quinta-feira, maio 14, 2009

Atenção Turma 2º C - Escola Dr. Freitas

Já fizemos discussões em classe sobre A questão do gênero, portanto:

1º- Faça leitura da Lei 4.733/06 de autoria do Presidente da ALERJ sobre a criação de vagões em trens e metrô exclusivos para mulheres na cidade do Rio de Janeiro:

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=15958

2º- Faça leitura da publicação Denunciar é a arma - por Inês Pandeló:

http://www.emdiacomacidadania.com.br/documento.php?titulo=denunciar-e-a-arma-por-ines-pandelo

A seguir, qual a sua opinião:

A tal Lei faz segregação, é retrógrada? (Não esqueça de que a desigualdade entre os sexos é uma antiga forma de promover desigualdade social.)

5 comentários:

  1. Se pensar-mos que as mulheres reivíndicam direitos iguais então pode-se dizer que é uma lei retrógrada, mais é um fato muito pequeno em comparação ao benefício que a lei traz às mulheres, preservando sua integridade sem causar segregação.

    - GIAN MOURA MENDES

    ResponderExcluir
  2. sim,Essa lei faz uma divisâo de homens e mulheres mas essa maneira é uma forma muito antiga de divisão social pois a desigualdade dos sexos vem desde o ínicio do ser humano ,e as diferenças não são apenas físicas mas na maneira de pensar e agir de cada um.

    ResponderExcluir
  3. A tal lei faz segregação, é retrógrada?

    sim.
    Num país democrático, onde tanto se lutou pelos direitos da mulher (de voto, de trabalhar, etc.), hoje chegar ao ponto de ter que recorrer às autoridades para que a mulher tenha seu direito de ir e vir, sem ser assediada sexualmente em um vagão de trem é voltar ao tempo que a mulher não tinha direitos, a mulher tem mais é que compartilhar seu espaço com os homens e eles tem que aprender a ter respeito, porque se trata de um ser humano como ele. Pedir que essa lei faça valer é pedir que a mulher não exerça mais o seu direito de voto ou qualquer outra coisa que ela tenha conseguido com luta por direitos iguais.

    ResponderExcluir
  4. sim.
    Por morarmos em um país democrático, onde as mulheres tanto lutaram pelos seus direitos e hoje chegar ao ter que recorrer as autoridades para que as mulheres tenham o direito de ir e vir, sem serem assediadas em um vagão de trem, é voltar no tempo que as mulheres não tinham direito de votar ,trabalhar e etc.
    Os homens devem aprender a ter um pouco mais de respeito, porque se trata de um ser humano como eles. Do ponto de vista das mulheres, essa solução imediata não é ruim não. Quem já passou por isso sabe a sensação de humilhação, nojo e revolta que dá.

    ResponderExcluir
  5. Sim, pois esta lei aborda fatos que desde há muito tempo a mulher vem lutando,vem se posicionando para que possam ser vistas não apenas como um objeto para ser usado mais sim ser tratadas bem e não apenas isso, mas também usufruir seus direitos e deveres, pois afinal de contas todos nós consideravelmente temos direitos e deveres que precisam sim ser reconhecidos, tanto que hoje a mulher tem que ir juntamente com as autoridades para terem seus direitos, ou seja, para terem seu espaço, sem que seja assediada não apenas sexualmente, mas seu espaço como um todo, pois papa os homens quando se fala de mulher parece que é sinônimo de objeto, como um ser que serve apenas para “pilotar o fogão”, e enfim realmente ainda não somos reconhecidas como deveríamos ser de fato. Portanto que realmente essa lei venha vale e que não mais corramos atrás de direitos que nos cabe. No entanto que possam ser moldados os pensamentos antigos que foram ensinados por parte de nossos pais que nos levam a agirmos e pensarmos a partir daquilo que foi ensinado, isso acontece porque querendo ou não nosso caráter e personalidade são formados, pelos familiares, por aquilo que nos cercam, portanto vai de cada um agir não apenas apensando em si mesmo, mas agir pensando no próximo igualmente.

    ResponderExcluir