sábado, março 27, 2010

Conteúdo Programático de Sociologia

Ao iniciar o período letivo é de minha prática informar aos alunos o conteúdo programático correspondente às suas séries. Portanto, antes de fazê-lo para todas as turmas do ensino médio, faço postagem da notícia sobre o Seminário de Filosofia e Sociologia realizado em Belém com o objetivo de discutir a Lei 11.684/08, culminando com a elaboração dos conteúdos pelos professores presentes, eu inclusive:


Boletim nº 40 – 12 de dezembro de 2008

Presidente do Sinsesp participa de Seminário que discute
Filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias



Em função da Lei 11.684/08 aprovada este ano que incluiu a Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio a partir de 2009, a diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional, por meio da coordenação de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Pará), realizou nos dias 1° e 2 de dezembro de 2008, o Seminário de Filosofia e Sociologia.

O evento contou com as participações do presidente do Sinsesp, Prof. Lejeune Mato Grosso de Carvalho, do Prof. Dr. Celso Favaretto (Universidade de São Paulo), da Profa. Drª Maria Marize Duarte (Universidade Estadual do Pará), da Profª Elisabeth de Assis Dias (Universidade Federal do Pará), entre outros. Além da SEDUC, o Fórum de Sociologia do Pará foi um dos organizadores e apoiadores do Seminário.

O principal objetivo do seminário foi reunir especialistas, entidades e instituições, ligadas à área para deliberar e definir propostas para inclusão das referidas disciplinas na rede pública estadual de forma coerente e responsável, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação/MEC. A uniformização das disciplinas visando o acesso aos cursos de nível superior e a qualificação dos docentes são os destaques da discussão.

Entre as Entidades e Instituições convidadas e/ou participantes destacam-se a Universidade Federal do Pará – UFPA (docentes e discentes); Universidade Estadual do Pará – UEPA (docentes); Universidade da Amazônia – UNAMA (docentes e discentes); Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ (docentes e discentes); Conselho Federal de Educação; Conselho Estadual de Educação; Unidades Regionais de Educação; Unidades Seduc na Escola; Fórum de Sociologia; Associação de Graduados em Filosofia; Conselho Tutelar; Tribunal de Justiça do Estado por meio da Vara da Infância e Juventude; Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública. Em torno de cem professores da rede estadual de ensino participaram do evento, sendo que pelo menos 60 eram sociólogos e professores de Sociologia.

Os profissionais que participaram do evento se reuniram separadamente (Filosofia e Sociologia) para apresentação das propostas aprovadas, as quais formalizadas em documento, que servirão como subsídios para a implantação das disciplinas na rede estadual de ensino já em 2009.

Nesse sentido, uma Proposta de Conteúdo de Sociologia Elaborada e Aprovada no Seminário foi um dos aspectos relevantes do evento. A proposta contempla o processo de construção do conhecimento humano e formação do pensamento sociológico, método e principais correntes sociológicas, cultura e ideologia, cultura e dominação, organização social do trabalho, questões e problemas sociais da contemporaneidade, tecnologia e sociedade, história da formação do pensamento sociológico brasileiro, entre outros aspectos.

O presidente do Sinsesp discutiu tanto com o Fórum Estadual de Sociologia como com o diretor da SEDUC, Luiz Otávio, a possibilidade de organizarmos em Belém do Pará, em julho de 2009, o nosso 2º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia (o 1º Encontro foi realizado em SP, em julho de 2007). A proposta teve extrema acolhida e em janeiro de 2009, essa resposta será formalizada.

Fonte: www.sociologos.org.br

sexta-feira, março 26, 2010

Uso do teclado pode denunciar pedófilos

Sensores eletrônicos nos teclados registraram a maneira como adultos digitam as palavras. Estudo comandado pelo professor Rox Maxion nos Estados Unidos.

Leia mais...

quarta-feira, março 24, 2010

1º semestre 2010

Já iniciamos as aulas nas Escolas Deodoro de Mendonça e Vilhena Alves.

Neste ano lecionarei Estudos Amazônicos para a 8ª série e Sociologia para turmas de todo o Ensino Médio.

Faço minha despedida à Escola Dr. Freitas, onde trabalhei por aproximadamente seis anos. Coloquei minha carga horária à disposição ao surgir a oportunidade - em razão da inserção de minha disciplina no 3º ano - para trabalhar somente em duas Escolas. Assim, minha carga horária completou com as Escolas citadas e tive que tomar uma decisão que entristeceu-me, mas que se tornou necessária. Paciência! A gente passa pela Instituição... e ela fica. Que continue a formar cidadãos, de fato!

Em breve estarei postando os horários de minhas turmas.

Boas-vindas a todos (as)!

MEC fará nova rodada do Sisu em junho

Leia mais...

terça-feira, março 23, 2010

Unesco lança livro sobre universalização da educação no Brasil

O combate às desigualdades e a implementação de ações que garantam a diversidade como forma de universalizar a educação são o foco do livro Educação e Federalismo no Brasil, lançado nesta terça-feira, dia 23, durante debate no auditório da TV Câmara. Na publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), especialistas brasileiros procuram diagnosticar as dificuldades de cooperação existentes entre estados, municípios e o governo federal para a expansão da educação. A distribuição de recursos para o setor também é abordada na publicação.

De acordo com o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o trabalho foi idealizado com o objetivo de auxiliar nas discussões durante a Conferência Nacional de Educação que terá início no próximo domingo (28) em Brasília. O intuito da conferência é traçar um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos.

Segundo Defourny, a expectativa é que o PNE "seja um plano de Estado e não de governo, que busque o equilíbrio de responsabilidades entre os três entes federativos União, estados e municípios para a distribuição adequada de recursos e a criação de mecanismos eficientes para o regime de colaboração, permitindo uma educação pública de qualidade".

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deve levar para a conferência uma nova proposta visando a erradicação do analfabetismo no Brasil até 2020. Essa mesma meta já constava no atual plano e deveria ter sido cumprida até o final de 2010. Atualmente, estima-se que 14 milhões de pessoas ainda sejam analfabetas.

Fonte: notícias.terra.com.br
23 de março de 2010 • 14h21

Debate sobre novo modelo de vestibular / UFPA

Continue lendo...

segunda-feira, março 22, 2010

No Dia Mundial da Água, ONU defende urgência de preservação

Hoje, data em que se comemora do Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um comunicado sobre a qualidade do recurso, vital para a vida na Terra. No documento, a entidade lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola.

O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.

"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos.

Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias, apenas na África, são estimadas em US$ 28,4 bilhões, o que significa cerca de 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

A boa notícia, lembra a ONU, é que soluções são implementadas em vários lugares. Mas a entidade diz que atitudes corajosas precisam ser tomadas nos âmbitos internacional, nacional e local, já que o assunto precisa ser tratado como prioridade global, pois a vida humana depende de nossas ações tomadas hoje. O documento é encerrado com a frase "água é vida".

Fonte: www.estadao.com.br

sábado, março 20, 2010

PARFOR - Habilitação / UFRA

Clique aqui

Semana Pedagógica da Escola Vilhena Alves

Aconteceu no período de 8 a 12 de março. Entre os palestrantes, o Professor Wandré de Lisbôa, que após sua fala sobre as práticas pedagógicas fez homenagem às mulheres.

Transcrevo o POEMA LINGÜÍSTICO-FEMININO de autoria do referido professor:

A Língua e
A Linguagem;
A Denotação e
A Conotação;
A Rima e
A Prosa.
A acentuação, a concordância, a ortografia e a pontuação.
Tudo feminino: gênero mutante da língua.
Eis a transformação da vida na língua ou da língua na vida?
É esse feminino, é essa mulher
Que acentua,
Que concorda,
Que ortografa,
Que pontua todas as nossas vidas.
(...).
Todas são professoras de alguma maneira,
Porque todas nos ensinam, planejam, avaliam.
Fazem-no, cheias de graça, o mais árduo trabalho:
O de formar homens para dizer-lhes coisas como essas.



Em nome das homenageadas, agradeço e parabenizo pela inspiração.

segunda-feira, março 15, 2010

Lista de espera do Sisu / aprovados

Acesse:
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4316767-EI8398,00-MEC+divulga+resultado+da+lista+de+espera+do+Sisu.html

Semana Pedagógica na Escola Dr. Freitas

No período de 8 a 12 aconteceu a Semana Pedagógica iniciando com palestra e discussão sobre o tema "Gestão Participativa".

No encerramento todas as mulheres - professoras, técnicas, funcionárias da secretaria, de apoio - foram homenageadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Faço a transcrição do poema de Pablo Neruda:

MULHERES

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Mulheres têm muito a dizer e muito a dar.
Mulheres fazem mais do que dar a vida.
Elas trazem alegria e esperança.
Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração quebrado.
O coração de uma mulher é o que faz o mundo girar...

Agradecemos.

segunda-feira, março 08, 2010

Coletiva divulga aprovados no Plano de Formação Docente

Segunda-feira, 08 de Março de 2010
UFPA - Universidade Federal do Pará
08.03.2010 11:00

O “Listão” do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (PARFOR) será divulgado na próxima quarta-feira, 10 de março, relacionando os nomes de cerca de 7.247 professores das redes municipal e estadual. É o maior “Listão” que o Estado do Pará divulga com relação ao ingresso em instituições de nível superior. Os selecionados são professores das redes de ensino estadual e municipal que ainda não têm formação superior prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou lecionam disciplina diferente da de sua área de formação. Fruto do esforço institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade Rural da Amazônia (UFRA).

Dados do Censo da Educação revelam que apenas 10% dos professores que atuam na capital e no interior do Pará têm a qualificação adequada. São mais de 40 mil professores do ensino básico da rede pública que não possuem formação em curso superior e outros 22 mil possuem uma graduação, mas em área diferente da de sua formação inicial.

Para solucionar as dificuldades da educação básica, o MEC instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) aderiu ao plano buscando integração com os sistemas municipal e federal para qualificar os docentes que atuam na educação básica no Estado, tanto em graduação, como em pós-graduação. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação (SEDUC-PA) recorreu ao Protocolo SEDUC-IES, que se constitui em um acordo de cooperação entre a SEDUC-PA e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado, na tentativa de superar os problemas quanto à carência de professores capacitados e qualificados para atuar nas escolas das redes municipal e estadual de ensino paraense. O protocolo elaborou o Plano de Formação Docente do Estado do Pará, o qual está em execução com financiamento do governo federal ( mais de 70%) e dos governos estadual e municipal.

A professora municipalizada Edna Jordão da Silva, 47 anos e 27 de carreira, do município de Bujaru, aguarda ansiosa a seleção na Plataforma Freire. Edna leciona desde 1996 para turmas de primeira até quarta série, mas antes, ela ensinava disciplinas sociais, como História, Geografia, Estudos Amazônicos. Fez vestibular para Sociologia em 1994 e passou, porém não pôde concluir. Para ela, é muito importante ser contemplada com a vaga do Plano de Formação Docente. Diz que são muitas as vantagens para quem tem nível superior e que suas amigas já formadas podem fazer pós-graduação e crescer profissionalmente. “Sei que esse curso possibilita isso”, afirma.

Texto:Divulgação Parfor/Seduc
no Portal da UFPA

Mulher é desdobrável. Eu sou.


Adélia Prado

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Fonte: http://www.releituras.com

Imagem: Catasetum pileatum 'Ouro Verde'. Floração: Princípio do outono (mês de abril). Origem: Venezuela, Equador, Colômbia, Brasil (Pará e Amazonas, nas campinas da Amazônia Central, de luminosidade mais intensa do que nas matas de terra firme) www.portalmundodasflores.com.br

"O espelho é a nova submissão feminina"

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a historiadora Mary Del Priore afirma que as brasileiras são apáticas, machistas e escravas da ditadura da beleza.

Continue lendo...

Foi sugestão de Gilvania em blogs_educativos. Boa!

segunda-feira, março 01, 2010

Na escola, lousa agora é digital

Continue lendo...

A dica de leitura é de Fábio Galvão em blogs educativos.

Calouros 2010


Parabéns a todos os calouros dos Processos Seletivos 2010!

Certamente outros ainda serão chamados após o período de matrícula da UFPA, após a 3ª fase do SISU, ProUni, enfim... tomara você seja um deles.

"Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo." Guimarães Rosa

Foto por Wagner Meier
ASCOM UFPA


Para saber a média e o desvio padrão da 3ª fase do PSS / UFPA clique aqui

Saiba aqui a pontuação máxima e mínima , por curso no PSS / UFPA.

Aqui faça o acesso às suas notas.