sexta-feira, agosto 27, 2010

Vice-diretora Alzira da Conceição Oliveira Gonçalves

Aconteceu hoje, no final da tarde na Escola Vilhena Alves uma breve reunião entre professores, funcionários, pessoal de apoio e a Vice-diretora Alzira que está despedindo-se da Escola pois aguardará pela aposentadoria, após 30 anos dedicados à Educação.

Vários professores falaram sobre a dedicada Alzira, sobre a importância do seu papel no turno da tarde para que a Escola funcione de fato, sobre a saudade que sentiremos, sobre algumas características da personalidade dessa incansável mulher tão dedicada ao trabalho, preocupada com a Escola, que torce para que a Escola cumpra seu papel social.

Num momento de descontração lembramos das "chamadas" de Alzira, dos seus telefonemas aos professores, que eram motivados sempre para que nossos alunos não ficassem sem aulas. Praticamente todas as vezes que eu não estava na Escola pontualmente, meu celular tocava... eu já estava na Trav. 3 de maio ou na Av. Magalhães Barata... e numa dessas vezes dentro da Escola, na sala-de-aula; desci rapidamente e encontrei Alzira no portão, meio desconcertada a dizer: "ainda não tinha te visto hoje..." Acho que cheguei pelo telhado pois Alzira sempre estava no portão a nos receber. Como não vê-la? Como esquecê-la então?

Bem, ao despedir-se, Alzira fez uma breve retrospectiva de sua vida na Escola, e é claro, chorou, emocionando a todos nós.

Querida Alzira, obrigada por sua dedicação, pelas suas palavras de conforto, pelas festas de aniversário que você preparava com esmero. Para mim, as festas do meu aniversário na Escola iniciaram com você, e lembro que a primeira vez que fui homenageada teve muito significado, afinal eu nasci em julho e não há aulas nesse período; portanto, só você mesmo para lembrar: foi a primeira vez que vi meu nome entre os homenageados e não perdi a oportunidade para falar disso. Talvez você não lembre mais. E no futuro a vida se encarregará de fazê-la esquecer de muitos outros momentos que vivemos na Escola, que ainda estão bem claros na minha memória, que amanhã serão lembranças de um período também marcante para mim. Afinal, também já estou visualizando a linha de chegada.

Seja sempre feliz, Alzira! E não esqueça que foi homenageada sob nossas vozes "fora do tom" cantando Como é grande o meu amor por você, o nosso amor por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário