domingo, dezembro 26, 2010

Turma J-09 e J-10 / Deodoro de Mendonça

Sugestão de links para a Atividade valendo dois pontos para a 4a. avaliação:





Entrega da pesquisa: 03/01/2011.
Não esqueçam de informar as fontes de consulta.

Simulado 2010



Na I Mostra Cultural - 40 anos / Escola Deodoro de Mendonça foram homenageados os alunos do turno da manhã:

Jimmy Souza Nascimento, da turma 305, que acertou todas as questões (foram oito) de Sociologia; e

Walessa Alana Bragança Aragão, da turma 301, que fez a maior pontuação no Simulado / Enem 2010.

As fotos comprovam esse reconhecimento.



domingo, dezembro 19, 2010

Prova / Gabarito da 2a. fase / UFPA / PS 2011

Prova

I Mostra Cultural - 40 anos



Algumas fotos para ilustrar a comemoração no dia 15 de dezembro na Escola Deodoro de Mendonça:

As Professoras Rosângela, Cenira, Cláudia e Vera; também o mestre de cerimônia.

As professoras Rosângela Luz e Vera Cunha atuaram como coordenadoras gerais do evento.

A professora Cenira Gomes, através do Programa Portas Abertas apoiou o evento.

E a professora Cláudia Souza também contribuiu ao elaborar com suas turmas de Redação o jornal DM Notícias.

O empenho desses profissionais, entre outros, foi importante para o sucesso do evento.

sábado, dezembro 18, 2010

PS 2011 / UFPA

A segunda fase da prova será domingo, dia 19 de dezembro.

Boa prova a todos.

Imprima aqui o seu cartão de inscrição.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Escola Deodoro de Mendonça

Em comemoração aos 40 anos de fundação da Escola Deodoro de Mendonça ocorrido em 30 de janeiro, acontece durante todo o dia de hoje a I Mostra Cultural para festejar o aniversário bem como alcançar outros objetivos.

Parabéns!

EDITADO:

Entre os convidados que compareceram nessa manhã, aos quais agradecemos a delicadeza por se fazerem presentes, destacamos:

- Tenente Coronel Alacid da Silva Nunes - Governador do Estado do Pará em cujo mandato mandou construir o estabelecimento que inaugurou em 30 de janeiro de 1970 como Instituto de Educação Deodoro de Mendonça;
- Professora Socorro Coelho, ex-aluna da Escola; ex-Secretária de Educação;
- Professora Maristela Santos, ex-Diretora da Escola;
- Professora Nazaré Araújo, ex-Diretora da Escola;
- Ex-professores (as), então aposentados.

Confira toda a Programação nos links:

https://docs.google.com/leaf?id=0B3sdSu0WCx-YZDZjMmMzY2MtYzdmZS00MDBjLWI4YmUtYjg4ZTc3MGEwMmQ5&authkey=CPDvzq8K&hl=pt_BR


https://docs.google.com/leaf?id=0B3sdSu0WCx-YNThlMGMxOWItNDExOC00YmI3LTg2ZDItN2Q3ZTM0ZThiM2Y1&authkey=CIWFuaoD&hl=pt_BR

sábado, dezembro 11, 2010

Direitos Humanos

Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia
dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010.

Em um mundo assolado por incertezas, é necessário que nos mantenhamos fiéis a
uma linha moral. A dignidade e os direitos inerentes a cada pessoa devem ser o ponto
de partida de todas as nossas ações, servindo ainda como medida do sucesso destas.
A crescente complexidade do mundo não deve nos desviar desta verdade. Esta é a
base de sociedades saudáveis e Estados fortes. É a base para uma ordem internacional
mais justa e estável.
O Dia dos Direitos Humanos representa uma oportunidade de relembrar a
importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como o ideal a ser
alcançado por todos os povos e Estados.
A Declaração Universal é o cerne da ordem internacional baseada em valores, que se
inspira no valor intrínseco de cada pessoa, sem qualquer tipo de distinção. Ela serve
de espelho ao mundo, refletindo o progresso alcançado e os obstáculos a serem
superados. Os direitos humanos são universais, mas nem sempre são universalmente
aceitos. Nossa tarefa é persuadir e inspirar todas as sociedades e Estados a se
moverem neste sentido. Todo passo adiante é um passo em direção à maior
dignidade individual e ao bem comum de todas as sociedades. A humanidade nunca
esteve mais bem conectada do que através de nossos direitos e liberdades
fundamentais.
O Dia dos Direitos Humanos este ano é devotado à discriminação e ao papel dos
defensores dos direitos humanos no combate à discriminação. A discriminação
transgride os direitos e as liberdades fundamentais, além de violentar a dignidade
humana. Ela ameaça o tecido de nossas sociedades, cada vez mais frágeis,
alimentando o ódio e a ignorância. Ela tem muitas formas, mas sempre com a face do
preconceito.
A promoção dos direitos humanos e a luta contra a discriminação estão na base de
todas as atividades da UNESCO.
Estes objetivos guiam nosso trabalho de eliminar os preconceitos raciais e
estereótipos. Eles estão no centro de nossa ação de apoio à educação de qualidade
para todas as crianças e adultos, de analisar as questões éticas levantadas pelo
progresso mundial, de aproveitar o poder da ciência em prol do bem comum, e
defender as liberdades de informações e expressão.
Como líder do Ano Internacional para Aproximação das Culturas, a UNESCO tem
promovido a diversidade cultural como uma forma de criar tolerância e superar a
discriminação. O diálogo das culturas é a melhor forma de incentivar o entendimento
e o respeito entre os povos. Todas as culturas são diferentes, mas a humanidade é
uma comunidade única quando se une ao redor dos direitos humanos e das
liberdades fundamentais.
É necessário defender os direitos humanos a cada dia. Neste Dia dos Direitos
Humanos, uno-me a toda a família da ONU para prestar homenagem aos defensores
de direitos humanos em todo o mundo que, com sua coragem, falam e agem por
todos nós, geralmente sob um grande risco pessoal. Suas vozes e ações devem ser
ouvidas e defendidas por serem inerentes ao exercício dos direitos humanos e das
liberdades fundamentais. A UNESCO está junto com eles na luta contra a
discriminação.

Fonte: www.unesco.org

quinta-feira, dezembro 09, 2010

A matemática é o problema

Pouco menos da metade da população com idade entre 15 e 64 anos, com ensino médio e superior completos, pode ser considerada plenamente alfabetizada em matemática.

Leia a notícia na íntegra:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-matematica-e-o-problema

Gostei muito dessa sugestão de leitura, feita por Andréa Souza de Albuquerque.

terça-feira, dezembro 07, 2010

Alunos que farão nova prova do Enem serão avisados até sexta

Leia a notícia na íntegra:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/alunos-que-farao-nova-prova-do-enem-serao-avisados-ate-sexta

Desempenho / PISA 2009

No Programa Internacional de Avaliação de Alunos, ano 2009, cujas provas realizadas por alunos das redes públicas e privadas são de Ciências, Matemática e Leitura, o Brasil está entre os países que mais evoluíram na década em educação básica apesar do 53º lugar entre os 65 países dos quais foram avaliados estudantes nascidos em 1993.

O Estado do Pará alcançou 381.6 pontos em Ciências, 362.6 em Matemática e 383.4 em Leitura, totalizando a média geral de 376 pontos, igualando seu desempenho com os Estados do Ceará e de Roraima, pontuação superior ao desempenho de sete Estados da federação.

Fonte:


segunda-feira, dezembro 06, 2010

Pouco mais de 7 mil estão aptos à terceira fase da Uepa


No endereço abaixo confira resultado da 1a. e 2a. etapas / aptos à terceira:

http://www.prodepa.psi.br/uepa/vest/lotacao/resultado_fase12_2011.cfm

Bullying em Escolas

"definimos o Bullying como um comportamento cruel intrínseco nas relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer, através de "brincadeiras" que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar" (Fante, 2005, p.29).

Bem, o tema é geral, mas especificamente as relações interpessoais são discutidas e já o foram neste período letivo com os alunos do 2º ano do ensino médio, pois faz parte do conteúdo programático. Na Escola Vilhena Alves foi subtema na Feira da Cultura.

Para saber mais:

quinta-feira, dezembro 02, 2010

TURMA M2TR01 - Feira da Cultura

Tema: As relações sociais e o processo de convivência na escola

Após aplicação de questionário pelos alunos da turma do 2º ano, a pesquisa e apresentação foi sobre:
- Bullying, Ciberbullying, Discriminação aos portadores de necessidades especiais, Preconceito racial, Discriminação aos homossexuais e Preconceito contra o idoso. Links abordando esses temas foram sugeridos em postagem do dia 09.11.10.

Alguns valores foram sugeridos pela turma para que se trabalhe na escola:
respeito, honestidade, companheirismo...

Parabéns à turma!