domingo, novembro 21, 2010

O Brasil racista no dia da consciência negra

O Brasil é racista? Muito. Mas nosso país está tentando mudar este conceito por meio de ações afirmativas, além de usar a justiça para proibir manifestações de racismo (código penal 146; constrangimento ilegal). Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo revelou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista.

A campanha "Onde você guarda o seu racismo?", realizada pelo governo brasileiro, tem como objetivo provocar uma reflexão individual e, principalmente, conscientizar a população contra o preconceito racial. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)

Você sabe por que dia 20 de novembro é o dia da consciência negra? No município de União de Palmares, distante 77 km de Maceió, está registrada a lembrança do heróico negro Zumbi - Ganga Zumba - e dos seus companheiros que lutaram contra a opressão para defender a liberdade de uma raça. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi assassinado no Quilombo dos Palmares e, neste mesmo dia, na Serra da Barriga, foi criada a República Livre dos Palmares.

Zumbi é considerado o herói da raça negra do Brasil e do povo brasileiro, transformando-se no grande ícone da força negra. A comemoração desta data é importante para ecoar em todo país o grito de liberdade, justiça, cidadania e inclusão social. Todos deveriam refletir sobre a consciência negra e a melhor forma é valorizando nossa cultura. É importante priorizar a eliminação da inferiorização do negro diante da sociedade. Neste dia de comemoração é feriado em mais de 225 municípios, segundo a Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial.

Em 2003, uma lei estabeleceu o dia de hoje como parte do calendário escolar brasileiro, tornando obrigatório o ensino de História da África nas escolas públicas e particulares; mas tudo isso ainda está distante da realidade que sê vê nas salas de aula. Só podemos construir uma história verdadeira preservando a memória e conhecendo os fatos legítimos. Por exemplo: poucos sabem, mas antes de 1888 a maioria dos negros de Salvador já havia comprado suas cartas de alforria. Em 1822, foram os primeiros a darem boas-vindas à nação que estava acabando de nascer, depois da Independência do Brasil. A comemoração ocorre desde 1970. Antes, celebrava-se a data no dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura.

Sábado, 20 de novembro de 2010, 15h06

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/esoterico/interna/0,,OI4802470-EI14324,00.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário