A Paz começa em mim... começa em nós.
Recentemente encerramos o 1º semestre letivo / 2011. Na Escola Estadual Vilhena Alves em Belém do Pará, a culminância dos trabalhos referentes ao 1º bimestre tratou do tema A cultura de paz, parte do planejamento oficial da escola. Já fiz postagens sobre a produção - paródia musical - que coordenei na Turma M3TR01 no turno da tarde com a parceria da Professora Rita Castro Freires, da disciplina Língua Portuguesa.
Embora considere o resultado de excelente aprendizagem tanto no que se refere ao objetivo específico como quanto ao processo de sociabilidade, gostaria de complementar aos meus alunos:
1. Os símbolos são importantes no processo de comunicação; portanto, reitero o uso de roupas brancas como parte interessante naquele roteiro que já realizamos.
A opção por camisetas de cor preta não alterou a pontuação recebida pela Turma.
2. Gostaria de ter feito uma ponte com outro segmento da arte para dar mais informações sobre um dos mais reconhecidos símbolos da paz: a pomba branca, universalmente conhecida após O Primeiro Congresso da Paz Internacional (Paris, 1949) quando a obra A Pomba da Paz de Pablo Picasso foi usada em cartaz:
Entretanto, existem outros símbolos sobre o tema que contribuem para a comunicação sobre a mensagem que desejamos transmitir.
Parabenizo pela escolha que a Turma fez.
3. A produção de frases, de versos mais específicos sobre o tema era uma das minhas intenções. No entanto, a produção da paródia musical - Violência tô fora - contemplou de forma sutil os objetivos.
Volto a parabenizar a todos (as) e aproveito para sugerir o vídeo A Paz que de certa forma é mais um elo com o próximo tema a ser trabalhado na escola: O meio ambiente.
Fontes consultadas: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/promovendo-paz-na-escola.htm
http://www.escritoriodearte.com/listarQuadros.asp?artista=212
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/paz-homens-tracos-picasso-424921.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=CU_JRKoF8Ns
http://outramargem-visor.blogspot.com/2007/12/pablo-picasso-pomba-da-paz-1949.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário