ensino. Aliado a isso, é necessário também investir mais na profissionalização dos educadores.

Os professores não estão bem preparados para educar jovens e adultos?

IRELAND Obviamente existem os que são muitos bons. Na maioria dos casos, os educadores desse público são improvisados e não têm preparo específico para atender esse público. Há formas diferenciadas de trabalhar com EJA e menos de 2% dos cursos de Pedagogia oferecem formação específica para esse fim.

Dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade mostram que a evasão no Ensino Fundamental na EJA chega a 20%. Como evitar isso?
IRELAND Há diversas variáveis interferindo nesse processo. Muitas vezes, o estudante não deixa voluntariamente a escola. Faz isso por causa da família ou do trabalho. Também existe a questão da qualidade do curso oferecido. Falta pensar a EJA com base nas demandas de aprendizagem dessa clientela específica. É importante reconhecer que a maioria dos estudantes que procuram concluir a Educação formal também carece de qualificação profissional e, por isso, deve-se articular a formação deles com a Educação continuada.

Como isso pode ser feito?

IRELAND Há duas iniciativas do governo que representam um grande avanço na área: o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e o Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

Além dessa relação com o mundo do trabalho, há outras a promover?
IRELAND Sem dúvida. O MEC tem um papel importante de coordenar políticas que busquem a interface com outros setores. Já há relações fortes com a comunicação e a saúde. Pesquisas mostram claramente que mulheres com maior escolaridade cuidam melhor do bem-estar dos filhos. Há outros pontos que permeiam os dois campos. Os ministérios da Educação e da Saúde, por exemplo, se articularam para providenciar exames de vista e óculos para os que estão matriculados no programa Brasil Alfabetizado. Isso já ocorria com crianças, mas o reconhecimento de que o problema também afeta os mais velhos é muito bom.

O que mudou na área desde a última Confintea, em Hamburgo? As metas estabelecidas foram cumpridas?
IRELAND Na edição de 1997, abriu-se muito o leque de responsabilidades a que a EJA tinha de atender. Além de contribuir para o desenvolvimento de cada ser humano, ela tinha de contemplar a questão do mundo do trabalho e até a paz mundial. Foram criadas demandas além de sua própria capacidade. No período imediatamente posterior à reunião, houve muito otimismo. Achava-se que os compromissos iriam se reverter em novos investimentos e esforços por parte dos governos. Mas isso não se deu. Quando se fala da avaliação da Confintea de Hamburgo, hoje o que sobressai é passar da retórica para a ação.

Quais são, então, os desafios atuais?
IRELAND Atender a expectativas criadas em Hamburgo e também contemplar a crise financeira e econômica, que resultou na recessão global. Não há como negar que a EJA tem demandas próprias. É impossível desenvolver programas de qualidade sem que os recursos estejam garantidos. Normalmente, nas escolas são improvisados o local para essas aulas, os materiais utilizados e os educadores. Pra resolver isso, a profissionalização do corpo docente e o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem são fundamentais. Em termos de gestão, é essencial implementar políticas de forma mais efetiva, transparente, eficaz e responsável, envolvendo na decisão representantes dos segmentos que participam da EJA - como a sociedade civil.

Criar políticas é papel da Confintea?
IRELAND Em geral, a conferência estabelece linhas ou orientações políticas, mas é necessário que ela crie mecanismos para avaliar o que está sendo feito.

in http://www.cesarcallegari.com.br

sábado, julho 04, 2009

4 de julho / John Locke

A data lembra a histórica Declaração da Independência das Colônias (oficialmente Estados Unidos da América), por conseguinte, lembra Thomas Jefferson, leitor de John Locke, que em 1689 publicou Dois Tratados sobre o Governo.

Vejamos algumas teses lockeanas que fixaram as bases do Liberalismo Político:

1. O ser humano é naturalmente livre, portando a liberdade é inerente à própria natureza humana, e não um bem outorgado por um governo.

2. São direitos individuais básicos: à vida, à liberdade e à propriedade.

3. A liberdade dos mais fracos não é protegida sem a existência de uma autoridade civil. É necessário um contrato social entre cidadãos e governo para garantia da liberdade de todos.

4. O governo absolutista, onde o indivíduo é um súdito, um escravo, torna-se uma ameaça ao bem comum.

5. O poder estatal paternalista também representa uma ameaça à liberdade.

Há 320 anos da publicação das idéias de Locke -ainda tão atuais -, hoje comemoramos a defesa dos nossos direitos individuais inalienáveis, redigidos na Declaração de Independência americana e imortalizados na frase:

"A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade" . John Locke

Fontes:
http://ec.spaces.live.com
www.pensador.info
www.consciencia.org

sexta-feira, julho 03, 2009

CARREIRAS - Tratando-se de Engenharias...

O Ministério da Educação publicou Consulta pública para submeter ao conhecimento da sociedade os seguintes documentos:

1. Convergência de Denominação (De-Para): em virtude da diversificada nomenclatura existente, a Secretaria de Educação Superior apresenta os nomes atuais dos cursos e a sugestão de nomes para enquadramento na nomenclatura a ser adotada doravante.

2. Referencial dos 22 cursos de Engenharia.

Clique aqui