sábado, fevereiro 23, 2013

Uepa convoca mais aprovados nos Processos Seletivos / segunda repescagem Prosel/Prise 2013

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) convoca para matrícula os candidatos aprovados na segunda repescagem dos Processos Seletivos 2013. O período de matrícula é do dia 25 a 27 de fevereiro, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na coordenação do curso para o qual o candidato foi aprovado. 

Continue lendo

Práticas de ensino: Professor paraense tenta mostrar aos alunos a importância do voto


Estudantes simulam comício eleitoral: projeto de escola do interior paraense teve como propósito preparar os alunos para a vida em sociedade, formar eleitores e, possivelmente, candidatos (foto: arquivo do professor Adonias Oliveira)Ao ouvir de seus alunos que “todo político é ladrão” e que venderiam seus votos ao se tornarem adultos, por não acreditar nos políticos, o professor Adonias Sousa de Oliveira ficou preocupado. Esse sentimento o levou a criar o projeto Meu Voto, meu Futuro, distinguido na sexta edição do Prêmio Professores do Brasil. As atividades foram realizadas nas aulas de sociologia e religião dos últimos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Oliveira Santana, em Breu Branco, Pará.

“A escola pensou em desenvolver projeto com o objetivo de preparar os alunos para a vida em sociedade, a fim de formar eleitores ou, quem sabe, os candidatos do amanhã”, explica Adonias. ”Trabalhamos a concepção do que é ética, não só no meio político, mas também no sentido pessoal, na vida particular, bem como valores como honestidade, dignidade, respeito e compromisso.”

Após avaliação diagnóstica para avaliar os conhecimentos que os estudantes traziam de casa, o professor passou a criar situações capazes de motivar a busca desse conhecimento. A escola foi transformada em um município fictício. As salas de aula, em bairros, com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Cada turma ficou responsável por um serviço público. Assim, os estudantes da quinta série A (sexto ano), por exemplo, fizeram pesquisas sobre o tema saúde, em escalas nacional, estadual e municipal. A partir daí, visitaram postos de saúde para verificar a situação real vivida pela população. “Eles vivenciaram o que o município tinha a oferecer com relação aos serviços públicos”, avalia Adonias.

Panfletagem — Os alunos aproveitavam a hora do intervalo para divulgar propostas. Teve início uma concorrida campanha eleitoral, com panfletagem, bandeirolas e até telefone celular. No encerramento do projeto, foi realizado um grande comício no pátio da escola, com a participação dos pais. Em estúdios, foram gravadas paródias musicais e, durante o comício, era possível escutar, ao fundo, a música de cada candidato. “As famílias investiram na realização do projeto. Nunca elas tinham participado tão efetivamente de uma atividade na escola”, salienta Adonias. “Foi emocionante.”

As propostas dos “candidatos” foram encaminhadas à presidência da Câmara Municipal, representada na banca avaliadora do projeto. Os vereadores devem avaliar a possibilidade de liberar recursos e investimentos para a escola.

Mudança — A premiação repercutiu positivamente na carreira de Adonias, que tem graduação em pedagogia e especialização em gestão escolar e está há 18 anos no magistério. Professor concursado em dois municípios, a partir deste ano ele assume como coordenador pedagógico das disciplinas de sociologia e filosofia de Breu Branco. Em Tucuruí, também no Pará, será o coordenador do Projeto EJA, de educação de jovens e adultos, na modalidade semipresencial (modular). Nesse município, ele exerceu o cargo de vice-diretor da Escola Municipal de Educação Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon.

Fátima Schenini
Portal do MEC

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Listão dos aprovados no Processo Seletivo 2013 da UFRA

 http://www.ufra.edu.br/arq.html

Informações sobre a matrícula dos calouros

Parabéns! 



Matrícula dos Calouros - 2013

O Prof. Orlando Tadeu, Pró- Reitor de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia, informa que as matrículas dos alunos aprovados no Processo Seletivo 2013 ficam adiadas para o período de  25/03 a 27/03/2013, demais informações ficam mantidas.

Postagem editada

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Repescagem do PS 2013 / UFPA

COMUNICADO CIAC
O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC) informa que a repescagem do PS 2013 apenas poderá ocorrer após o término do período de habilitação ao vínculo institucional e análise da documentação de cada calouro. Somente em posse do número de faltosos à habilitação e do número de habilitações indeferidas, o CIAC poderá elaborar a lista de repescagem. Serão duas listas: uma para preencher as vagas dos faltosos à habilitação, prevista para ser divulgada no final de fevereiro ou início de março; outra para preencher as vagas de habilitações indeferidas, prevista para ser divulgada no final de março. O processo é demorado, pois também são analisados os documentos enviados pelos campi do interior do Estado.
O edital anunciado, que usará apenas a nota do ENEM para classificação, é para o preenchimento de vagas que não tiveram classificados no PS 2013. Esse edital apenas deverá ser lançado após a repescagem.
Nesse ano de 2013, são mais de 7 mil novos alunos que devem fazer habilitação. Além do de Belém, a UFPA tem 10 campi no interior do Estado.
 

Quase dois terços dos brasileiros apoiam cotas nas universidades

Pesquisa do Ibope para o jornal "O Estado de S. Paulo" revela que a maioria dos brasileiros é favorável a um regime de cotas raciais e de rendimento no acesso ao ensino superior.


Quase dois terços dos brasileiros são a favor de cotas em universidades públicas para negros, pobres e alunos da escola pública. Uma pesquisa do Ibope feita a pedido do jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de cotas no ensino superior.

Segundo a mesma pesquisa, apenas 16% dos inquiridos se mostraram frontalmente contra a implementação de cotas que facilitem o ingresso dos estudantes nas universidades públicas.

De acordo com o "Estado", o grau de apoio às cotas muda de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.

O jornal refere ainda, na sua edição deste domingo, que "há um apoio significativamente maior às cotas que levam em conta a renda (77%) e/ou a origem escolar (77%) dos pretendentes às vagas que às cotas baseadas só na cor autodeclarada do aluno (64%)".

Leia a notícia no Portugal Digital



Listão da Ufra será divulgado nesta quinta-feira

O listão com o nome dos aprovados no Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) será divulgado nesta quinta-feira (21), às 9h. O local da divulgação será no Prédio Central, campus Belém, na avenida Perimetral.

Este ano foram 15.579 candidatos inscritos para as vagas nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contabéis, Medicina Veterinária e Zootecnia, distribuídas nos campi de Belém, Capitão Poço, Parauapebas, Capanema e Paragominas.

O PS 2013 da Ufra teve a metade das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os outros 50% para o vestibular tradicional.

O curso mais concorrido foi o de Engenharia Ambiental em quase todos os cinco campi da Universidade no Estado. Uma das novidades foi a criação do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura para o campus de Belém.

Segunda-Feira, 18/02/2013, 10:23:41 - Atualizado em 18/02/2013, 10:23:41

Atividades Pedagógicas Vilhena Alves: MATEMÁTICA - Inscrição para a 9ª Olímpiada Brasileira das Escolas Públicas

Atividades Pedagógicas Vilhena Alves: MATEMÁTICA - Inscrição para a 9ª Olímpiada Brasileira das Escolas Públicas

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

O conservadorismo de Bento XVI na visão do teólogo brasileiro Leonardo Boff

Apesar de serem a mesma pessoa, Joseph Ratzinger e o Papa Bento XVI eram duas personalidades diferentes, diz o teólogo e professor universitário brasileiro Leonardo Boff.

Continue lendo no África 21 Digital

domingo, fevereiro 10, 2013

HALAN ROBERT LIMA SANTOS - M2MR02 - Vilhena Alves

Assunto: QUESTÃO DE GÊNERO

Sobre a atividade pendente solicito que faça leitura no

http://adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/sexo_genero.pdf

bem como em textos discutidos em sala-de-aula e elabore um resumo contemplando:

1- Conceitos.
2- Os papéis desempenhados por homens e mulheres na sociedade identificando a passagem de poder do homem ao longo da história.
3- Há igualdade de papéis para homens e mulheres na atualidade, no Brasil?
4- Desigualdade de gênero x Educação.

Outros textos podem ser consultados. Informe as fontes de pesquisa.

Bom trabalho!

Data da entrega: 15/02/2013.

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Pesquisadora brasileira na Universidade de Lisboa compara desigualdades no Brics

"O que chama a atenção no Brics é que o Brasil tem pessoas tão pobres quanto as mais pobres do mundo e tão ricas quanto as mais ricas", diz pesquisadora Maria Silvério.

Lisboa - Entre as cinco maiores economias emergentes, o Brasil foi a que mais diminuiu a desigualdade socioeconômica nas últimas duas décadas. A conclusão consta de estudo comparativo, feito no ano passado com base em dados secundários (de organismos multilaterais internacionais como as Nações Unidas e o Banco Mundial) e publicado pelo Observatório das Desigualdades da Universidade de Lisboa.
Segundo a autora do estudo, Maria Silvério (mestranda em antropologia na área de migrações, globalização e multiculturalismo no Instituto Universitário de Lisboa), o Brasil é, entre os países do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul), o único que "conseguiu diminuir consideravelmente a desigualdade de renda nos últimos 20 anos, saindo de um [coeficiente de] Gini de 0,61 em 1990 para 0,54 em 2009". No índice (um dos mais usados para comparações socioeconômicas entre países), criado pelo estatístico italiano Corrado Gini,  zero representa a igualdade total de renda.
Em intervalos de tempo nas duas últimas décadas, Maria Silvério observou que os demais países tiveram concentração de renda. "A África do Sul obteve um crescimento acentuado no Gini, que passou de 0,58 em 2000 para 0,67 em 2006 (...) A Rússia apresentou grandes oscilações no Gini, que foi de 0,24 em 1988 para 0,46 em 1996. Em 2002, o índice caiu para 0,36 e voltou a subir em 2008 para 0,42 (...) A China e a Índia apresentaram em 2005 um coeficiente de Gini de 0,42 e 0,37, respectivamente", mostra o trabalho.
Os dados revelam que apesar da melhoria, o Brasil ainda é o segundo maior em desigualdade entre as grandes economias emergentes - só não é pior que a África do Sul que, até meados da década de 1990, vivia sob o apartheid (regime político e econômico de segregação racial). "O que chama a atenção no Brics é que o Brasil tem pessoas tão pobres quanto as mais pobres do mundo e tão ricas quanto as mais ricas", explicou a pesquisadora à Agência Brasil.
Na opinião de Maria Silvério, a diminuição da desigualdade e o consequente aumento da classe média podem favorecer o crescimento da economia brasileira. "Normalmente, o que mais faz um país crescer é a classe média, que consome muito. Por ser classe média, tem expectativa de crescer mais ainda – o que fomenta a economia com maior circulação de bens e a compra de automóveis e imóveis"; avalia.
Além do coeficiente de Gini, Maria Silvério comparou a situação de homens e mulheres, a escolaridade e o acesso à saúde no Brics. À exceção da África do Sul, aumentou a expectativa de vida e diminuiu a mortalidade infantil entre as economias emergentes nos últimos 20 anos. O Brasil  apresentou o maior crescimento da expectativa de vida (7,2 anos) e tem, juntamente com a China, a população com idade mais longeva (73,5 anos), em média.
A Rússia tem os melhores indicadores de mortalidade infantil e de escolaridade. No ex-país socialista, a mortalidade caiu de 27 mortes de crianças (até 5 anos) para cada mil nascidos (em 1990) para 12 óbitos na mesma proporção (em 2009). O Brasil teve a queda mais acentuada: de 56 para 21 mortes para cada mil nascidos e está à frente da Índia e da África do Sul (66 mortes).
Sobre a escolaridade média dos adultos, o Brasil (com 7,2 anos) apresenta pior indicador do que a Rússia (9,8 anos), a África do Sul (8,5 anos) e a China (7,5 anos) – superando apenas a Índia (4,4 anos). A escolaridade entre os emergentes é mais baixa que nos Estados Unidos (12,4 anos), na Alemanha (12,2), no Japão (11,6) e na França (10,6).
No Brics, o Brasil é o país com a maior proporção de mulheres com o ensino médio completo Para cada grupo de mil homens com essa escolaridade havia (em 2010) 1.054 mulheres com o mesmo tempo de escola.
Na China, há a maior proporção de mulheres no mercado de trabalho. Para cada função de homem empregado, havia 0,805 função de mulheres (dado de 2009). No Brasil, a proporção é de uma função de homem para cada 0,734 de mulheres empregadas.













segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Processos Seletivos: Divulgada primeira lista de repescagem da UEPA

Os convocados devem no período de 5 a 8 de fevereiro, de 8h às 12h e de 14h às 18h, entregar nas coordenações dos cursos, os documentos exigidos pela instituição no campus onde realizarão a graduação. Aqueles que não comparecerem para efetivar a matrícula no prazo estabelecido ou não apresentarem a documentação, perderão o direito ao ingresso na universidade. 

 

Continue lendo.