terça-feira, janeiro 29, 2013

Emerson Orlando do Nascimento Esteves Passos/Turma M2NJ03/ Vilhena Alves

Conforme orientado hoje na escola faça leitura do texto em:

http://lemaposerra.blogspot.com.br/2011/04/gilberto-freyre.html

Retorne na quarta-feira, dia 30/01 às 19:00 horas.

Meu comentárioEstive ontem na escola das 19:00 às 21:00 horas, embora não seja o meu horário. Retornarei na próxima segunda-feira, dia 04/02 devido a sua impossibilidade de comparecer às quintas-feiras, conforme relatou. 

Lembro a você que o resultado sairá no dia 05/02, terça-feira.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Reze por Santa Maria / Rio Grande do Sul

A maior tragédia de nossas vidas


Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça.
A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.
Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.
A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.
As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.
Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.
Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.
Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.
Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.
Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.
Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.
Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?
O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.
A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.
Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.
Mais de duzentos e quarenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.
Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.
As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso.
Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.
As palavras perderam o sentido.

Fabrício Carpinejar
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/01/fabricio-carpinejar-a-maior-tragedia-de-nossas-vidas-4024497.html

quinta-feira, janeiro 24, 2013

UFRA / 2ª fase do PS 2013

A prova será realizada no dia 27 de janeiro. Saiba mais.

PDE / PROUNI - Resultado da 1ª chamada 2013

Reitor: A UFPA e as políticas de ação afirmativa



Ainda neste primeiro semestre, o Supremo Tribunal Federal deverá iniciar o debate sobre a constitucionalidade do sistema de cotas utilizado por várias universidades públicas em seus processos de acesso a cursos de graduação.

A UFPA é uma das mais de 70 IES a adotar esse sistema nos certames seletivos. Após três anos de implantação, algumas tendências podem ser observadas desde que o programa foi iniciado na Instituição. Além disso, experiências mais consolidadas de outras universidades não apenas confirmam essas tendências como também explicitam outros desdobramentos que têm ganhado ampla divulgação.

É certo que o Brasil é um país com enormes desigualdades refletidas em diferentes perfis de acesso a demandas nas áreas de educação, saúde, segurança, moradia, emprego e justiça.  É, portanto, uma nação marcada pela falta de oportunidades que atinge, de forma prevalente, a camada populacional de maior fragilidade socioeconômica.

Esta realidade, de origem centrada em uma formação societária caracterizada pela resistência histórica a processos de distribuição universal de bens e serviços sociais, tem sido um dos óbices a impedir a inserção do Brasil no elenco de nações com elevados índices de desenvolvimento humano.    
Na existência de um cenário com essa moldura, políticas afirmativas podem servir como facilitadores à criação de um ambiente de redução de desigualdades, desde que respondam a pressupostos básicos de razoabilidade e legitimidade social. Nessas condições, longe de representarem privilégios a grupos, são instrumentos poderosos na redução da distância a separar ricos e pobres nas oportunidades de ascensão a que são apresentados no curso de suas vidas.

Várias são as óticas que definem posições contrárias e a favor dessas políticas. Sob uma delas, muitos estudiosos do regime de cotas defendem sua aplicação dentro de critérios com viés apenas social. Esse modelo, que tem os pobres como alvos da atenção, ao não excluir de seu arco de recepção parcela significativa de negros e pardos, teria a vantagem de não deixar de fora, como no caso das cotas raciais, brancos também pobres.
Se essa é uma formulação consistente, não se deve esquecer que, no Brasil, indicadores socioeconômicos permitem sustentar que a pobreza tem cor predominantemente negra, bem como que a população de negros e pardos é subrepresentada nos extratos sociais de maior destaque, obra, sem dúvida, de um contexto histórico de formação que pôs à margem das oportunidades esse contingente populacional, elegível, portanto, a um processo temporal de reparação de injustiças.

Assim, cotas sociais e raciais parecem ter espaços complementares como elementos de redução de assimetrias. A combinação desses diferentes formatos, como verificada nos processos seletivos da UFPA, pode ser compreendida como avanços na comparação com experiências que utilizam apenas uma das duas formas.

Levados pela observação de casos de sucesso pessoal alcançado a despeito das dificuldades de acesso encontradas, alguns grupos se opõem aos modelos de seleção com reserva de vagas. Se o caráter de excepcionalidade desses casos, por si, torna-os inadequados para uma argumentação, acrescente-se, ainda, o fato de que o conceito de mérito só pode ter valor quando aplicado entre cidadãos com níveis comparáveis de oportunidades. À falta dessa premissa, a meritocracia torna-se uma inaceitável crueldade intelectual.   

O surgimento das novas técnicas para o estudo do DNA trouxe, ainda, uma nova vertente à discussão. Segundo alguns, a comprovação de que o conceito de raça não é aplicável a humanos abriria espaço para questionamentos sobre a aplicabilidade de cotas raciais. Nossa realidade social impõe a improcedência desse raciocínio, na medida em que o fulcro da discriminação não está identificado em DNA, mas sim, e infelizmente em larga medida, na cor da pele e em traços pessoais característicos.

Há convergência entre os debatedores dos modelos de ação afirmativa de que a matriz da solução do problema da discriminação deve ser forjada na melhoria da qualidade do ensino básico.  Todavia, considerando-se as nossas estruturas institucionais, é de se indagar quanto tempo seria necessário para que essa indispensável transformação se processasse. Por que, então, não aceitar, em horizonte temporal definido, que iniciativas de correção com resultados mais céleres possam ser aproveitadas?

Uma preocupação de novo tipo sinaliza com a hipótese de que as políticas diferenciadas para negros podem estimular uma violência racial sem precedentes, ou mesmo a institucionalização do racismo no País. Os resultados observados em mais de 10 anos da utilização do regime de cotas não sustentam essa preocupação.

Não nos esqueçamos, aqui, que as críticas apresentadas no início da implantação dos programas de ação afirmativa fundamentavam-se na certeza de que os beneficiados teriam sua formação profissional comprometida pelo baixo preparo adquirido no ensino básico. O desempenho dos mais de 50 mil brasileiros já formados nesse sistema derrubou esses argumentos, a ponto de não mais serem admitidos por seus críticos.

Essas breves reflexões dão alguma noção dos diversos contextos em que são feitas as análises sobre o tema das ações afirmativas, hoje, no País. De muito positivo, a constatação de que esta se tornou uma oportunidade ímpar para se discutir o tema da discriminação social de forma mais aberta e ampla possível.

 por Carlos Maneschy / foto Márcio Ferreira
 no Jornal Beira do Rio
 

quarta-feira, janeiro 23, 2013

DÚVIDAS DE COTA RENDA / UFPA

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos em função da grande demanda de solicitações de informações sobre o Sistema de Cota Renda disponibiliza o link abaixo com melhores orientações para os candidatos que estão inscritos nesta consdição de COTA-ESCOLA-RENDA ou COTA-ESCOLA-COR-RENDA.
  
VEJA AQUI O QUE PRECISA

Notícia no CIAC/UFPA.

domingo, janeiro 20, 2013

Plano Nacional de Educação deve ser votado pelo Senado até junho

O Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser votado pelo Senado Federal até junho deste ano. A expectativa é do senador José Pimentel (PT-CE), relator do projeto. Em 2012 a votação foi adiada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa, que terminou o ano sem um parecer definivo.
 
“Espero que até o final de junho a gente conclua a votação no Senado. O projeto então volta à Câmara. Trabalhamos no sentido de aprovar toda essa matéria no ano de 2013”, disse em debate no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE).
 
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. O projeto ficou cerca de um ano e meio em tramitação na Câmara e um mês e meio no Senado. Somente neste último, já foram apresentadas 80 emendas ao plano. Até o final do ano passado foi mantido o ponto que mais gerou polêmica na Câmara: a ampliação do percentual de investimento do Produto Interno Bruto (PIB) em educação para 10% ao ano.
 
O governo federal defendia que a implementação do Plano Nacional de Educação dependia integralmente dos repasses de recursos dos royalties de petróleo e que não seria possível retirar os recursos do PIB. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou aos parlamentares, em novembro do ano passado, dados demonstrando que para o investimento de 10% no setor, como previsto no PNE, deveria haver um acréscimo de R$ 200 bilhões.
 
Pimentel explica, no entanto, que o governo cedeu aos 10% e que a porcentagem deve ser mantida no plano aprovado. O senador destacou também a presença dos estudantes em toda a tramitação do PNE. Segundo ele, neste ano o acompanhamento dos movimentos estudantis será fundamental para a agilidade da votação.
 
O 14º Coneb acontece em Recife (PE) até segunda-feira (21). Este ano foram mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país. Sob o tema A Luta pela Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias, o Coneb oferece debates e grupos de discussão sobre temas ligados às universidades e ao Brasil. Ao final, os delegados vão decidir os rumos e posicionamentos da UNE para 2013. O evento antecede a Bienal da UNE, espaço de diálogo de estudantes e movimentos culturais que, este ano, está em sua 8ª edição.
Agência Brasil

sexta-feira, janeiro 18, 2013

Solicitação da Certificação do Ensino Médio via Enem – Edição 2012

[...]

Terá direito à certificação de conclusão do Ensino Médio o candidato que, atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e obter no mínimo 500 pontos na redação. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter a pontuação mínima na prova objetiva e, adicionalmente, a nota mínima na prova de redação.

Leia a notícia no portal da SEDUC/PA.

quarta-feira, janeiro 16, 2013

PROUNI - Em Belém, PA tem oferta de 64 cursos

1º Processo Seletivo 2013.

Clique aqui para obter informações sobre os cursos/instituições/bolsas.

Processsos Seletivos Especiais/UFPA com inscrições abertas até 24 de janeiro

Parabéns Calouros 2013 / Escola Magalhães Barata

Em Instituições públicas 


André Luís Bernardo Santos Oliveira           Administração (UFPA)
Bianca Pinheiro Freitas                               Ciências Sociais (UFPA)
Breno Felipe do Nascimento Cardoso           Odontologia (UFPA)
Elizabeth Cristina Monteiro Paulino             Teatro (UFPA)
Erick José dos Santos                                   Letras (Língua Inglesa/UFPA)
Gizele Cristina da Silva Almeida                    Fisioterapia (UFPA)
Ingrid Fabiane G. Martins                             Ciências Sociais (UFPA)
Kelvin Werik nascimento Gomes                    História (UFPA) e Ed. Física (UEPA)
Layse Ferreira Pereira                                   Filosofia (UFPA)
Luciana Cristina Dias Ribeiro                         Geografia (UFPA)
Luiz Felipe dos Santos Valente                       Matemática (UFPA)
Maiza Leal Medeiros                                       Enfermagem (UFPA)
Priscila Rodrigues Batista                               Administração (UFPA)
Raissa Nobre Barros                                        Ciências Sociais (UFPA)
Ruan Augusto Gonçalves  Lopes                     Arquitetura (UFPA)
Stefanie Leão Gaia                                           História (UFPA) e Filosofia (UEPA)

Em Instituições privadas

Arthur Pereira da Paixão de Souza                   História (FIBRA)
Bárbara Larissa Barros Guedes                        Administração (UNIP)
Danilo Pedro Silva Maia                                  História (FIBRA)
Debóra Dinnaly de Souza Cravo                      Enfermagem (UNAMA)
Erick Augusto Cordeiro Lima                          Ciências Contábeis (UNAMA/IESAM)
Esterphany Ingrid Ferreira                                Ed. Física (ESMAC)
Francianne Oliveira Silva                                 Administração (ESTÁCIO)
João Alberto Alvim de Lima                            Turismo (FAPAM)
Kamila dos Santos de Oliveira                         Ciências Contábeis (UNAMA)
Layla Lahine Nascimento                                Ciência da Computação (FAPAM)
Luis Henrique Assis Cabral                             Eng. Ambiental (IESAM)
Manuela Salgado de Araujo                             Pedagogia (IPIRANGA)
Nayara Lais de souza Miranda                         Enfermagem (ESAMAZ)
Rafael Rodrigues Gomes                                 Administração (IESAM)
Raí Rocha Costa                                              Administração (FAPAM)
Rodolfo de Moura Pinheiro                            Markenting e Gestão (UNIP)
Shayanne Thays Sousa Du                              História (FIBRA)
Thatiany Marques de Araúj                             Letras (FIBRA)
Vanessa Gomes da Silva                                  Letras (FIBRA)
Walace Murilo Loureiro Valadares                  Eng. Civil (FACI) e Direito (CESUPA)


PARABÉNS!


Notícia no blog da Escola.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

SISU

Primeira chamada de aprovados será divulgada na segunda-feira

Sábado, 12 de janeiro de 2013 - 10:10

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação será divulgado na segunda-feira, 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Na primeira edição deste ano, a oferta é de 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.

Os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera, de 28 próximo a 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. Para esse grupo, a convocação começa em 18 de fevereiro.

O balanço detalhado, com todos os números referentes à primeira edição deste ano do Sisu, será divulgado na segunda-feira, 14.

Mais informações na página do Sisu na internet.

Assessoria de Comunicação Social

Notícia no Portal do MEC

domingo, janeiro 13, 2013

Já estão abertas as inscrições para Processo Seletivo de Educação a Distância / UFPA

As inscrições para o Processo Seletivo Especial de 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA), destinado a candidatos que desejam cursar uma graduação por meio da Educação a Distância na Instituição, iniciaram-se nesta sexta-feira, 11.

Serão ofertadas 850 vagas distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Biologia, Matemática, Química, Língua Portuguesa, Física e Bacharelado em Administração, em nove municípios do Pará. Do total de vagas, 170 são ofertadas no primeiro semestre e 680, no segundo semestre.

O Processo será realizado em uma única fase composta por uma prova com 55 questões de conhecimentos gerais das disciplinas de Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e uma redação. A prova ocorre no dia 24 de fevereiro, no horário das 8h às 12h, nos municípios de  Belém, Breves, Cametá, Dom Eliseu, Igarapé- Miri, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Tailândia e Tucumã.

O cartão de inscrição, com os dados pessoais e o local de prova do candidato, estará disponível no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), a partir do dia 5 fevereiro. Este deve ser apresentado no dia da prova, acompanhado de um documento oficial com foto.

As inscrições vão até o dia 24 de janeiro, no valor de R$ 50,00, e serão feitas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico do Ceps. O pagamento deve ser efetuado até o dia 25 deste mês.

Outros processos – A UFPA também está com inscrições abertas para os Processos Seletivos Especiais para os cursos de Ciências Contábeis, no Campus de Parauapebas, e de Enfermagem, no Campus de Breves. O  objetivo é promover a formação qualificada de profissionais de nível superior para atender as necessidades de seu município.

As inscrições para estes processos ocorrem no período de 11 a 24 de janeiro, com uma taxa no valor de R$ 50,00 e são feitas exclusivamente pela internet. São ofertadas 50 vagas para o curso de Ciências Contábeis e 45 vagas para o curso de Enfermagem. O cartão de inscrição dos dois processos estará disponível na página do Centro de Processos Seletivos (Ceps), a partir do dia 5 de fevereiro.

As provas serão realizadas no dia 24 fevereiro, no horário das 8h às 12h, de acordo com o horário de Belém. Estas são formadas por 55 questões de conhecimentos gerais das disciplinas de Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e uma redação. No dia do concurso, os candidatos devem apresentar o cartão de inscrição acompanhado de um documento com foto oficial.

Serviço:
Processos Seletivos Especiais 2013
Inscrições: 11 a 24 de janeiro.
Mais informações: www.ceps.ufpa.br
Texto: Coordenadoria de Imprensa e Informação da Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução / Google

sábado, janeiro 12, 2013

Belém do Pará

Mercado de carne - Era do ferro / foto tirada do meu celular









Parabéns pelos 397 anos.




















Conceitos sobre Racismo e seus derivados

Atenção Turmas de 2ª etapa/EJA e 3º ano Regular!

De autoria do professor Antônio Olímpio de Sant'Ana, a minha sugestão de leitura para a 4ª avaliação com acesso no Portal do MEC, foi postada neste blog:

http://lemaposerra.blogspot.com.br/2009/11/conceitos-sobre-racismo-e-seus.html

terça-feira, janeiro 08, 2013

Cultura e Ideologia

Movimentos Sociais

Atenção turmas do 2º ano e da 1ª etapa do EJA!

Para ampliar seus conhecimentos sobre para a 4ª avaliação - faço sugestão de leitura:

1- Sobre O que é um Movimento Social

http://biruelsociologia.blogspot.com.br/2009/05/os-movimentos-sociais.html

http://revolucao-industrial.info/mos/view/Movimentos_oper%C3%A1rios/

http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm

http://cidadaniaemmovimentos.blogspot.com.br/2010/09/o-que-sao-movimentos-sociais.html

2- Saiba mais sobre alguns Movimento Sociais no Brasil

http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm

http://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/

http://www.brasilescola.com/historiab/feminismo.htm

http://www.slideshare.net/espacoaberto/movimentos-sociais-no-brasil-5854885

3- Sobre os "Novos" Movimentos Sociais

http://sociologiaemaccao.blogspot.com.br/2012/05/o-fim-da-historia-os-novos-movimentos.html

http://www.sul21.com.br/jornal/2011/11/um-novo-padrao-de-movimentos-sociais-no-brasil-e-no-mundo/

http://portalraizes.org/index.php?option=com_content&view=article&id=76:movimento-negro-&catid=3:movimentos&Itemid=4


segunda-feira, janeiro 07, 2013

Inscrições abertas para curso pré-vestibular gratuito na UFPA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Projeto Universidade Aberta (PUA), curso pré-vestibular gratuito que funciona no campus básico da Universidade Federal do Pará (UFPA) e oferece aulas expositivas de todas as disciplinas exigidas no Processo Seletivo da Instituição. Este projeto é realizado pelo Programa de Educação Tutorial em Física (PET- Física) e é volta apenas para estudantes oriundos de escolas públicas.
De acordo com o coordenador do PUA, professor Rafael Silva, o objetivo do programa é “propiciar o acesso à educação de estudantes ou concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado do Pará, dando possibilidade de ingresso em uma Universidade Pública e de troca de vivências entre estudantes vindos de diversas escolas da rede pública. Além bdisso, o projeto busca desenvolver a capacitação profissional dos bolsistas e colaboradores, diante de uma prática pedagógica com responsabilidade social.
São ofertadas 70 vagas para uma única turma que funcionará de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h10, e aos sábados, de 8h às 12h30. As aulas terão início no dia 1º de março de 2013. O acesso ao PUA será feito por meio de um processo seletivo que terá uma prova de múltipla escolha com 30 questões, sendo 15 de Matemática e 15 de Língua Portuguesa, além de uma Redação. O conteúdo correspondente à parte objetiva será o de 8ª série do Ensino Fundamental.

Inscrições - As inscrições para o Processo Seletivo do PUA estarão abertas entre os 07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Laboratório de Física- Ensino (sala do PET- Física), localizado no Campus Básico da UFPA, próximo à biblioteca central. Serão disponibilizadas apenas 700 inscrições, e após o preenchimento deste número de inscritos,  estará encerrado, automaticamente, o período de inscrição.
Os estudantes que já concluíram o ensino médio deverão apresentar, no momento da inscrição, cópia e original do documento de identidade, comprovante de residência, histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de conclusão ou boletins do 1º, 2º e 3º ano, além de 1 quilo de alimento não-perecível.
Para candidatos que estão cursando ou que irão cursar o 3º ano do ensino médio em 2013, é necessário apresentar cópia e original do documento de identidade, comprovante de residência, declaração de conclusão do 2º ano ou comprovante de matrícula/declaração de matrícula no 3º ano do ensino médio ou boletins do 1º e 2º ano, além de um quilo de alimento não-perecível.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25 de fevereiro na sala e no site do PET- Física . A matrícula dos alunos selecionados acontecerá entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2013, de 8h às 18h.

Serviço: Processo Seletivo do Projeto Universidade Aberta. Para mais informações: (91) 3201-7888  e 8272-1202.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 07.01.2013 18:00 no http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7053

Repescagem da UFPA - PS 2013

A expectativa é grande para esse acontecimento. Se você se encontra nessa situação, observe:

1- Entenda como funciona o novo sistema de cotas. Clique aqui.

2- Leia a notícia sobre a Repescagem 2012:

Repescagem: como funciona – A existência das cotas também tem impacto na hora da repescagem, diante da desistência de candidatos. Quando há desistência observa-se de que perfil foi o desistente. Se a desistência foi de um candidato cotista-cor, a vaga só poderá ser preenchida por candidatos cota-cor. Se for um cota-escola, deverá ser chamado outro cotista, mas, desta vez, poderá ser tanto um cota-cor, quanto um cota-escola, dependendo de quem tem a maior nota. Já se a desistência for de um não-cotista, qualquer um pode entrar, será levada em consideração a maior nota.

“Esse raciocínio é difícil para os candidatos que ficam na expectativa de serem chamados porque, quando entram no sistema e veem que estão entre os primeiros nas listas de espera e divulgamos as listas de repescagem, sem chamá-los, eles pensam que há algo errado. O que pode acontecer é que o estudante nesta situação seja não cotista e todas as desistências tenham acontecido entre cotistas e, por isso, a vaga da repescagem precisa ser, necessariamente, preenchida por cotistas” explica Marilucia Oliveira.

3- A primeira lista sairá após o período de habilitação ao vínculo quando a instituição terá o levantamento de faltosos.

4- A segunda lista será divulgada provavelmente no final de março quando estará encerrado o processo de homologação; assim, as vagas serão para preenchimento daquelas cujas homologações foram indeferidas.


Boa sorte! 

Postagem editada

sábado, janeiro 05, 2013

Classificados no PS 2013 da UFPA

http://www.ceps.ufpa.br/

Parabéns calouros!

Todas as informações sobre matrícula no site acima.

Postagem editada.

Sisu 1º / 2013 - Período de inscrições: de 7 a 11 de janeiro

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2013, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obteve nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012. Número de inscrição e senha de outras edições do exame não são aceitos.

Clique aqui.