segunda-feira, junho 28, 2010

sexta-feira, junho 25, 2010

Florestan Fernandes

1. Sobre um dos mais influentes sociólogos brasileiros clique aqui.

2. Sobre a obra A Revolução Burguesa no Brasil clique aqui.

terça-feira, junho 22, 2010

Caio Prado Júnior

Atenção turmas do 3º ano!

Sobre as obras Formação do Brasil Contemporâneo e História Econômica do Brasil de Caio Prado Júnior clique aqui.

sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago

Morre aos 87 anos. Saiba mais.

Turma M2TR01 - Vilhena Alves

Concluímos a avaliação do 1º bimestre. A atividade (valendo dois pontos) realizada hoje no laboratório de informática completa o trabalho sobre ÉTICA.

Parabéns aos alunos Carlos Henrique, Lucélia, Ivanildo.

Turma M1TR01 - Vilhena Alves

Assunto: ÉTICA

Atividade para completar a avaliação do 1º bimestre: realizada nesta ocasião pelos alunos Dayse, Douglas, Johnny, Joyce, Letícia, Paulo e Suane.

Pontuação: DOIS (2).

Bom trabalho!

Resultado do PSE 1 - UFPA/2010

Clique aqui.

Turma M2TJO1 - Vilhena Alves

Assunto: ÉTICA

Tarefa para completar a avaliação do 1º bimestre: realizada nesta ocasião pelos alunos Antonio Carlos, Edna, Elza, Efigênia, Fabrício, Ghislene e Patrícia.

Pontuação: DOIS (2).

Muito bem!

quinta-feira, junho 17, 2010

Turmas 205 e 206 - Escola Deodoro de Mendonça

Atividade extra-classe (individual) valendo dois (2) pontos para a 2ª Avaliação:

Conteúdo: Ética, Cidadania e as relações interpessoais.

1. Pesquise sobre notícias que tratem de conduta antiética na administração pública.

2. Selecione uma notícia e faça impressão, cópia ou apresente a própria notícia (caso esteja veiculada em revista, jornal, etc.); mantenha a fonte de pesquisa;

3. Faça um resumo indicando as ações antiéticas; se possível, confirme através de códigos, regulamentos, etc.

Sugestão de leitura:

Data da entrega: 24 de junho/2010.

Bom trabalho!

quarta-feira, junho 16, 2010

Massacre em Soweto - África do Sul

Massacre em Soweto, há 34 anos, virou marco na luta contra o apartheid. População se concentra na rua do massacre para cantar.

Leia a notícia na íntegra:


Turmas M1TJ01, M1TJ02 e M1TR02 - Vilhena Alves

Atividade extra-classe sobre Cidadania valendo dois (2) pontos para a 2ª Avaliação:

1- Pesquise sobre notícias que informem sobre violação de direitos humanos;

2- Selecione uma notícia, imprima (se for da internet) ou tire cópia (se for de jornal, revista, etc.). Mantenha a fonte de pesquisa.

3- Faça um resumo indicando quais os direitos violados. Se possível, indique artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e / ou do Estatuto da Criança e do Adolescente, dependendo do que foi noticiado.

Observações:
- Trabalho individual;
- Data da entrega: 23 de junho/10.

Bom trabalho!

segunda-feira, junho 14, 2010

O que é ética?

Atenção Turmas do 2º ano e da 1ª etapa (EJA):

Saiba mais sobre Ética:

Turma 202 - Escola Deodoro de Mendonça

Atividade extra-classe valendo dois (2) pontos para a 2ª avaliação:

Tema: Ética, Cidadania e as relações interpessoais

1- Pesquise notícias sobre condutas antiéticas na esfera política.

2- Selecione, imprima (se for da internet) ou tire xerox (caso seja de jornais, revistas, etc). Informe a fonte de pesquisa.

3- Faça um resumo sobre as ações que confirmam a falta de ética.

Observações:
Trabalho individual.
Entrega dia 23 de junho/10.

Bom trabalho!

Educação infantil tem notas 'inadequada' e 'mínima' em avaliação

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação, realizada juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 150 escolas públicas de educação infantil nas cidades de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Teresina e Rio de Janeiro mostra que a estrutura e o projeto pedagógico, entre outros aspectos analisados, são insuficientes para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos.

Leia a notícia na íntegra:

domingo, junho 13, 2010

Sobre Fernando Pessoa, Durban, Copa do Mundo...

O poeta Fernando Pessoa viveu grande parte da sua adolescência em Durban, África do Sul, cidade que no próximo dia 25 de junho irá sediar um encontro da língua portuguesa, quando Portugal e Brasil se enfrentarão na Copa do Mundo 2010.

Leia a notícia na íntegra:



sábado, junho 12, 2010

Fernando Pessoa

Poeta português, Fernando Antonio Nogueira Pessoa, nasceu em 1888, em Lisboa, e morreu nessa mesma cidade em 1935. Filho da pequena burguesia lisboeta, cresceu em Durban (África do Sul) freqüentando mais tarde a Universidade de Capetown. Foi o inglês sua segunda língua materna e, como anglicizado, teve depois dificuldades em reencontrar-se na vida portuguesa. Em Lisboa, logo abandonou os estudos, dedicando-se, como autodidata, a vastas leituras de filosofia e poesia. Levou vida modesta, complementando sua renda pela confecção de horóscopos nos quais acreditava. Foi defensor de práticas místicas, tendo sido membro da Fraternidade Rosacruz.

Sua obra é altamente intelectualizada. Suas primeiras poesias somente foram publicadas em 1915 na revista "Orfeu". Muitas delas ficaram durante sua vida inéditas pois, em vida, seu talento era apenas reconhecido pelos círculos limitados da boêmia literária de Lisboa. Fernando Pessoa é crescentemente reconhecido como o maior poeta português desde Camões.

Fonte da pesquisa: http://pt.shvoong.com

sexta-feira, junho 11, 2010

Turma 301 - Escola Deodoro de Mendonça

Atividade valendo 1,0 (um) ponto para a 2ª Avaliação:

Questões sobre interpretação da sociedade brasileira na visão de Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil.

Data da entrega: 18 de junho.




Turma M2TR01 - Escola Vilhena Alves

Atenção!

Conforme instruções dadas hoje em sala de aula, ratifico informações sobre

Atividade extra-classe valendo dois (2) pontos para a 2ª avaliação:

Tema: Ética, Cidadania e as relações interpessoais

1. Pesquise sobre notícias que tratem de conduta antiética;

2. Selecione uma notícia, imprima (se for da internet) ou tire cópia (se for de revista, jornal, informativos etc.). Não esqueça de informar a (as) fonte (es) da pesquisa.

3. Faça um resumo identificando a falta de ética nas ações veiculadas na notícia.

4. Se possível, combata essa prática citando artigos, códigos, etc.

Observações:
- Trabalho individual.
- Entrega: dia 18 de junho.

Bom trabalho!

quinta-feira, junho 10, 2010

Luís Vaz de Camões

É pouco o que se sabe de Luís Vaz de Camões, e esse pouco é, ainda assim e na maioria dos casos, duvidoso. Terá nascido em Lisboa por volta de 1524, de uma família do Norte (Chaves), mas isto não é certo. Quem defende esta tese atribui-lhe como pai Simão Vaz de Camões e como mãe Anna de Sá e Macedo. Por via paterna, Camões seria trineto do trovador galego Vasco Pires de Camões, e por via materna, seria aparentado com o navegador Vasco da Gama.

Viveu algum tempo em Coimbra onde terá frequentado aulas de Humanidades, talvez no Mosteiro de Santa Cruz, já que aí tinha um tio padre. No entanto, embora a existência desse tio, D. Bento de Camões, esteja documentada, não há qualquer registo da passagem do poeta por Coimbra. Em algum lado, afirmam os estudiosos da sua vida, terá adquirido a grande bagagem cultural que nas suas obras demonstra possuir.

Regressou a Lisboa, levando aí uma vida de boémia. São-lhe atribuídos vários amores, não só por damas da corte mas até pela própria Infanta D. Maria, irmã do Rei D. Manuel I. Em 1553, depois de ter sido preso devido a uma rixa, parte para a Índia, e este é um dos poucos factos da sua vida que os documentos corroboram. Fixou-se na cidade de Goa onde terá escrito grande parte da sua obra.

Regressou a Portugal, mas pelo caminho naufragou na costa de Moçambique e foi forçado, por falta de meios para prosseguir a viagem, a ficar aí. Foi em Moçambique que seu amigo Diogo do Couto o encontrou, encontro que relata na sua obra, acrescentando que o poeta estava então "tão pobre que vivia de amigos", ou seja, vivia do que os amigos podiam dar-lhe. Foi Diogo do Couto quem lhe pagou a viagem até Lisboa, onde Camões finalmente aportou em 1569.

Pobre e doente, conseguiu publicar Os Lusíadas em 1572 graças à influência de alguns amigos junto do rei D. Sebastião. Mas até a publicação de Os Lusíadas está envolta num pequeno mistério - há duas edições do mesmo ano e não se sabe qual foi a primeira. Em recompensa dos serviços prestados à pátria, o Rei concede-lhe uma modesta pensão, mas mesmo essa será sempre paga tarde a más horas e não salva o poeta da extrema pobreza.

Quanto à sua obra lírica, o volume das suas "Rimas" ter-lhe-á sido roubado. Assim, a obra lírica de Camões foi publicada postumamente, não havendo acordo entre os diferentes editores quanto ao número de sonetos escritos pelo poeta. Há diferentes edições de "líricas" camonianas e não há completa certeza quanto à autoria de algumas das peças líricas.

Faleceu em Lisboa no dia 10 de Junho de 1580 e foi sepultado a expensas de um amigo. O seu túmulo, que teria sido na cerca do Convento de Sant'Ana, em Lisboa, perdeu-se com o terramoto de 1755, pelo que se ignora o paradeiro dos restos mortais do poeta, que não está sepultado em nenhum dos dois túmulos oficiais que hoje lhe são dedicados – um no Mosteiro dos Jerónimos e outro no Panteão Nacional. É considerado o maior poeta português, situando-se a sua obra entre o Classicismo e o Maneirismo. Alguns dos seus sonetos, como o conhecido Amor é fogo que arde sem se ver, pela ousada utilização dos paradoxos, prenunciam já o Barroco que se aproximava.


Fonte de pesquisa: www.oslusiadas.com


Turmas 203 e 204 - Escola Deodoro de Mendonça

Atenção!

Conforme instruções dadas hoje em sala de aula, ratifico informações sobre

Atividade extra-classe valendo dois (2) pontos para a 2ª avaliação:

Tema: Ética, Cidadania e as relações interpessoais

1. Pesquise sobre notícias que tratem de conduta antiética;

2. Selecione uma notícia, imprima (se for da internet) ou tire cópia (se for de revista, jornal, informativos etc.). Não esqueça de informar a (as) fonte (es) da pesquisa.

3. Faça um resumo identificando a falta de ética nas ações veiculadas na notícia.

4. Se possível, combata essa prática citando artigos, códigos, etc.

Observações:
- Trabalho individual.
- Entrega: dia 24 de junho para a turma 203 e 25 de junho para a turma 204.

Bom trabalho!


MEC abre inscrições para 16.573 vagas no Sisu

Faça aqui sua inscrição.

Sobre a notícia, leia mais no portal do MEC:

terça-feira, junho 08, 2010

Relatório da CONAE

Sobre a Conferência Nacional de Educação realizada no período de 28/03 a 1º/04/2010 em Brasília, leia a entrevista com o coordenador da comissão especial de dinâmica e sistematização :

Todos Pela Educação: O que representa o texto da Conae para o nosso País?
Arlindo Cavalcanti de Queiroz: Este é um primeiro acontecimento que debate e pretende deliberar, de forma democrática, sobre os rumos da Educação brasileira. A Conae foi uma conferência ampla, plural, representativa da sociedade brasileira – que contou com o governo, nas esferas municipais, estaduais e federais, com a sociedade civil, com trabalhadores e empresários, e com as muitas diversidades, como as étnicas e de orientação sexual.

Todos Pela Educação: Qual é a finalidade do texto da Conae?
Queiroz: Ele traz o consenso possível dentro da diversidade. Será útil nos ajustes à legislação brasileira e também às medidas administrativas, na organização da Educação nacional, nas competências, responsabilidades, cooperação, e colaboração. Um aspecto importante dele é a definição das grandes diretrizes e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação.

Todos Pela Educação: O texto traz metas?
Queiroz: Não. O propósito não foi esse. Mas ele traz diretrizes para a formulação de metas. Vai ajudar bastante no projeto de lei do Plano Nacional de Educação, quando ele for ao Congresso.

O texto vai estar nas mãos dos sindicatos, organizações, sociais, empresariais, dos conselheiros da Educação, dos parlamentares do Senado e da Câmara. O debate do projeto de lei do PNE será sempre referenciado neste documento.

Todos Pela Educação: Os parlamentares podem não seguir o texto?
Queiroz: Isso pode ocorrer, pois o Senado e a Câmara têm suas prerrogativas no Estado democrático de direito. Mas o Executivo e o Legislativo vão utilizar o texto como bússola, uma orientação sobre o pensamento da sociedade brasileira. Às vezes, o fato de alguém contrariar pode levar ao debate e ao aprofundamento das questões.

Todos Pela Educação: Quais são as grandes novidades no texto da Conae? As maiores mudanças para o cenário da Educação?
Queiroz: No campo da qualidade, foi criado o Custo Aluno-Qualidade (CAQ), como uma referência para a política de financiamento da Educação no Brasil. Esse Custo Aluno-Qualidade deve ser atingido em colaboração entre os entes federados e a sociedade civil. A ideia é que não seja unilateral, só de um governo ou de uma instância. O CAQ vai universalizar as condições para assegurar o direito de todos ao acesso a uma Educação de qualidade.

Outro ponto importante foi a definição de um percentual do Produto Interno Bruto (PIB) que deve ser destinado à Educação. Pelo texto, seria de 7% até 2011 e de 10% até 2014. Cada 1% a mais significa R$ 30 bilhões para a Educação. Hoje, investimos em torno de 5% do PIB.

E outra questão foi a gestão democrática da Educação. O texto da Conae inaugura uma proposta de institucionalizar conferências nacionais e propõe a criação de um fórum. São instrumentos para a democratização, pois hoje não há esse debate.

Todos Pela Educação: Qual o foi o custo completo da Conae?
Queiroz:
Em todas as suas etapas, a Conae teve um custo de cerca de R$ 35 milhões.


Fonte: Boletim EducaRede nº 359 - www.educarede.org.br

Turmas de J-01 e J-02 da Escola Deodoro de Mendonça

Atividade extra-classe valendo dois (2) pontos para a 2ª avaliação:

Tema: Ética, Cidadania e as relações interpessoais

1. Pesquise na internet, em jornais ou revistas uma notícia local que trate de direitos humanos violados.

2. Constate a violação tendo por base a Declaração Universal dos Direitos Humanos e / ou se for o caso, o Estatuto da Criança e do Adolescente ( links neste blog ).

3. Indique qual foi a violação e transcreva o (os) artigo (os) que trata do direito anexando a notícia. Sobre essa, não esqueça a fonte de publicação.

Observações:
- Trabalho individual;
- Entrega no dia dia 21 de junho/10.

sábado, junho 05, 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente

O lixo é uma das maiores preocupações quando se trata de tornar o ambiente agradável a todos. Sobre este assunto exercite algumas ações. Clique aqui

sexta-feira, junho 04, 2010

Atenção Turma M3-TR01 / Escola Vilhena Alves

Sobre a Atividade valendo dois pontos para a 1ª Avaliação:

Prazo: até 2ª feira, dia 07 de junho/2010. Nesse dia fecharemos a avaliação.

Aguardo.

Até 2ª feira à tarde.