terça-feira, agosto 30, 2011

Desigualdade Social

Atenção Turma M3TR01 - Escola Vilhena Alves!

Continuando nossas aulas sobre Meio ambiente, Consumo e Desigualdades sociais, faremos em sala de aula hoje, dia 30 de agosto, leitura do texto Desigualdade Social, autoria de Orson Camargo.

A seguir, faremos a discussão.

domingo, agosto 28, 2011

Feiras Vocacionais na UEPA


 Belém, dia 30/08:

- Abertura oficial com fala da reitora Marília Brasil, apresentação e exposição dos cursos, encenações e apresentações musicais feitas pelos alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Música.


- LOCAL: Campus II do CCBS, Travessa Perebebui c/ a Avenida Almirante Barroso. 
- Horário: Das 9h às 17h.


Fonte: http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860781

Dulcinéa Paraense


Dulcinéa Paraense é a escritora homenageada da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Nascida em Belém, em 2 de janeiro de 1918, ela estudou na Escola de Aplicação Professora Serra Freire (anexa à Escola Normal) e cursou Direito na época em que Francisco Paulo Mendes (1910-1999) - que se tornaria uma espécie de mentor da juventude intelectualizada da capital paraense - ainda era Secretário da Faculdade.

sábado, agosto 27, 2011

Piso nacional do magistério

O Supremo Tribunal Federal publicou, nesta quarta-feira (24/8), o acórdão que declarou constitucional a Lei 11.738/08, que cria o piso salarial nacional dos professores da rede pública.

Leia na íntegra:

terça-feira, agosto 23, 2011

Meio ambiente, consumo e desigualdades sociais

Atenção Turma M3TR01 da Escola Vilhena Alves!


Caros alunos, assistam ao filme Ilha das Flores: 

http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28&feature=player_embedded

Em seguida leiam o texto:

“Sociedade de consumo é toda aquela que baseia sua economia na produção e consumo crescentes de produtos e serviços. Em toda a história humana, é no sistema capitalismo que a sociedade de consumo atingiu seu ponto mais alto. Como quase toda intervenção antrópica na natureza, isso tem um lado bom, e outro ruim! Se o consumo é colocado como condição determinante para a acumulação de capital, torna-se parte fundamental do processo de expansão do capitalismo. Obviamente, as demandas da economia mundial contemporânea são crescentes, e também mais intensos tornam-se os processos de extração de matérias-primas, de seu processamento, de transporte e comercialização dos bens de consumo, de descarte daquilo que não se quer mais e do uso acentuado do que não é necessário. Florestas são desmatadas nos países tropicais para suprir demandas do mercado internacional de madeira, papel e celulose. Solos são exaustivamente explorados para produzir e exportar alimentos em países onde a população passa fome. É a miséria de uns que sustenta o conforto de outros. Na sociedade atual, o consumismo está, para alguns, como padrão de vida, para outros, como sonho a ser alcançado. Para a maioria, como algo inatingível.”

Autor: Professor Leandro Faber Lopes
no Portal do Professor/MEC.

Bem, meus alunos, agora ouçam os versos do poema Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade na voz de Paulo Autran ou simplesmente leiam:

Eu, etiqueta
Em minha calça está grudado um nome que não é o meu de batismo ou cartório, um nome... estranho. 
Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida. 
Em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei. 
Minhas meias falam de produto que nunca experimentei, mas são comunicados a meus pés. 
Meu tênis é proclama colorido de alguma coisa não provada por este provador de longa idade. 
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo, minha xícara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidência, costume, hábito, premência, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser eu que antes era e me sabia tão diverso de outros, tão mim-mesmo ser pensante, sentinte e solitário com outros seres diversos e conscientes de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio, ora vulgar ora bizarro, em língua nacional ou em qualquer língua (qualquer, principalmente).
E nisto me comprazo, tiro glória de minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago para anunciar, para venderem bares festas praias pérgulas piscinas, e bem à vista exibo esta etiqueta global no corpo que desiste de ser veste e sandália de uma essência tão viva, independente, que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais, tão minhas que no rosto se espelhavam, e cada gesto, cada olhar, cada vinco da roupa resumia uma estética?
Hoje sou costurado, sou tecido, sou gravado de forma universal, saio da estamparia, não de casa, da vitrina me tiraram, recolocam, objeto pulsante mas objeto que se oferece como signo de outros objetos estáticos, tarifados.
Para me ostentar assim, tão orgulhoso e ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.


Então, já refletiram? Vamos à discussão e na próxima aula continuaremos. 

CIDADANIA

Atenção Turmas M2TR01 e M2TJ01- Escola Vilhena Alves!


Continuando nossa abordagem sobre Direitos e Cidadania, solicito que leiam aqui, em seguida a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois leiam sobre O Direito de ter Direitos, noções básicas, direitos civis, políticos, sociais e de terceira geração.


A tarefa para a 2a. avaliação, valendo dois (2,0) pontos é responder as questões abaixo e enviar via comentários ou entregar-me em classe na próxima aula, dia 30 de agosto:


1a. questão: Qual a origem do termo cidadania?
2a. questão: A que se refere a expressão "Direitos do Homem"?
3a. questão: Com relação ao projeto de cidadania na Revolução Francesa, comente sobre os direitos das mulheres.
4a. questão: Como são chamados e quais são os direitos cujo propósito é a igualdade?

domingo, agosto 21, 2011

Escola Estadual MAGALHÃES BARATA

Amanhã, dia 22 de agosto, segunda-feira, iniciaremos o período de avaliações:

As Turmas do 2o. ano realizarão a 2a. avaliação;
As Turmas do 3o. ano / convênio realizarão a 1a. Recuperação do ano letivo 2011.


Teoria Marxista

Atenção alunos do 1o. ano!
Atenção alunos da 1a. etapa!

Sugestão de leitura:
http://www.culturabrasil.org/marx.htm

sexta-feira, agosto 19, 2011

Começam as aulas para os alunos inscritos no ProEnem

As aulas do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (Proenem) iniciarão amanhã, 20, para os alunos que optaram pelo reforço nos finais de semana. Para quem a opção foi durante a semana, as aulas começaram nesta quinta-feira, 18. As atividades do Programa já iniciam com uma novidade: é que os professores poderão utilizar todo o material didático de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que já é usado no Paraná, graças a uma parceria fechada entre as Secretarias de Estado de Educação do Pará e daquele estado.


As aulas, durante a semana, acontecem de segunda a sexta-feira e vão até o dia 21 de outubro. Já as aulas, nos fins de semana, acontecem em agosto nos dias 20,21, 27 e 28, em setembro, nos dias 10,11, 24 e 25 e em outubro, nos dias 01 e 02. Os locais onde as aulas serão ministradas podem ser consultados no site da Seduc www.seduc.pa.gov.br .Com carga horária de 45 minutos, as aulas serão ministradas por professores da própria Rede Estadual de Ensino. 

Serão um total de aproximadamente 200 horas/aula até o final do Proenem. Durante estas aulas os professores poderão utilizar, além de toda a experiência em preparação para processos seletivos como o Enem, o material didático produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, composto por cadernos com questões das provas do Exame e das disciplinas da grade curricular do Ensino Médio.

Com o programa, a Seduc quer proporcionar ao estudante da Rede Pública aulas de complementação do conteúdo que é cobrado nos certames de acesso ao ensino superior, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, neste ano, será realizado nos dias 22 e 23 de setembro. O Proenem é também um reforço para esses estudantes, já que também farão, em novembro, a Prova Brasil – exame que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As inscrições encerraram no dia 05 de agosto, com 4.365 estudantes inscritos.


Texto: Danielly Gomes
Ascom/Seduc



Meu comentário
As provas do Enem 2011 serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

PROENEM / SEDUC

Atenção!

As aulas iniciaram ontem.

Ratifico o local para os alunos das Escolas Deodoro de Mendonça e Vilhena Alves:
ESCOLA ESTADUAL DR. ULISSES GUIMARÃES.

Compareçam. Bons estudos!

terça-feira, agosto 16, 2011

7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

1ª fase será amanhã, dia 17 de agosto/2011.


Atenção alunos da EEEM Magalhães Barata e EEEFM Vilhena Alves!
Participem!

Todas as informações sobre o evento na página da OBMEP.

Simbolismo Religioso / O poder transformador da Educação / A questão étnico racial

Atenção turmas do 3º ano!
Atenção turmas da 2a. etapa do EJA!


Sugestão de links

Conteúdo programático do 2o. bimestre
Os valores sociais enquanto instrumento de manutenção e/ou transformação da sociedade:
- a questão religiosa;
- a educação.
- a questão étnico racialCultura brasileira: da diversidade à desigualdade; Democracia Racial.

sábado, agosto 13, 2011

Alemanha relembra 50 anos do Muro de Berlim com homenagens


A Alemanha comemora, neste sábado, os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio. A cerimônia em memória desse marco começou com a leitura dos nomes de 136 berlinenses que morreram tentando cruzar o muro.
Leia a notícia na íntegra.

PROENEM / Seduc - Lista de alunos

Alunos da Escola Deodoro de Mendonça para os quais as aulas serão ministradas de 2a. a  6a. feira, no turno da noite, no período de 18 de agosto a 21 de outubro de 2011:

1- Amandio Nunes Tavares Neto
2- Anderson Rodrigo Santos de Oliveira
3- Calio Rodrigues Bena Lourenço
4- Carla Thanana da Silva Trindade
5- Danilo José Maria da Silva Guimarães
6- Ingrid Camilla Teixeira Azevedo
7- Janaína Holles Sousa
8- Jessica Brenda Santos Viana
9- Lorys Raquel Silva do Nascimento
10-Luiz Paulo Nunes Soares
11-Marco Antonio de Oliveira Junior
12-Mauro Roberto Miranda
13-Rafael Filgueiras do Nascimento
14-Reinaldo Jeferson Monteiro de Oliveira
15-Taynara Cristina Santos Oliveira
16-Thais Primo Pereira
17-Waldean Pinto Monteiro

Para aulas aos sábados e domingos, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto,
10, 11, 24 e 25 de setembro,
01 e 02 de outubro:


18-Perla Cristina Lopes Ribeiro.

Local: na própria Escola.


Leia mais aqui

sexta-feira, agosto 12, 2011

Prova Brasil será aplicada em novembro a mais de 6 milhões

Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre os dias 7 e 18 de novembro, nas 27 unidades da Federação. As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados por todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília.

Continue lendo no MEC

quinta-feira, agosto 11, 2011

COMUNIDADE MAGALHÃES BARATA: 11 DE AGOSTO: DIA DO ESTUDANTE

COMUNIDADE MAGALHÃES BARATA: 11 DE AGOSTO: DIA DO ESTUDANTE

Coração de estudante

Para matar a saudade... e para apresentar ao estudante que não conhece (será?) a bela canção de Milton Nascimento:


Dia do Estudante - Parabéns!


Recados para Orkut


Como nasceu o dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes.

Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Dulcinéa Paraense

Atenção alunos da Turma 802, da  disciplina Estudos Amazônicos, turno da manhã na Escola Deodoro de Mendonça!
Vamos iniciar a pesquisa sobre a homenageada da XV Feira Pan-Amazônica do Livro?

(Foto: Divulgação)

Conforme combinado, relaciono alguns links para a pesquisa sobre a biografia de Dulcinéa Paraense:

http://pelasruasdebelem.zip.net/arch2011-03-01_2011-03-31.html
http://joaojorgereis.blogspot.com/2011/07/15-feira-do-livro-homenageia-dulcinea.html
http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_noticia=290979&id_modulo=19
http://portalliteral.terra.com.br/artigos/estudo-comparativo-dos-poemas-balatetta-e-compreensao

Bom trabalho!


Meu comentário: Mais uma fonte de informações sobre a homenageada, que chegou-me como um presente em 28/08/2011 foi o blog LINGUAGENS. Acesse aqui para enriquecer sua pesquisa.




terça-feira, agosto 02, 2011

segunda-feira, agosto 01, 2011

Da turma do fundão aos tímidos: pesquisa mostra tipos de alunos

Segundo especialistas, é importante que o professor "entenda" o perfil dos seus alunos para aumentar o rendimento da turma.

A patricinha, o roqueiro, o sonolento, a estudiosa. Os tipos de alunos encontrados em uma escola já foram retratados com humor em filmes adolescentes e em videoclipes musicais, mas agora pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) traçaram um perfil psicológico de 51 mil pessoas que deve servir para que os professores "entendam seus alunos".

Continue lendo no Terra.