quarta-feira, setembro 30, 2009

terça-feira, setembro 29, 2009

Confira dicas que podem fazer a diferença na hora do Enem

29 de setembro de 2009 • 09h19

O Enem vem aí e pra estar preparado, não basta estudar, mas também estar tranquilo e atento às mudanças das provas deste ano. As provas, que acontecem no próximo fim de semana, terão de 25% a 33% de questões difíceis e vão exigir maior capacidade de reflexão, apresentando enunciados a partir dos quais os estudantes vão ter que trabalhar, exercitando sua capacidade de percepção e solução de problemas.

Segundo o professor Tadeu Terra, do curso COC, os alunos podem esperar maior índice de discriminação, separando os estudantes de melhor desempenho dos de mais fracos. E isso começa pelo número de questões - que este ano é de 180 - que permite uma prova mais abrangente e com um perfil mais próximo dos processos seletivos tradicionais quanto ao objetivo de selecionar os mais aptos para o curso universitário.

Confira dicas importantes do professor Terra.
- O tempo será, sem dúvida nenhuma, um dos maiores complicadores, pois são apenas três minutos por questão, e as mesmas são formuladas com textos mais longos e contextualizados, assim é bom manter uma média de 10 a cada 30min. A redação também foge ao padrão, pois o aluno só terá 1h para fazer

- A prova é uma prova cidadã, assim as soluções propostas são sempre politicamente corretas (inclusive na redação).

- Leia a prova como se estivesse lendo um jornal ou revista, e aplique seu conhecimento para entender e se posicionar a respeito do assunto.

- Não fique preocupado em identificar a que disciplina a questão está associada.

- Preste atenção às informações paralelas, pois muitas vezes são essenciais para a solução do problema (datas em charges, mapas e gráficos que podem dar o contexto histórico, imagens etc.).

- Lembre que a competência leitora é fundamental na avaliação, assim leia e interprete com muita atenção, observe que geralmente textos longos praticamente fornecem a resposta.

Fonte: http//noticias.terra.com.br

Turmas 102, 104, 105 e 107 - Manhã - Deodoro de Mendonça

Sobre a pesquisa para a 3ª avaliação, selecionei alguns sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialização

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/sociabilidade-socializacao.htm

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.euniverso.com.br/Imagens/operarios.jpg&imgrefurl=http://www.euniverso.com.br/Logos/socializacao.htm&h=438&w=593&sz=96&tbnid=zxpuFZjSXSVl-M:&tbnh=100&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dsocializa%25C3%25A7%25C3%25A3o&hl=pt-BR&usg=__FAbgMUb_LY1H2rVSiJs0PcHyWHg=&ei=DfKsSvfVNo2Ctgf6-Lj1Bw&sa=X&oi=image_result&resnum=11&ct=image

Questões dos PSS / UFPA - 2009

SOCIOLOGIA:

46. Augusto Comte identificou os movimentos vitais da sociedade como dinâmicos e estáticos. Em relação a esses movimentos, é correto afirmar que o movimento dinâmico:
(A) Se refere à velocidade na produção industrial da Europa do século XIX.
(B) Representa mudanças nos modos de vida em sociedade para formas mais complexas.
(C) Preserva a base de todas as instituições sociais totalizantes.
(D) Proporciona a coesão das instituições e a competição entre os indivíduos.
(E) Incentiva a manutenção da ordem, valendo-se de modos tradicionais de viver em sociedade.

47
. Émile Durkheim apresenta como características dos fatos sociais:
(A) A coerção, como capacidade de superação do etnocentrismo, e a racionalização da vida em sociedade.
(B) A competição e o conflito, como modos de interação dos seres humanos em sociedade.
(C) A generalidade e o interculturalismo presentes na apreensão de aspectos culturais de diversos grupos sociais.
(D) A exterioridade e a coerção que a sociedade humana exerce sobre os indivíduos.
(E) As contradições das classes sociais e a particularidade dos processos culturais.

48. A Cultura Popular corresponde às práticas cultivadas de maneira tradicional porque:
(A) Está relacionada à tradição oral, coletiva e, muitas vezes, é marcada pela relação das pessoas com seu ambiente.
(B) Atinge simultaneamente as pessoas pelos meios de comunicação eletrônica, como ocorre, por exemplo, nos programas de rádio.
(C) Sua forma de difusão é a escrita, repassada de geração a geração desde tempos remotos.
(D) Representa a cosmovisão das classes tradicionalmente dominantes.
(E) É comercializada e consumida em larga escala devido às atuais técnicas de reprodução.

49. Há uma política, no momento atual que tem por pressuposto a idéia de que a legitimidade do poder político se funda sobre um contrato social firmado hipoteticamente entre indivíduos, cujo fim é a proteção dos seus direitos naturais. Trata-se da teoria:
(A) Social Democrata
(B) Comunista.
(C) Multiculturalista.
(D) Comunitarista
(E) Liberal.

50. Atualmente, no sistema eleitoral brasileiro, o mandato político do poder legislativo eleito pelo voto majoritário é o de:
(A) Vereador.
(B) Governador.
(C) Senador.
(D) Deputado Federal.
(E) Deputado Estadual.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2009

segunda-feira, setembro 28, 2009

ENEM - de 25 a 33% de questões difíceis

Clique aqui para ler a entrevista com o diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP.

Grupo "Nós Mulheres" promove Curso Gênero e Diversidade na Escola

Respondendo a um comentário e a quem mais interessar:

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Curso Gênero e Diversidade na Escola de aperfeiçoamento na modalidade à distância destinado, em especial, para professores do ensino básico da rede pública de Belém e de Benevides. Podem-se inscrever professores da rede pública que atuam nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal. Serão reservadas 20% das vagas para militantes de movimento social, universitários em formação, magistrados, policiais, professores universitários, mestrandos e doutorandos. O curso é promovido pela Universidade Federal do Pará - UFPA através do Grupo NÓSMULHERES, Secretaria Especial de Política para as Mulheres-SPM/PR, MEC/SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Universidade Aberta do Brasil - UAB e Centro Latino Americano de Sexualidades - CLAM. O objetivo é desenvolver a capacidade dos participantes a compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito às diversidades socioculturais, sexuais e étnico-raciais do povo brasileiro.

VAGAS: 300
Carga Horária: 200ha

Período de inscrição: 25 de agosto à 5 de outubro.
Local de inscrição: Laboratório de Antropologia, no segundo andar ( sala à esquerda, no final do corredor).
Horário: 9:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00 (Júlia e Leila)
Início do curso: 5 de outubro
Duração: 05 de outubro de 2009 a 05 de março de 2010.
Documentação exigida para a inscrição: Currículo, Cópia de Diploma de Graduação, Cópia de Comprovante de residência, Cópias de RG e CPF

Fonte: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA

domingo, setembro 27, 2009

Gabarito PSS / UFPA - 2008

SOCIOLOGIA:

46 - D
47 - E
48 - B
49 - E
50 - A

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2008

Os deveres das crianças e dos adolescentes

Encerrada a enquete:

Você acha que o ECA só trata dos DIREITOS da criança e do adolescente? com o seguinte resultado:

SIM

6 (75%)

NÃO

2 (25%)

Creio que falta mais capacitação sobre a Lei que é considerada uma das mais modernas do mundo. No ensejo de divulgar informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, de disseminar o assunto, a discussão, sugiro a leitura dos textos:

1. ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): Direitos e Deveres - Francisco Eduardo Bodião

Todo cidadão já passou pela experiência de ser desrespeitado (no exercício de um direito) ou punido com excesso (quando não cumpre um dever). Isso pode ter acontecido pela ação de um policial, na escola ou em casa. Como vivemos em sociedade, não podemos sair fazendo o que queremos, sem pensar nas consequências. Como também, ninguém pode fazer isso conosco, nem juiz, policial ... nem nossos pais. Todos temos direitos e deveres, em casa, na escola, no trabalho, em sociedade.

A liberdade e a justiça só existem se direitos e deveres são respeitados.

Existe uma Justiça (órgão onde trabalham os juízes – tribunal) especial para crianças e adolescentes. Quando é necessário, os juízes avaliam se uma criança ou adolescente foi desrespeitada em algum dos seus direitos, punindo o responsável. E quando é o adolescente que desrespeita o direito de outra pessoa, ou não se responsabiliza por seus deveres o juiz também o pune. Essa punição recebe o nome de medida sócio-educativa.

A medida sócio-educativa tem por princípio, educar, ajudar ou recuperar uma criança ou adolescente. São várias as medidas sócio-educativas, mas a mais grave é a de privação de liberdade. Isso acontece quando, principalmente, um adolescente comete um ato infracional grave. Tudo isso está previsto no ECA, que é a lei que trata dos direitos e deveres dos jovens menores de 18 (dezoito) anos.

O ato infracional é um desrespeito à cidadania alheia, tem o mesmo significado que o delito que é cometido por um adulto. É nomeado de outra forma apenas para diferenciar a ação e as punições de adolescentes e adultos.

Segundo o ECA, os menores de 18 anos são inimputáveis, o que significa que por serem seres humanos em desenvolvimento, precisam de atenção e legislação especial. Ou seja, não podem ser responsabilizados pelo Código Penal que trata dos delitos (ato infracional – dos adultos), mas devem sofrer as consequências de seus atos a partir do que determina aquela legislação especial (ECA). Portanto, não devemos confundir imputabilidade com impunidade.

Fonte: http://www.promenino.org.br/

2. Equívocos da lei - Editorial O Globo 14/09/2009

Dos três assaltantes presos recentemente depois de terem mantido seis pessoas como reféns em Copacabana, um deles, de 19 anos, já cumprira medida socioeducativa numa instituição dedicada à recuperação de menores delinquentes.

A tentativa de assalto trouxe à lembrança outro crime, que dessa vez terminou em tragédia: o sequestro do ônibus 174, em 2000. No episódio morreu uma das vítimas. O bandido — também morto — igualmente havia passado por uma instituição de correição de menores.

São dois exemplos, entre inúmeros outros, de falhas numa política supostamente voltada para a proteção e recuperação do menor infrator. Segundo o presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, Carlos Nicodemos, o índice de reincidência em crimes de jovens atendidos no Departamento Geral de Ações Socioeconômicas do Rio (Degase) é de 70%, percentual que se repete quando o menor chega à idade adulta e acaba entrando na rede penitenciária.

Há, evidentemente, algo errado num sistema que não resgata jovens da trilha fácil do crime — antes, parece facilitar-lhe o acesso aos descaminhos da ilegalidade. Nesse sentido, o principal arcabouço legal do país destinado a proteger o menor, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), claramente deixou de cumprir o papel para o qual foi criado, há quase duas décadas. Tratase de legislação cimentada em conceitos paternalistas, a tal ponto que, como notou há alguns anos o jurista Alyrio Cavallieri, o ECA tem um excesso de capítulos sobre os direitos do menor e quase nenhuma referência aos deveres.

Quase 20 anos de equívocos abrigados num corpo legal que, longe de proteger o menor e salvaguardar a sociedade, ajuda a acirrar os problemas decorrentes da delinquência juvenil são tempo suficiente para reclamar necessárias mudanças na lei. Entre elas, impõemse a redução, de 18 para 16 anos, do limite de inimputabilidade do jovem envolvido com o crime e o fim da borracha que se passa no prontuário do infrator quando ele alcança a maioridade.

São mudanças inescapáveis, mas que não têm o dom de, por si só, mudar o quadro. O menor inegavelmente precisa da proteção do Estado, e mantê-lo afastado do crime pressupõe, entre outras providências, reformar as instituições correcionais e oferecer ao jovem na linha de recrutamento do crime alternativas como educação eficiente e inclusão no mercado de trabalho.

Publicado em http://www.pps.org.br/sistema_clipping/mostra_opiniao.asp?id=1452&portal=

Magistério

PR: Estudo mostra que professores do futuro são maus alunos de hoje

Do clipping da Andi

Levantamento feito a partir de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e publicado no boletim “Na Medida”, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que atrair os alunos de melhor desempenho para a carreira docente ainda é uma meta distante da realidade brasileira. O estudo mostrou, também, que o perfil dos participantes do Enem de 2007 que declararam a intenção de escolher o magistério como profissão é de: mulher, aluna sempre de escola pública, que tirou nota abaixo de 20 (numa escala de zero a 100) no Exame, com renda familiar de até dois salários mínimos e cuja mãe nunca estudou.

Dos jovens que fizeram a prova do Enem em 2007, apenas 5,2% optaram pela profissão de professor do ensino fundamental ou médio. Como 25% dos candidatos não haviam escolhido a profissão que pretendiam seguir, estima-se que a probabilidade de cada participante do exame escolher o magistério como profissão é de 6,69% 7,21% entre as mulheres e 5,60% entre os homens. Entre os alunos de escola pública, a probabilidade de lecionar na educação básica é de 7,27%, contra 4,57% dos alunos que estudaram parcialmente ou sempre em escola privada. Um candidato com renda familiar de até dois salários mínimos tem 7,88% de chance de escolher o magistério, mais que o triplo de um aluno na faixa acima de 30 mínimos (2,56%).

De acordo com a escolaridade da mãe, entre os filhos de mulheres que nunca estudaram, a probabilidade de ser professor é de 9,54%, contra 5,07% dos filhos de mulheres com curso superior. Com base nesses dados, o Inep conclui que é pouco provável que o país esteja selecionando os professores entre os melhores alunos. O resultado contrasta com os indicadores dos países desenvolvidos, onde a carreira de professor atrai profissionais com alto nível de formação, conforme demonstra relatório da consultoria McKinsey & Company, também com dados de 2007. Nos dez países com melhores notas no Programme for International Student Assessment (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Canadá, Austrália, Bélgica, Finlândia, Hong Kong, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Cingapura e Coreia do Sul, os professores são selecionados entre os 30% melhores graduados. Na Finlândia, esse porcentual se estreita para 10%, enquanto na Coreia do Sul são selecionados os 5% melhores.

Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, o desinteresse dos jovens com melhor formação pelo magistério não surpreende, em razão dos baixos salários e da falta de perspectivas na carreira. “Para nós, essa realidade vem se aprofundando”, atesta. Marlei cobra das três esferas de governo uma política incisiva para reverter esse quadro, com recomposição salarial e programas específicos de escolarização dos docentes. “É um desafio gigantesco, pois o país tem um déficit de 200 mil professores”, ressalta.

A gazeta do Povo (PR) – 25/09/2009
in http://www.promenino.org.br/

quinta-feira, setembro 24, 2009

Questões dos Processos Seletivos Seriados da UFPA

SOCIOLOGIA / 2008:

46. Os chamados “novos movimentos sociais” se diferenciam daqueles denominados como “tradicionais ou clássicos”. Sobre esses movimentos, é correto afirmar:
(A) Os novos movimentos sociais surgiram no contexto europeu do período pós-guerra e se expandiram nas lutas operárias do capitalismo comercial norte-americano.
(B) Entre os movimentos sociais clássicos identifica-se o movimento feminista, que surgiu no início do século XIX, a partir da luta das mulheres pelo direito ao voto e à participação política parlamentar.
(C) Uma das características dos novos movimentos sociais é o fato de estes serem causados pelos paradoxos e contradições existentes no capitalismo comercial e industrial.
(D) Os novos movimentos sociais tornaram-se espaço de manifestação e reivindicação de vários segmentos e classes sociais, desde a segunda metade do século XX.
(E) Os participantes dos movimentos sociais tradicionais objetivavam a conquista do poder político por meio da luta armada, enquanto os novos movimentos sociais utilizam a paz arma.

47. As condições de trabalho no sistema capitalista variam ao longo de sua expansão e consolidação; mas há recorrências nas relações sociais próprias desse modo de produção. A esse respeito, é correto afirmar:
(A) O trabalho escravo que hoje existe no sul do estado do Pará é uma prática que surgiu no período da colonização da Amazônia, quando africanos foram trazidos para essa região, desde o início do século XVII.
(B) O tráfico de pessoas tem gerado debates no meio acadêmico, nos vários níveis de governo e em diversas Organizações Não-Governamentais. Esse modo de aliciamento de pessoas é explicado, entre outras razões, pela escassez de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas áreas fronteiriças do Norte do Brasil.
(C) Apesar dos avanços tecnológicos de setores como os de informação e saúde, nota-se que há distribuição desigual do que é produzido no capitalismo, e isso fortalece a expansão de valores da ideologia burguesa.
(D) Mesmo com o combate nos meios de comunicação e com o que determina a legislação específica, o trabalho infantil é utilizado pelo terceiro setor na oferta de serviços, como o turismo e o agronegócio.
(E) As mudanças ocorridas ao longo da expansão do capitalismo não eliminaram as diferenças entre as classes sociais, e o destino daquilo que é produzido pelo trabalhador continua a ser controlado pelo proprietário dos meios de produção.

48. Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque:
(A) Proporciona a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.
(B) É possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.
(C) Transmite modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.
(D) Busca ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja, o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.
(E) Aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas escolas e universidades.

49.
Qual corrente da teoria política atribui ao Estado a função e o papel de aparelho ideológico e repressivo a serviço das classes econômicas dominantes?
(A) Idealista.
(B) Liberal.
(C) Comunitarista.
(D) Positivista.
(E) Marxista.

50. A análise sociológica que explica as desigualdades sociais, em termos de diferenças de escalas de renda e de prestígio entre os indivíduos, inscreve-se no campo de estudo do/da(s):
(A) Estratificação Social.
(B) Mobilidade Social.
(C) Grupo Social.
(D) Organização Social.
(E) Normas e valores.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2008

quarta-feira, setembro 23, 2009

Parabéns pra você...


Viva o Prof. Alexandre Ranieri, de Língua Portuguesa,
Escola Dr. Freitas! O aniversário foi no dia 21 de setembro.

Obrigatoriedade do Hino Nacional brasileiro

Lei que obriga hino nacional em escolas vale a partir desta 3ª
22 de setembro de 2009 • 08h42 • atualizado às 09h54

A lei que obriga a execução do hino nacional uma vez por semana nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental está no Diário Oficial da União desta terça-feira. De autoria do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), a lei foi sancionada na segunda-feira pelo presidente em exercício José Alencar e passa a valer a partir desta terça-feira.

O Diário Oficial desta terça-feira também traz a lei que inscreve o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A iniciativa marca os 250 anos da morte do índio, que liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas. Sepé era admirado por todos, pelas vitórias que acumulava nos jogos da tribo. Morreu em combate contra o exército espanhol na Batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada da cidade de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos.

Agência Brasil
in http://noticias.terra.com.br

terça-feira, setembro 22, 2009

ENEM: alunos poderão consultar locais de prova por internet

22 de setembro de 2009 • 10h48 • atualizado às 12h23

Os estudantes que não receberem em casa o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por causa da greve dos Correios, poderão consultar os locais de prova na internet (http://www.enem.inep.gov.br/) ou pelo telefone 0800 616161. A consulta será liberada, tanto pelo telefone, quanto pelo site a partir do dia 25 de setembro. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a pasta irá mobilizar "o que for preciso" para garantir a participação de todos.

"Em anos anteriores nós já tivemos greve dos Correios na época do Enem e não tivemos problema. O ideal é que o aluno receba o cartão em casa, mas ele pode consultar os locais de prova na página do Enem ou por meio de qualquer telefone, até público", explicou.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da prova. A partir deste ano, o exame é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Agência Brasil
in http://noticias.terra.com.br

domingo, setembro 20, 2009

Gabarito PSS 2007

SOCIOLOGIA:

46 - D
47 - C
48 - E
49 - A
50 - C

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2007

Enquete encerrada

Com 8 (oito) votos com direito a mais de uma resposta, encerramos a enquete "O sistema de cotas raciais faz justiça ou segrega?"

Resultado:

Faz justiça

3 (37%)

Faz segregação

2 (25%)

Não faz justiça e segrega

3 (37%)

Não faz justiça nem segrega

1 (12%)

quinta-feira, setembro 17, 2009

Disseminando o ECA na Escola

Sobre a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, transcrevo a mensagem do representante da UNICEF no Brasil:

O BRASIL PODE

No que diz respeito à promoção e defesa dos Direitos da Criança, o Brasil foi o primeiro país da América Latina - e um dos primeiros do mundo - a "acertar o passo" da sua legislação com o que há de melhor na normativa internacional.

De fato, o artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) supera de vez o desgastado modelo da doutrina da situação irregular substituindo-o pelo enfoque de proteção integral, concepção sustentadora da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989.

O mais notável nesse processo de mudança foi que ele não resultou, como é frequente acontecer nesses casos, do trabalho isolado de um seleto grupo de especialistas. Ao contrário, tanto o dispositivo constitucional como a lei que o regulamenta foram produzidos no seio de um extraordinário processo de mobilização ética, social e política, que envolveu representantes do mundo jurídico, das políticas públicas e do movimento social.

A implementação de um novo ordenado jurídico - nunca é demais repetir - longe de ser uma corrida de cem metros rasos, assemelha-se muito mais a uma maratona, isto é, trata-se de um processo lento, laborioso e difícil.

Tirar o Estatuto do papel é uma operação que, além de implicar mudanças no panorama legal dos Estados e Municípios, requer também um corajoso e amplo reordenamento institucional dos organismos que atuam na área.

Este processo necessita, também, de um esforço concentrado e continuado de capacitação de todo o pessoal dirigente, técnico e auxiliar envolvido diretamente no atendimento à população infanto-juvenil, a fim de implantar práticas novas.

Não há como negar que já se fez muita coisa. O Conselho Nacional e quase todos os Estaduais já estão funcionando.

Cerca de dois mil municípios implantaram ou já iniciaram a implantação de seus Conselhos de Direitos. Este é um processo inédito de mobilização em favor da criança. Nunca uma lei organizou tantas pessoas, em tantos lugares diferentes, em defesa de uma mesma causa.

Os avanços, porém, não se resumem ao plano da mobilização. A mortalidade infantil vem sendo enfrentada com seriedade e competência em vários estados do Brasil. Na educação, há estados e municípios traduzindo, em termos práticos, o direito à educação como ingresso, regresso, sucesso e permanência de todas as crianças na escola. No campo da proteção, a criatividade institucional e comunitária de estados, municípios e ONGs tem gerado um expressivo elenco de programas voltados para a idéia de "educação o dia inteiro, sem que isso signifique escola o dia inteiro".

Finalmente, no que diz respeito ao judiciário, hoje já podemos apontar juízes, promotores e advogados capazes de enfrentar o problema da delinqüência juvenil com severidade e justiça sem, no entanto, abrir mão das garantias próprias do estado democrático de direito.

Contudo, ainda resta muito por fazer. Principalmente no campo das políticas sociais básicas: educação, saúde e profissionalização. As culturas política, administrativa e técnica do passado continuam barrando os avanços dos Conselhos. A burocracia, o corporativismo, o clientelismo e o fisiologismo seguem obstaculizando os anseios de participação e de transparência que o novo direito da infância e da juventude pressupõe e requer.

Em meio a tantos obstáculos, entretanto, surgem, aqui e ali, sinais que nos autorizam a olhar com esperança para o futuro. A mobilização social em favor da criança, a cada dia se aprofunda e amplia em todo o país. O Pacto pela Infância, por sua vez, é a demostração cabal da capacidade da criança de servir de base para a edificação de consensos em uma sociedade democrática. As forças nele aglutinadas colocaram, de fato, os direitos da população infanto-juvenil acima de qualquer outro bem ou interesse, pondo de lado as divergências e antagonismos que os separam em outros planos da vida nacional.

É inevitável, porém, que algumas vozes se ergam pregando o retrocesso. São pessoas e grupos que ainda não acreditam que o Brasil seja capaz de conviver com os avanços mais recentes no campo dos direitos da criança. Advogam, por isso mesmo, o retorno ao panorama legal anterior à redemocratização.

Para esses segmentos, o mais importante é lembrar que, se é verdade que existe no Brasil hoje uma enorme distância entre a lei e a realidade, o melhor caminho para diminuir esse hiato entre o país-legal e o país-real não é piorar a lei, mas melhorar a realidade, para que ela se aproxime cada vez mais do que dispõe a legislação.

As dificuldades de uma conjuntura adversa não podem justificar um retrocesso histórico nas conquistas do estado democrático de direito em favor da infância e da juventude. A hora é de trabalho, luta e esperança. Vamos tirar o Estatuto do papel e trazê-lo para o dia a dia das nossas comunidades. O Brasil é capaz. O Brasil pode.

Agop Kayayan
in http://eca.org.br

quarta-feira, setembro 16, 2009

Exceção à regra

Detento supera 2 mil estudantes e vence concurso de redação
15 de setembro de 2009 • 23h42 • atualizado em 16 de setembro de 2009 às 08h58

Um detento surpreendeu o sistema educacional carioca. O interno do Presídio Evaristo de Moraes Leandro Santos Pontes, 27 anos, matriculado na escola prisional Anacleto de Medeiros, venceu o Concurso de Redação Camélia da Liberdade, que contou com a participação de mais de 2 mil alunos das redes pública e privada. A premiação aconteceu nesta terça-feira, no pátio da escola, em São Cristóvão.

O Superintendente Regional da Polícia Federal, Ângelo Gioia, uma das autoridades presentes, confessou na cerimônia: "é a primeira vez que conheço uma unidade prisional onde homens são levados ao conhecimento e a uma nova perspectiva de vida.

O concurso, patrocinado pela Petrobras e organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), tinha o tema 100 anos de Sola Trindade, o poeta do povo, evocando um artista do começo do século 20 ligado ao movimento negro. O objetivo era levar os alunos a uma reflexão sobre a questão racial na sociedade brasileira. As redações foram selecionadas pela comissão da Fundação Cesgranrio.

Exemplo para os detentos
Para vencer estudantes de instituições como o Pedro II e o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), Leandro conta seu segredo: leu cerca de 1,6 mil livros nos últimos 4 anos e 9 meses, período que passou até agora na prisão.

"Eu envio cartas às editoras pedindo doação", afirmou o campeão, frisando que seu livro preferido, fora a Bíblia, é A Cabana (Editora Sextante).

Sua meta após cumprir a pena por assalto - já entrou em semiaberto - é cursar filosofia. "Dentro deste lugar, eu aprendi muito. O colégio tem me ajudado a planejar o futuro e a provar que existe possibilidade de mudança", disse Leandro em seu discurso.

Pelo 1º lugar, ele recebeu um computador e uma impressora, que ficarão, por ora, com sua família. Além disso, a Escola Anacleto Medeiros será premiada com dez computadores, que não poderão ser conectados à Internet por tratar-se de uma prisão. Além disso, a professora de Leandro, Jane Santos, recebeu uma filmadora.

Os dois foram muito aplaudidos pelos detentos presentes na cerimônia, escolhidos pelos professores entre os quase 500 alunos da escola. O presídio inteiro, no entanto, abriga 1,5 mil internos.

Escola é exemplo raro
São 4 mil os alunos no sistema carcerário do Estado do Rio e a escola do Presídio Evaristo de Moraes não é um exemplo representativo da situação do resto do sistema educacional em prisões. Lá, são realizados festivais de música e cinema e existe até mesmo um jornal feito pelos alunos.

"Esta escola é um exemplo para as outras unidades penitenciárias. Agora começamos a ver resultados do trabalho feito aqui", discursou Mario Miranda, membro do conselho penitenciário e professor do instituto.

A freqüência às aulas contribui para a redução da pena dos presos. Cada período de 18 horas em sala de aula representa um dia a menos de reclusão. Em entrevista à revista Ciência Hoje em 2007, o pesquisador Emerson Queluz, da Universidade Federal do Paraná, explicou que o envolvimento dos presos com o ensino costuma ser até maior do que o que normalmente se percebe em alunos de escolas convencionais.

"Esse comportamento pode ser explicado pelo fato de a instituição em que o preso está lhe infligir uma pesada carga disciplinar e também porque o próprio detento costuma ter consciência da importância da escola para sua reinserção na sociedade.

Trechos da redação vencedora
"A história de Francisco Solano Trindade nos leva a uma imagem e aparência verdadeira de um herói que, através das palavras e dos seus poemas e sonhos, nos ensina que, antes de chegarmos à liberdade, precisamos estar e parecer livres."

"Solano Trindade, sendo um homem pós-escravatura, ouviu o grito de sua cor e de sua raça tão humilhada e maltratada até pelas leis abolicionistas. Leis que nunca visaram ao crescimento do povo."

"Com o crescimento e o desenvolvimento das grandes metrópoles, a cultura afro foi sendo afastada das grandes cidades pelos fatores visuais da sociedade. Se Francisco Solano não tivesse morrido em 19 de fevereiro de 1974, ainda estaria recitando o seu poema em tom de protesto e com ar de tristeza: Tem gente com fome."

"Solano, que se empenha em combater o sistema de inferioridade do negro e molda o comportamento como forma de derrubar as barreiras criadas por eles, afirma que a grandeza da fé e da civilização estaria na liberdade."

"(...) Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea. Nenhuma dessas Leis determinava que os ex-escravos se tornariam cidadãos brasileiros."

"Acreditou que ser negro não é ser escória ou marginalizado. Ser negro é adquirir cultura, poesia e paixão pela sua cor."

Fonte: JB Online
in http://noticias.terra.com.br

Gabarito PSS 2006

Sociologia :

Questão 46 - NULA
47 - D
48 - C
49 - E
50 - B

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2006

terça-feira, setembro 15, 2009

Homenagem aos professores-pais






O Prof. Marcos Chagas foi o Mestre de Cerimônia. Discreto, sóbrio, seguro. Conduziu a locução elegantemente.



A musicalidade ficou por conta do Prof. Júlio Leal, que também fez sua homenagem. Belíssima!



O Prof. Nívio Imbiriba foi o "sortudo".




Aconteceu na Escola Deodoro de Mendonça no dia 27 de agosto.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Esforço para retomar o amor pelo Magistério

O que motiva profissionais da Educação em um tempo em que se enfrentam a polícia na rua por salário melhor, a violência na região onde trabalha e o desinteresse de estudantes pela carreira? A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro quer saber o que anima professores a seguir no ramo e a estudantes a sonhar em tornar um.

Para isso, prepara pesquisa com 4.500 alunos do Ensino Médio da Faetec. Além disso, anunciou a criação de curso inédito para a formação de diretores de escolas. Já a prefeitura vai premiar profissionais de destaque.

Mesmo com tantas dificuldades, Deise Castro, 43, é uma entusiasta. "Esse colégio é um oásis na comunidade. É a prova de que é possível acreditar na educação, pois graças a ela nunca sofremos represálias", comenta Deise, que leciona há 22 anos na Escola Afonso Várzzea, no Complexo do Alemão, uma das 150 unidades em área de risco do Projeto Escolas do Amanhã, da prefeitura.

Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a pesquisa deverá estar pronta em outubro, e o curso terá a duração de seis meses a um ano. A intenção da pesquisa é detectar as razões que levam os estudantes a desistir da profissão.

Ele conta que há três anos, quando a Faetec abria inscrição para professores de Física, Química e Matemática pela Internet, apareciam 30 interessados. Hoje, não passam de três.

"A intenção da consulta e do curso de diretores é melhorar a qualidade de quem ensina", afirmou Cardoso. A formação de professores tem levado nota baixa. Pesquisa divulgada pela Fundação Escola de Serviços Públicos ano passado, com base no concurso de 2005, mostrou que 52% dos docentes do Rio foram reprovados em Português e Matemática.

Fonte: O DIA on line
in www.noticias.terra.com.br

Questões dos Processos Seletivos Seriados da UFPA

Sociologia / 2007:

46. A concepção segundo a qual “Todo governo tem poderes limitados e somente existe pelo consentimento dos governados” é própria da teoria política
(A) Absolutista.
(B) Comunista.
(C) Socialista.
(D) Liberal.
(E) Anarquista.

47
. No Brasil, as escolhas periódicas de Prefeitos, Vereadores, Governadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores e do Presidente do País caracterizam processos políticos decisórios predominantes em uma
(A) Democracia direta.
(B) Democracia de referendo.
(C) Democracia eleitoral.
(D) Democracia de manifestação.
(E) Democracia social.

48
. Negros e negras, indígenas e vários grupos étnicos, gays e lésbicas, prostitutas e prostitutos, idosos e idosas, portadores (as) de necessidades especiais, movimentos ambientalistas e antiglobalização apresentaram-se no cenário político local, nacional e internacional para reivindicar a criação ou a efetivação de seus direitos, e para propor ou interferir na adoção de políticas públicas específicas para eles por parte do Estado. Os cientistas políticos, sociólogos e antropólogos estudam a ação política destes atores na perspectiva do(s)
(A) Movimentos Operários.
(B) Terrorismo.
(C) Sindicalismo.
(D) Cooperativismo.
(E) Novos Movimentos Sociais.

49
. Tendo em vista as análises de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de ideologia, é possível afirmar:
(A) O conjunto de idéias da classe dominante é, em todas as épocas, o dominante. E quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse como o interesse de todos os membros da sociedade.
(B) Um dos aparelhos ideológicos que reproduzem valores etnocêntricos das classes sociais dominadas é a educação. E quando a educação formal visa à educação política, há possibilidades de desenvolvimento que não se restrinja ao crescimento econômico.
(C) A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário.
(D) A ideologia é uma noção universalmente desejada, pois propõe a neutralidade nas análises do processo de acumulação capitalista em escala global, e é um meio de escolher democraticamente as pessoas encarregadas de tomar decisões.
(E) Das legitimações básicas do domínio, a liderança para o bem-estar para todos é aquela em que há autoridade pelo dom da graça. Essa liderança consiste na idéia de que a menor intervenção do poder público permite que as forças do livre mercado proporcionem o desenvolvimento e a intensificação das contradições sociais.

50
. Os estudos a respeito da participação política das mulheres caracterizam-se pela idéia recorrente de que elas enfrentam desafios na conquista de espaços de participação. A alternativa em que se apresenta uma explicação para essa situação das mulheres é:
(A) O conhecimento tradicional que as mulheres possuem sobre biodiversidade impede a preservação das espécies, principalmente em países cuja economia depende de recursos biológicos. E, devido à idéia arraigada de que não lhes cabe participar da vida pública, e de que seus papéis sociais a restringem ao espaço doméstico, inviabiliza-se emprego e renda para as mulheres.
(B) Durante as décadas de 1960 e 1970, os países com regimes políticos autoritários da América Latina impediram avanços qualitativos na participação políticas das mulheres valendo-se do condicionamento cultural de submissão feminina. Essa situação se reverteu, nos dias atuais, com o estabelecimento do sistema de cotas nas universidades públicas.
(C) A situação imposta às mulheres é marcada por inúmeras dificuldades de inserção na esfera pública, cujas razões se remetem às desigualdades sociais de gênero, presentes em diferentes contextos sócio-culturais.
(D) A inserção progressiva da mão-de-obra feminina no sistema capitalista pode ser evidenciada com o atual processo de globalização da lógica do mercado, no qual há o predomínio de forças econômicas e a exclusão completa das mulheres no poder político estatal.
(E) Apesar do avanço do movimento feminista na segunda metade do século XX, as mulheres das sociedades ocidentais continuam desvalorizadas, na medida em que a relação bipolar homem-mulher contribui para a superação do status dominante do masculino sobre o sexo feminino.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2007

Desconcentrando...







Alunos da Escola Vilhena Alves após o Desfile Escolar do dia 5 de setembro.

domingo, setembro 13, 2009

Formação para professores do Ensino Fundamental

Formação de professores é debatida no Congresso Nacional
Sexta-feira, 11 de setembro de 2009 - 18:11

A exigência de nível superior para professores do ensino fundamental foi debatida na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira, 10.

A Comissão se debruça sobre dois Projetos de Lei, o 3.971/2008, da deputada Angela Amin (PP-SC), e o 5.395/2009, proposto pelo Ministério da Educação. Os dois projetos modificam o artigo 62 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, onde são definidas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, conhecida como LDB.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o MEC está convencido de que é necessária uma adequada formação superior para se ter uma boa educação básica. "Nossa meta é a de que até mesmo na educação infantil, um professor apenas com nível médio seja uma exceção", afirmou.

Mudanças
- A principal alteração do projeto do Executivo com relação à LDB é a obrigatoriedade da formação em nível superior, em curso de licenciatura, para os docentes da educação fundamental, permanecendo admissível, por enquanto, a formação em nível médio, modalidade normal, para a educação infantil. Hoje, para os quatro primeiros anos do ensino fundamental, ainda é aceita esta formação. O Projeto de Lei do Executivo determina, ainda, que o MEC poderá estabelecer nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como pré-requisito para ingresso em cursos de licenciatura.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Turmas M1TR01, M1TJ01 e M1TJ02 - Escola Vilhena Alves

Atenção, alunos!

Sobre a pesquisa para a 3ª avaliação, selecionei alguns sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Socializa%C3%A7%C3%A3o

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.euniverso.com.br/Imagens/operarios.jpg&imgrefurl=http://www.euniverso.com.br/Logos/socializacao.htm&h=438&w=593&sz=96&tbnid=zxpuFZjSXSVl-M:&tbnh=100&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dsocializa%25C3%25A7%25C3%25A3o&hl=pt-BR&usg=__FAbgMUb_LY1H2rVSiJs0PcHyWHg=&ei=DfKsSvfVNo2Ctgf6-Lj1Bw&sa=X&oi=image_result&resnum=11&ct=image

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/sociabilidade-socializacao.htm

sábado, setembro 12, 2009

Curso ECA na Escola

Iniciei hoje o Curso "ECA na Escola", capacitação on-line para Professores do Ensino Fundamental, com certeza importante para minha prática. Aliás, o Estatuto da Criança e do Adolescente será abordado dentro de Ética e Cidadania nas turmas do 2º ano do Ensino Médio. Já trabalhamos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e, quanto ao ECA, deixei para aplicar no decorrer do referido curso, pois certamente terei mais segurança.

O curso terá duração de 3 (três) meses. É resultado de uma parceria entre o Portal Pró-Menino da Fundação Telefônica, o ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR), com o objetivo de disseminar o ECA nas escolas em atendimento à demanda gerada pela Lei nº 11.525 (*), de 25 de setembro de 2007, que acrescenta parágrafo 5º ao art. 32 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, para incluir conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes no currículo do ensino fundamental. Nesse ciclo, estou planejando algumas ações com as turmas de 8ª série.

(*) Clique aqui

II Mostra de Inglês - Escola Dr. Freitas

Isso é protagonismo juvenil! Grupo de dança da Thaisa (minha estudiosa ex-aluna):


Criação: Foto Chaves


O evento conteceu no sábado, dia 29 de agosto, sob a coordenação da Profª Bernadete Noronha.

De forma multidisciplinar, contou com a colaboração da Profª Vânia, de Artes, que ensaiou as peças de teatro com os discentes do turno da manhã.

O Prof. Arnaldo, de Língua Portuguesa, fez as apresentações. A Profª Dulce Mendes esteve atenta ao desempenho dos grupos. Minhas desculpas por não citar outros nomes de professores, também atuantes na culminância do Projeto, que pareceu-me produtivo, sendo evidente o entusiasmo dos alunos do Ensino Médio bem como a parceria entre os professores.

A direção da Escola, as técnicas em educação e vários (as) professores (as) estiveram presentes. Soube também que contamos com a presença de um representante da SEDUC, cujo nome desconheço. Desculpas novamente.

Parabéns a todos!

Turma M2TR-01

Turma de 2º ano da Escola Vilhena Alves - turno da tarde:

Para sua pesquisa sobre cultura selecionei os sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/antonia/conceitos.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080827063825AAkCtpz

Consulta de notas - Prise / UEPA

Confira aqui

quinta-feira, setembro 10, 2009

Mudanças no Ensino Médio

Estados têm 15 dias para sugerir mudanças no ensino médio
09 de setembro de 2009 • 17h37 • atualizado às 19h03

As secretarias estaduais de Educação que quiserem participar da elaboração da portaria que definirá as regras para o programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação (MEC), tem 15 dias para enviar suas sugestões. O projeto pretende mudar a organização curricular e das escolas de ensino médio público do país. Em princípio, 100 escolas que apresentarem propostas de inovação receberão financiamento do ministério.

O prazo de consulta foi aberto nestq quinta após encontro do ministro da Educação, Fernando Haddad, com os secretários estaduais, no Rio de Janeiro. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em agosto e a ideia é que comece a funcionar já em 2010. Após a publicação da portaria, que deve ocorrer logo que termine o prazo para o envio de colaborações dos estados, as secretarias terão dois meses para apresentar seus planos de ações pedagógicas (PAP).

O ministério traçou algumas diretrizes que devem constar nos projetos de inovação. Entre elas está a ampliação da carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas/ano e uma reforma organizacional do currículo. O atual modelo da grade curricular, dividido em 12 disciplinas tradicionais, será reorganizado em quatro eixos mais amplos (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) para incentivar a interdisciplinariedade. O documento, que contém essas orientações está disponível, no site do MEC.

O PAP deve trazer uma análise da situação das escolas, plano de trabalho, programa orçamentário, números de escolas e de estudantes previstos para participar da experiência. Também será necessário estabelecer metas a serem alcanças, como a redução das taxas de reprovação e evasão.

Agência Brasil
in www.noticias.terra.com.br

quarta-feira, setembro 09, 2009

Prorrogação para o pagamento da taxa do PSS / 2010

Os candidatos que preencheram o formulário de inscrição no Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS 2010) da Universidade Federal do Pará, e não puderam pagar o boleto até o dia 04 de setembro têm até a próxima quinta-feira, dia 10, para efetuar o pagamento das taxas de renovação ou de inscrição no concurso. O prazo foi estendido em virtude dos pedidos de alguns candidatos e coordenadores de campi do interior, que alegaram que a data não era favorável para a realização de pagamentos. A diretora do Centro de Processos Seletivos (CEPS), Marilucia Oliveira, destaca que as datas de inscrição não foram prorrogadas e que somente poderão pagar as taxas até a nova data quem já se inscreveu previamente.

A diretora informa, ainda, que os interessados devem imprimir novo boleto, no qual constará nova data de pagamento, já disponível no site do CEPS. De acordo com o Edital do PSS 2010, “as inscrições e a renovação de inscrições somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa correspondente em favor da UFPA”. Isso significa que a inscrição só estará completa quando os candidatos efetuarem os pagamentos das taxas referentes à sua participação no processo seletivo.

Os valores de inscrição são os mesmos do ano passado. Para participar das três fases do concurso, a taxa de inscrição é de R$ 75,00. Quem fará apenas a terceira fase deverá efetuar o pagamento de R$ 35,00. Já para participar da 2ª e da 3ª fase, o valor é de R$ 65,00.

Fonte: www.ufpa.br

Pesquisa do IBGE sobre hábito de leitura do brasileiro

Para saber mais clique aqui

segunda-feira, setembro 07, 2009

Questões dos Processos Seletivos Seriados da UFPA

SOCIOLOGIA / 2006:

46. A respeito da criação dos padrões culturais de um determinado sistema cultural, é correto afirmar:
(A) A maior parte dos padrões culturais de um determinado sistema não foi inventada por um processo autóctone, mas sim copiada de outros sistemas culturais.
(B) Por meio da aculturação, podem ser criados padrões culturais para toda a humanidade.
(C) O desenvolvimento atual da humanidade é produto do padrão de assimilação.
(D) O acerto do difusionismo inglês foi superestimar a importância da difusão.
(E) Os padrões culturais e religiosos são criados pelos movimentos locais.

47. A sociologia, uma ciência da sociedade moderna, surgiu no século XIX, tendo como um de seus propósitos:
(A) Explicar as mudanças que se apresentaram no processo de urbanização e de integração da população inglesa à nova sociedade.
(B) Possibilitar o desenvolvimento da indústria moderna e a divulgação dos dilemas de sobrevivência dos grupos sociais do século XIX.
(C) Resolver os problemas decorrentes do processo de industrialização, proporcionando trabalho à toda sociedade operária.
(D) Responder às questões sociais e intelectuais advindas das revoluções políticas, econômicas e sociais da sociedade moderna no interior do capitalismo.
(E) Expressar a luta do movimento operário religioso pelo bem-estar desta classe, em função do surgimento do Estado Moderno.

48. As populações indígenas, após o contato com a sociedade nacional, passaram a:
(A) Assumir sua semelhança com o “civilizado.”
(B) Designar como índios somente os habitantes “nativos” da Ásia.
(C) Reconhecer sua diferença em relação ao “civilizado”, bem como descobrir a semelhança entre os grupos indígenas.
(D) Não se aceitar nem como indígenas.
(E) Entender que não há distinção entre os índios e o restante da população brasileira.

49. Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), os fatos sociais são:
(A) Leis e fenômenos psíquicos transmitidos para os indivíduos na forma de códigos secretos.
(B) Comportamentos e condutas sociais criados diretamente pelos indivíduos.
(C) Normas sociais dispensáveis à conduta dos indivíduos.
(D) Ações individuais que orientam as condutas coletivas, voltadas para a
organização da sociedade.
(E) Regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade e controlam as ações individuais.

50. As leis da sociedade moderna se fundamentam em valores e princípios que se opõem ao modo de produção anterior e têm como base a(s) concepção (ões) (de):
(A) Teológicas, mitológicas e transcendentais.
(B) Igualdade, liberdade e fraternidade .
(C) Dogmáticas, mitológicas e transcendentais.
(D) Idealista, como a única forma de expressão do saber.
(E) Metafísica, como única forma de conhecer o real.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2006

Os retratos da Independência do Brasil



Por François-René Moreaux: D. Pedro I aclamado pela população em São Paulo após a proclamação da Independência.






Pedro Américo, escreveu no livreto Algumas Palavras acerca do Fato Histórico e do Quadro que o Comemora: "a realidade inspira, e não escraviza o pintor", justificando sua imaginação criadora.

7 de setembro

Aproveito o ensejo das comemorações da Independência do Brasil para convidá-lo a fazer um passeio pela nossa história:

Clique aqui para visitar o Museu da Universidade de São Paulo, tradicionalmente conhecido como Museu do Ipiranga.

Clique aqui para visitar o Museu Imperial de Petrópolis.

sábado, setembro 05, 2009

RAÇA

Sobre o conceito de "raça" aproveitamos a oportunidade para postar um artigo que trata da construção social desse conceito. Clique aqui

Desfile Escolar



Estivemos hoje na Av. Pedro Miranda para o tradicional Desfile do "Dia da Raça" , evento que acontece há 60 anos em Belém: o primeiro desfile estudantil ocorreu em 1949 na Av. Presidente Vargas, mudando de local para Aldeia Amazônica Davi Miguel em 2007.

Parabenizamos as Escolas Vilhena Alves e Deodoro de Mendonça pela conduta cívica, pela alegria, enfim...

Foto: pelotão da E E Deodoro de Mendonça
por Elcimar Neves
Ag. Pará de Notícias.

quinta-feira, setembro 03, 2009

2º Concurso de Blogs



Estamos participando do Concurso promovido pelo NTE / Belém. Sobre o evento acesse aqui

Como integrante da Blogosfera Educativa Paraense (1) este blog está inscrito na nova modalidade do 2º Concurso: a do professor. Consciente de não atingir ainda os objetivos ao que o blog se propõe - a plena interatividade com os alunos é um deles - tenho observado o interesse dos meus alunos, algumas tarefas realizadas, incentivos dos visitantes, enfim... Ainda sobre os meus alunos - público-alvo principal - sei que grande parte não acessa por não ter condições favoráveis para fazê-lo.

Criei este blog em fevereiro com a intenção de que minhas turmas frequentassem as salas de informática das escolas em que leciono, mas infelizmente é difícil isto acontecer (em apenas uma das três escolas é que consigo levar meus alunos). Se isto ocorresse com frequência tenho certeza que eu aprenderia mais sobre tecnologia pois teria a ajuda do professor lotado na sala de informática. Inicialmente pretendia fazer postagens apenas sobre os conteúdos da disciplina, mas percebi que iria ficar frustrada, então passei a fazer postagens sobre a educação em geral, objetivo o qual que não quero desviar.

O motivo que levou-me a participar do evento é querer saber das minhas falhas sob a visão de especialistas: não tão-somente as da tecnologia, pois toda a construção está sendo motivada pela curiosidade, mas anseio por esclarecimentos a respeito da ferramenta em si, pois tenho inúmeras inquietações a respeito.

Aproveito a oportunidade para parabenizar os responsáveis pelo evento, o qual, na sua primeira edição já tornou-se inspiração para concursos em outros Estados.

(1)
autoria do Prof. Franz Pereira.

terça-feira, setembro 01, 2009

Sobre Multiculturalismo

Atenção alunos do 2º ano!

Assisti há pouco uma entrevista com o sociólogo Demétrio Magnoli sobre A história do pensamento racial. Lembrei que o sociólogo é doutor em Geografia Humana e, por estarmos tratando de Multiculturalismo, faço uma transcrição sobre raça (publicação de 2003 na Revista Pangea) intitulada

Desiguais perante a lei

Raça é o grupo populacional que se distingue no interior da espécie por características que variam abruptamente, ou seja, sem formas intermediárias. Na natureza, as raças se formam, geralmente, em decorrência do isolamento geográfico de populações. A Genética provou que a espécie humana não se divide em raças.

As características das populações humanas – como a cor da pele – não variam de modo abrupto, mas gradativo. As migrações humanas, que começaram há 100 mil anos, evitaram o isolamento geográfico de populações e a configuração de raças. Sérgio Danilo Pena, pesquisador que participou do projeto Genoma Humano, explicou: “Eu, que sou branco, sou geneticamente tão diferente de uma outra pessoa branca quanto de um negro africano. Se eu tiver acesso às ‘impressões digitais’ do DNA de dez europeus, dez africanos, dez ameríndios e dez chineses, não vou saber quem é de qual grupo. Todo mundo é diferente!”

As “raças humanas” foram inventadas pelo racismo. O racismo “científico” desenvolveu-se no século XIX, oferecendo solução para o problema (que não existia antes do Iluminismo) de justificar a escravidão e a opressão colonial num mundo impregnado pela noção da igualdade natural entre os seres humanos. A fraude científica do racismo permitia conciliar a idéia de que “todos nascem livres e iguais” com a convicção da inferioridade intelectual de negros, ameríndios ou amarelos.

A luta pelos direitos civis nos Estados Unidos baseou-se na afirmação da igualdade política. Luther King sonhava com o dia em que as pessoas fossem julgadas “pelo seu caráter e não pela cor da sua pele”. Mas, depois de derrotada a discriminação oficial, aquele movimento se desviou para o caminho da Ação Afirmativa, que renega o sonho de Luther King e substitui a meta da conquista de serviços públicos de qualidade para todos por privilégios seletivos baseados no critério da cor da pele.

No Brasil, a Ação Afirmativa está prestes a ganhar o estatuto de política de Estado. Uma lei em tramitação vai assegurar cotas para negros na administração pública, nas universidades, no marketing e em outros setores. O princípio implícito que sustenta a política de cotas é o da divisão da humanidade em raças. A sua dinâmica é a da negação da igualdade política dos cidadãos, que é o fundamento da república e da democracia. O seu discurso legitimador organiza-se em torno da radicalização metafísica da noção de culpa coletiva.

Segundo esse discurso, as cotas destinam-se a reparar as injustiças cometidas pelos brancos contra os negros através do instituto da escravidão. Assim, brancos e negros são definidos em bases raciais e os representantes atuais da “raça branca” devem expiar a culpa de seus ancestrais de “raça”. A noção de culpa coletiva serviu, no passado, para justificar a opressão imposta a sociedades derrotadas em guerra. Mas sequer os vencedores das guerras chegaram a sugerir que a “culpa” dos derrotados pudesse se transferir para as gerações futuras. Por isso, a imposição de reparações sempre foi limitada a períodos curtos de tempo.

No Brasil, a política de cotas une negros e brancos, esquerda e direita. Os movimentos negros parecem satisfeitos com benesses para uma pequena parcela da classe média negra. Porto Alegre do PT e a Bahia de ACM, pioneiros das cotas, mostram o caminho: conceder empregos públicos ou vagas nas universidades para um punhado de negros custa pouco e faz barulho. A política de cotas destina-se a adiar para um futuro incerto os investimentos maciços em saúde, educação e emprego que interessam de fato aos negros (e brancos) pobres.

Meu comentário: Sobre a política de cotas raciais nas Universidades, a UERJ foi pioneira na adoção desse sistema em 2002; atualmente mais de 80 Universidades adotam o ingresso privilegiado. Em 20/11/08 - Dia da Consciência Negra - a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou o projeto PLC 180/08 que estabelece cotas raciais e sociais nas Universidades públicas federais em todo o Brasil. O projeto aguarda a votação no Senado. A UFPA, desde 2008 adota o sistema de cotas sociais: 50% das vagas são para os estudantes que frequentaram todo o ensino médio nas escolas públicas e 40% dessas mesmas vagas, no mínimo, destinam-se àqueles que frequentaram todo o ensino médio nas escolas públicas, se declararem negros ou pardos e concordarem em participar do sistema de cotas. Para o PSS 2010, a UFPA aprovou a criação de duas vagas adicionais em cada curso para candidatos indígenas.