quarta-feira, março 09, 2011

Sistema para alerta de suicídios


O Facebook anunciou o lançamento de um sistema que permite que os usuários comuniquem à equipe do site sobre amigos que eles acham que podem estar considerando o suicídio. A iniciativa é o resultado de uma parceria com a ONG britânica "The Samaritans" (Os Samaritanos, em inglês), após uma série de casos polêmicos de pessoas que anunciaram suicídios em suas páginas pessoais.
O novo dispositivo consiste em um formulário específico a ser encontrado na Central de Ajuda do Facebook, em que qualquer pessoa pode detalhar as preocupações que tem sobre outro usuário, dizendo seu nome completo, o endereço da página onde ele postou mensagens suspeitas e dando mais detalhes sobre os grupos a que ele pertence.
O formulário é enviado para a equipe de moderadores do site, que podem acionar a polícia imediatamente caso seja reportado algum caso de intenção de suicídio. Caso não seja necessária uma ação imediata, as informações serão encaminhadas à ONG britânica, que poderá entrar em contato com a pessoa para oferecer aconselhamento.
Segundo representantes do Facebook, sempre foi uma política da empresa notificar a polícia se um usuário estivesse em risco de dano corporal iminente.
Amigos
A ONG "The Samaritans" diz que o sistema está operando em modo de teste há três meses, durante os quais recebeu muitos relatórios genuínos e nenhum tipo de brincadeiras.
O mecanismo foi criado para ajudar a prevenir casos como o da trabalhadora voluntária britânica Simone Back, 42 anos, que morreu no Natal de 2010 após tomar uma overdose de remédios. Back estava deprimida e escreveu sobre sua intenção de se matar em sua página do Facebook.
Muitos de seus contatos no site comentaram a mensagem, mas nenhum deles acionou qualquer alarme. Segundo a "The Samaritans", o novo sistema não foi lançado em relação com um caso específico, mas para conscientizar as pessoas sobre as maneiras como podem obter ajuda.
Em comunicado, a diretora executiva do grupo, Catherine Johnstone, disse que o sistema pretende "aproveitar o poder da amizade". "O Facebook é parte da vida diária de muitos de nós e devemos assegurar que as pessoas que estão online terão ajuda quando precisarem."
O diretor de políticas do Facebook para a Europa, Richard Allan, disse que, com o novo dispositivo, "os amigos serão encorajados a cuidar uns dos outros no Facebook, como fazem na vida real".


Notícia publicada no Portal Terra.

2 comentários:

  1. boa tarde, aqui quem ta falando e o wellington gabriel, do jornal escolar o mundo da leitura, da escola estadual de ensino fundamental e medio dona helena guilhon, localizada no conjunto satelite, na we.05 sem numero, eu vim a voces para fazer uma solicitação de um patrocinio para a compra de material para pode fazer a imprenssão do nosso jornal escolar, eu gostaria de conta com a vossa colaboração.por favor entrem em contato comigo pelo o meu email, para me da a sua resposta do patrocinio, e espero que deus os abençoe

    ResponderExcluir