terça-feira, janeiro 25, 2011

Secretário de Educação participa do programa Sem Censura Pará.

O secretário de Educação, professor Nilson Pinto, participou do programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, na tarde desta segunda-feira (24). Na entrevista, o secretário falou sobre questões ligadas ao futuro da educação no Estado. Além das perguntas dos convidados, o secretário também respondeu questões dos telespectadores. Os assuntos mais debatidos foram a situação da rede física das escolas e a prioridade do ensino profissionalizante.

Nilson Pinto inicialmente pontuou a prioridade da qualidade do ensino e o aumento do número de vagas para a rede tecnológica. Atualmente a Secretaria de Educação (Seduc) disponibiliza 10 mil vagas em 14 pólos de formação profissional. O secretário afirmou ainda que será criada a Universidade Tecnológica - Unitec para atender especificamente a demanda no Estado.

Com relação à estrutura das escolas, com problemas de manutenção da rede elétrica, banheiros e salas de aula, o secretário disse que até esta terça-feira, 25, será finalizado o levantamento da situação da rede física das escolas e, que a partir desse ponto, a Secretaria irá trabalhar para atender primeiramente as escolas mais necessitadas.

Questionado por telespectadores sobre a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) para professores do Estado, o secretário enfatizou que o interesse do Estado é que esse plano se realize e que, para isso, o plano já foi encaminhado aos setores jurídico e econômico da Secretaria, considerando que o PCCS deve estar de acordo com as reivindicações da categoria e com o orçamento do Estado.

Sobre a situação das greves, ocorridas anualmente no governo passado, Nilson Pinto afirmou que se as escolas possuírem condições adequadas para o ensino, professores qualificados e remuneração digna, a realidade da educação no Pará será outra.

Perguntado sobre Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e Movimento de Alfabetização (MOVA), o secretário afirmou que os dois projetos são importantes para o avanço da educação no Estado e que irão continuar, destacando a prioridade na educação. Sobre o incentivo da secretaria ao esporte, Nilson Pinto aposta na criação de quadras esportivas nas escolas e projetos pedagógicos voltados para o esporte.

Texto: Anita Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário