quinta-feira, julho 29, 2010

Desempenho no ENEM / 2009

“O Enem foi pensado para avaliar os alunos, e não as escolas. Interpretar as notas dos alunos como se fossem das escolas pode causar algumas distorções”, disse o sociólogo Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade.

A divulgação do resultado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira aconteceu em 19 de julho, cujo link para consulta foi postado neste espaço no mesmo dia da publicação.

O desempenho dos alunos da Escola Deodoro de Mendonça resultou na média 531,94.

O desempenho dos alunos da Escola Vilhena Alves resultou na média 505,45.

A média nacional foi de 500 pontos.

Fontes consultadas:
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2010/07/19/mec-divulga-notas-das-escolas-enem-2009/

Curso de Especialização Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia para implantação da Lei 10.639/03

Atendendo solicitação do GRUPO NOSMULHERES faço divulgação do Curso intitulado cujo edital para seleção pode ser lido no link:

quarta-feira, julho 28, 2010

Turmas M1TJ01 e M1TJ02 - Escola Vilhena Alves

Ratifico solicitação de pesquisa sobre o tema "Positivismo no Brasil", a ser entregue na próxima semana, no retorno das aulas / 2º semestre 2010, cuja pontuação (dois pontos) fará parte da 2ª Avaliação de Sociologia.

Trata-se de uma síntese abordando sobre os principais representantes no país, a participação no movimento pela Proclamação da República, influências da doutrina no Brasil e mudanças inseridas na Constituição.

Apresentação individual, com informações bibliográficas.

Faço sugestão de leitura no link

terça-feira, julho 13, 2010

ECA: 20 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069 - está completando vinte anos.


Histórico do ECA

Segundo explicou o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, que atuou na equipe responsável pela criação do ECA como representante da Unicef, as discussões sobre o estatuto começaram ainda na época da Constituinte, quando foi criada uma frente parlamentar para introduzir o direito da criança nas leis brasileiras.

Uma emenda constitucional de iniciativa popular, a "Criança Prioridade Nacional", foi assinada por 30 mil pessoas. Simbolicamente, assinaram a emenda 2 milhões de crianças e adolescentes de programas e escolas públicas. Essas assinaturas foram levadas em carrinhos de supermercado ao Congresso para Ulysses Guimarães (que presidiu a Assembleia Constituinte).

Em seguida, criou-se um grupo de redação do estatuto, formado por juristas e entidades, e o texto foi enviado para a Câmara dos Deputados e para o Senado, na intenção de agilizar a aprovação. O motivo para a pressa, conforme explicou Gomes da Costa, era uma conferência da ONU em 1990 da qual o Brasil participaria e precisaria, até lá, ter a legislação regulamentada.

O texto foi aprovado por acordo de líderes em 12 de julho de 1990 e sancionado no dia 13 pelo então presidente Fernando Collor.

Fonte: www.correio24horas.com.br

Saiba o que mudou na vida das crianças e adolescentes a partir da implementação do ECA:

segunda-feira, julho 05, 2010

Por Giovani MIGUEZ

A SOCIOLOGIA É UMA CACHAÇA

05/07/2010 14:12:57


Vejo-me a cada mais viciado na leitura de textos sociológicos. Não tem jeito. Virou uma cachaça. Tão viciante quanto blogar, twittar, orkutar, fecebookear, etc.

Hoje mesmo, peguei-me às voltas com uma grande dúvida: comprar ou não comprar "As Etapas do Pensamento Sociológico", de Raymond Aron? Comprei. E de quebra arrematei numa banquinha na Cinelândia "Cultura e Desenvolvimento em época de crise", de Celso Furtado. Este por um bagatela de R$ 5,00. Uma surrada edição de 1984, pela Paz e Terra.

Voltando à cachaça, digo, sociologia; lembro-me como tudo começou na "maldita" aula de "Sociologia das Organizações" no curso de Gestão Pública, em Volta Redonda. As aulas brilhantemente ministradas pelo prof.º Dr. Antonio Marcelo Jackson foram uma espécie de luz no fim do túnel num estudante rebelde, ansioso, impaciente e com muita dificuldade de compreender a necessidade de uma sólida formação acadêmica.

Antônio Marcelo apresentou-e Durkheim, Weber e Marx. Daí em diante foi um susto atrás do outro. Passei a ler Marx, imaginem só. Virei "marxista"? Não, até por que nem mesmo Marx se considerava assim.

Mas o fato é que a visão mudou e vem mudando a cada dia. A cada nova leitura. A cada novo contato com sociólogos. Ver o mundo através da sociologia é de fato uma forma de ver o mundo com "olhos de ver".

Até a administração pública e o empreendedorismo fazem mais sentido.

domingo, julho 04, 2010

Bruno de Menezes

Para lembrar o poeta falecido em 1963, considerado um dos quais introduziu o Modernismo no Pará, cujo aniversário de falecimento ocorreu em dois (2) de julho.

sexta-feira, julho 02, 2010

Certificação do Ensino Médio no Pará

Resultado da parceria MEC/SEDUC que exige no mínimo quatrocentos (400) pontos em cada uma das áreas de conhecimento bem como quinhentos (500) pontos na redação através do ENEM.

Leia mais sobre essa formalização: