sábado, março 22, 2014

Tarefa indicada aos alunos da Turma M2MR02 (202) / Deodoro de Mendonça

JEAN CARLOS DA SILVA BARBOSA
e
MARIELLY FERREIRA DE SOUZA

Conteúdo programático
Organização Social do Trabalho: emprego, desemprego, subemprego e tempo livre.


Proposta relacionada à "Nova concepção de Trabalho":

- Considerando as condições sociais, históricas e políticas que o homem passou a enfrentar com o processo acelerado de globalização do mundo, os impactos da grande revolução tecnológica, instabilidade dos valores humanos, você tem como tarefa escrever um texto que desenvolva uma reflexão sobre a temática:

A desumanização do homem no mercado de trabalho 
(questão PUC/Minas pág. 10)

- Faça um resumo de no mínimo 10 linhas e no máximo 30 linhas.
- Envie através de Comentário neste blogue até dia 24 de março, segunda-feira.
- Identifique-se.

Sugestão para pesquisa:

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/novotrabalho.html

http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=334
Imagem: http://www.radiotoritama.com.br/portal/jovens-estao-entre-menores-taxas-de-ocupacao-pais/



28 comentários:

  1. olá professora sou a Leda Maria serra da silva sou da turma 203 farei a atividade tambem?por que a senhora não comentou meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leda Maria,

      Não foi esquecimento. Preciso reavaliar.
      Na segunda-feira irei à Secretaria da Escola analisar desempenho geral.
      Aguarde.

      Excluir
  2. Ai entregarei no caso ate o dia 24 tambem.Leda Maria 203 DM

    ResponderExcluir
  3. professora aqui e a jhuly raquel sousa gomes da 203 a senhora não me indicou no exercicio ....eu devo fazer este da 202????

    ResponderExcluir
  4. no caso o exercicio da jhulya rafaela tambem da 802

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhuly Raquel,

      Ainda não corrigi as provas de Estudos Amazônicos. Ao concluir, farei uma postagem indicada à turma da sua irmã.

      Bom domingo!

      Excluir
  5. RESUMO: ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO

    Entre as grandes transformações resultantes do advento da sociedade informacional, temos a reconceitualização do trabalho humano. Desde a Grécia Antiga, na visão dos protestantes dos economistas clássicos ou no entendimento crítico de Hegel e Marx, o conceito de trabalho tem sofrido profundas alterações, as quais expressam as mudanças econômicas e as formas de produção próprias de cada contexto. Tomando-se como base a concepção fordista-taylorista responsável pela organização científica de trabalho, temos a característica que mais contrasta com a forma atual de conceber o trabalho, ou seja, a desvalorização do conhecimento e do saber desenvolvido com a formação e a experiência. De acordo com Gramsci, a "a qualificação (aqui) ,e medida a partir do desinteresse do trabalhador, da sua mecanização, esta concepção reduzia as operações produtivas apenas ao aspecto físico maquinal, negando a participação ativa da inteligência, da fantasia e da iniciativa do trabalhador.
    Assim, por esta perspectiva, o trabalho em última instância faz parte da própria natureza humana. Porém, como subsequentes transformações no modo de organização social, teria ocorrido uma "divisão social que operou a subordinação estrutura do trabalho ao capital", o que teria gerado o sistema de metabolismo social do capital.
    O crescimento econômico ou melhor, a ausência dele tem sido apontado como o principal fator para os altos níveis de desemprego no Brasil. Naturalmente, se conseguíssemos manter altas taxas de crescimento econômico, o país sanearia o problema do desemprego conjuntural. Contudo, o desemprego estrutural, aquele em que vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas com o crescimento econômico. O desemprego friccional resulta da mobilidade da mão-de-obra e pode ser componente do desemprego natural. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro.
    O tempo livre supostamente, o controle e a economia de tempo na produção, são duas das leis fundamentais do sistema: o sonho de todo capitalista que se preze é produzir cada vez mais mercadorias em cada vez menos tempo, diminuindo seus custos e aumentando as taxas de lucro, mas precisa contar com o esquema de controle do tempo da força de trabalho, dos relógios de ponto ou dos brutamontes como "seguranças". O subemprego é relacionado ao desemprego pois ele surge quando pessoas sem nenhuma ou pouca formação profissional necessitam de trabalham e optam por empregos como diaristas, catadores de reciclagem, entre outros.
    Marielly Ferreira de Souza.

    ResponderExcluir
  6. Marielly,

    Recebi seu resumo. Lembre que a tarefa é:

    A desumanização do homem no mercado de trabalho. Escreva umas oito linhas para completar o trabalho.

    Continuo aguardando.

    ResponderExcluir
  7. e pra enviar o trabalho como se eu tivesse comentando????

    ResponderExcluir
  8. Professora so eu o jean, como eu faço para envia o resumo pra senhora!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,

      Aqui mesmo através de Comentário. Espero que tenha se empenhado como foi na parte discursiva da prova.

      Excluir
  9. RESUMO JEAN

    AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO CAUSADOS PELA GLOBALIZAÇÃO

    A globalização encurtou as distâncias, aproximou os povos e trouxe para o nosso país tecnologias de primeiro mundo. Nas últimas décadas os avanços tecnológicos foram muito grandes. Na indústria a modernização de máquinas que trabalham acopladas a computadores e a robotização possibilitou um grande aumento na produtividade. Essas mudanças exigem uma preparação técnica especial Também houve grandes mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos, principalmente após a chagada da Internet. Esta incrível rede de informações (www) transformou completamente vida das pessoas em todo o mundo. Ocorre que não estávamos preparados para isso. Nosso povo, embora trabalhador, com nível de escolaridade baixo, foi pego de surpresa. O resultado aí está. Desemprego, violência, famílias desestruturadas e passando por
    dificuldades financeiras. Com as novas tecnologias de informação, comunicação, informática e Internet que estão disponíveis nas empresas, as relações de trabalho estão mudando e todos os trabalhadores precisam estar preparados.Fazem parte dessa rede, o rádio, a televisão, o celular e o computador. Os computadores cada vez mais sofisticados, menores e mais baratos,transformaram o mundo, principalmente após a chegada da Internet, no Brasil por volta de 1995.Hoje tudo está diferente. Utilizando a grande rede mundial de comunicações e informações, a Internet, o computador veio para mudar a vida de todos, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Por conta disso o mundo está cada vez menor, com a aproximação dos povos, das culturas e a chegada de novas tecnologias. Estamos vivendo a época da informação e do conhecimento.
    A Globalização está aí e precisamos nos preparar para conviver com ela.

    Meu resumo Jean Carlos Da Silva Baborsa

    ResponderExcluir
  10. Jean,

    Recebi seu resumo. Você deve completar, focando na Desumanização do homem no mercado de trabalho. Afinal, é o tema. Pesquise nos links que eu sugeri.

    Envie amanhã, já é tarde (rs).

    ResponderExcluir
  11. Devemos reconhecer que o novo padrão tecnológico e produtivo internacional é contraditório por excelência. De um lado, abre novas possibilidades, valorizando significativamente a formação e o reconhecimento dos saberes dos trabalhadores. As novas exigências do modelo de competência, assim como a quebra da rigidez hierárquica com relações mais horizontalizadas entre os trabalhadores, repercutem positivamente na autonomia dos indivíduos e possibilitam maiores capacidades cooperativas. Desumanizar é reificar as relações sociais, é tornar o ser humano (trabalhador) escravo das atividades econômicas, políticas e sociais, enquanto movimento de mediação e de atributo do homem, através da vitalidade do produto dos homens uns com os outros, tanto no seu aspecto individual como social. Desumanizar é reificar as relações sociais, é tornar o ser humano (trabalhador) escravo das atividades econômicas, políticas e sociais, enquanto movimento de mediação e de atributo do homem através da vitalidade do produto dos homens uns com os outros tanto no seu aspecto individual como social. Na sociedade capitalista, a troca se apresenta no mercado onde demanda e oferta se constituem na efetivação da sociedade capitalista, e, nesse ponto, Karl Polanyi usa uma expressão extremamente feliz, qual seja: o mercado capitalista é um moinho satânico, ou seja, é a alienação da vida, a concepção estranhada do homem presente, alimentando-a e reproduzindo-a incessantemente.O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significa aquilo que fatiga ou provoca dor. Na etimologia da palavra trabalho, ou tripalium), do Latim, um instrumento romano de tortura, espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, onde eram supliciados os escravos. " tri" (três) e "palus" (pau) - literalmente, "três paus". Daí o verbo tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium.No capitalismo o trabalho se transforma em valor de troca onde o homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir. É um trabalho alienado onde o trabalhador não se reconhece naquilo que produz, não domina todo o processo de produção.

    Meu Resumo
    Jean Carlos Da S. Barbosa

    ResponderExcluir
  12. Professora eu não entendi o que é pra fazer realmente. É pra responder aquela pergunta da questão 10 da puc ou pra pesquisar e resumir o assunto: a desumanização do homem de trabalho?
    Aguardo a sua resposta
    Marielly Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalize o seu resumo focando na "desumanização". Pesquise nos links que indiquei. É para completar, não há necessidade de enviar novamente TODO o resumo.

      Aguardo.

      Excluir
  13. O contraste entre as imagens de José Matias a que passagem alude deve-se ao fato de que ele:

    R= c) Sofria de ciúmes por Elisa, que o traía abertamente, e respondeu a essa dor entregando-se à bebida.

    O desenrolar do conto dá-se na apresentação e na descrição de Elisa (a bela musa dos últimos românticos), e o motivo, segundo o narrador, da derrocada na vida de José Matias. Casada com o conselheiro Matos Miranda e vizinha do Visconde de Gamilde, Elisa é a típica mulher da pequena burguesia portuguesa e que encarna a beleza romântica:

    “... o pobre José Matias, ao regressar da praia de Ericeira em outubro, no outono, avistou Elisa Miranda, uma noite, no terraço, à luz da Lua! (...) Alta, esbelta, ondulosa, digna da comparação bíblica da palmeira ao vento. Cabelos negros, lustrosos e ricos, em bandós ondeados. Uma carnação de camélia muito fresca. Olhos negros, líqüidos, quebrados, tristes, de longas pestanas...”

    Neste fragmento, podemos, também, visualizar a concisão de informações fornecidas pelo narrador, mantendo o ritmo da prosa e fornecendo o essencial para prender a atenção de seu interlocutor, essa era uma das maestrias queirosianas.

    Daí em diante, temos o discorrer da vida de ambos, Elisa enviuva de Matos de Miranda e, após aguardar José Matias durante bom tempo, casa-se com Torres Nogueira. Torna-se viúva novamente e, ainda assim, José Matias a contempla como uma musa abstrata, como uma espécie de amor platônico, deixando-a em pânico.

    ResponderExcluir
  14. A DESUMANIZAÇÃO DO HOMEM NO MERCADO DE TRABALHO.
    .
    Desumanização é as relações sociais,que é tornar o ser humano (trabalhador) escravo das atividades econômicas, políticas e sociais, enquanto movimento de mediação e de atributo do homem através da vitalidade do produto dos homens uns com os outros tanto no seu aspecto individual como social.
    Na era das novas tecnologias de comunicação e informação, o conteúdo qualitativo do trabalho passa a ser privilegiado, transformando-se, assim, sua concepção. O trabalho passa a ser uma série de aplicações de conhecimentos, onde os indivíduos voltam suas capacidades para a programação e o controle, e isto traz como exigência se pensar a formação dos indivíduos para o trabalho com base em pressupostos pós-fordistas, sob os quais novas habilidades estão sendo demandadas. Temos hoje um aumento das exigências de aptidões para o trabalho, considerando-se uma base de conhecimentos mais amplos, exigência de capacidade para resolução de problemas, exigência para tomada de decisões autônomas, capacidade de abstração e comunicação escrita e verbal. Somando-se a isto, o trabalhador deve ser polivalente, e com maior nível de escolaridade. Polivalente no sentido de multiqualificado, isto é, aquele que é capaz de desenvolver e incorporar diferentes competências e repertórios profissionais.
    Vivemos em uma sociedade que tem como lucros,velocidades,competição,e até mesmo brigas para demostra a competência para o mundo do trabalho,havendo muito das vezes desunião è invejas,isto tudo para ter a melhor vaga de emprego.
    Portanto a qualificação profissional constitui-se hoje numa forma indispensável para transformar o trabalho numa esfera de inclusão, sendo assim um direito de cidadania.

    ResponderExcluir
  15. A DESUMANIZAÇÃO DO HOMEM NO MERCADO DE TRABALHO.
    .
    Desumanização é as relações sociais,que é tornar o ser humano (trabalhador) escravo das atividades econômicas, políticas e sociais, enquanto movimento de mediação e de atributo do homem através da vitalidade do produto dos homens uns com os outros tanto no seu aspecto individual como social.
    Na era das novas tecnologias de comunicação e informação, o conteúdo qualitativo do trabalho passa a ser privilegiado, transformando-se, assim, sua concepção. O trabalho passa a ser uma série de aplicações de conhecimentos, onde os indivíduos voltam suas capacidades para a programação e o controle, e isto traz como exigência se pensar a formação dos indivíduos para o trabalho com base em pressupostos pós-fordistas, sob os quais novas habilidades estão sendo demandadas. Temos hoje um aumento das exigências de aptidões para o trabalho, considerando-se uma base de conhecimentos mais amplos, exigência de capacidade para resolução de problemas, exigência para tomada de decisões autônomas, capacidade de abstração e comunicação escrita e verbal. Somando-se a isto, o trabalhador deve ser polivalente, e com maior nível de escolaridade. Polivalente no sentido de multiqualificado, isto é, aquele que é capaz de desenvolver e incorporar diferentes competências e repertórios profissionais.
    Vivemos em uma sociedade que tem como lucros,velocidades,competição,e até mesmo brigas para demostra a competência para o mundo do trabalho,havendo muito das vezes desunião è invejas,isto tudo para ter a melhor vaga de emprego.
    Portanto a qualificação profissional constitui-se hoje numa forma indispensável para transformar o trabalho numa esfera de inclusão, sendo assim um direito de cidadania.

    ResponderExcluir
  16. Professora a senhora tem algum contato com o professor Humberto de Estatistica?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Escola, apenas. Compareça à Escola que o contato será estabelecido.

      Boas férias!

      Excluir
    2. Quem tem contato com a Hanna Farias? Estou aguardando a tarefa, até hoje.

      Excluir