sexta-feira, maio 30, 2014

Atividades Pedagógicas Vilhena Alves: A cor da cultura III

Atividades Pedagógicas Vilhena Alves: A cor da cultura III

Projeto educativo A Cor da Cultura III

No dia 30 de maio (sexta-feira) será o encontro de socialização com os educadores de Belém! Este será mais um momento de aprofundamento da temática e de socialização das ações e experiências dos educadores.

Procure a direção da sua escola para mais informações e/ou esclarecimentos.
Data: 30 de maio
Local:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA - Campus Belém//Av. Almirante Barroso, nº1155, entre Trav.  Timbó e Trav. Mariz e Barros - Bairro: Marco - Belém-PA.
Público alvo: profissionais da educação de Belém no A Cor da Cultura
Horário: 8h - 17h
Atentem para o preenchimento das atividades à distância na área de gestão do site do projeto. Esta etapa é fundamental para a certificação. Em caso de dúvidas, encaminhem e-mail para acordacultura@frm.org.br
Atenciosamente,
Equipe A Cor da Cultura

domingo, maio 25, 2014

41 anos de celebração da libertação de África: 25 de maio, o Dia de África!

Que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.

Seduc/PA promove encontro sobre a municipalização do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira, 23, no auditório Centur, em parceria com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) e com o Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep), o I Encontro Estadual de Integração da Educação, Previdência e Assistência à Saúde com os Municípios Paraenses, com Enfoque na Municipalização do Ensino.

O objetivo do encontro é descentralizar o Ensino Fundamental no estado do Pará, afim de se obter uma educação pública de qualidade. Espera-se com o encontro consolidar o regime de colaboração de modo que o estado priorize o Ensino Médio e os municípios o Ensino Fundamental.

Para o secretário Executivo de Educação, Marcos Ximenes , essa a Seduc esta com um trabalho muito intenso em busca de cooperação para que a educação possa se desenvolver, por isso o Pacto pela Educação do Pará tem essa meta de integração. "O Pacto tem justamente essa idéia de união e a busca de cooperação com vários setores da sociedade, então para que se possa municipalizar o Ensino Fundamental é de essencial importância que a integração entre estado e município aconteça", disse ele.

O secretário disse, ainda, que essa cooperação entre estado e município precisa ser melhorada e o encontro vai servir para que os problemas, envolvendo a questão previdenciária e assistência à Saúde na municipalização do Ensino Fundamental, sejam resolvidos. "Precisamos criar instrumentos para gerenciar esses problemas, discutir e melhorar essa integração e consequentemente o ensino", afirmou ele.

Para a concretização do processo de municipalização do Ensino Fundamental , em todas as suas etapas, a Seduc transferirá para a administração do município o prédio escolar que é de propriedade do estado, os equipamentos e alunos já existentes, além da cedência de servidores estaduais.

Segundo Alex Fiuza de Melo, secretário de Promoção Social do estado, disse que o estreitamento da relação entre o poder estadual e municipal é muito importante para a prestação de um serviço público de qualidade, levando em consideração o tamanho do estado e toda sua extensão territorial. "Precisamos nos reunir para repensar tudo isso, repensar a participação dos entes federados, temos que entender que para se ter uma municipalização os interesses públicos devem vir na frente dos interesses políticos, temos que apoiar os municípios e cooperar com eles", enfatizou ele.


Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=2184&idareainteresse=1

Texto: Eliane CardosoI

quinta-feira, maio 08, 2014

Inscrições para o Enem 2014 serão abertas na segunda-feira, diz MEC

08/05/2014 15h18 - Atualizado em 08/05/2014 18h06

Provas serão nos dias 8 e 9 de novembro, segundo a assessoria da pasta.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 23 de maio

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
As inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude.
Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).
"Nós sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades."
Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção para esse nível de detalhe do edital, para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem."
Números da edição 2014
O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões. "O aumento nas inscrições se deve à adesão ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o Ciências Sem Fronteiras, que exige o Enem para participação, todos os  programas, como o Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], que abrem caminho de oportunidades e cada vez mais jovens e adultos que não tiveram oportunidades antes fazem o Enem para ter mais acesso", disse Paim.

De acordo com o MEC, serão, ao total, 18,3 milhões de provas impressas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Neste ano, serão 785 mil coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. No total, serão 16,6 mil locais de prova.
CRONOGRAMA DO ENEM 2014
INSCRIÇÕES

12 de maio:
 Início das inscrições

23 de maio (às 23h59): fim das inscrições

28 de maio: último dia para pagar a taxa
PROVAS:

8 de novembro (das 13h às 17h30, horário de Brasília): 
provas de ciências humanas e ciências da natureza

9 de novembro (das 13h às 18h30, horário de Brasília): provas de linguagens, matemática e redação
Inscrições e acessibilidade
Para participar do Enem 2014, os candidatos deverão fazer sua inscrição pelo site oficial do exame entre a próxima segunda-feira e o dia 23 de maio. Segundo a assessoria de imprensa, as inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 23.
A inscrição deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e estudantes que comprovarem ter renda familiar inferior a R$ 1.086.

Segundo o ministério, neste ano o edital foi traduzido em libras, a língua brasileira de surdos, e o site do Enem terá uma versão do edital incorporado a um sistema de computação acessível para cegos, chamado Dosvox.
Nos dias 8 e 9 de novembro, "o atendimento especializado, como prevê o edital, será oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira deficiência física, surdos, com deficiência mental, intelectual, déficit de atenção, entre outros", explicou Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Para cada uma dessas situações, a pessoa vai ter que colocar na inscrição que necessita de uma dessas condições e, naturalmente, o atendimento refletirá a necessidade."
Segurança
O MEC anunciou, nesta quinta-feira, que neste ano os procedimentos de segurança contra fraude durante a aplicação da prova serão aperfeiçoados. Os fiscais de prova poderão inclusive usar detectores de metais para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do exame.

"É um detector portátil, que será usado no ambiente de aplicação nos dois dias no momento em que o fiscal entenda que deva ser operado", explicou Dênio Menezes, diretor de gestão e planejamento do Inep.
Os detectores de metais são iniciativa no sentido de tornar impossível a pessoa entrar com aparelho celular"
Henrique Paim,
ministro da Educação
O detector poderá ser usado em qualquer candidato, a não ser que ele apresente uma justificativa para que não possa passar por esse tipo de detecção. "A menos que mostre justificativa de que não possa ser feita detecção, terá que fazer a detecção sempre que o fiscal ache necessário", alertou Paim.
O detector também poderá comprovar o uso indevido de celulares não para colar durante a prova, mas para postar fotos da prova nas redes sociais –uma infração que acabou eliminados dezenas de jovens nas últimas duas edições. De acordo com o ministro, o MEC está aperfeiçoando o rigor nesse quesito. "Não podemos anunciar o que está sendo tomado de providência e iremos manter e ampliar o rigor em todos esses casos. Nós no ano passado tivemos rigor com essas situações, como o afastamento de vários participantes. Os detectores de metais são uma iniciativa no sentido de tornar impossível a pessoa entrar com aparelho celular."
Sabatistas
Neste ano, os alunos sabatistas poderão fazer a prova do dia 8 às 19h (do horário de Brasília), exceto nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas. Nesses quatro estados, os candidatos que guardem o sábado por motivo religioso poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h do seu horário local, em função do horário de verão.

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Correção da redação
Segundo o ministro Henrique Paim, os atuais filtros de correção da redação serão mantidos e ampliados. Segundo ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, disse a jornalistas nesta quinta que cada prova será avaliada por dois corretores.

"Se as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Cada um avalia cinco quesitos. No caso de diferença de 80 pontos em cada quesito, também um terceiro avaliador será chamado", disse ele.
"Nós estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações e isso é um processo contínuo", afirmou Francisco Soares, do Inep.
Combatendo a abstenção
Segundo informou o MEC nesta quinta, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao exame. De acordo com os dados levantados pelo governo, a maioria dos ausentes na prova são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição, entre eles treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o ensino médio e trabalham.

Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os ausentes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, segundo o MEC.
Edição de 2013
Mais de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem no ano passado. Em 2013, as provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado saiu em 3 de janeiro. No primeiro semestre de 2014, o Enem 2013 foi usado por 2,5 milhões de candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior públicas.

O exame também é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), bolsas de intercâmbio de graduação pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies. Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

segunda-feira, maio 05, 2014

Candidatos poderão solicitar isenção das taxas de inscrição / Prise e Prosel UEPA

Serão oferecidas aos candidatos do Prosel e do Prise 14.179 isenções. Podem solicitar a dispensa do pagamento da taxa estudantes ou oriundos de escola pública ou bolsistas integrais em escolas particulares, servidores da Uepa e seus dependentes legais, e pessoas com deficiência.