sábado, fevereiro 28, 2009

Por que estudar Sociologia?

O fundamental da Sociologia é fazer com que pensemos as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e com mais argumentos, além daqueles do senso comum. Ela nos dá ferramentas e conceitos para podermos analisá-las a partir de uma visão mais consistente. [...] A busca principal é pelo desenvolvimento de uma imaginação sociológica, isto é, a capacidade de analisar nosso cotidiano e ver as relações existentes com situações amplas que nos condicionam e nos limitam, mas que explicam o que acontece com nossas vidas. Usando uma metáfora, pode-se dizer que o objetivo da Sociologia é fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as árvores ao mesmo tempo. (Mundo Jovem - ano 45 - nº 373 - fevereiro/2007 - Nelson Dacio Tomazi *).

* Professor aposentado de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina, PR, e autor de diversos livros didáticos para o Ensino Médio. Participou como colaborador na implantação da disciplina no PSS/UFPA, onde ministrou oficinas sobre diversos temas, das quais profª Léa participou.


quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Inclusão

"Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos, para germinação do saber." Helen Keller

Os discentes com deficiência visual também terão oportunidade de acompanhar o blog. Procurei e obtive informações positivas na Escola Vilhena Alves sobre essa possibilidade. Refiro-me à essa escola, pela experiência em inclusão de pessoas com deficiência. Aproveito este espaço para comunicar-me com os professores mediadores, inclusive da Escola Dr. Freitas, para os quais tomo a iniciativa de sugerir a leitura do Projeto DOSVOX do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no site intervox.nce.ufrj.br/dosvox/. No artigo Novos horizontes para os deficientes visuais (textos publicados por Antonio Borges) vocês terão oportunidade de confirmar o que muda na vida de um deficiente visual com a tecnologia de computação. Vamos conhecer mais?

domingo, fevereiro 22, 2009

Sobre o blog

" Deus quer, o homem sonha, a obra nasce." Fernando Pessoa

A criação é de caráter educativo. A obrigatoridade do ensino da Sociologia em todas as séries do Ensino Médio (Lei nº 11.684 de 2 de junho de 2008) aliada ao objetivo em dar continuidade aos temas abordados em classe
, estimulando as discussões entre os discentes são fatores determinantes para a aplicação desse recurso das Novas Tecnologias em Infomática. Nesta fase de construção não serão postados comentários. Todavia, você, caro (a) aluno (a), pode acompanhar este blog. Certamente, nossa melhor comunicação, O APRENDER A PARTIR DA TECNOLOGIA (JONASSEN, 1966), contribuirão cognitivamente para a sua aprendizagem.


sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Quem sou eu

Formação

- Licenciatura Plena em Ciências Sociais - UFPA - 1978.
- Pós-graduação lato sensu em História da Amazônia - UNAMA - 2003.

Atuação profissional (há 20 anos)

- Professora de Sociologia nas Escolas Estaduais Deodoro de Mendonça, Dr. Freitas e Vilhena Alves.
- Professora de Estudos Amazônicos na Escola Estadual Dr. Freitas.

Cursos de extensão

- Prevenção do uso de drogas para educadores das escolas públicas - Universidade de Brasília - UNB - 2007.

- Disseminadores de Educação Fiscal - Escola de Administração Fazendária - ESAF - 2007.

- Pesquisa na internet - o papel do professor - Portal Educared - 2008.

- Direito à Memória e à Verdade - Realização: Ágere Cooperação em Advocacy / Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH - 2009.

Oficinas

7ª Oficina para Inclusão Digital - Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, 04 a 07 de novembro de 2008.

Oficina sobre EaD - Ensino a Distância - CESUPA / 2009.

Minicursos

VIII Semana Acadêmica de Pedagogia sobre "Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade da Amazônia, 2004.

Aplicação da Lei 10.639/03 História e Cultura Afro-Brasileira - DEAF, Secretaria de Educação, 2006.

Seminários

I Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Universidade da Amazônia, agosto de 2006.