domingo, março 23, 2014

Turmas M1MJ01 (104) e M1MJ02 (110) / Deodoro de Mendonça

Atenção!

ADRIELE RAISSA DA SILVA VASCONCELOS
ANGELA MARIA SILVA BARATA
ELENILSON CRUZ GONCALVES
VIVIANE MARGARIDA MODESTO NASCIMENTO

e

ANDREA DE SENA MIRANDA
JADER DIAS NAZARÉ JÚNIOR
LEANDRO DE OLIVEIRA TRINDADE

Tarefa
1- Fazer um resumo de no mínimo 10 linhas e no máximo 30 linhas, sobre:

ETNOCENTRISMO





Atenção!
Além do Livro Didático - capítulo sobre Cultura - faço sugestão de leitura nos links:

http://lemaposerra.blogspot.com.br/2010/10/etnocentrismo.html


http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm

http://www.infopedia.pt/$etnocentrismo

http://cadernosociologia.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-o-etnocentrismo.html

http://cadernosociologia.blogspot.com.br/2010/09/o-etnocentrismo-universal.html

2- Enviar através de Comentário nesta postagem até 25.03.2014.

Bom trabalho!



12 comentários:

  1. professora e esse o resumo pra fazaer porque nao colocou meu nome na lista a cima posso fazer ? ass: carla

    ResponderExcluir
  2. Carla Patrícia,

    Seu nome não está na lista porque não tenho suas avaliações do primeiro e segundo bimestre. Confirmarei na Secretaria as notas da sua Escola anterior. Aguarde informação aqui, em comentários.

    Até amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Aguardo sua Resposta , Pois minhas avaliações já foram enviadas para o Deodoro .

    Att Carla..

    ResponderExcluir
  4. ETNOCENTRISMO
    Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No etnocentrismo, estes dois planos do espírito humano - sentimento e pensamento - vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades como também facilmente. Assim, a colocação central sobre o etnocentrismo pode ser expressa como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e razões. O grupo do "eu" faz, então, da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O que importa realmente, neste conjunto de idéias, é o fato de que, no etnocentrismo, uma mesma atitude informa os diferentes grupos. O etnocentrismo não é propriedade, como já disse, de uma única sociedade, apesar de que, na nossa, revestiu-se de um caráter ativista e colonizador com os mais diferentes empreendimentos de conquista e destruição de outros povos. A nossa sociedade já vem, há alguns séculos, construindo um conhecimento ou, se quisermos, uma ciência sobre a diferença entre os seres humanos. Esta ciência chama-se Antropologia Social. Ela, como de resto quase todas as atitudes que temos frente ao "outro", nasceu marcada pelo etnocentrismo. Ela também possui o compromisso da procura de superá-lo. Diferentemente do saber de "senso comum", o movimento da Antropologia é no sentido de ver a diferença como forma pela qual os seres humanos deram soluções diversas a limites existenciais comuns. Assim, a diferença não se equaciona com a ameaça, mascom a alternativa. Ela não é uma hostilidade do "outro', mas uma possibilidade que o "outro" pode abrir para o "eu".

    (do Livro: "O que é Etnocentrismo", Everardo Rocha, Ed. Brasiliense, 1984, pág. 7-22)

    Aluno: Leandro De Oliveira Trindade turma: M1MJ02 (110)

    ResponderExcluir
  5. ETNOCENTRISMO
    Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana. O etnocentrismo, dessa forma, trata-se de uma visão que toma a cultura do outro (alheia ao observador) como algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, a visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural.O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas Estes são apenas alguns dentre tantos outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos. O ponto alto da questão não está apenas em se constatar as diferenças, mas sim em aprender a lidar com elas. Dessa forma, no momento de um choque cultural entre os indivíduos, pode-se dizer que cada um considera sua cultura como mais sofisticada do que as culturas dos demais. , esta foi a lógica que norteou as ações de estratégia geopolítica das nações dentre as quais nasceu o capitalismo como modo de produção. Esses países consideravam a ampliação da produção em escala e o desenvolvimento do comércio, da ciência e, dessa forma, a adoção do modo de vida do europeu como “homem civilizado”Tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento e de seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, o que pode até mesmo se desdobrar em conflitos diretos. O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens).Contudo, a inevitabilidade do choque cultural é um fato, pois as culturas naturalmente possuem bases e estruturas diferentes, dando significação à vida de formas distintas. para outras culturas essas mesmas práticas devem ser aceitas com naturalidade, pois apenas reproduziriam uma tradição .Dessa forma, a tolerância com relação à diferença é válida.

    Nome: Carla Patrícia Santos de Nazaré
    Turma:104 Manhã

    ResponderExcluir
  6. Professora o resumo enviado pra postagem e postado aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Aguardo o seu resumo na Escola, quinta-feira até 10:00 horas.

      Excluir
  7. Professora o resumo só e pra fazer os nomes que vc colocou ai?
    Ass: Cleice

    ResponderExcluir