terça-feira, abril 30, 2013

5ª chamada PROSEL e SISU / UFRA 2013

3a. Chamada PS 2013/UFPA (2ª repescagem)

EDITAL Nº 030 /2013 – CIAC, 30 DE ABRIL DE 2013 com anexo

CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS
NO PS -2013 PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À
HABILITAÇÃO AO VÍNCULO INSTITUCIONAL

Para comparecimento em 02 de maio de 2013. 

Nesta chamada foram contemplados apenas cursos  que têm uma única entrada ao ano pois os convocados iniciarão os estudos imediatamente.

Uma terceira lista - para cursos de dupla entrada - será publicada (?) para início de estudos no segundo semestre, que, pelo calendário especial da UFPA será em 28 de agosto/2013.

Postagem editada        (para informações sobre a terceira repescagem consultei publicação no jornal O Liberal / Cidades, página 10 de 1º de maio e o Calendário Acadêmico 2013 no site da UFPA.)





domingo, abril 28, 2013

Uma escola sem receita

O aluno que inseriu na redação do Enem a receita do miojo deixou um recado claro: a receita de escola desandou.
No passado a escola era um espaço físico, dedicado à aquisição de conhecimentos certificáveis, que só os professores detinham. O professor era um profissional supostamente capaz de saber o quê e como ensinar. Os ritmos escolares balizavam o tempo desse aprendizado que se sucedia ao longo de anos. Todas essas premissas estão postas em questão.
Enquanto a escola pública tenta compensar suas imensas deficiências construindo prédios, aumentando matrículas e o número de professores em sala de aula, condição sine qua non de qualquer progresso, o que se passa dentro dos muros da escola entre alunos e professores é desolador. O episódio da receita do miojo, temperada com pitadas de deboche e altas doses de descrença, é testemunha desse descalabro.
Uma mudança de era deu lugar a um abismo geracional que separa professores e alunos, minando as relações de admiração e respeito que, no passado, estimulavam o desejo de aprender. Os professores estão hoje a cavaleiro entre dois tempos; um passado em que conteúdos eram transmitidos de uma forma que hoje chamaríamos tradicional; um presente em que os alunos, digitais nativos habitam, fascinados, o espaço virtual como vida real e são habilíssimos em tecnologias que os professores mal dominam.
Quando todos os alunos frequentarem as aulas, quando houver professores suficientes, recebendo um salário decente, ainda restará a incômoda questão do que lhes ensinar. Um livro de respeitáveis pesquisadores franceses ostenta o título inquietante: “Ainda é preciso aprender?”
A virtualidade é o meio ambiente de uma juventude portadora dessas próteses cerebrais que são os celulares, prolongamentos de seus corpos, onde trazem armazenada — Google dispensando o trabalho da memória — toda a informação do mundo. Fotografam tudo que se passa como que deixando provas tangíveis do que é vivido em tempo real, marcando o instante, sem apelo à abstração da memória, seus caprichos e brumas. Como tudo é registrado sem esforço, é o próprio esforço que se torna um comportamento raro e desvalorizado, o que representa um perigoso efeito colateral. Entre alunos e professores há distância e estranhamento. Por vezes, agressividade.
A pletora de informações que cada um acessa quando tira o celular do bolso não implica que os jovens tenham a mínima ideia do que fazer com elas ou, pior, que saibam a diferença entre informação e conhecimento. A aquisição de conhecimento depende do desenvolvimento de aptidões mentais e do domínio dos códigos culturais que permitem navegar com alguma coerência em um oceano de informações desgarradas. As informações disponíveis na internet são um tesouro literalmente incomensurável. Problemática é a exígua capacidade de processá-las e lhes dar algum sentido.
Assim como a palavra ganha seu sentido no texto e o texto ganha sentido em um contexto, a informação pede para se inserir em um patrimônio cultural que caberia à escola transmitir. A contextualização é condição da função cognitiva ao mesmo título que a consciência de ter aprendido, tão cara ao grande Jean Piaget.
É a transmissão do patrimônio cultural e de valores que dão à juventude o sentido de pertencimento à aventura humana e estabelecem os vínculos de continuidade entre as gerações que se sucedem. Tarefa essencial em tempos moldados e irrigados pela tecnologia que permite a cada um construir um mundo próprio — o que pode ser uma rica experiência se conectada a um pertencimento mais amplo — mas pode ser também o deslizamento para uma forma velada de antissociedade, um aglomerado de indivíduos autorreferentes cuja comunicação não passa por uma experiência ou memória comum e se tece apenas com os laços esgarçáveis da banalidade.
O desafio da educação é a formação de indivíduos aptos a pensar pela própria cabeça, capazes de transformar informações em conhecimentos, abertos à inovação e experimentação, afeitos à argumentação e escolha. O que Edgar Morin chama “uma cabeça bem feita”.
A vida em tempos de internet exige da escola uma metadisciplina, o aprender a aprender. Quem serão os professores dessa escola aberta ao desconhecido, sob forma de pesquisa, e ao inesperado, sob forma de criação?
Não há receita pronta de escola e sim ingredientes a combinar: a aquisição de conteúdos específicos com o aprendizado de competências transversais que permitam aos jovens dar sentido a si mesmos e a um mundo em que terão vida longa e as certezas curta vida.

Rosiska Darcy
O Globo, 30/03/2013
no site  http://riocomovamos.org.br/rosiska/?p=190

sexta-feira, abril 26, 2013

"Eu sou de um país que se chama Pará"

Começa nesta sexta-feira (26) a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada até o dia 05 de maio no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Este ano, a feira irá homenagear a cultura do Pará e a obra do poeta Ruy Paranatinga Barata, trazendo também uma série de autores de todo o país, encontros literários, shows e atrações culturais gratuitas.

Em sua 17ª Edição, a feira apresentou duas mudanças significativas: agora o evento será realizado no primeiro semestre, e a cultura homenageada - que tradicionalmente representava um país convidado - será a paraense, representada através da poesia de Ruy Barata e dos ritmos da região.

De acordo com o secretário de cultura Paulo Chaves, a mudança é para corrigir uma dívida histórica. “Estamos resgatando uma dívida de muitos anos homenageando países mundo afora e esquecendo de homenagear o nosso como sentimento, pelo seu tamanho, riquezas e diversidade cultural”, afirma. “Daqui [do Pará] saiu um dos maiores poetas de todos os tempos, o inesquecível Paranatinga, autor dessa frase histórica, ‘eu sou de um país que se chama Pará’”, lembra Chaves.


terça-feira, abril 23, 2013

Hoje, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

sexta-feira, abril 12, 2013

Resultado do PSE 2013-8 já está disponível no site do CEPS



A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Centro de Processos Seletivos (Ceps), divulgou hoje o resultado do Processo Seletivo Especial 2013-8, referente ao preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo 2013 (PS 2013). Para conferir o resultado, clique aqui. Não houve sobra de vagas. Os candidatos têm até 48 horas para interpor recursos contra o resultado, a contar das 11h desta sexta-feira, 12 de abril.

O PSE 2013-8 ofertou 280 vagas para os cursos de Ciências Naturais, Física, Letras – Língua Alemã, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. Sendo cinco vagas para Belém e 275 para o interior do Estado, distribuídas entre os campi de Altamira, Castanhal, Capanema, Marabá, Tucuruí e os polos universitários em Limoeiro, Mocajuba, Tomé-Açu e Parauapebas.

O preenchimento das vagas ocorreu com base nos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem 2012), que equivale à 1.ª fase do PS 2013 da UFPA. A classificação deu-se por opção de curso, até o limite das vagas disponíveis, e em ordem decrescente de pontos obtidos.

Os candidatos aprovados e classificados deverão obter informações sobre a convocação para habilitação ao vínculo institucional no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac). A previsão do CIAC é divulgar o edital com as informações sobre os procedimentos para o vínculo institucional e matrícula a partir de quarta-feira, dia 17, após o prazo e a análise de recursos. A maioria dos calouros do PSE-8 deve iniciar as aulas no segundo semestre em razão dos cursos ofertados serem de dupla entrada, mas os candidatos precisam checar nas secretarias das faculdades para as quais foram aprovados as informações sobre matrículas e início das aulas.

Acesse aqui a página do PSE-8.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
no portal da UFPA

Uepa oferta mais de 14 mil isenções para o Processo Seletivo 2014

Pedidos devem ser feitos pela internet até o dia 8 de maio e entrega de documentação comprobatória junto do formulário de solicitação deve ser feita até 10 de maio. A Uepa concede para o Processo Seletivo 2014 mais de 14 mil isenções. 

Leia a notícia

quinta-feira, abril 11, 2013

Sancionada regra para isenção de taxas em vestibulares de universidades federais

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (10), a Lei 12.799/2013, que estabelece regras gerais para a concessão de isenção das taxas de inscrição em processos seletivos de universidades federais. Pelo texto, deverão ser dispensados do pagamento os candidatos que comprovarem, cumulativamente, ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de escola privada.

A isenção foi proposta pelo deputado Fábio Souto (DEM-BA) no PL 176/2007 (PLC 62/2011 no Senado). Durante a tramitação no Senado, o texto sofreu modificações, passando a exigir do candidato também a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e possibilitando, como alternativa, a isenção para quem recebesse o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). As alterações, no entanto, foram rejeitadas pela Câmara.
 
Da Redação
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 
 

UFPA já coloca em prática direito à isenção de taxas, sancionado em Lei Federal

[...]
 
Já em prática - No Processo Seletivo 2013 da UFPA (PS 2013), a lei de cotas já foi colocada em prática e, a UFPA já garante a isenção de taxas em qualquer processo seletivo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).  No PS 2013, por exemplo, dos 77 mil inscritos, 12 mil candidatos foram isentos da taxa, sendo esse total correspondente a 100% da quantidade de pedidos de isenção solicitadas à UFPA neste processo, todos feitos por estudantes cadastrados no CadÚnico. “Com a nova lei, o direito de isenção vai além do CadÚnico e deverá ser garantido por todas as instituições públicas de ensino superior”, afirma o pró-reitor. 
 
Leia a notícia

Conteúdo dos Processos Seletivos da UEPA não será alterado em 2014

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que não haverá alterações no conteúdo programático e nas leituras obrigatórias para Processo Seletivo 2014 da instituição. 

Conteúdo programático:

http://paginas.uepa.br/processosseletivos/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=17

 Notícia

quarta-feira, abril 10, 2013

Homologação dos Recursos dos PS-2013 e 2ª chamada PS-2013 / UFPA

COMUNICADO

Em função do grande número de documentos que chegou do interior e o atraso da chegada dos malotes, a Direção do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará COMUNICA que até o dia 12 de abril de 2013 será publicado o resultado da análise dos recursos administrativos interpostos em razão do indeferimento da habilitação ao vínculo institucional, referente ao PS – 2013, referente ao Edital n° 013/2013 e da 1ª repescagem do PS-2013, referente ao Edital n° 018/2013.

 Direção do CIAC

sexta-feira, abril 05, 2013

UFRA / 2ª CHAMADA DO VESTIBULAR 2013

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA convoca em 2ª chamada os candidatos relacionados, classificados no Processo seletivo 2013, a comparecerem nos dias, hora e local discriminados, a fim de preencherem as vagas disponíveis nos Cursos de Graduação desta IFES.

Nova repescagem (5ª) dos Processos Seletivos 2013 da Uepa

Para efetuar a matrícula na instituição, os convocados devem, no período de 8 a 10 de abril, de 8h às 12h e de 14h às 18h, entregar nas coordenações dos cursos, os documentos exigidos pela instituição no campus onde realizarão a graduação.