segunda-feira, outubro 31, 2011

Dia D


Verbo Ser

Carlos Drummond de Andrade

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.


sábado, outubro 29, 2011

Dia Nacional do Livro



Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, fundou-se então a Biblioteca Nacional e a data foi escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “MARÍLIA DE DIRCEU”, de Tomás Antônio Gonzaga.

Hino do Estado do Pará

Oficializado pela Emenda Constitucional do Estado do Pará nº 1 de 29 de outubro de 1969.

Saiba mais.


sexta-feira, outubro 28, 2011

"Educação para o Século 21” aponta caminhos para políticas públicas de ensino

Reino Unido: Igualdade de mulheres e homens na sucessão


Os 16 países membros da Commonwealth acordaram alterar as regras de sucessão ao trono de Inglaterra para acabar com a primazia masculina, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico.
As mudanças aprovadas vão também permitir aos futuros herdeiros do trono casar com alguém católico sem ter de renunciar à coroa.
"Vamos pôr fim à primazia masculina de maneira a que a ordem de sucessão seja determinada simplesmente pela ordem de nascimento", disse David Cameron em Perth (sudoeste da Austrália), onde decorre a 21.ª Cimeira da Commonwealth.
Com esta alteração, explicou, se os duques de Cambrige, William e Kate, tiverem uma filha, essa filha será um dia rainha de Inglaterra.
"Decidimos também eliminar a regra que determina que aquele ou aquela que casar com um católico não pode tornar-se monarca", acrescentou o primeiro-ministro britânico, numa conferência de imprensa.
A sucessão da coroa do Reino Unido é regulada pela Lei da União (1800).

terça-feira, outubro 25, 2011

Provas e Gabaritos do ENEM 2011

Educação para o século XXI no Brasil

Seminário promovido pelo Instituto Ayrton Senna:


Na abertura do Seminário, Maria do Pilar, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, fala da relação entre qualidade de ensino e democratização da educação:
"Escola pública só será democrática quando for para todos".


Vivianne Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna: 
"Nosso objetivo é fazer as crianças darem certo na escola".
Primeira infância?
"Acho que Brasil deve pensar em investir mais nos primeiros anos. Isso pode ser mais eficaz do ponto de vista de políticas públicas", afirmou James Heckman.


Pará

"Sei que existem crianças do Pará que viajam seis horas para chegar à educação", diz Cleuza Repulho. "Essa diversidade faz do Brasil um país rico, mas na hora de planejar o sistema de educação..."

Potenciais
"Há outras coisas no mosaico da educação que é ter ganhos de aprendizagem por valores não cognitivos", afirma Mozart Ramos. Para ele, quando conseguirmos aliar esses valores ao sucesso cognitivo, os avanços serão maiores.


Globalização
"Precisamos compreender que estamos conectados. Mesmo a fome nos países mais pobres tem a ver com a minha vida". Fernando Reimers.


Ciência para o bem-estar
Miguel Nicolelis (Duke University) defende que "a ciência tem que ser usada para o bem-estar social e para a educação". 
"Não existe computador que reproduza com perfeição habilidades artísticas, assim como não existe computador que substitua professores".


Educar é...
"aprender a fazer as perguntas relevantes. Ou seja, aquelas cujas respostas não sabemos. Ainda. Sílvio Meira.






Fonte: http://noticias.uol.com.br/aovivo/2011/10/24/seminario-educacao.jhtm

Postagem editada.



segunda-feira, outubro 24, 2011

sexta-feira, outubro 21, 2011

ENEM 2011

Aos meus alunos, aos ex-, e aos estudantes leitores deste espaço, desejo um excelente desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.


Atenção quanto ao horário. Em Belém os portões das escolas serão fechados às 12h (horário local). 




quinta-feira, outubro 20, 2011

MEC desiste de aumentar dias com aula nas escolas do País


A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, confirmou nesta sexta-feira, por meio do microblog Twitter, que o MEC desistiu de aumentar em 20 dias a jornada de aulas nas escolas brasileiras. "Após reunião no MEC no dia 18/10, com professores, alunos, gestores, parlamentares, pesquisadores, ficou claro que não teremos aumento dos dias letivos de 200 para 220. O consenso é aumentar a carga horária diária", postou no microblog.
A proposta de aumentar o número letivo  foi apresentada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em setembro, após a divulgação dos resultados por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Segundo o ministro, a medida poderia reduzir as "desigualdades" com o ensino privado, onde os estudantes ficam mais tempo em sala de aula e apresentam desempenho superior nas avaliações.
De acordo com a secretária do MEC, o Legislativo receberá a nova proposta do ministério, discutida na reunião da última terça-feira, de garantir a ampliação da jornada diária. Ela lembrou ainda o programa Mais Educação, do governo federal, que oferece uma jornada ampliada para alunos de 15 mil escolas brasileiras. "O consenso é ampliar a carga horária diária", escreveu no Twitter.
Atualmente, a criança ou o adolescente devem ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada a de outros países.

Especialistas defendem o turno integral
Após Haddad apresentar a proposta de ampliar o número de dias letivos, especialistas ouvidos pelo Terra criticaram a medida. Para o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, aumentar o calendário letivo não resolve o problema da educação. "Com 20 dias a mais, o professor não vai conseguir fazer nada. Eu prefiro que se amplie progressivamente o tempo que os alunos passam na escola. É uma vergonha o que nós vivenciamos hoje, com alunos que ficam 3 horas, às vezes até menos, dentro da sala de aula", afirmou.
A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Inês Maria de Almeida, que trabalhou em pesquisas coordenadas pelo MEC sobre as escolas de turno integral no Brasil, concordou que ampliar a jornada diária nas escolas é muito mais produtivo. Mas a pesquisadora alertou que essa política precisa vir acompanhada de investimento. "Nas pesquisas o que a gente notou é que temos uma grande diversidade de experiências de jornadas ampliadas, algumas com sucesso e outras não. Nós não temos garantias de que ampliando a jornada os alunos vão se sair melhor, é muito simplismo atribuir apenas ao tempo ou aos dias na escola o sucesso da educação. Essa proposta precisa vir acompanhada de muito investimento, de projeto pedagógico, de preparação dos professores e, principalmente, da participação da comunidade". 

Notícia no Portal do Terra.
20 de outubro de 2011 14:00h

sábado, outubro 15, 2011

Dia do professor

O perfil construído historicamente com relação a ser professor tem caráter de dedicação, amor, paixão, sacerdócio... Parece-me até irresponsabilidade esperar que a Escola desempenhe seu papel social sob a condução de profissionais que trabalhem imbuídos desses caracteres, apenas. Mais do que isso, como em outras profissões valorizadas, o professor deseja salário atraente e relações dignas de trabalho.

Li, e agradeço,  inúmeras homenagens hoje:

"Fernando Pessoa: Sinto-me nascido a cada momento. Para a eterna novidade do Mundo... Feliz Dia dos Professores! Editora Saraiva."

"Parabéns professora". Ana.

Outra... e outras...

Cartão:

http://voxcards.ig.com.br/cards/ver.aspx?s=D7D389400AB24C73BB615DBBC9EA723E


Enfim, compartilho com meus colegas professores:




Vídeo: http://leituraescola.blogspot.com/2011/10/15-de-outubro.html

Sobre o Dia do Professor, saiba mais:
http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diaprof.shtml
http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=24586:dia-do-professor-e-comemorado-neste-sabado&catid=27:noticias-do-campus&Itemid=73

segunda-feira, outubro 10, 2011

Mestrado em Matemática para Professores da educação básica

Curso gratuito, semipresencial, com 20 vagas em Belém/PA, destinados a professores da Educação básica, especialmente da rede pública. Curso financiado pela Capes do Ministério da Educação.

Saiba mais:
http://www.profmat-sbm.org.br/instituicoes2012.asp

sexta-feira, outubro 07, 2011

Após 3 anos da lei, 6 Estados ainda não pagam piso a professores

Sancionada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2008, a lei 11.738, que estabelece o piso nacional para os professores da educação básica, ainda não é cumprida em seis Estados brasileiros. Após a contestação da constitucionalidade da lei por governadores, o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou acórdão em agosto deste ano confirmando a validade do piso como vencimento básico. Apesar disso, para os professores de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará e Amapá, receber o mínimo de R$ 1.187 ainda parece ser uma realidade distante.

Continue lendo no Terra

A corda é um dos maiores ícones da procissão do Círio

domingo, outubro 02, 2011

Pará: plebiscito aprofunda divisão entre interior e capital

Conhecido como a obra prima da Amazônia, o Pará poderá se desfazer em pedaços e virar uma página da história brasileira. No dia 11 de dezembro seus 4,8 milhões de eleitores irão às urnas escolher se aceitam ou não a divisão do território criando os Estados de Tapajós e Carajás.


Continue lendo no Terra

E dê a sua opinião: O que você acha de um possível desmembramento?