Atenção Turmas M2TR01 e M2TJ01- Escola Vilhena Alves!
Continuando nossa abordagem sobre Direitos e Cidadania, solicito que leiam aqui, em seguida a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois leiam sobre O Direito de ter Direitos, noções básicas, direitos civis, políticos, sociais e de terceira geração.
A tarefa para a 2a. avaliação, valendo dois (2,0) pontos é responder as questões abaixo e enviar via comentários ou entregar-me em classe na próxima aula, dia 30 de agosto:
1a. questão: Qual a origem do termo cidadania?
2a. questão: A que se refere a expressão "Direitos do Homem"?
3a. questão: Com relação ao projeto de cidadania na Revolução Francesa, comente sobre os direitos das mulheres.
4a. questão: Como são chamados e quais são os direitos cujo propósito é a igualdade?
A tarefa para a 2a. avaliação, valendo dois (2,0) pontos é responder as questões abaixo e enviar via comentários ou entregar-me em classe na próxima aula, dia 30 de agosto:
1a. questão: Qual a origem do termo cidadania?
2a. questão: A que se refere a expressão "Direitos do Homem"?
3a. questão: Com relação ao projeto de cidadania na Revolução Francesa, comente sobre os direitos das mulheres.
4a. questão: Como são chamados e quais são os direitos cujo propósito é a igualdade?
Aluno:Douglas gos 2º ano
ResponderExcluirrespostas:
1a. questão: Qual a origem do termo cidadania?
R:A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. Já na Roma antiga a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que esta tinha ou podia exercer. A cidadania é a expressão do conjunto de direitos e deveres que uma pessoa possui dentro de determinada sociedade.
2a. questão: A que se refere a expressão "Direitos do Homem"?
R:Os direitos do homem ou humanos são fundamentais, pois correspondem a necessidades essenciais da pessoa, como a vida, igualdade, liberdade, alimentação, saúde e educação. São também considerados universais por serem válidos para todas as pessoas, independentemente de nacionalidade, etnia, gênero, classe social, religião, escolaridade, orientação sexual, idade etc.
3a. questão: Com relação ao projeto de cidadania na Revolução Francesa, comente sobre os direitos das mulheres.
R:Esse grupo de direitos tem por objetivo garantir que o relacionamento entre as pessoas seja baseado na liberdade de escolha dos rumos de sua própria vida - por exemplo, definir a profissão, o local de moradia, a religião, a escola dos filhos, as viagens - e de ser respeitado. É preciso ressaltar que liberdade de cada um não pode comprometer a liberdade do outro.
4a. questão: Como são chamados e quais são os direitos cujo propósito é a igualdade?
R:Segunda geração de direitos. Se os direitos da primeira geração tinham por referência a liberdade, esses têm como tônica a igualdade.