quarta-feira, novembro 28, 2012

Turmas 2T2 / 2T4 - Escola Magalhães Barata

Car@s alunos,

Nas aulas do dia 14 de novembro iniciamos nossa atividade que completa a terceira avaliação.

- Sobre o Movimento Negro, transcrevo

O Brasil é o país que tem a maior população de negros fora da África. Nossos antepassados foram trazidos para cá e além de serem escravizados passaram por um processo de ‘aculturação’, sendo obrigados a deixarem de praticar suas linguagens, religiões e costumes adotando práticas europeias.

1- Explique o significado de aculturação, relacione com o povo africano no contexto da colonização brasileira, dando exemplo do processo. 

- Sobre conquistas dos militantes negros, transcrevo

Também em 1988 comemorou-se o centenário da Abolição, que culminou numa série de manifestações e protestos por partes dos militantes negros. Duas reivindicações viraram leis e entraram para a Constituição: a criminalização do racismo (Artigo 5º) e o reconhecimento de propriedade das terras de remanescentes de quilombos (Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

2- Foi no Estado do Pará, no município de Oriximiná, que pela primeira vez uma comunidade quilombola recebeu o título coletivo de suas terras, no ano de 1995. Pesquise e informe o número de comunidades quilombolas existentes no Pará; sobre as comunidades quilombolas do Marajó, informe quais foram as que receberam titulação em 2012.

Envie suas respostas via comentários.
Capriche no português.
Identifique-se.





Fonte de pesquisa
http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_pa.html

16 comentários:

  1. 1-aculturação e quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.
    exemplo:a união dos orixás africanos com os santos brasileiros

    2-Na região paraense conhecida como Marajó encontram-se diversas comunidades quilombolas. Elas estão distribuídas pelos municípios de Anajás, Bagre, Cachoeira do Arari, Curralinho, Gurupá, Muaná, Ponta de Pedra, Salvaterra e Soure.

    Nesta região as únicas comunidades que já têm as terras tituladas são aquelas situadas no município de Gurupá. A titulação ocorreu no ano de 2000. Foram concedidos dois títulos pelo Instituto de Terras do Pará. Um deles (com 83.437,1287 hectares) regularizou o território conhecido como Gurupá, que abriga 300 famílias das comunidades Gurupá Mirin, Jocojó, Flexinha, Carrazedo, Camutá do Ipixuna, Bacá do Ipixuna, Alto Ipixuna e Alto Pucuruí. A outra área titulada foi a da comunidade Maria Ribeira (com 2.031,8727 hectares), onde moram 32 famílias.

    aluno(a): jhon cleber e fabianny marjorie. turma:2t2

    ResponderExcluir
  2. Alunos: Kaśsio Eduardo , Everton Santos
    Turma: 2T4

    1ª) R = A aculturação é um fenómeno social constante, tanto no presente como no passado. As diversas sociedades não são estanques e influenciam-se umas às outras de diversos modos.

    2ª) R = 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.
    Além do Quilombo Chácara do Buriti, mais duas comunidades tiveram acesso à terra garantido, apesar de ainda não terem títulos definitivos. São elas a Cafundó (SP) e a Invernada dos Negros, também conhecida como Fazenda Conquista, em Campos Novos (SC).

    ResponderExcluir
  3. 1.) O processo de aculturação se dá pelo contato de duas
    ou mais matrizes culturais diferentes, isto é, pela
    interação social entre grupos de culturas diferentes,
    sendo que todos, ou um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado
    uma nova cultura. É possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural
    promovida por fatores externos contato entre padrões culturais diversos – oposta daquele processo
    permanente que ocorre no interior da própria cultura, isto é, dentro da própria sociedade ao longo da história

    2.) Em 2005, o Estado do Pará concentrava mais da metade (58%) da dimensão total de terras
    quilombolas tituladas do país. São 27 territórios, ocupados por 79 comunidades (com cerca de 3.700 famílias), que somam 527.139 hectares.
    Essa titulação foi um marco que consolidou o entendimento de que o artigo 68 é auto-aplicável e que a
    regularização desta categoria de terras deve ser coletiva, respeitando a forma como os quilombolas concebem e ocupam os seus territórios.
    ART. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras, é reconhecida a propriedade definitiva,
    devendo o Estado emitir-lhes títulos respectivos.As conquistas dos quilombolas paraenses traduzem-se também em leis estaduais e programas de governo destinados especificamente a este setor da população.
    Neste processo de lutas, os quilombolas paraenses contaram com o apoio de várias organizações, como o Centro de Estudos e Defesa do Negro do
    Pará (CEDENPA), a Comissão Pastoral da Terra -Pará, a Comissão Pró-Índio de São Paulo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará
    (FETAGRI) e o Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Aluno:Eduardo Santos Diniz Série: 2T4

    ResponderExcluir
  4. 1- A aculturação refere-se ao encontro de duas culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania.
    No conceito geral, define-se a aculturação como um processo de imposição cultural que, no Brasil colonial, ocorreu pela catequisação dos índios, negros escravos e por meio de referências “civilizatórias” trazidas por portugueses, franceses e ingleses.

    Nos tempos atuais, a aculturação é percebida como resultado de um processo de intercâmbio cultura em que duas culturas absorvem mutuamente suas características e costumes gerando uma nova referência. Essa nova referência ou nova cultura apresenta traços da cultura inicial e da cultura absorvida.
    A cultura brasileira é formada por traços portugueses, africanos e indígenas; formação ocorrida no decorrer de nossa história pela colonização e pelo processo de imigração. A globalização e a interatividade das mídias permitem um processo de aculturação e nivelamento das culturas pela proximidade das sociedades, das trocas e da rapidez dos veículos de comunicação que distribuem diversas referências, comportamentos e signos culturais em diferentes países.

    Acredita-se que a aculturação, sendo um processo moderno de expansão, não consegue destruir por completo a identidade social e local de um povo. Hoje, a aculturação é considerada proveniente de um processo não violento , mas proveniente de uma necessidade de informação e busca de aspectos culturais por parte de vários povos.

    Trata-se de um processo de aquisição que ocorre por meio de vários grupos de culturas diversas, permitindo que indivíduos de uma cultura aprendam o comportamento o as tradições de indivíduos de outra cultura.
    Devemos considerar que, mesmo nos tempos feudais e mercantis, nenhum povo conseguia viver constantemente isolado e que a cultura é um processo dinâmico em constante formação e expansão.

    A cultura não é estática ou mórbida, seja por fatores históricos, humanos e até mesmo bélico, ela é capaz de perder , reaver ou absorver novas referências durante o processo de consolidação ou reorganização de uma sociedade. A aculturação não significa a morte dos signos e comportamentos culturais de um povo, mas um processo proveniente de causas impostas ou antropologicamente naturais.

    2- Já se sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.
    Embora o emprego da mão-de-obra negra na Amazônia não tenha alcançado as mesmas cifras que em outras regiões do país, teve uma grande importância para a economia local. Nas várias regiões do atual Estado do Pará, os escravos negros foram utilizados como mão-de-obra nas atividades agrícolas e extrativistas, nos trabalhos domésticos e nas construções urbanas.

    A história da escravidão no Pará foi marcada pela resistência de negros e índios que buscaram a sua liberdade por meio da fuga, da construção dos quilombos e da participação na Cabanagem. Parte dessa história é contada neste site.
    Embora o emprego da mão-de-obra negra na Amazônia não tenha alcançado as mesmas cifras que em outras regiões do país, teve uma grande importância para a economia local. Nas várias regiões do atual Estado do Pará, os escravos negros foram utilizados como mão-de-obra nas atividades agrícolas e extrativistas, nos trabalhos domésticos e nas construções urbanas.

    A história da escravidão no Pará foi marcada pela resistência de negros e índios que buscaram a sua liberdade por meio da fuga, da construção dos quilombos e da participação na Cabanagem. Parte dessa história é contada neste site.

    Alunos: THallyson Bruno Silva Cruz;.
    Alunos: Jadson Fabricio Sales da Cruz 2T4

    ResponderExcluir
  5. Complementaçao da Segunda Questao Duas terras quilombolas de Sergipe tituladas: Mocambo e Lagoa dos Campinhos



    As comunidades do Sergipe, Mocambo, (município de Porto da Folha), e Lagoa dos Campinhos, (município de Amparo de São Francisco), receberam o seu título de propriedade de parte de suas terras. São as duas primeiras terras tituladas pelo Incra no Sergipe.

    Mocambo foi parcialmente titulada com 171 hectares que representam 8% dos 2.100,5400 ha reconhecidos como de ocupação da comunidade no RTID. Essa titulação advém da finalização do processo de desapropriação de dois imóveis. Além desses imóveis, já se encontram em imissão na posse todas as terras particulares referentes ao território, um total de 15. Em seu território incidem também terras públicas e há a presença de posseiros.

    A titulação do território de Lagoa dos Campinhos também foi parcial, apenas de 114 hectares do total de 1.263,9493 ha identificado no RTID. Essa titulação foi possível pela conclusão do processo de desapropriação de um imóvel. As desapropriações envolvem ainda outros 21 imóveis. Como Mocambo, em seu território incidem também terras públicas e há a presença de posseiros.

    Com esse dois títulos, sobe para três o número de títulos entregues em 2012 pelo Incra. O outro é da comunidade Chácara do Buriti, do Mato Grosso do Sul.

    Decretos de Desapropriação

    A presidenta Dilma Roussef assinou onze decretos no dia 21 de novembro. Foram os primeiros do ano de 2012 e abrangem 31.111,923 hectares beneficiando 676 famílias.

    As famílias pertencem a comunidades quilombolas de seis estados: Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Sergipe:

    Bahia: Olhos D´Água do Basílio (73 famílias e 4.825,8623 ha), Agreste (67 famílias e 2.340,5536 ha), ambas do município de Seabra, Sambaíba (68 famílias e 2.511,5849 ha), do município de Macaúbas e Tanque Novo, e Mata do Sapé (36 famílias e 2.643,0730 ha), do município de Macaúbas.

    Goiás: Família Magalhães (22 famílias e 5.492,1421 ha), do município de Nova Roma, e Baco Pari (46 famílias e 3.147,4885 ha), do município de Posse.

    Rio Grande do Sul: Manoel Barbosa (65 famílias e 152,5300 ha), do município de Gravataí, e Novo Horizonte/Rincão dos Caixões (22 famílias e 226,1672 ha), do município de Jacuzinho.

    Rio Grande do Norte: Boa Vista dos Negros (37 famílias e 445,2676 ha), do municipio de Parelhas.

    Espírito Santo: São Pedro (43 famílias e 314,0707 ha), do município de Ibiraçu.

    Sergipe: Serra da Guia (197 famílias e 9.013,1831 ha), do município de Poço Redondo.

    Além dos 11 decretos de desapropriação em 2012, o Incra publicou 8 Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) e 4 Portarias de Reconhecimento do Presidente do Incra.2t4 Eduardo Santos Diniz

    ResponderExcluir
  6. 1- Explique o significado de aculturação, relacione com o povo africano no contexto da colonização brasileira, dando exemplo do processo?
    R= A aculturação diz respeito às modificações culturais resultantes dos contactos entre pessoas de duas sociedades diferentes. Esses contactos podem consistir em interacções directas, provocadas por conquistas militares, colonização, emigração, actividades missionárias e até turismo. Mas podem também ser contactos indirectos através dos diversos meios de comunicação social (televisão, internet, cinema, jornais, etc.).
    A aculturação é um fenómeno social constante, tanto no presente como no passado. As diversas sociedades não são estanques e influenciam-se umas às outras de diversos modos.
    A aculturação parece assumir duas formas principais, havendo entre elas diversos graus intermédios.
    A aculturação por destruição, quando uma sociedade consegue impor a sua cultura a outra sociedade e a cultura desta desaparece ou se torna residual.
    A aculturação por assimilação, quando uma sociedade é influenciada pela cultura de outra sociedade mas não põe de lado a sua própria cultura. Essa influência constitui um enriquecimento, um alargamento do património cultural.
    O processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes, isto é, pela interação social entre grupos de culturas diferentes Esta, por sua vez, terá como base elementos de suas matrizes culturais iniciais como no caso da formação da sociedade brasileira. Como se sabe, são indiscutíveis as influências que as culturas africana
    É possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural promovida por fatores externos (contato entre padrões culturais diversos) – oposta daquele processo permanente que ocorre no interior da própria cultura,
    O processo de aculturação pode ocorrer de forma menos branda, e de maneira mais impositiva, mais rápida, quando comparada ao outro processo mencionado, embora isso não caracterize uma regra.





    2- Foi no Estado do Pará, no município de Oriximiná, que pela primeira vez uma comunidade quilombola recebeu o título coletivo de suas terras, no ano de 1995. Pesquise e informe o número de comunidades quilombolas existentes no Pará; sobre as comunidades quilombolas do Marajó, informe quais foram as que receberam titulação em 2012?
    R=
    Já se sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.
    A comunidade de Gurupá, situado no município Cachoeira do Arari, no Pará, Essa é a segunda comunidade quilombola da região do Marajó a primeira foi o da comunidade Bacabal As duas comunidades do Marajó relatam confrontos com fazendeiros da região, e pressão para que deixem suas terras.

    ALUNAS:camila andréa cardoso silva e
    jamile cardoso
    TURMA:2T4

    ResponderExcluir
  7. 1.Aculturação significa fundir duas ou mais culturas, que podem acarretar mudanças nas mesmas ou até mesmo originar outra cultura.
    O povo africano ao ser trazido para o Brasil sofreu um processo denominado aculturação. Forçados a largar as práticas de sua cultura, tiveram que aprender as práticas da cultura européia. Podemos citar como exemplo a sua prática religiosa, ou seja, os orixás que eram seus deuses passaram a ser relacionados aos deuses católicos.


    2.No estado do Pará existem aproximadamente 240 comunidades quilombolas.Em 05 de outubro de 2012 a comunidade quilombola Bacabal, em Savaterra(PA), teve seu RTID (Relatório Técnico de Identificação e Delimitação) publicado.


    Alunos : Danyella Abreu 2T4
    Jonas Couto 2T4

    ResponderExcluir
  8. 1ºRESPOSTA
    Ouve uma certa troca de culturas por causa da aproximaçao entre indigenas e outras raças adquirindo outras crenças e costumes .

    2ªRESPOSTA
    Existem no Para cerca de 240 comunidades quilombolas,e em 2012 apenas uma comunidade quilombola foi titualizado chamada Chacara de buriti, que fica localizada em Mato Grosso do sul, composta por 19 familias.

    alunos:Giovane Amaral da Silva - 2T4
    Wellington Ricardo Amaral de Jesus - 2T4
    Felipe Cardoso Correa - 2T4

    ResponderExcluir
  9. Resposta da 1 º
    Aculturação => duas ou mais culturas diferentes ou parecidas são absorvidos uma pela outra, formando uma nova cultura diferente, ou seja, aculturação é também absorção de uma cultura pela outra.
    A cultura brasileira se originou de varias culturas africanas, que veio com os imigrantes africanos (escravos), como o candomblé, macumba, capoeira e na culinária, etc. Onde o povo baiano mostra nas suas características. Está relacionado na aculturação o Brasil que foi formado por multiculturas (varias culturas), de origem africana que aculturação é a junção ou soma de varias culturas dando origem a uma nova cultura como o Brasil.
    Resposta 2º
    São 27 territórios, ocupadas por 79 comunidades(com cerca de 3.700 famílias ), que somam 527.139 hectares.
    Comunidade Gurupá, e Maria Ribeiro que recebe o titulo em 2012

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Willian Rodrigues Barbosa
    Turma:2T2

    1)R:Aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra, formando uma nova cultura diferente.Com a vinda dos africanos trazido pelos portugueses para Brasil as culturas se misturaram com isso formaram uma nova cultura
    a Cultura brasileira.

    2)Sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.

    ResponderExcluir
  11. Colégio Estadual Magalhães Barata.
    Turma: 2T2
    Aluno(a): Dayanne Garces
    Lucas Ramos


    1º Aculturação trata-se da junção de culturas distintas ou parecidas, dando origem a uma única cultura.
    A cultura Brasileira é uma mistura de várias delas, entre as mesmas estão a Portuguesa, Alemã, Italiana, Indígena e Africana a qual iremos dar ênfase.
    A cultura africana chega ao Brasil com povos escravizados trazidos do país durante o período do tráfico negreiro. Os africanos contribuíram e muito para a cultura brasileira em diversos aspectos como, a dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência pode ser notada em grande parte do nosso país como, no estado da Bahia,Maranhão,Pernambuco,Alagoas,Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.


    2º São 27 territórios ocupados por 79 comunidades. Neste ano só tivemos uma regularização que ocorreu em uma Quilombola do estado de Mato Grosso. Atualmente, estão em curso no INCRA os processos de regularização fundiária de três quilombolas da região do Marajó: Bacabal, Deus Ajude e Campinas.

    ResponderExcluir
  12. Colégio Estadual Magalhães Barata.
    Turma: 2T2
    Aluno(a): Dayanne Garces
    Lucas Ramos

    1º Aculturação trata-se da junção de culturas distintas ou parecidas, dando origem a uma única cultura.
    A cultura Brasileira é uma mistura de várias delas, entre as mesmas estão a Portuguesa, Alemã, Italiana, Indígena e Africana a qual iremos dar ênfase.
    A cultura africana chega ao Brasil com povos escravizados trazidos do país durante o período do tráfico negreiro. Os africanos contribuíram e muito para a cultura brasileira em diversos aspectos como, a dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência pode ser notada em grande parte do nosso país como, no estado da Bahia,Maranhão,Pernambuco,Alagoas,Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
    2º São 27 territórios ocupados por 79 comunidades. Neste ano só tivemos uma regularização que ocorreu em uma Quilombola do estado de Mato Grosso. Atualmente, estão em curso no INCRA os processos de regularização fundiária de três quilombolas da região do Marajó: Bacabal, Deus Ajude e Campinas.

    ResponderExcluir
  13. 1- Aculturação é quando duas culturas distintas ou parecidas são unificadas, formando uma nova cultura diferente que provavelmente terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Os portugueses que colonizaram o Brasil foram buscar na África a mão-de-obra necessária para a cultura da cana-de-açúcar. Os escravos trabalhavam em todas as etapas da produção do açúcar, desde o plantio até a fabricação do açúcar nos engenhos, dessa forma eles uniram a nossa cultura com a deles ou seja eles foram aculturados.

    2- Já se sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.O Pará é o Estado que concentra o maior número de terras quilombolas tituladas.a titulação das terras de "remanescentes" de Quilombos em algumas regiões do Estado, como na comunidade de Caldeirão, localizada no município de Salvaterra, na Ilha do Marajó.
    (Raquel Rayana e Jessica Dayana - turma 2t2)

    ResponderExcluir
  14. 1- Aculturação é quando duas culturas distintas ou parecidas são unificadas, formando uma nova cultura diferente que provavelmente terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Os portugueses que colonizaram o Brasil foram buscar na África a mão-de-obra necessária para a cultura da cana-de-açúcar. Os escravos trabalhavam em todas as etapas da produção do açúcar, desde o plantio até a fabricação do açúcar nos engenhos, dessa forma eles uniram a nossa cultura com a deles ou seja eles foram aculturados.

    2- Já se sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.O Pará é o Estado que concentra o maior número de terras quilombolas tituladas.a titulação das terras de "remanescentes" de Quilombos em algumas regiões do Estado, como na comunidade de Caldeirão, localizada no município de Salvaterra, na Ilha do Marajó.
    (Raquel Rayana e Jessica Dayana - turma 2t2)

    ResponderExcluir
  15. 1°- O que significa Processo Aculturação
    (Nome que se dá ao grupo de fenômenos decorrentes do contato direto de integrantes de várias culturas, ou seja, o processo de aquisição através do contato dos elementos culturais de um grupo com uma cultura com elementos de um grupo de outra cultura).
    A aculturação é, basicamente, o resultado das relações culturais que podem ser de ordem diversa:

    Simbiose Cultural
    Ocorre quando há coexistência ou convivência entre duas ou mais culturas (sub culturas, por exemplo).
    Esta coexistência ou convivência não pode ser ocasional ou temporária.

    Osmose Cultural
    Ocorre quando, por mais que as culturas sejam diferentes, alguns elementos culturais unificam-se devido a alianças matrimoniais, trocas comerciais, escaramuças e lutas ou guerras.
    Esta é uma relação típica em zonas fronteiriças.

    Fusão Cultural
    Ocorre quando os elementos culturais de duas ou mais culturas se misturam de tal modo que dá origem a outra cultura como aconteceu, por exemplo, no México: a cultura asteca nativa fundiu-se com a cultura espanhola invasora dando origem à atual cultura mexicana.

    Segregação ou Apartheid (racial e cultural)
    Este é o nome que se dá à recusa política de aculturação, provocando uma cisão entre cultura nativa e invasora. Se esta cisão for de natureza comercial chama-se autarcia.
    Qualquer um destes fenômenos são absolutamente negativos, tentando deter, em vão, a dinâmica social.

    Sincretismo
    Ocorre quando se fundem características de divindades e/ou outros elementos religiosos de sistemas religiosos absolutamente diferentes, dando origem a divindades ou elementos novos.
    A aculturação refere-se ao encontro de duas culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania.
    Acredita-se que a aculturação, sendo um processo moderno de expansão, não consegue destruir por completo a identidade social e local de um povo. Hoje, a aculturação é considerada proveniente de um processo não violento, mas proveniente de uma necessidade de informação e busca de aspectos culturais por parte de vários povos.
    Trata-se de um processo de aquisição que ocorre por meio de vários grupos de culturas diversas, permitindo que indivíduos de uma cultura aprendam o comportamento o as tradições de indivíduos de outra cultura.
    É errado pensar que uma cultura desapareça por completo após sofrer influências de outra cultura, a cultura morre junto com o seu povo e, muitas vezes, se fortalece quando mescla sua cultura com a de outros povos.
    A cultura não é estática ou mórbida, seja por fatores históricos, humanos e até mesmo bélico, ela é capaz de perder, reaver ou absorver novas referências durante o processo de consolidação ou reorganização de uma sociedade. A aculturação não significa a morte dos signos e comportamentos culturais de um povo, mas um processo proveniente de causas impostas ou antropologicamente naturais.
    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Aculturação
    http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/aculturacao.htm

    Alunos:Marcelo Soares e Sidney Costa

    ResponderExcluir
  16. 2°- Quais foram comunidades quilombolas localizadas no Marajó que receberam títulos de terra em 2012
    Apenas uma comunidade quilombola foi reconhecida em 2012
    Este ano, apenas uma comunidade quilombola, a do Quilombo Chácara de Buriti, de Campo Grande (MS), conseguiu título de posse definitiva por parte do Governo Federal. Mesmo assim, foram reconhecidos somente 12 hectares dos 44 hectares identificados no Relatório de Identificação de Territórios Quilombolas (RTID) e reinvidicados pelos moradores. Até hoje, 193 terras quilombolas receberam títulos. Estima-se que existam 3.000 comunidades no Brasil e há mais de mil processos abertos aguardando conclusão no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). As informações fazem parte de levantamento feito pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) divulgado nesta semana.
    Além do Quilombo Chácara do Buriti, mais duas comunidades tiveram acesso à terra garantido, apesar de ainda não terem títulos definitivos. São elas a Cafundó (SP) e a Invernada dos Negros, também conhecida como Fazenda Conquista, em Campos Novos (SC). Ambos foram beneficiadas pela Concessão Real de Uso Coletivo para Terras Quilombolas, medida prevista no artigo 24 da Instrução Normativa do INCRA número 57 de 2009. A concessão não é o título definitivo, mas permite que os quilombolas ocupem e utilizem economicamente as terras, antes que o processo de titulação chegue ao fim. Antes de 2012, tal mecanismo ainda não havia sido utilizado pelo INCRA.
    Já se sabe da existência no Estado do Pará de 240 comunidades quilombolas.
    Acredita-se que muitas outras ainda serão identificadas.

    À primeira vista pode causar estranheza a existência de número tão significativo de comunidades descendentes de quilombos no Pará em função da ideia bastante difundida de que na Amazônia a escravidão não teve tanta importância.

    Embora o emprego da mão de obra negra na Amazônia não tenha alcançado as mesmas cifras que em outras regiões do país, teve uma grande importância para a economia local. Nas várias regiões do atual Estado do Pará, os escravos negros foram utilizados como mão de obra nas atividades agrícolas e extrativistas, nos trabalhos domésticos e nas construções urbanas.

    Os homens e as mulheres quilombolas no Pará podem se orgulhar de suas várias conquistas. Foi no Pará, no município de Oriximiná, que pela primeira vez uma comunidade quilombola recebeu o título coletivo de suas terras, no ano de 1995. E é nesse Estado que se concentra o maior número de terras quilombolas tituladas.
    Desde 1998, o Pará conta com uma legislação que regulamenta o processo de titulação dessa categoria de terras. Inovadora, essa legislação garante o direito à auto-identificação das comunidades sem a necessidade do laudo antropológico - algo que o governo federal só veio a reconhecer em 2003.
    Foi no Pará que aconteceu a primeira titulação de uma terra de quilombo no Brasil, em cumprimento ao artigo 68 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal. Em 20 de novembro de 1995, a comunidade quilombola de Boa Vista situada no município de Oriximiná, recebeu do INCRA o título de propriedade de seu território com 1.125 hectares.
    Em 2005, o Estado do Pará concentrava mais da metade (58%) da dimensão total de terras quilombolas tituladas do país. São 27 territórios, ocupados por 79 comunidades (com cerca de 3.700 famílias), que somam 527.139 hectares.

    As conquistas dos quilombolas paraenses traduzem-se também em leis estaduais e programas de governo destinados especificamente a este setor da população.


    Terras Quilombolas tituladas no Pará
    Boa Vista, Pacoval, Água Fria, Bacabal, Aracuan de Cima, Aracuan do Meio, Aracuan de Baixo, Serrinha, Terra Preta II e Jarauacá, Itamaoari, Pancada, Araçá, Espírito Santo, Jauari, Boa Vista do Cuminá, Varre Vento, Jarauacá e Acapú, Abacatal, São José, Silêncio, Matar, Cuecê, Apuí e Castanhaduba,Gurupá Mirin, Santo Cristo, Abui, Paraná do Abui, Tapagem, Sagrado Coração e Mãe Cue ,Itacoã Miri, Paca e Aningal, Bela Aurora.

    Alunos:Marcelo Soares e Sidney Costa

    ResponderExcluir