terça-feira, novembro 27, 2012

Turma M1MJ01 - Escola Vilhena Alves

Para completar nossa terceira Avaliação, faremos uma atividade referente ao tema Cidadania.

Inicialmente assista ao vídeo:


No desenvolvimento de nossos conteúdos que tratam da conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira, é interessante que conheçamos um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, conforme estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.

Acessem o link de uma postagem do Espaco Educar.

Após a leitura, compare as taxas de analfabetismo referentes aos Indicadores Sociais do IBGE (2000) com as divulgacões de 2011. Acesse o portal Aprendiz UOL para obter os dados e depois prepare sua resposta.

Envie através de comentário. Nao esqueça de se identificar.

Bom trabalho!

7 comentários:

  1. Com a luta dos movimentos sociais contra a discriminação racial,vimos que houve grande
    avanço na inclusão de pretos e pardos na sociedade, é uma vitória que tem que se comemorar
    não só como o dia “13 de maio”,o que ficou “esquecido” por todos brasileiros.O dia da consciência negra é para não só se comemorar essas conquistas do negro mas também para enfatizar o progresso dessa raça no mercado de trabalho no avanço da diminuição do analfabetismo.Com o senso de 2000 o número de analfabetismo era de pretos e pardos20%,brancos de 8,3%,no senso de 2011 pretos e pardos caiu para 14,4% e brancos 5,9%.Uma década depois os números não se faz tão satisfatório de acordo como o esperado pelo grande movimento e suas conquistas. Deveriamos olhar para essa população com mais atenção e valorizar não só pelo trabalho e luta mas também pelos esforços em que eles fazem para terem uma qualidade de vida melhor.Para que isso aconteça nossos políticos poderiam investir mais em SAÚDE E EDUCAÇÃO com qualidade e acessível a todos.Afinal pagamos nossos impostos de acordo com o que é cobrado.Onde está nosso dinheiro?

    MARIA DAS DORES TURMA:M1MJ01

    ResponderExcluir
  2. ALUNO:FRANCISCO MORAIS COELHO
    TURMA: M1MJ01 TURNO: MANHÃ

    Os dados do IBGE (2000) complementam aquilo que esta na publicação de 2011, pois como é perceptível vivemos em um país que apesar de miscigenado, uma composição de diferentes raças ainda persistem as barreiras segregadoras que inescrupulosamente classifica uns melhores e mais dignos de privilégios que os demais. A população negra contribuiu significativamente para o que o Brasil é hoje, porem esta foi hostilizada durante anos sob regime de escravidão e até hoje é discriminada e excluída de direitos básicos como a educação o que esta bem nítido nos dados do IBGE. O Dia Nacional da Consciência Negra é a data do aniversario do assassinato de um líder negro, por isso não é apenas uma data comemorativa mais uma forma de expressar a discriminação e preconceito que ainda existem contra esta raça.

    ResponderExcluir
  3. A porcentagem de analfabetos no ano 2000 que era de 20% para a do ano de 2011 não foi muito grande. De acordo com a pesquisa do IBGE a diferença entre a alfabetização entre negros e brancos ainda é muito grande. a taxa de analfabetos no ano de 2011 é de 14,3% respectivamente aos brancos que é de 15,9% . Se passaram 10 anos e pesquisas apontam que a maior parte dos negros ainda são analfabetos, e em alguns municípios de menor porte a taxa de negros analfabetos ainda é maior, negros de 15 anos ou ,ais e de 27,11% em municípios entre 5000 abitantes. Patricia diniz - M1mj01

    ResponderExcluir
  4. Jorge Aparecido da Silva Conde Turma M1MJ01- O analfabetismo teve um aumento razoável segundos os dados do IBGE que no ano (2000 a taxa de analfabetismo com relações aos negros era de 20%) segundo a ultima pesquisa do IBGE DE 2010 no qual a taxa de analfabetismo saltou de 20% e foi para 27,1% em municípios com até 5000 habitantes.

    A Luta da Classe Negra que sofre descriminação por causa da sua cor de pele devido as suas origens de escravos vem sofrendo uma desigualdade até os dias de hoje com relação aos brancos, seja na área de educação, profissional, social,mas teve um pequeno avanço para superar essa desigualdade com por exemplo: hoje tem o primeiro presidente Norte - Americano Negro da Historia Americana Barack Obama, Outro exemplo mais recente de uma conquista de um cidadão negro aconteceu aqui no Brasil foi a posse da vossa excelência Presidente do STF senhor Joaquim Campos Barbosa que é um exemplo de luta, perseverança, determinação e vontade, para mim que faço parte dessa classe tão descriminada no nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Comparando as pesquisas do IBGE do ano de 2000 à 2010, houve uma pequena diminuição na taxa de analfabetismo.
    No ano de 2000, a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos era de 20%, enquanto entre os brancos cai para 8,3%.
    enquanto no ano de 2010, a taxa de analfabetismo entre pessoas pretas ou pardas de 15 ou mais anos de idade era de 14,4% e 13,0%, respectivamente, contra 5,9% dos brancos.
    Jessica Farias da Silva _ M1MJ01

    ResponderExcluir
  6. Apesar da redução das taxas de analfabetismo no Brasil, ainda persistem grandes diferenças entre a taxa de alfabetização de negros (pretos e pardos) e brancos, segundo novos dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE. Houve uma diminuição entre os negros, no período de 2001 a 2011.E a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é de 20%, enquanto entre os brancos cai para 8,3%.83,1% das mulheres negras trabalham na agricultura e na prestação de serviços (principalmente como empregadas domésticas); 60% não têm registro em carteira. Quanto à média salarial, os homens brancos recebem 6,3% salários mínimos (s.m), os negros 2,9 s.m, as mulheres brancas 3,6 s.m e a s mulheres negras 1,7 s.m. Aluno: Hyago Henrique Pereira de Moraes Turma: M1MJ01

    ResponderExcluir
  7. Thyago Miranda Turma M1MJ01 - Teve sim um aumento relativamente acentuado comparando as pesquisas do IBGE no ano 2000 em relação a 2010, segundo os dados a taxa de analfabetismo no ano 2000 era de 20% e no ano de 2010 aumento para 27,1%.


    Dia da Consciência Negra é um movimento que vem passando de geração e geração, no Brasil e muitos lugares do Mundo ainda existe a descriminação e o racismo as pessoas ainda são julgadas pela cor da pele e não pelo que são, ou pelo que fazem.

    Mais hoje os negros e pardos estão mudando muitas coisas tando na educação,na vida profissional, e cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir