sábado, agosto 31, 2013

Programas e ações educacionais incluirão relações étnicos-raciais

O Ministério da Educação instituiu nesta sexta-feira, 30, em portaria normativa, que os programas e ações da pasta devem incluir a educação para as relações étnico-raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. No mesmo documento, o ministério dá prazo de 90 dias para que as instituições federais vinculadas, secretarias e autarquias proponham as medidas necessárias à incorporação dos requisitos agora definidos.

Na prática, a inclusão da educação para as relações étnico-raciais significa que essa temática deve estar presente na formulação e produção de materiais didáticos e paradidáticos, e nas linhas e eixos de ação que compreendem o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. O objetivo da medida é promover a igualdade racial e enfrentar o racismo.

A novidade é a instituição da coleta do quesito raça-cor nos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação e no censo escolar. A portaria orienta que o preenchimento do campo raça-cor deverá respeitar o critério de autodeclaração, segundo os padrões utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que já constam nos formulários do sistema de saúde – branca, preta, amarela, parda ou indígena.

Todas as ações a serem desenvolvidas para atender o objetivo da inclusão da educação para as relações étnico-raciais serão coordenadas pela Secretaria de Educação Continuada, alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em articulação com as secretarias e autarquias vinculadas ao MEC.

Ionice Lorenzoni no Portal do MEC

Portaria Normativa











sexta-feira, agosto 30, 2013

A Cor da Cultura

Segundo Muniz Sodré no texto Educação para o diverso,
"A diversidade que emerge na globalização contemporânea traz elementos novos para o pensamento. O espírito conservador pode não pensar desta maneira, por considerar que, na medida em que desaparece do horizonte social a ideologia da emancipação e em que o futuro perde o seu contorno utópico, o passado entraria em cena a serviço de uma diversidade cultural de coloração étnica, introduzida pelo discurso multiculturalista. Para o senso comum de língua inglesa, o diverso é apenas “ethnic”.

Isso é, na verdade, uma simplificação de fundo iluminista. O diverso não emerge historicamente sob o beneplácito paternalista do multiculturalismo, e sim em virtude da movimentação de grupos sociais que trafegam política e educacionalmente no espaço dos direitos civis e humanos. A diversidade que emerge na globalização contemporânea traz elementos novos para o pensamento." [...]
Através da COPIR, com o apoio de diversas instituições, vários educadores participaram, eu inclusive, do projeto educativo A Cor da Cultura realizado em Belém no período de 26 a 29 de agosto para multiplicadores e até hoje para formadores com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. O kit com o material didático que cada participante recebeu deve fazer parte do acervo da instituição na qual trabalha para que toda a comunidade escolar possa se apropriar e contribuir para a implementação da Lei federal nº 10.639/03. O kit que recebi já está com a Direção da Escola Estadual Vilhena Alves, à disposição de toda a comunidade escolar.

Ressalto a competência dos profissionais Angelita e Diones com a qual conduziram as discussões na turma que participei.

Toda a sociedade brasileira pode participar do projeto. O portal para consulta do material didático e outras informações é  www.acordacultura.org.br.

quarta-feira, agosto 14, 2013

Turmas 2T1 e 2T4 da Escola Magalhães Barata

Caros alunos/as:

A tarefa a seguir complementa o que tratamos em sala-de-aula. Fiz um roteiro para tornar mais simples a sua execução:

- Conteúdo: Poder, Política e Estado.
- Data a ser realizada:  21 e 28 de agosto nos horários de aula.
- Local: sala de informática da escola.
- Como realizar: em grupos de três (3) alunos/as conforme a escolha em classe; quem faltou às aulas do dia 14/08 deverá realizar individualmente.
- Entrega da atividade: dia 04 de setembro, digitado, com identificação.

Vamos iniciar?

1- Leia algumas notícias sobre as manifestações ocorridas no mês de junho em Belém:

Manifestação em Belém reuniu mais de 13 mil pessoas, diz Polícia Militar
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/06/manifestacao-em-belem-reuniu-10-mil-pessoas-diz-policia-militar.html

2- Assista ao vídeo:

Nova manifestação leva estudantes para as ruas de Belém (PA)



3-  Na pauta das manifestações há críticas à construção da Usina de Belo Monte, aos gastos em obras para a Copa do Mundo, repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 37, gritos contra a homofobia e o Estatuto do Nasciturno.

4- Faça uma pesquisa sobre a pauta indicada em classe.

ou ainda

5- Sobre a questão da tarifa de ônibus informando a posição do poder público municipal.

6- Não esqueça de informar as fontes de pesquisa. Como sugestão, vocês podem acessar:







Bom desempenho!





segunda-feira, agosto 12, 2013

Turmas 2T2 e 2T3 da Escola Magalhães Barata

Caros/as alunos/as:

A tarefa a seguir complementa o que tratamos em sala-de-aula. Fiz um roteiro para tornar mais simples a sua execução:

- Conteúdo: Poder, Política e Estado.
- Data a ser realizada: 19 e 26 de agosto nos horários de aula.
- Local: sala de informática da escola.
- Como realizar: em grupos de três (03) alunos/as conforme a escolha em sala-de-aula.
- Quem deve realizar:  Principalmente os/as alunos/as que precisam fazer a Recuperação Parcial, sendo opcional àqueles/as que têm nota igual ou maior que cinco (5,0).
- Entrega da atividade: dia 02 de setembro, digitado, com identificação.

Vamos iniciar?

1- Leiam a entrevista da Revista Cult mediada por Bruno Pegorari, Direito/PUC, no dia 5 de julho às 19h30 sobre

 O que pensam os jovens que ocupam as ruas do país?

“Por uma vida sem catracas”. Certamente este é um dos mais bem sacados slogans dos últimos tempos, quando quase todas as atividades do mundo capitalista são controladas por aquela máquina cinza e fria, que, acionada por um cartão magnético, libera a passagem. No caso de empresas, ela marca os horários de entrada e saída, controlando o cotidiano dos trabalhadores. No caso dos ônibus, ela só abre se houver crédito no bilhete. E nos últimos anos, com o aumento da tarifa dos transportes, a tungada no bolso do passageiro tem sido cada vez maior.


Este é o slogan do Movimento Passe Livre (MPL), que surgiu em 2003, no meio estudantil. O objetivo era brigar por uma catraca liberada para os estudantes. No entanto, a partir de debates e de protestos contra os aumentos desde o começo deste novo século, o movimento cresceu e ampliou sua pauta: saiu na briga pela “tarifa zero”, não só para estudantes, mas para todo mundo. Por trás das reivindicações da catraca livre está o sonho de construir uma outra realidade, mais justa e mais humana.

A entrevista completa está aqui

2- Conversem, discutam sobre as ideias desses jovens integrantes de Movimentos Sociais brasileiros.

3- Em seguida façam uma pesquisa conforme orientação sobre os Movimentos indicados em sala-de-aula:

a) Movimento Passe Livre
b) Movimento Para Todos
c) Movimento Primavera

ou ainda

d) Vocês podem pesquisar sobre a reação do governo brasileiro quanto às manifestações ocorridas desde junho nas cidades brasileiras. 

4- Entre outras fontes de pesquisa vocês podem consultar:

http://espacorevistacult.com.br/evento-descricao.php?evento=74 

 http://revistacult.uol.com.br/home/2013/08/o-que-pensam-os-jovens-que-ocupam-as-ruas/

 http://paginadoenock.com.br/liderancas-do-movimento-passe-livre-deram-entrevista-ao-roda-viva-da-tv-cultura-confira-em-video/

http://movimentoparatodos-sp.blogspot.com.br/

http://blog.oquartopoder.com/aldirdantas/presidente-dilma-fala-das-anifestacoes-no-pais/

5- Não esqueçam de informar as fontes de pesquisa.


Bom trabalho!


terça-feira, agosto 06, 2013

UFPA divulga última repescagem PS 2013 / 4ª chamada

Edital aqui

A lista contempla somente os cursos de dupla entrada, ou seja, apenas cursos que tem turmas cujas aulas iniciam-se no segundo semestre de cada ano, como é o caso do curso de Medicina.

Notícia divulgada em 06.08.2013 às 18:04



Meu comentário:

Olá você Anonymous ( você é o Cláudio?) de Agronomia/Marabá... foram chamados dois não cotistas. E aí?...

segunda-feira, agosto 05, 2013

Educação profissional: Seleção unificada abre inscrições nesta terça para 239,7 mil vagas

À zero hora desta terça-feira, 6 de agosto, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. A oferta é de 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. O candidato deve fazer a inscrição até a próxima segunda-feira, 12. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Notícia no site do MEC 



























































































































Ministério Público Federal dá parecer favorável à adoção do Enem pela UFPA




O Ministério Público Federal (MPF) analisou uma série de denúncias de estudantes contra a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único critério de seleção na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em notícia publicada nesta sexta-feira, 2, no site do MPF, a informação do parecer é que a medida respeitou a legislação brasileira e o estatuto da Universidade, portanto, a adoção do Enem como único critério de seleção na UFPA não é ilegal.


O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, no despacho de arquivamento do caso, afirmou que “a opção por assim proceder é parte da autonomia pedagógica, administrativa e financeira da Universidade Federal do Pará, sendo-lhe autorizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional decidir qual a forma que trará maiores benefícios à instituição de ensino.”

domingo, agosto 04, 2013

Amanhã, dia 05 de agosto, segunda-feira, na Escola Magalhães Barata
 Feliz retorno!


Nas Escolas Deodoro de Mendonça e Vilhena Alves as aulas iniciarão provavelmente no dia dezenove (19) de agosto devido às obras de reformas nas suas estruturas físicas.