terça-feira, julho 05, 2011

Atenção Turmas 2T1 e 2T3 da Escola Estadual Magalhães Barata

Tema: A questão do Gênero
Avaliação:

Olá pessoal das turmas do turno da tarde, conforme o título.

Cumprindo com o que conversamos no mês de junho em sala de aula, proponho leitura do texto "Rapazes Serão Rapazes": Papel Social de Gênero na Família Cabo-Verdiana (acesso em 5/7/11 às 10:45):

http://www.alfa.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=1933&Itemid=236

Em seguida, as tarefas:

- Para a Turma 2T1: Tomando como referência a nossa cultura, opine sobre os papéis sociais de gênero / homens.
- Para a Turma 2T3: Tomando como referência a nossa cultura, opine sobre os papéis sociais de gênero / mulheres.


A ideia é elaborar um quadro comparativo ao da cultura Cabo-Verdiana (6.1) conforme texto sugerido.

Como responder: Envie através de comentário, com identificação (nome, turma), respeitando a tarefa indicada.

Observação: O (A) aluno (a) não tem obrigação de responder durante as férias (divirta-se!). O prazo para cumprimento das tarefas  é quinze (15) de agosto/2011.


6 comentários:

  1. ok professora, quando voltar de viagem eu faço.
    boas férias!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Allan, divirta-se; ao retornar, resolva e ganhe um ponto extra na 2ª avaliação (muito fácil).

    Boas férias!

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Verena Karla 2T3
    Professora é para comentar exatamente o que?
    é para comentar a apostila que estudamos antes da ferias?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Verena, clique no link sugerido, faça a leitura e depois opine sobre os papéis sociais de gênero com relação às mulheres. A apostila que comentamos também é uma fonte.

    A ideia é depois, em classe, fazer uma tabela tal como a pesquisa em Cabo Verde, comparando os estereótipos. Quando discutimos o assunto em classe, a turma deu vários exemplos de comportamentos que a sociedade espera com relação à mulher: uma questão de gênero.

    Aguardo seu comentário.

    ResponderExcluir
  5. saly da conceição de sena 2t3 Isso que ocorre em cabo verde,e muito comum em outros países pelo fato de a mulher ser ooooou ter força inferior,não podendo ter condição de trabalhar em trabalhos pesados e também são muito criticadas pela questão da imoralidade.Mulher não pode sair , não pode se divertir ,pois com isso relata transtornando-a com fatos explicitos e desagradaves , chamando-as de vagab... Noos homens somos machistas e ao mesmo tempo burros de nao perceber o quanto a mulher e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Verena Karla 2T3

    Eu li sobre Cabo verde, e como as mulheres são tratadas lá. Bom já no Brasil, nós mulheres não somos tratadas de formas como se fossemos propriedades dos homens.Hoje em dia, nós mulheres temos a liberdade de nos expressar de maneira que podemos decidir sobre a nossa vida.Hoje em dia já não existe aquela história de que mulher deve ficar em casa, enquanto os homens trabalham, hoje em dia já existe nas familias a divisão nas tarefas domesticas, tanto entre e marido e esposa, como entre os
    filhos. Em cabo verde, as mulheres, não podem lutar pelo o que querem, não pode decidir em suas proprias vidas,lá quem decide as coisas por elas,são os pais, ou maridos. Já no Brasil, não existe isso, nós mulheres lutamos para sermos independente de homens, para termos nosso lugar no mercado de emprego,para sermos respeitadas e aceitas de maneiras iguais. Conheço algumas pessoas que dizem que lugar de mulher é na cozinha, proximo do fogo, o que eu acho um absurdo,nós mulheres devemos ter o nosso direito de trabalhar, de ganhar nosso proprio dinheiro sem depender de homem algum.
    Mais nós mulheres temos algo maravilhoso que homem algum pode roubar, ou até mesmo tirar de nós, nós temos o Dom de dar vida a uma criança, pelo menos nisso a gente ganha deles kkkk....
    Professora foi isso que eu pude tirar do que eu li no site,bom espero que tenha gostado, esse é o meu modo de ver a vida entre um homem e uma mulher, querendo ou não, quem manda somos nós kkkk e não deixaremos homem algum pisar em nós, ou querer ser melhor que nós, porque nós mulheres temos força de vontade, e sempre teremos uma a outra para nos proteger.
    Ah e outra coisa coisa, concordo com o Saly, vocês homens são muitos burros mesmo, Vocês não sabe as mulheres que tem em sua vidas. Pare um pouco e pense,se hoje vcs hoje estao aqui, foi graças a uma mulher. ^^
    Bjuus Professora.

    ResponderExcluir