domingo, julho 31, 2011

Retorno às aulas

Sejam todos (as) bem-vindos (as) às Escolas. O 2º semestre do período letivo iniciará amanhã, dia 1º de agosto.


Site da imagemhttp://djpaulorosa.bloguedemusica.com/

segunda-feira, julho 25, 2011

Dia internacional da mulher afro-latina-americana e caribenha


Recebi por e-mail do Grupo NOSMULHERES. "Pela Equidade de Gênero Étnico-Racial", estou divulgando:

O 25 de julho é comemorado em todo mundo como o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, para representar o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
Desde então, sociedade civil e alguns governos têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em vista a condição as desigualdades de gênero, classe, racial/étnica, geração e outras opressões constatadas no cotidiano das mulheres negras.

E Belém não podia ficar de fora dessa grande articulação mundial em defesa da garantia dos direitos da mulher negra. Será um momento de união de forças entre as diversas organizações de mulheres negras, que juntas, constroem estratégias voltadas para elevar a estima, o orgulho e fortalecer a auto-organização das negras paraenses.

Programação

10:30h - Cabelaço Feminista (ação de rua/Performance no Pátio Belém, concentração em frente ao Shopping).

15:00h às 18:00h - Instituto de Arte do Pará - IAP, Praça Justo Chermont, nº 236 (antigo largo de Nazaré)

  • Projeção de Filme: “CAROLINA”, de Jeferson Brasil, 2003. 15 min. Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de mulheres negras. Com Zezé Motta e Gabrielly de Abreu.
  • Lançamento da Carta de Incidência Política construída de forma coletiva, pelo CEDENPA.
  • Lançamento da Campanha da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, “Pelo fim da violência contra a Mulher Negra”, a qual nos leva a refletir o modo como se articulam a violência doméstica com o racismo no cotidiano da vida da mulher negra, expressa nos aspectos simbólicos e psicológicos da rejeição e controle de nossos cabelos.
  • Roda de Conversa - Provocadoras: Grupo de Mulheres Felipa Aranha.
Informações:
Nilde Sousa - 9122-3676 - Articulação de Mulheres Brasileiras / FMAP
Maria Luiza – 9207-3933 e 8820-1158.


terça-feira, julho 19, 2011

A crença de que a felicidade é um direito tem tornado despreparada a geração mais preparada

Meu filho, você não merece nada, artigo de Eliane Brum

Ao conviver com os bem mais jovens, com aqueles que se tornaram adultos há pouco e com aqueles que estão tateando para virar gente grande, percebo que estamos diante da geração mais preparada – e, ao mesmo tempo, da mais despreparada. Preparada do ponto de vista das habilidades, despreparada porque não sabe lidar com frustrações. Preparada porque é capaz de usar as ferramentas da tecnologia, despreparada porque despreza o esforço. Preparada porque conhece o mundo em viagens protegidas, despreparada porque desconhece a fragilidade da matéria da vida. E por tudo isso sofre, sofre muito, porque foi ensinada a acreditar que nasceu com o patrimônio da felicidade. E não foi ensinada a criar a partir da dor.
Há uma geração de classe média que estudou em bons colégios, é fluente em outras línguas, viajou para o exterior e teve acesso à cultura e à tecnologia. Uma geração que teve muito mais do que seus pais. Ao mesmo tempo, cresceu com a ilusão de que a vida é fácil. Ou que já nascem prontos – bastaria apenas que o mundo reconhecesse a sua genialidade.
Tenho me deparado com jovens que esperam ter no mercado de trabalho uma continuação de suas casas – onde o chefe seria um pai ou uma mãe complacente, que tudo concede. Foram ensinados a pensar que merecem, seja lá o que for que queiram. E quando isso não acontece – porque obviamente não acontece – sentem-se traídos, revoltam-se com a “injustiça” e boa parte se emburra e desiste.
Como esses estreantes na vida adulta foram crianças e adolescentes que ganharam tudo, sem ter de lutar por quase nada de relevante, desconhecem que a vida é construção – e para conquistar um espaço no mundo é preciso ralar muito. Com ética e honestidade – e não a cotoveladas ou aos gritos. Como seus pais não conseguiram dizer, é o mundo que anuncia a eles uma nova não lá muito animadora: viver é para os insistentes.
(Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo).

Data da postagem: 15.7.11 em

Leia a reportagem na íntegra:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247981-15230,00.html

Processos Seletivos 2012 da UEPA

Leia a notícia na íntegra:

http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860744

sexta-feira, julho 15, 2011

Cultura de Paz

A Paz começa em mim... começa em nós.

     Recentemente encerramos o 1º semestre letivo / 2011. Na Escola Estadual Vilhena Alves em Belém do Pará, a culminância dos trabalhos referentes ao 1º bimestre tratou do tema A cultura de paz, parte do planejamento oficial da escola. Já fiz postagens sobre a produção - paródia musical - que coordenei na Turma M3TR01 no turno da tarde com a parceria da Professora Rita Castro Freires, da disciplina Língua Portuguesa.

    Embora considere o resultado de excelente aprendizagem tanto no que se refere ao objetivo específico como quanto ao processo de sociabilidade, gostaria de complementar aos meus alunos:

1. Os símbolos são importantes no processo de comunicação; portanto, reitero o uso de roupas brancas como parte interessante naquele roteiro que já realizamos.
     A opção por camisetas de cor preta não alterou a pontuação recebida pela Turma.

2. Gostaria de ter feito uma ponte com outro segmento da arte para dar mais informações sobre  um dos mais reconhecidos símbolos da paz: a pomba branca, universalmente conhecida após O Primeiro Congresso da Paz Internacional (Paris, 1949) quando a obra A Pomba da Paz de Pablo Picasso foi usada em cartaz:
 Entretanto, existem outros símbolos sobre o tema que contribuem para a comunicação sobre a mensagem que desejamos transmitir. 
    Parabenizo pela escolha que a Turma fez.

3. A produção de frases, de versos mais específicos sobre o tema era uma das minhas intenções. No entanto, a  produção da paródia musical - Violência tô fora - contemplou de forma sutil os objetivos.

   Volto a parabenizar a todos (as) e aproveito para sugerir o vídeo A Paz que de certa forma é mais um elo com o próximo tema a ser trabalhado na escola: O meio ambiente.




Fontes consultadas: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/promovendo-paz-na-escola.htm
http://www.escritoriodearte.com/listarQuadros.asp?artista=212
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/paz-homens-tracos-picasso-424921.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=CU_JRKoF8Ns
http://outramargem-visor.blogspot.com/2007/12/pablo-picasso-pomba-da-paz-1949.html

quinta-feira, julho 14, 2011

Um em cada cinco alunos do fundamental está atrasado na escola

É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. O indicador mede a proporção de aluno que não está matriculada na série indicada à faixa.



segunda-feira, julho 11, 2011

FuturICT transforma sociologia em ciência exata

Na Politécnica de Zurique (ETH), os cientistas preparam o futuro casamento da sociologia com a tecnologia da informação. O objetivo é antecipar as crises que assolam o mundo regularmente.

Saiba mais sobre o projeto sediado na Suiça que concorre a um financiamento europeu de um bilhão de euros:

http://www.swissinfo.ch/por/ciencia_tecnologia/FuturICT_transforma_sociologia_em_ciencia_exata.html?cid=30621218

Brasil precisa alfabetizar 3,5 milhões de adultos para cumprir meta da ONU

Objetivo para 2015 obriga o país a acelerar o ritmo de alfabetização face ao que assumiu na última década.
Leia mais

terça-feira, julho 05, 2011

Atenção Turmas 2T1 e 2T3 da Escola Estadual Magalhães Barata

Tema: A questão do Gênero
Avaliação:

Olá pessoal das turmas do turno da tarde, conforme o título.

Cumprindo com o que conversamos no mês de junho em sala de aula, proponho leitura do texto "Rapazes Serão Rapazes": Papel Social de Gênero na Família Cabo-Verdiana (acesso em 5/7/11 às 10:45):

http://www.alfa.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=1933&Itemid=236

Em seguida, as tarefas:

- Para a Turma 2T1: Tomando como referência a nossa cultura, opine sobre os papéis sociais de gênero / homens.
- Para a Turma 2T3: Tomando como referência a nossa cultura, opine sobre os papéis sociais de gênero / mulheres.


A ideia é elaborar um quadro comparativo ao da cultura Cabo-Verdiana (6.1) conforme texto sugerido.

Como responder: Envie através de comentário, com identificação (nome, turma), respeitando a tarefa indicada.

Observação: O (A) aluno (a) não tem obrigação de responder durante as férias (divirta-se!). O prazo para cumprimento das tarefas  é quinze (15) de agosto/2011.