sexta-feira, abril 29, 2011

quinta-feira, abril 28, 2011

Estudo indica aumento do cyberbullying no Brasil

De acordo com a ONG Plan Brasil, que atua no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a violência entre jovens praticada por meios virtuais já é mais frequente que o bullying. 
Leia a notícia:
http://www.diarioonline.com.br/noticia-145095-estudo-indica-aumento-do-cyberbulling-no-brasil.html

Sugestão do vídeo Diga NÃO ao Bullying no endereço:
http://comunidademagalhaesbarata.blogspot.com/2011/04/abertura-do-ano-letivo-de-2011.html

Postagem editada em 05/05/2011

quarta-feira, abril 27, 2011

Prova Brasil / Saeb

O Inep aplicou pré-testes em dez capitais brasileiras; o pré-teste das questões irão integrar o Banco Nacional de Itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da Prova Brasil.

Leia a notícia na íntegra:

http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/saeb/news11_01.htm

.

segunda-feira, abril 25, 2011

Representante de turma

É um direito de todos os alunos escolher o colega que representará a turma na Escola. Com a intenção de ajudar nesse exercício de cidadania, estamos esclarecendo aos nossos alunos sobre o voto consciente com relação a essa escolha.

Salientamos para algumas qualidades pessoais de um líder:
- Respeito às pessoas.
- Aceitação dos outros.
- Senso de justiça.
- Pontualidade e assiduidade.
- Responsabilidade.
- Cooperação.
- Senso de igualdade.
- Facilidade de comunicação.


Cumprir o dever e ser responsável por ele resume as funções do líder:
- Ser o elo da turma com a Direção, com os Professores e com o Serviço Técnico.
- Representar a turma em todas as ocasiões necessárias.
- Comunicar avisos e modificações que sejam do interesse do grupo.
- Participar de reuniões dos representantes de turma com a Direção e Equipe Técnica.
- Zelar pela conservação e organização da sala de aula.

Um líder autêntico deve ter as seguintes atitudes:
- Procurar estar sempre a par das necessidades de cada colega.
- Consultar o grupo antes de tomar decisões importantes.
- Manter sempre o equilíbrio, procurando controlar suas reações e não se deixar levar pelo impulso.
- Procurar sempre obter o consenso do grupo.
- Apaziguar as divergências de opiniões, mantendo um relacionamento amistoso entre os colegas de turma.

A liderança é uma experiência para o desempenho profissional futuro.



sexta-feira, abril 22, 2011

Calendário Prise e Prosel 2012 / UEPA

Confira o calendário dos processos seletivos:


Formulário para solicitação de isenção.

Período de solicitação: 15/4 a 8/5/11.


Entrega da documentação anexada ao formulário: 9 a 20/5/11 em um dos cinco campus da UEPA (para inscrições em Belém).

Resultado: 19/8/11.


Inscrições para os processos seletivos: 1/9 a 6/10/11.

Exame Habilitatório para os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música: 30 e 31/10/11.

Prova da Primeira Etapa: 27/11/11.

Prova da Segunda Etapa: 28/11/11.

Prova da Terceira Etapa: 18/12/11.

Fonte: http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1860547


O Edital referente à estrutura e calendário pode ser conferido aqui.

terça-feira, abril 19, 2011

Lista de leituras recomendadas pela UFPA para o PS 2012

1. O lirismo amoroso nas cantigas trovadorescas
2. Gil Vicente - 'O pranto de Maria Parda' (monólogo)
3. Amor e desconcerto do mundo nos sonetos de Camões
4. Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos
5. Arcadismo em poemas líricos de Gonzaga e Bocage
6. Romantismo
6.1. Leitura dos poemas 'Navio Negreiro', de Castro Alves e 'I-Juca Pirama', de Gonçalves Dias
6.2. Leitura do romance 'A pata da gazela', de José de Alencar
6.3. Leitura do romance 'A queda dum anjo', de Camilo Castelo Branco
7 Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
7.1. Leitura do romance de 'Esaú e Jacó', de Machado de Assis
7.2. Leitura do romance 'O primo Basílio', de Eça de Queiroz
7.3. Leitura dos contos 'Desilusão' e 'Que bom marido', do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho
7.4. Leitura das crônicas 'Trabalho feminino', 'Antônio Conselheiro', 'Prostituição infantil' e 'Recenseamento', de Olavo Bilac
8. Simbolismo
8.1. Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Souza
9. Modernismo
9.1. Leitura dos poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro)
9.2. 'Leitura de Libertinagem', de Manuel Bandeira
9.3. Leitura do conto 'O carro dos milagres', de Benedicto Monteiro
9.4. Leitura de 'Macunaíma', de Mário de Andrade
9.5. Leitura de 'Primeira manhã', de Dalcídio Jurandir
9.6. Leitura do romance 'A viagem do elefante', de José Saramago
9.7. Leitura da peça 'O rei da vela', de Oswald de Andrade.

segunda-feira, abril 18, 2011

Rafaela Porfírio de Oliveira

Sobre o ensino da Sociologia no ensino médio, minha sugestão é que leia o texto do Professor Flávio Marcos Silva Sarandy:
http://www.espacoacademico.com.br/005/05sofia.htm
Depois faça um comentário sobre o que leu. Seja crítica! Esse exercício vale muito.
Desejo muita saúde para você.

Haddad dá ênfase à ampliação dos investimentos em Educação

A participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, encerrou uma série sobre educação do canal de televisão Globo News. No último programa da série Educação sob Medida, que foi ao ar no domingo, 17, Haddad falou sobre educação infantil, ensino médio e valorização da carreira do magistério.


O ministro ressaltou alguns pontos do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional e contém 20 metas para nortear as políticas de educação até 2020. Um deles é o que se refere à ampliação do investimento público em educação, de 5% para 7%, como proporção do produto interno bruto (PIB). “No PNE da primeira década [2001-2010], a meta referente ao financiamento foi vetada; tínhamos metas, mas não meios”, disse.

Sobre a educação infantil, Haddad citou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para ele, são instrumentos que permitirão ao país alcançar a meta de atender 50% das crianças até 3 anos de idade e 100% das crianças de 4 e 5 anos até 2020.

Em relação ao ensino médio, o ministro destacou a melhora no atendimento nos últimos dez anos. “Hoje, no Brasil, 50% dos jovens concluem o ensino médio com no máximo um ano de defasagem”, disse. “Saímos de um patamar de 30% no início da década, mas ainda é pouco; nosso percentual pode melhorar.”

De acordo com Haddad, o Brasil saiu da inércia nas avaliações internacionais na área da educação e foi o terceiro país que mais evoluiu nos últimos dez anos. “Superamos 15 países ao longo da década”, destacou. “Estávamos numa curva decrescente de qualidade; agora, está ascendente; metas estão sendo cumpridas; se continuarmos assim, vamos estar num patamar de qualidade confortável em 2021.”

Professor — Sobre a política de valorização do professor, o ministro afirmou que o piso salarial e a carreira devem andar juntos, não devem ser dissociados. Além disso, salientou que o salário médio do professor deveria ser 60% maior do que o atual, de forma a evitar que o magistério sofra a concorrência de outras carreiras. “Tudo é muito importante: ampliar creches, modular o vestibular, aumentar o acesso à educação superior”, observou. “Mas ainda temos um nó para desatar, que se chama atratividade da carreira do magistério.” 

Letícia Tancredi
no Portal do MEC

sexta-feira, abril 15, 2011

Processos Seletivos da UEPA / 2012

                  EXTRATO DO EDITAL No 016/2011 - UEPA
    ESTRUTURA E CALENDÁRIO DAS PROVAS DE INGRESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
            
A Reitora da Universidade do Estado do Pará – UEPA, torna público a estrutura, calendário, critérios de eliminação e ponto de corte dos Processos Seletivos 2012 - PRISE e PROSEL, para ingresso nas séries iniciais dos cursos superiores ministrados pela autarquia universitária estadual.
           As provas dos processos seletivos (PRISE e PROSEL ) serão realizadas nos seguintes dias:
- Habilitatório para Licenciatura e Bacharelado em Música : 30/10/2011 e 31/10/2011
- 1a Etapa : 27/11/2011
- 2a Etapa : 28/11/2011
- 3a Etapa : 18/12/2011

           O referido edital estará disponível no site www.uepa.br.
                                 Belém, 14 de abril de 2011.
                                MARÍLIA BRASIL XAVIER
                        Reitora da Universidade do Estado do Pará


Fonte: www.uepa.br

Desempenho Prise 2010 / UEPA

Para consultar Resultados e Estatísticas da 1ª e da 2ª etapas:
http://www.uepa.br/daa/prise2011/

segunda-feira, abril 11, 2011

Conteúdo do Prise / Prosel - UEPA

Atendendo a solicitações de colegas professores e de alunos, informo quais são as disciplinas obrigatórias/conteúdos para os Processos Seletivos da Universidade do Estado do Pará bem como as leituras obrigatórias de acordo com as etapas (informações retiradas do portal da UEPA).

Lembro-lhes que as informações referem-se aos Processos 2011, já realizados, portanto, se houver mudança para 2012 saberemos quando da divulgação dos editais.  

A disciplina Sociologia não faz parte da grade de conteúdos dessa Instituição para os referidos fins.

Confira:

FísicaQuímicaLíngua Estrangeira
Lingua PortuguesaLiteraturaGeografia
Habilitatório - Bacharelado em Música (programa atualizado)Licenciatura em MúsicaBiologia
MatemáticaHistória

1ª etapa 
Gil Vicente – O Velho da horta
Gregório de Matos Guerra: Sátira
Autores: Cláudio Manuel da Costa e Bocage (Neo classicismo/Arcadismo), Luiz de Camões (Classicismo) e Gregório de Matos Guerra (Barroco).
2ª etapa
Autores: Álvares de Azevedo e Castro Alves (Romantismo), Olavo Bilac (Parnasianismo), Cesário Verde (Realismo)
Almeida Garret: Frei Luis de Sousa
Bernador de Guimarães: A escrava Izaura
Machado de Assis: Contos (Capitulo do chapéus, D. Paula e Uma Senhora)
Eça de Queirós: Contos (No moinho)
Inglês de Souza: Contos Amazônicos : O Rebelde.
3ª etapa
Autores: Alphonsus de Guimaraens e Camilo Pessanha (Simbolismo), Manuel Bandeira, Mário Faustino (Modernismo)
Fernando Pessoa (heterônimo: Ricardo Reis)
Miguel Torga: Novos Contos da Montanha (Natal, A confissão, O Lopo)
Nelson Rodrigues: Vestido de noiva
Graciliano Ramos: Vidas Secas

sexta-feira, abril 08, 2011

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o Supremo

Novo olhar sobre a Matemática

Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?

Conheça a metodologia criada pelo professor João Batista do Nascimento da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará:
  


segunda-feira, abril 04, 2011

Início do período letivo 2011

Sejam todos


caríssimos alunos das Escolas Estaduais
DEODORO DE MENDONÇA e VILHENA ALVES!

Imagem: http://www.icasei.com.br

sábado, abril 02, 2011

VENCEDORES

Para finalizar nossas postagens referentes ao ano letivo 2010, mais uma vez enviamos parabéns pela conquista aos nossos calouros, alunos concluintes do ano letivo 2010 da Escola Deodoro de Mendonça.

Também fazem parte dessa vitória as alunas: Tatiana Negrão e Catarine Ribeiro, bem como os calouros do turno da noite.


 O conhecimento é inesgotável.

sexta-feira, abril 01, 2011

Documentos para obtenção do Certificado / ENEM

  1. Cópia da Carteira de identidade,
  2. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento,
  3. Cópia do CPF,
  4. Cópia do Título de Eleitor com comprovação de quitação Eleitoral,
  5. Cópia do Documento Militar (somente para os homens),
  6. Cópia do Certificado do Ensino Fundamental ou do Histórico de Conclusão,
  7. Cópia do Comprovante de Residência Atualizado,
  8. Boletim Individual de Resultados- ENEM 2010, impresso através do site do INEP,
  9. 01 foto 3x4.
  10. 01 Pasta plástica com Elástico (transparente).
As cópias deverão ser acompanhadas dos documentos originais. O Setor de Protocolo deve conferir a autenticidade dos documentos utilizando o carimbo “CONFERE COM A ORIGINAL” ou outro instrumento similar. Em seguida deve devolver os documentos originais do solicitante e marcar no requerimento as cópias que foram apresentadas. Após o referido procedimento deve ser formalizado um processo com as seguintes informações escritas na capa: Nº do Processo, Interessado, Data da Entrada e Assunto.
O Setor de protocolo não deve formalizar processo caso o interessado deixe de apresentar qualquer um dos documentos mencionados acima.  

Fonte: http://palmamuniz.blogspot.com/2011/02/certificacao-enem-2010-listao.html 

Lista de Certificação do Enem 2010

Atendendo solicitação de alunos e visitantes volto a postar o link onde é possível consultar os nomes dos candidatos que optaram pela certificação:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/certificadoconclusao/