sexta-feira, janeiro 30, 2015

Parabéns Escola Estadual Deodoro de Mendonça!


30 de janeiro/1970 - 30 de janeiro/2015, 45 anos dedicados à educação no Estado do Pará.

                                                Como te homenagear querida escola?

Av. Gov. José Malcher, 1600, Nazaré, Belém, Pará.

DEODORO DE MENDONÇA - Patrono  (*)

Poderia escrever um texto referente aos quase vinte e cinco anos que leciono nessa instituição, exclusivamente por 14 anos com inúmeras presenças diárias, mas não quero ser prolixa.  Como adoro fotografias, relembro momentos de muita alegria - o bom desempenho dos discentes - por mim registrados, entre tantos outros, afinal a época é de "calourices":


Saudades.

(*) Deodoro Machado de Mendonça - patrono da Escola Estadual Deodoro de Mendonça nasceu aos 23 dias de agosto de 1889 no sítio Santa Clara, Cametá, Estado do Pará. Filho de Basílio Lopes Corrêa de Mendonça e Lídia Machado de Mendonça, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Estado do Pará, em 1912.

Sua vida pública foi iniciada na Intendência de Virgílio Martins Lopes de Mendonça como Oficial de Gabinete. Participou de várias revoluções e de projetos importantes, como por exemplo o da criação da Universidade Federal do Pará -UFPA.

Nas campanhas eleitorais de 1946, 1950, 1955 e 1960 as quais Deodoro de Mendonça participou, foi reeleito em todas.

Também foi integrante da Comissão Constitucional organizadora da Carta Magna de 1946.

Aposentou-se como deputado federal por força da lei. Na Câmara ficou conhecido como odecano dos deputados. Morreu em 16 de agosto de 1968, em Belém, Estado do Pará, Brasil.