quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Mercadante defende piso dos professores como uma questão de valorização

“A questão do salário do professor não é apenas trabalhista, mas uma questão de valorização”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ao defender o piso nacional dos professores, o ministro observou que a docência deve ser uma carreira bem remunerada e valorizada, caso contrário não será possível trazer os melhores profissionais para as escolas. 

Continue lendo no portal do MEC

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Carnaval

Quando se fala em carnaval, logo vem à imaginação festa, alegria, diversão, ou apenas uma época do ano para descansar. Entretanto, o pouco que se imagina é que nessas datas,


Continue lendo sobre  a tese da professora de Antropologia e pesquisadora Carmem Izabel Rodrigues.

domingo, fevereiro 12, 2012

Programa Mais Educação

Dentro do Macrocampo gerador do Projeto na Escola - Esporte e Lazer - a educação integral na Escola Deodoro de Mendonça contempla a arte Karate-Do.

Estive na Escola no turno da tarde e comprovei a atuação do Professor Francinei Souto Rodrigues, responsável pelo Projeto e do Monitor Gilson Tavares. 

Vejam as fotos de Cálio Lourenço, meu aluno do 3º ano, turma 304 e de Adriane Saldanha, minha aluna do 2º ano, turma 202, na aula do dia 1º de fevereiro.

Aproveito para fazer um link sobre o Karate:



Turma 802 - Escola Deodoro de Mendonça

Sobre os Presidentes da Província do Grão-Pará / A Cabanagem, faço sugestão de:

http://www.pinonfriaes.com/cabanagem_22.html

http://www.dicionarioinformal.com.br/cabanagem/

http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/cabanagem/

http://sociedadeparaense.blogspot.com/2012/01/cabanagem-177-anos.html

A pesquisa sobre Malcher ou Angelim tem pontuação para a 4ª avaliação de Estudos Amazônicos e deverá ser entregue até o dia 27 de fevereiro/2012.

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

É CARNAVAL!

Amanhã, dia 10/02/12, será o baile na Escola Vilhena Alves.

Toda a comunidade Vilhenense está convidada para essa brincadeira.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Repescagem na UFPA: como funciona


 – A existência das cotas também tem impacto na hora da repescagem, diante da desistência de candidatos. Quando há desistência observa-se de que perfil foi o desistente. Se a desistência foi de um candidato cotista-cor, a vaga só poderá ser preenchida por candidatos cota-cor. Se for um cota-escola, deverá ser chamado outro cotista, mas, desta vez, poderá ser tanto um cota-cor, quanto um cota-escola, dependendo de quem tem a maior nota. Já se a desistência for de um não-cotista, qualquer um pode entrar, será levada em consideração a maior nota.

“Esse raciocínio é difícil para os candidatos que ficam na expectativa de serem chamados porque, quando entram no sistema e vêem que estão entre os primeiros nas listas de espera e divulgamos as listas de repescagem, sem chamá-los, eles pensam que há algo errado. O que pode acontecer é que o estudante nesta situação seja não cotista e todas as desistências tenham acontecido entre cotistas e, por isso, a vaga da repescagem precisa ser, necessariamente, preenchida por cotistas” explica Marilucia Oliveira.


Vânia Regina Reis Campos


Conforme combinamos, sobre o Surgimento da Sociologia e as contribuições de Auguste Comte:

EEDM
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA / 1º BIMESTRE
PARA ADAPTAÇÃO NA DISCIPLINA

Marque a alternativa correta:

1ª questão (UFPA, 2010) – 2,0 pontos – Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade objetividade  que se imaginava poder atingir nas ciências naturais. Por isso essa nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo a única que NÃO expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é:

(A)  Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a sociedade.
(B)  Havia a necessidade de  desenvolver técnicas racionais para controlar os conflitos criados pelas sucessivas crises do século XIX.
(C)  A única fonte legítima da  Ciência seria experiência externa.  O testemunho da consciência e as experiências subjetivas fonte de observação científica, não tinham valor.
(D)  Acreditava-se que seria compreender e controlar racionalmente a natureza com o objetivo  de encontrar mecanismos capazes de preservação do meio ambiente, pois que  os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar  sérias consequências às gerações futuras.
(E)  O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a Sociologia.

2ª questão (UFPA, 2009) – 2,0 pontos – Auguste Comte identificou os movimentos vitais da sociedade como dinâmicos e estáticos. Em relação a esses movimentos, é correto afirmar que o movimento dinâmico

(A) Se refere à velocidade na produção industrial da Europa do século XIX.
(B) Representa mudanças nos modos de vida em sociedade para formas mais complexas.
(C) Preserva a base de todas as instituições sociais totalizantes.
(D) Proporciona a coesão das instituições e a competição entre os indivíduos.
(E) Incentiva a manutenção da ordem, valendo-se de modos tradicionais de viver em               
sociedade.

3ª questão (UFPA, 2006) – 2,0 pontos – A Sociologia, uma ciência da sociedade moderna, surgiu no século  XIX, tendo  como um de seus propósitos:

(A) Explicar as mudanças  que  se  apresentaram  no processo de urbanização e de  integração da população inglesa à nova sociedade.
(B) Possibilitar o desenvolvimento da indústria moderna e a divulgação dos dilemas de  sobrevivência dos  grupos  sociais do século XIX.
(C) Resolver os  problemas  decorrentes  do processo de industrialização, proporcionando  trabalho à toda sociedade operária.
(D) Responder às questões sociais  e intelectuais  advindas  das  revoluções políticas, econômicas  e  sociais  da sociedade  moderna no  interior  do capitalismo. 
(E) Expressar a luta do movimento operário religioso pelo bem-estar desta classe, em  função do   surgimento do  Estado Moderno.

4ª questão – 2,0 pontos – Sobre o Positivismo de Auguste Comte é correto afirmar:

(A)       Defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeira.
(B)       O progresso da humanidade não depende exclusivamente do conhecimento científico.
(C)       Procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições.
(D)       Que cada instituição possui uma função específica na sociedade.
(E)        Trata do significado da ação social como objeto de estudo da sociedade.

5ª questão  (UEL/ 2003) –  2,0 pontos – O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do Positivismo na formação política da República brasileira. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:

(A)  Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.
(B)  Denuncia os laços que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.
(C)  Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
(D) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à ordenação social e à evolução natural da nação.
(E)  Negação da estabilidade das ações e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.



Aguardo seu comentário.

ProUni - 2ª chamada

sábado, fevereiro 04, 2012

Cursinho alternativo da UEPA

Aos alunos que estão terminando o período letivo e àqueles que cursarão o 3º ano:

Conforme lhes falei hoje na Escola, aproveito para reforçar sobre a inscrição na próxima segunda-feira, dia 06, somente nesse dia.

Leiam a notícia.

Sexualidade / Tema do 3º bimestre

Parabéns aos alunos das Turmas M1TR01, M1TR02, M1TJ01, M2TR01 e M3TR01 da Escola Vilhena Alves pelo empenho quanto à pesquisa sobre as DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, contemplando pauta do tema discutido.

Já iniciamos as orientações para o tema do 4º bimestre. Logo faremos a postagem.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

IFPA 2012 / SISU

Enem atende às necessidades de seleção da UFPA


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “atende à concepção das competências e habilidades trabalhadas por questões contextualizadas e de interdisciplinaridade” e qualquer mudança no Exame será discutida pela UFPA, afirma o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Mauro Magalhães. Segundo o professor, o Enem é o melhor exame de avaliação padronizado para o Brasil, apesar dos problemas que enfrentou em suas últimas edições.

Continue lendo no portal da UFPA.

A 1ª lista de repescagem do PS 2012 da UFPA sairá dia 7, terça-feira

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