segunda-feira, julho 05, 2010

Por Giovani MIGUEZ

A SOCIOLOGIA É UMA CACHAÇA

05/07/2010 14:12:57


Vejo-me a cada mais viciado na leitura de textos sociológicos. Não tem jeito. Virou uma cachaça. Tão viciante quanto blogar, twittar, orkutar, fecebookear, etc.

Hoje mesmo, peguei-me às voltas com uma grande dúvida: comprar ou não comprar "As Etapas do Pensamento Sociológico", de Raymond Aron? Comprei. E de quebra arrematei numa banquinha na Cinelândia "Cultura e Desenvolvimento em época de crise", de Celso Furtado. Este por um bagatela de R$ 5,00. Uma surrada edição de 1984, pela Paz e Terra.

Voltando à cachaça, digo, sociologia; lembro-me como tudo começou na "maldita" aula de "Sociologia das Organizações" no curso de Gestão Pública, em Volta Redonda. As aulas brilhantemente ministradas pelo prof.º Dr. Antonio Marcelo Jackson foram uma espécie de luz no fim do túnel num estudante rebelde, ansioso, impaciente e com muita dificuldade de compreender a necessidade de uma sólida formação acadêmica.

Antônio Marcelo apresentou-e Durkheim, Weber e Marx. Daí em diante foi um susto atrás do outro. Passei a ler Marx, imaginem só. Virei "marxista"? Não, até por que nem mesmo Marx se considerava assim.

Mas o fato é que a visão mudou e vem mudando a cada dia. A cada nova leitura. A cada novo contato com sociólogos. Ver o mundo através da sociologia é de fato uma forma de ver o mundo com "olhos de ver".

Até a administração pública e o empreendedorismo fazem mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário