segunda-feira, julho 25, 2011

Dia internacional da mulher afro-latina-americana e caribenha


Recebi por e-mail do Grupo NOSMULHERES. "Pela Equidade de Gênero Étnico-Racial", estou divulgando:

O 25 de julho é comemorado em todo mundo como o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, para representar o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
Desde então, sociedade civil e alguns governos têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em vista a condição as desigualdades de gênero, classe, racial/étnica, geração e outras opressões constatadas no cotidiano das mulheres negras.

E Belém não podia ficar de fora dessa grande articulação mundial em defesa da garantia dos direitos da mulher negra. Será um momento de união de forças entre as diversas organizações de mulheres negras, que juntas, constroem estratégias voltadas para elevar a estima, o orgulho e fortalecer a auto-organização das negras paraenses.

Programação

10:30h - Cabelaço Feminista (ação de rua/Performance no Pátio Belém, concentração em frente ao Shopping).

15:00h às 18:00h - Instituto de Arte do Pará - IAP, Praça Justo Chermont, nº 236 (antigo largo de Nazaré)

  • Projeção de Filme: “CAROLINA”, de Jeferson Brasil, 2003. 15 min. Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de mulheres negras. Com Zezé Motta e Gabrielly de Abreu.
  • Lançamento da Carta de Incidência Política construída de forma coletiva, pelo CEDENPA.
  • Lançamento da Campanha da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, “Pelo fim da violência contra a Mulher Negra”, a qual nos leva a refletir o modo como se articulam a violência doméstica com o racismo no cotidiano da vida da mulher negra, expressa nos aspectos simbólicos e psicológicos da rejeição e controle de nossos cabelos.
  • Roda de Conversa - Provocadoras: Grupo de Mulheres Felipa Aranha.
Informações:
Nilde Sousa - 9122-3676 - Articulação de Mulheres Brasileiras / FMAP
Maria Luiza – 9207-3933 e 8820-1158.


3 comentários:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. saly da conceição de sena turma 2t3sábado, julho 30, 2011 6:29:00 PM

    O homem é uma obra de arte de Deus : E ele esta acima de tudo e de todos.Nós so temos que medir fe consiencia e razao a ele.Ou melhor nos so temos que amar um Deus so .Agora eu nao gosto e quando falam da mitologia o fato de existir Zeus ,Posseidom , Era entre outros .E pessoas adorai-vos ambos e nao a o Deus todo poderoso Tambem o que eu nao gosto e de a pessoa chegar comigo e dizer para eu procurar outras religiões que nao sege a catolica ,dizendo que a igreja protestante vai nos salvar . Primeiro na minha filosofia de ver as coisas e A IGREJA NAO SALVA AS PESSOAS O QUE SALVA AS PESSOAS EA FE EM DEUS ,ea igreja serve como maneira de apenas nos aproximar dele. isso eu aprendi com um ex-ladrao que soube sair desta vida e hoje e um homem trabalhador

    ResponderExcluir
  3. Verena Karla Almeida da Cruzsábado, julho 30, 2011 6:52:00 PM

    O DIA INTERNACIONAL DA MULHER AFRO-LATINA AMERICANA E CARIBENHA A mulher e o fruto da beleza da natureza , e do preconceito prestado na sociedade .Pois ela muitas vezes sao regeitadas nos mercados de trabalho pelo fato da força fisica ser inferior a dos homens machistas que nao vê que a mulher tem mais força emocional e se precipita a passar por situações muitos mais tensas que nenhum homem aguentaria passa .Tendo crises de colicas ,tpm ,dor de cabeça , carregar uma criança nove meses dentro da barriga .Nenhum homem aguentaria passar o que nos mulheres passamos e do mesmo modo nos enfrentamos essa crise preconceitual.Eu tenho certeza que um dia os homens vao abrir os olhos e vao vê o quanto nos temos de valor

    ResponderExcluir