terça-feira, julho 13, 2010

ECA: 20 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069 - está completando vinte anos.


Histórico do ECA

Segundo explicou o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, que atuou na equipe responsável pela criação do ECA como representante da Unicef, as discussões sobre o estatuto começaram ainda na época da Constituinte, quando foi criada uma frente parlamentar para introduzir o direito da criança nas leis brasileiras.

Uma emenda constitucional de iniciativa popular, a "Criança Prioridade Nacional", foi assinada por 30 mil pessoas. Simbolicamente, assinaram a emenda 2 milhões de crianças e adolescentes de programas e escolas públicas. Essas assinaturas foram levadas em carrinhos de supermercado ao Congresso para Ulysses Guimarães (que presidiu a Assembleia Constituinte).

Em seguida, criou-se um grupo de redação do estatuto, formado por juristas e entidades, e o texto foi enviado para a Câmara dos Deputados e para o Senado, na intenção de agilizar a aprovação. O motivo para a pressa, conforme explicou Gomes da Costa, era uma conferência da ONU em 1990 da qual o Brasil participaria e precisaria, até lá, ter a legislação regulamentada.

O texto foi aprovado por acordo de líderes em 12 de julho de 1990 e sancionado no dia 13 pelo então presidente Fernando Collor.

Fonte: www.correio24horas.com.br

Saiba o que mudou na vida das crianças e adolescentes a partir da implementação do ECA:

2 comentários:

  1. Olá Léa, boa noite.
    Quero agradecer pela divulgação do Fotofilme sobre Fernando Pessoa "Olhar Interior". Estou recebendo diversos elogios de pessoas que o descobriram através da sua divulgação.
    Muito obrigado mesmo, agora me tornei seu seguidor e com tempo irei contemplar seu blog.

    Mantenha contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maurício!

    A divulgação do Fotofilme deve-se ao trabalho maravilhoso que vocês empreenderam, arte mesmo. Confesso que assisti levada pelo fato de referir-se à poesia de Fernando Pessoa.

    Parabéns! E obrigada por seguir meu blog.

    ResponderExcluir