domingo, maio 31, 2009

Diversidade Cultural

“Diversidade é a palavra da moda. Mas a visão da cultura ainda é elitista”, diz professor da UfBA.

Durante três dias, Salvador esteve mergulhada em discussões culturais que a mídia desconhece.

Durante o 5º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), encerrado na última sexta-feira, foram apresentados 250 trabalhos de universidades espalhadas pelo Brasil.

Entre as falas dos pesquisadores brasileiros e dos convidados internacionais, o que se viu foi uma discussão que, cada vez mais, afasta-se da visão tradicional de cultura.

“Além do tema da diversidade, têm se tornado comuns as discussões da cultura como gênero, até em detrimento de temas tradicionais, como artes plásticas e literatura”, observa o professor Albino Rubim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do encontro.

Nos chamados estudos da cultura, levados a cabo por áreas diversas do conhecimento, como letras, sociologia e comunicação, cultura nada tem a ver com erudição.

“Trata-se de uma visão ampliada, de uma visão antropológica da cultura”, diz Rubim.

A questão da diversidade cultural, tornada tema mundial a partir da aprovação de uma convenção da Unesco, em 2005, também esteve presente com força às mesas.

A Convenção pela Diversidade Cultural, que possibilita a discussão das questões culturais fora do âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), está na base, por exemplo, da política do setor desenvolvida no Brasil.

A maior atenção dada às culturas populares ou a manifestações religiosas e festivas faz parte dessa diretriz.

Para Albino Rubim, as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura (MinC) tiveram, sim, efeito sobre essa produção antes deixada à margem.

“Os setores subalternos passaram a entender que o que fazem é cultura. Uma coisa é a cultura existir. Outra coisa é ela ser reconhecida como tal”, pontua.

Ele admite, porém, que nos setores médios da sociedade, essa percepção ainda é difusa. “Para quem não produz, a cultura ainda é muito relacionada, no Brasil, com a educação. Para as classes mais altas, a cultura ainda está associada à arte, ligada a alguma erudição.”

Outro assunto que permeou o Enecult foi a política cultural.

Apesar de ser ainda um campo recente e disperso no Brasil, o estudo da política cultural protagonizou alguns debates, como aquele que procurou identificar os efeitos da crise sobre a cultura.

A Lei Rouanet, inevitavelmente, veio à baila. Afinal de contas, o mecanismo, por uma série de distorções, acabou por tornar-se sinônimo de política cultural no Brasil.

Para Rubim, a reação de certos setores da cultura às mudanças propostas pelo MinC evidenciam que a diversidade cultural, mesmo que defendida em público por todos, ainda está longe de ser um caminho de fato aceito.

“A palavra diversidade entrou na moda e todo mundo diz que é favor da diversidade. Mas desde que isso não implique na distribuição de verbas”, cutuca o professor.

Encontros como esse de Salvador ajudam a mostrar o quão anacrônicas são certas posturas quando o assunto é cultura.

in anapaulasousa.blog.terra.com.br em 31 de maio de 2009.

Resolução CNE/CEB Nº 02/09

Conquista dos Professores

Aprovada e publicada no Diário Oficial da União a Resolução que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Carreira e Remuneraçao do Magistério da Educação Básica Pública:

http://www.cesarcallegari.com.br/v1/inicio.php?pag=noticias/fu_noticias_02.php

terça-feira, maio 26, 2009

segunda-feira, maio 25, 2009

Saiba mais sobre o Pisa

Pisa - sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos, tem como objetivo a comparação do desempenho dos países na Educação. É aplicado de três em três anos a alunos com 15 anos de idade que estejam cursando da 7ª série do ensino Fundamental ao 3º ano do ensino Médio nas escolas públicas e particulares.

Em 2006, o desempenho do Brasil foi:
- entre 57 países participantes, os alunos brasileiros obtiveram a 53ª posição em matemática;
- entre 56 países, a 48ª posição em leitura;
- e a 52ª posição em ciências.

A partir de hoje, até o dia 29 de maio, o Brasil participará, entre 65 países, dessa avaliação.

Leia mais...

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/15/ult105u8047.jhtm

domingo, maio 24, 2009

Blogs educativos

Acesse o blog através dos Infocentros

Pessoal, devido às dificuldades que estou enfrentando para que vocês possam usufruir deste recurso, estou linkando a página do NavegaPARÁ Infocentros, na esperança de que vocês encontrem possibilidades de acesso:

http://www.infocentros.pa.gov.br/index.php?q=pt-br/belem

Nas próximas aulas informarei endereços àqueles que não têm acesso à internet.

sábado, maio 16, 2009

Gripe causada pelo vírus A

Obtenha maiores informações no

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

Novo ENEM

Sobre a obrigatoriedade para estudantes da rede pública...

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17731

Veja também a matriz de habilidades no link proposto.

por José Saramago

"Acabo de ver nos noticiários da televisão manifestações de mulheres em todo o mundo e pergunto-me uma vez mais que desgraçado mundo é este em que ainda metade da população tem que sair à rua para reivindicar o que para todos já deveria ser óbvio…
Chegam-me informações oficiais de solenes instituições que dizem que pelo mesmo trabalho a mulher cobra 16 por cento menos, e seguramente esta cifra está falseada para evitar a vergonha de uma diferença ainda maior. Dizem que os conselhos de administração funcionam melhor quando são compostos por mulheres, mas os governos não se atrevem a recomendar que quarenta por cento, já não digamos cinquenta, sejam compostos por mulheres, ainda que, quando chega o colapso, como na Islândia, chamem mulheres para dirigir a vida pública e a banca. Dizem que para evitar a corrupção na organização do trânsito em Lima vão colocar guardas mulheres, porque se comprovou que nem se deixam subornar nem pedem coimas. Sabemos que a sociedade não funcionaria sem o trabalho das mulheres, e que sem a conversação das mulheres, como escrevi há algum tempo, o planeta sairia da sua órbita, nem a casa nem quem nelas habitam teriam a qualidade humana que as mulheres colocam, enquanto os homens passam sem ver, ou, vendo, não se dão conta de que isto é coisa de dois e que o modelo masculino já não serve.
Continuo vendo manifestações de mulheres na rua. Elas sabem o que querem, isto é, não ser humilhadas, coisificadas, desprezadas, assassinadas. Querem ser avaliadas pelo seu trabalho e não pelo acidental de cada dia.
Dizem que as minhas melhores personagens são mulheres e creio que têm razão. Às vezes penso que as mulheres que descrevi são propostas que eu mesmo quereria seguir. Talvez sejam só exemplos, talvez não existam, mas de uma coisa estou seguro: com elas o caos não se teria instalado neste mundo porque sempre conheceram a dimensão do humano."

José Saramago, posted on Março 9, 2009 at 12:01 under O Caderno de Saramago

In peroladecultura.blogspot.com

sexta-feira, maio 15, 2009

AS VANTAGENS DOS BLOGS

Os principais benefícios para professores e alunos

Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.

Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto.

Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.

Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.

Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.

Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.

Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas.

Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

Fonte: Revista Época - 09/02/2007 - edição 456.

quinta-feira, maio 14, 2009

Atenção Turma 2º C - Escola Dr. Freitas

Já fizemos discussões em classe sobre A questão do gênero, portanto:

1º- Faça leitura da Lei 4.733/06 de autoria do Presidente da ALERJ sobre a criação de vagões em trens e metrô exclusivos para mulheres na cidade do Rio de Janeiro:

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=15958

2º- Faça leitura da publicação Denunciar é a arma - por Inês Pandeló:

http://www.emdiacomacidadania.com.br/documento.php?titulo=denunciar-e-a-arma-por-ines-pandelo

A seguir, qual a sua opinião:

A tal Lei faz segregação, é retrógrada? (Não esqueça de que a desigualdade entre os sexos é uma antiga forma de promover desigualdade social.)

sexta-feira, maio 08, 2009

Atenção Turma 2º D - Escola Dr. Freitas

A questão do gênero

Já iniciamos novo conteúdo para a 2ª avaliação. Creio que com a aula expositiva, a leitura da parábola e a discussão que fizemos, torna possível aprofundarmos nossas idéias.

Portanto, participe! Responda à pergunta:

Qual o estereótipo feminino, no Brasil?

terça-feira, maio 05, 2009

Turma M2TR01 - Escola Vilhena Alves

Iniciamos assunto para a 2ª avaliação fazendo algumas abordagens sobre A questão do gênero.

Estivemos na sala de informática, acessando ao blog; apesar dos "probleminhas" de conexão, creio que valeu a experiência pois fizemos uma rápida visualização bem como leitura do texto do prof. Jéferson Mendes, reforçando as minhas explicações na aula expositiva.

Pela participação da turma, tenho certeza que podemos iniciar uma discussão.

Então, responda:

Qual o estereótipo masculino, no Brasil?

segunda-feira, maio 04, 2009

Cultura e dominação

Nesta semana iniciaremos nas Turmas de 2º ano o conteúdo

A questão do gênero,

sobre o qual os alunos podem fazer leitura do artigo do prof. Jéferson Mendes em

http://www.webartigos.com/articles/6654/1/a-questao-do-genero/pagina1.html#postedcomment

sexta-feira, maio 01, 2009

Dia do Trabalho - Meu Maio, de Vladimir Maiakovski

Saiba mais sobre a origem.

As turmas de 2º ano devem aprofundar as informações dadas em classe - Movimento Operário - neste artigo de Augusto César Petta, no qual fiz algumas adaptações:

''A todos que saíram às ruas,

De corpo-máquina cansado,

A todos que imploram feriado

As costas que a terra extenua

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário - este é meu maio!

Sou camponês - este é o meu mês!

Sou ferro - eis o maio que quero!

Sou terra - o maio é minha era!''

(Meu Maio, Vladimir Maiakovski - poeta russo)

Em 1886, a cidade de Chicago, um dos principais pólos industriais dos Estados Unidos, foi palco de importantes manifestações operárias. No dia 1º de maio, iniciou-se uma greve por melhores salários e condições de trabalho, tendo como bandeira prioritária a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os jornais a serviço das classes dominantes, imediatamente se manifestaram afirmando que os líderes operários eram cafajestes, preguiçosos e canalhas.

No dia 3 de maio a greve ainda continuava e na frente de uma das fábricas, a polícia matou seis operários, deixando 50 feridos e centenas de presos. No dia 4, houve uma grande manifestação de protesto e os manifestantes foram atacados por 180 policiais, que ocasionaram a morte de centenas de pessoas. Foi decretado ''Estado de Sítio'' e a proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas e residências de operários foram invadidas e saqueadas.

Os principais líderes do movimento grevista foram condenados à morte na forca. Spies, Parsons, Engel e Fisher foram executados no dia 11 de novembro de 1886, enquanto que Lingg, também condenado, suicidou-se.

Em 1891, no 2º Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a resolução histórica de estabelecer 1º de maio, como um ''dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade''.

No Brasil, as comemorações do 1º de maio, também, estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação registrada ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada, quando um decreto presidencial estabeleceu o 1º de maio como feriado nacional, em 1925. A efeméride ganhou status de ''dia oficial'', quando Getúlio Vargas era presidente da República. Ele aproveitou o dia para anunciar, em anos diferentes - fruto de intensas lutas dos trabalhadores - os reajustes de salários mínimos e a redução da jornada.

No dia 1º de maio, os dirigentes sindicais, ao mesmo tempo que lutam para que a sociedade seja mais justa precisam conscientizar os trabalhadores para que estes entendam que todos os direitos que temos hoje, mesmo que precários, são decorrência da luta desenvolvida pelos próprios trabalhadores em épocas diferentes e nos vários países. Muitos líderes perderam a vida e a eles devemos prestar nossas homenagens, inclusive aos ''Mártires de Chicago''.