segunda-feira, março 12, 2012

Turmas 202/203 do turno da manhã - Escola Deodoro de Mendonça

Atividade a ser realizada no período de 13 a 17 de março/2013:

Tema: Poder, Política e Estado

1- Elabore um resumo sobre:

- Os vários tipos de Poder;
- O conceito de Poder segundo Max Weber;
- Conceito de Política, incluindo a origem do termo.
- Concepção de Estado para Marx e para Durkheim.

Indicações de fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

http://www.portalxua.com/portal/direito-constitucional/20-poder-politica-e-estado.html

http://lemaposerra.blogspot.com/2011/11/concepcoes-de-estado-e-poder-politico.html

http://pedrossiqueira.blogspot.com/2010/12/trabalhando-o-conceito-de-estado-para.html

2- Envie através de comentário, fazendo identificação de nome e turma.

Bom trabalho.

Meu comentário: Tempo esgotado. Até ultrapassamos  data para envio; quanto à pontuação, informo que:

1. Elaboração de texto sobre os vários tipos de Poder: dois pontos;
2. O conceito de Poder segundo Max Weber: dois pontos;
3. Conceito de Política, incluindo a origem do termo: dois pontos;
4. Concepção de Estado para Marx e para Durkheim: quatro pontos.

Para atingir plenamente, além de contemplar o tema o aluno deverá fazer as devidas citações, sem se apropriar de textos de outros autores.

Lembro do comparecimento na Escola para falar comigo sobre a Avaliação e assinar a lista de frequência até o 27 de março.

Boas férias!


17 comentários:

  1. os atos políticos e as ações do estado fazem parte de nossa vida,e é atuando politicamente que entendemos e assumimos nosso papel na sociedade.No entanto,quando ouvem falar em poder e política,as pessoas quase sempre pensam em troca de favores,conchavos e falcatruas,e,quando ouvem falarem estado,muitas pensam em burocacia,impostos elevados e mau uso do dinheiro público.Essas associações negativas resultam de uma idéia preconceituosa a respeito da política e do papel do estado,e servem de argumento para justificar a omissão e a recusa à participação nos assuntos públicos.
    Muita gente acredita que poder e dominação só podem ser exercidos pelo estado.
    A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele,criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas.O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes,a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim,a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social.O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias.O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos,à exemplo disso,teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.

    ALUNO : Matheus melo rodrigues TURMA : 202

    ResponderExcluir
  2. A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre. Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
    A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
    Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
    Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social.
    tipos de poder:Graças a dois investigadores que estabeleceram uma classificação sobre este assunto (French e Raven, 1959), sabemos que existem diferentes formas de poder e que estas podem encontrar-se tanto nas relações sociais e no mundo do trabalho como nas relações íntimas. ALUNO:lucas melo rodrigues TURMA:202

    ResponderExcluir
  3. Aline Silva Sarmento - Turma: 203

    O conceito de poder é amplo e está dividido em três grandes classes:
    Poder econômico - aquele que tem posse de bens para controlar aqueles que não tem bens.
    Poder ideológico - aquele baseado na influência que a ideia de uma pessoa com certa autoridade tem sobre a conduta dos demais.
    Poder político é quando democraticamente se toma decisões para toda a coletividade, ou seja, é a vontade da maioria através do governante.

    Segundo Max Weber, poder é a possibilidade de certo comando, com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado.

    O termo política originou-se do grego polis que quer dizer cidade. Denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estados. Este termo foi usado para designar principalmente as obras dedicadas ao estudo daquela esfera de atividades humanas que se refere de algum modo às coisas do Estado.

    A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos.

    ResponderExcluir
  4. Tema: Poder, Política e Estado
    Tipos de poder
    O elemento específico do poder político pode ser obtido das várias formas de poder, baseadas nos meios de que se serve o sujeito ativo da relação para determinar o comportamento do sujeito passivo. Assim, podemos distinguir três grandes classes de um conceito amplíssimo do poder.
    Poder econômico
    Poder ideológico
    Poder político
    No período medieval, o poder estava nas mãos dos senhores feudal, que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade. Mas a partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração:
    Das forças armadas e do monopólio da violência
    Da estrutura jurídica, isto é, dos juízes e dos tribunais em varias instâncias
    Da cobrança de impostos, um signo do poder e, ao mesmo tempo, o meio de assegurar a manutenção das forças armadas, da burocracia e do corpo jurídico
    De um corpo burocrático para administrar o patrimônio público, como as estradas, os portos, o sistema educacional, a saúde, o transporte, as comunicações e outros tantos setores.
    A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam o estado moderno, que assumiu diferentes formas até hoje.
    CONCEITO DE PODER SEGUNDO MAX WEBER
    Para Marx Weber: O poder é “a probabilidade de certo comando com um conteúdo especifico ser obedecido por um grupo determinado”.
    CONCEITO DE POLITICA:
    A política e originaria do grego Polis (Politikós), e se refere ao que é urbano, civil, publico, enfim, ao que é da cidade (da Polis). É uma forma de atividade humana relacionada ao exercício do poder.
    A Política é a atividade social que se propõe a garantir pela força fundada geralmente no direito a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular. Essa possibilidade de fazer uso da força distingue o poder político das outras formas de poder.
    CONCEPÇÃO DE ESTADO PARA MARX E PARA DURKHEIM
    Marx Weber teve como objetivo de pesquisa ou inspiração teoria a análise da estrutura política Alemã. A concepção de estado para weber estaria relacionado ao controle do poder estatal por uma burocracia militar e civil. Para Weber o estado é: “Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legitima”.
    Já para Emile Durkheim, a concepção do estado estaria preocupada com a coesão social. O estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, á exemplo disso
    Teríamos a educação publica. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.

    Bibliografia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Poder
    www.lusosofia.net
    http://pedrossiqueira.blogspot.com/2010/12/trabalhando-o-conceito-de-estado-para.html

    Escola:Deodoro de Mendonça
    Professora:Léa Paraense
    Aluno:Gabriel Correa Barbosa da Cunha N°:11
    Turno:manhã turma:202 serie:2° Ano

    ResponderExcluir
  5. O elemento específico do poder político pode ser obtido das várias formas de poder

    Poder econômico: É o que se vale da posse de certos bens, A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm, o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário
    Poder político: O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física, Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força, a possibilidade do uso é necessária, mas não suficiente para a existência do poder político. No poder político há três características, são elas: Exclusividade, Universalidade e Inclusividade.
    Poder ideológico: O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais, O poder dos intelectuais e cientistas emerge na modernidade quando as ciências ganham um estatuto preponderante na vida política da sociedade, influenciando enormemente o comportamento das pessoas.

    Para Max Weber, o poder é “a probabilidade de certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado”.

    O termo política é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
    A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.

    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.


    Wilton da silva maia. turma:202 manhã

    ResponderExcluir
  6. 1- Os vários tipos de Poder;
    São enúmeros ,vou citas apenas alguns para melhor compreensão.
    *Aristocracia, Autocracia,Burocracia, Demagogia, Cleptocracia, Clerocracia, Corporativismo, Fisiologismo, Corporocracia, Meritocracia, Minarquismo, Oclocracia, Oligarquia, Plutocracia, Sociocracia, Tecnocracia, Teocracia, Caudilhismo, Coronelismo, Nepotismo...
    *Aristocracia-
    Literalmente poder dos melhores, é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista.
    *Autocracia-
    Poder por si próprio. É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder. Pode ser um líder, um comitê, uma assembléia...
    *Burocracia-
    É uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
    *Demagogia-
    É a estratégia de obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público, tipicamente por meio de retórica e propaganda passionais, e frequentemente usando temas nacionalistas, populistas ou religiosos.
    *Cleptocracia-
    É um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas...
    *Clerocracia-
    É uma forma de governo onde o povo é controlado por um grupo de sacerdotes ou líderes religiosos (o clero).
    *Corporativismo-
    É um sistema político que atingiu seu completo desenvolvimento teórico e prático na Itália Fascista. De acordo com seus postulados o poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais, nomeadas por intermédio de associações de classe, que através dos quais os cidadãos, devidamente enquadrados, participam na vida política.
    2- O conceito de Poder segundo Max Weber;
    Max Weber conceituou poder como sendo “a probabilidade de um certo comando com um conteúdo específico a ser obedecido por um grupo determinado”. A concepção weberiana de poder parte da visão de uma sociedade-sujeito, resultado dos comportamentos normativos dos agentes sociais. Do conceito de Weber sobre o poder emergem as concepções de “probabilidade” e de “comando específico”.
    3- Conceito de Política, incluindo a origem do termo
    O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
    Para muitos pensadores, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civíl. (Alceu Amoroso Lima – Política, 4º edição, pág. 136);
    Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la Política, pág. 14);
    Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder;
    A política é objeto de estudo da ciência política.
    4- Concepção de Estado para Marx e para Durkheim.A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.
    Aluno:Igor Giordanni Magno Guimarães

    ResponderExcluir
  7. Podemos distinguir três grandes classes de um conceito amplíssimo do poder.
    Poder econômico:é o que so vale da posse de certos bens,necessarios ou considerados como tais,numa situação de necessidade paracontrolaraqueles que não os possuem.
    Poder ideológico:se basea na influencia que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais:deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, que os sacerdotesdas sociedades arcaicas,quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas.
    Poder político:se basea na posse dos enstrumentos com os quais se exerce a força fisica: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.
    Para Max Weber,o poder é 'a probabilidade de certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado.
    Política é originaria do grego polis(politikos), e se refere ao que é urbano, civil, público, enfim, ao que é da cidade(da polis).É uma forma de atividade humanarelacionada ao ecercício do poder.
    Para Marx o estado não é o ideal de moral ou de razão, mas uma força externa da sociedade que se põe acima dela não para conciliar interesse,mas para garantir a dominação de uma classe por outra e a manutenção da propiedade.
    Já para Émili Durkheim, a conceepção de estado estaria preocupada coma coesãosocial. O estadodeveria estar acima das organizações comunitárias.

    Aluno: Hebert Breno Castro Monteiro
    Turma: 203 nº 16

    ResponderExcluir
  8. Escola E.E.M Deodoro de Mendoça
    Diretora: Hotacilia
    Professora: lea paraense
    Aluna: Marianny Alves Viana
    Turma:202 Turno: Manha
    Data:19.03.2012

    Recuperaçao de Sociologia
    Tema: Poder, Política e Estado

    1- Elabore um resumo sobre:

    - Os vários tipos de Poder;
    O elemento específico do poder político pode ser obtido das várias formas de poder, baseadas nos meios de que se serve o sujeito ativo da relação para determinar o comportamento do sujeito passivo. Assim, podemos distinguir três grandes classes de um conceito amplíssimo do poder.

    Poder econômico

    É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário

    Poder ideológico

    O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais: deste tipo de condicionamento nasce a importância social daqueles que sabem, quer os sacerdotes das sociedades arcaicas, quer os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas. É por eles, pelos valores que difundem ou pelos conhecimentos que comunicam, que ocorre a de socialização necessária à coesão e integração do grupo.

    Poder político

    O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político.

    - O conceito de Poder segundo Max Weber;

    Para Max Weber, o poder é “a probabilidade de certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado”.
    - Conceito de Política, incluindo a origem do termo.

    - Concepção de Estado para Marx e para Durkheim
    A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.

    ResponderExcluir
  9. 1-Os vários tipos de poder
    Poder Econômico: é o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de certo tipo de trabalho.

    Poder Ideológico: se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exercem sobre a conduta dos demais: desde tipo de condicionamento nasce à importância social daqueles que sabem, que os sacerdotes das sociedades arcaicas, que os intelectuais ou cientistas das sociedades evoluídas.

    Poder Político: se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra. A possibilidade de recorrer à força distingue o poder político das outras formas de poder. A exclusividade que trata da tendência de não se permitir a organização de uma força concorrente. Como por exemplo, grupos armados independentes. Universalidade tratando-se da capacidade de se tomar decisões para toda a coletividade.

    Poder Social: está em meio à sociedade e a capacidade de um coletivo realizar influencia social, ou seja, influencia uma ou mais pessoas, de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva.

    2-O conceito de poder segundo Max Weber.
    A possibilidade de que um homem ou um grupo de homens realize sua vontade própria numa ação comunitária, até mesmo contra a resistência de outros que participam da ação.

    3-Conceito de política, incluindo a origem do termo.
    Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estado.
    O termo política é derivado do grego antigo, que indicava todos os procedimentos relativos. Os polis, ou Cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto Cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

    4-Concepção de Estado para Marx e para Durkheim.
    Marx: criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. Uma instituição burguesa ela está na superestrutura e atende a uma determinada minoria que é a burguesia

    Durkheim: estaria preocupado com a coesão social. Ele é o Maximo e altamente interventor, ele controla a economia, relata que a sociedade, origem da família, é associada à propriedade privada.
    Aluna: Rayssa Gomes Leite Turma: 203 Turno: manhã

    ResponderExcluir
  10. Política: denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. Polis é a cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (no grego), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais.

    Poder: O conceito de poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abraçada pelos diferentes autores.
    Nicos Poulantzas - chama de poder “a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses objetivos específicos”. É uma definição corrente entre os adeptos da teoria política marxista.
    Para Lasswell, poder é “o fato de participar da tomada das decisões”.
    Concepção de Estado para Marx e para Durkheim:
    A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.

    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre.
    O estado é uma instituição criada pela sociedade com o intuito de gerir os interesses coletivos de um grupo de pessoas que têm em comum a territoriedade, um idioma ou mais de referência, regras sociais definidas para todos e valores pátrios afins. O povo é o elemento base de um estado. Nem sempre todos os indivíduos que vivem em um estado têm direito de representá-lo. Os principais tipos de estado são: teocrático, monárquico, ditatorial, democrático, socialista, comunista, elitezado, figurativo, presidencialista e parlamentarista.

    Para Max Weber, o poder é “a probabilidade de certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado”.
    Para Talcot Parsons - poder é “a capacidade de exercer certas funções em proveito do sistema social considerado no seu conjunto”.
    O Estado moderno representa a conjugação de resultados de um processo de desenvolvimento político ao longo dos séculos. Podemos citar três grandes transformações referentes à concepção de Estado, são elas:
    O Estado feudal ou estamental, predominante nos séculos XV e XVI. A segunda fase seria marcada pelo Estado Absolutista, cuja concentração de poderes em torno de um monarca seria sua característica principal predominando nos séculos XVII e XVIII.

    Aluno: Ulisses Gonçalves - Turma 203. Nº32
    Bom fim de semana Professora!

    ResponderExcluir
  11. poder politíco
    A politíca denomina a organização e administração de nações ou estado:aplicação de negocios internos a nação(politíca interna)aos negocios externos (politíca externa).
    No sentido comum:compreende a arte de guiar ou enfluenciar o modo de governo pela organização de um partido politíco pela influencia de opinião publica.O governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse publico:Politíca financeira,politíca educacional e politíca social.
    Poder de estado
    Para Bluntschli é a nação politícamente organizada.compõe se dos seguintes elementos: pais- o territorío que abriga uma coletividade:povo-constituido pela população.
    conceito de poder segundo max weber
    Marx Weber apresenta um classico conceito de poder ao asseverar que"Poder significa toda probabilidade de impor a vontatde numa relação social"OU melhor,probabilidade de que uma ordem com um determinado conteudo especificoque seja seguida por dado grupo de pessoas.
    Existe poder Weber quando a potência,determinada por certa força se explicito de uma maneira muito precisa.É o caso de alguém que recebe uma ordem de outrem e deve cumpri-la.Por esse conceito de poder e dominação,da relação social.
    Conceito de politíca,incluindo a origem do termo.
    O estsdo deveria esta acima das organizações comunitarias o estadocumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos,Á intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de impresas livre.
    Concepções de estado para marx e para durkheim.
    Max Weber nunca diria, como Durkheim, que a curiosidade histórica deve subordinar-se à investigação de generalidades. Quando o objeto do conhecimento é a humanidade, é legítimo o interesse pelas características singulares de um indivíduo, de uma época ou de um grupo, tanto quanto pelas leis que comandam o funcionamento e o desenvolvimento das sociedades (...) A ciência weberiana se define, assim, como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que constituiram



    DÉBORA DE SOUZA SANTOS TURMA:202

    ResponderExcluir
  12. Tipos de pode
    • Tradicional:
    Onde predominam características patriarcais e patrimonialistas;
    • Carismático:
    Predominam características místicas e personalísticas; há seguidores, devoção, autenticidade;
    • Legal ou burocrático:
    Predominam normas impessoais e hierárquicas, como no exército, repartições públicas etc.
    O conceito de poder segundo Max Weber
    A concepção weberiana de poder parte da visão de uma sociedade-sujeito, resultado dos comportamentos normativos dos agentes sociais. Do conceito de Weber sobre o poder emergem as concepções de “probabilidade” e de “comando específico”. Talcot Parsons, partindo da concepção funcionalista e integracionista do sistema social, definiu o poder como “a capacidade de exercer certas funções em proveito do sistema social considerado no seu conjunto”. Mencionamos apenas alguns autores e conceitos mais recorrentes sobre a questão do Poder. Mas essa problemática é bem mais ampla e resultaria numa lista bem mais extensa se déssemos ao trabalho de fazer uma pesquisa mais aprofundada dos vários autores que falaram sobre o Poder
    Conceito e Origem de política
    Conceito: Política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.•.
    Origem: A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados"
    Maykon Wiliian ,continua ...

    ResponderExcluir
  13. Concepção de estado para Karl Marx e Durkheim
    Karl Marx: A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Durkheim: a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre

    Maykon Willian – 202 Manhã.

    ResponderExcluir
  14. Os vários tipos de poder: A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.

    Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder pode-se destacar a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo,o campo simbólico o especismo etc.

    A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta e que até se lhe opõe como acontece na revolução ou nas ditaduras.

    O Poder social, como já diz o nome, está em meio à sociedade. É a capacidade de um coletivo realizar influência social, ou seja, influenciar uma ou mais pessoas, de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva.

    Poder político é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público.

    O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Não existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.

    Antes de impor a ordem, o poder político tem como razão principal, formular essa ordem.

    o Dentro do âmbito da ciência, o poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.

    Karl Marx: seus pensamentos é, mas bem aproveitados pelos economistas que pelos cientistas sócias. Isso porque para Marx, a mercadoria é à base de todas as relações sócias, e este é o ponto-chave para a compreensão de suas idéias. Para ele, há uma tendência histórica das relações sócias se mercantilizarem: tudo vira mercadoria.

    Provavelmente Max tenha dado tanta importância á economia porque estivesse presenciando as mudanças sociais provocadas pela revolução industrial,principalmente nas relações de trabalho. A partir da centralidade da mercadoria no pensamento de Marx.

    Principais criticas sociológicas de Max: não reconhece outros fatores de formação social além dos econômicos.para ele, a economia determina todas as relações sócias,o que foi amplamente apropriado pelos economistas.existem critérios não econômicos que as idéias de Marx não dão conta na hora de analisar sociologicamente um sociedade.por exemplo,Marx desconsidera a divisão técnica do trabalho.para ele, a divisão do trabalho obedece apenas fatores econômicos.as idéias de Marx aproximam-se mais de uma filosofia moralista que de uma produção cientifica.talvez este seja o motivo de tento sucesso das idéias de Marx durante o século xx,o que deu origem o marxismo,que são interpretações dos escritos de Marx .a verdade em Marx é uma verdade absoluta,moralista,doutrinária.isso dá á teoria marxista um caráter ilustrativo: como a”verdade”já foi descoberta (por Marx),cabia aos cientistas ilustrar como exemplos a ‘verdade’ enunciada por Marx.

    Émile Durkheim: é no social que está tudo quilo que agente sabe, que os antepassados descobriram e que as futuras geração irão descobrir. O social é universal e, por isso, objetivo e racional.

    bruna emanoeli rebelo e rabelo turma:203 manha

    ResponderExcluir
  15. Tipos de poder
    Poder econômico
    É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário.
    Poder ideológico
    O poder ideológico se baseia na influência que as idéias da pessoa investida de autoridade exerce sobre a conduta dos demais.
    Poder político
    O poder político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.Isso não significa que, ele seja exercido pelo uso da força; a possibilidade do uso é condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político.
    Teorias marxista e weberiana
    A hipótese jusnaturalista abstrata adquire profundidade histórica na teoria do Estado de Marx e de Engels, segundo a qual a sociedade é dividida em classes antagônicas e as instituições políticas têm a função primordial de permitir à classe dominante manter seu domínio. Mas, este objetivo só pode ser alcançado na estrutura do antagonismo de classes pelo controle eficaz do monopólio da força; é por isso que, cada Estado é, e não pode deixar de ser uma ditadura.
    1. Monarquia absoluta — Neste regime político, o poder é exercido por um rei ou por um imperador, segundo os seus gostos e apetites pessoais. É uma monocracia. 2. Oligarquia — Este regime político difere do anterior, por, nele, o poder ser exercido por um reduzido número de famílias ricas ou de sangue azul.
    3. Aristocracia — É um regime muito semelhante à oligarquia, com uma diferença: mandam aqueles que são considerados os melhores e se julgam como tais, embora não se saiba muito bem em quê!
    4. Tirania — Atribui-se este nome ao regime político em que o poder é usurpado e mantido pela força, e é exercido por alguém que é designado de tirano por quem não concorda com ele.
    Concepção de Estado para Max
    Marx demonstra, contra Hegel (em princípio discípulo e depois rival) que a propriedade privada não pode ser considerada, de maneira nenhuma, como uma condição permanente da realização da liberdade, uma objetivação necessária do homem. Ela é, na sua própria raiz, a causa de uma desumanização dos seres humanos, a que Marx chama "alienação", mas dando a esta palavra o significado que lhe dava Fuerbach, isto é, concebendo a alienação como uma situação aberrante, insuportável, contrária à natureza das coisas. Além disso, é inútil imaginar, segundo Marx, que os conflitos nascidos desta alienação possam ser resolvidos pela intervenção do Estado.

    Na concepção dos autores Weber e Durkheim, há uma separação entre ciência e ideologia. Para Weber também há uma separação entre política e ciência, pois a esfera da política é irracional, influenciada pela paixão e a esfera da ciência é racional, imparcial e neutra. O homem político apaixona-se, luta, tem um princípio de responsabilidade, de pensar as conseqüências dos atos. O político entende por direção do Estado, correlação de força, capacidade de impor sua vontade a demais pessoas e grupos políticos.
    Escola: Deodoro de Mendonça
    Aluna: Raiza Alves de Sousa
    Turma:202
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  16. O poder de coação ou punição, pode ser exercida sob forma de ameaça , verbal e não verbal tais como franzir de sobrancelha; temos- o poder de recompensa atribuído pelas boas ações ou atitudes atribuídas ; assim como também- o poder de conhecimento – competência que fazem de si um especialista do seu objetivo desejado ; temos também – o poder de informação ou de persuação utiliza –se a argumentação , a informação ,para obter de uma pessoa aquilo que deseja; - o poder de referencias ou poder carismático reconhecimentos de pessoas qualidades pessoais, capazes de identificar pessoas e seus comportamentos; e –o poder legitimo seu estatuto autoria a outrem para agir de determinadas maneiras; também temos em nossa leis de estado – o poder executivo ,legislativo e judiciário que cada um tem sua forma de poder e agir.
    O conceito de poder segundo Marx weber.
    Para Marx weber o poder é a probabilidade de um certo comando de um contudo específico ser obedecido por um grupo determinado .
    .política é originária do grego polis (politikós), e se refere ao que é urbano, civil, público, enfim, ao que é da cidade (da polis). É uma forma de atividade humana relacionada a exercicio de interesses.da divisão social do trabalho. O Estado
    . MARX compreende o estado com uma relação entre infra estrutura e a superestrutura . A infra estrutura é a base econômica,ou melhor, é o conjunto das relações de produção que corresponde a um passado determinado ao desenvolvimento das forças produtivas.por fim ele diz que o estado nasce da sociedade, nasce das classes ,e a expressão de classe é da dominação de uma delas , ou melhor o estado é uma forma. de dominação uma sobre a outra .
    Durckein compreende o estado como representante da sociedade, sem explorar a possibilidade de representar apenas a elite dominante .Ao contrário de weber Durckein subordina o estado a sociedade .E ao contrário de Marx ,Durckein rejeitava a idéia do desaparecimento do estado e acreditava que na sociedade moderna haverá uma expansão Dan jurisdição estatal.
    Durckein seriam os grupos secundários que dariam origem a sociedade política e esta que estabeleceria o estado como seu órgão iminente encarregado de fazer de representar uma autoridade soberana.a kassia lanaya(202)

    ResponderExcluir
  17. Escola Deodoro de Mendonça
    Aluno: Leônes Murilo ferreira da silva
    Turma: 202 Manhã
    Professora: Léia Paraence

    Poder, Política e Estado


    O poder como verbo é sinônimo de ter a possibilidade, o direito ou a permissão. O substantivo tem um sentido mais forte: quase sinônimo de potência, designa a capacidade (particularmente, legal e moral) de agir, ou o exercício de uma autoridade ( que quando se evoca um poder pessoal, tende para o arbítrio ). De onde resulta, no sentido concreto, a instituição que exerce essa autoridade. É para conciliar o seu peso com a liberdade dos cidadãos que Montesquieu enuncia o principio da separação dos poderes, segundo o qual os poderes legislativos, executivo e judicial devem estar cuidadosamente separados.
    Em um sentido político, examina- se o fundamento do poder, do exercício do domínio político, seja na força: um poder ditatorial, poder militar, seja em uma autoridade legitimada constituída: poder constitucional.
    O conceito de poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abraçada pelos diferentes autores.
    Para Max Weber, o poder é “a probabilidade de certo comando com um conteúdo ser especifico ser obedecido por um grupo determinado.
    Política é originário do grego polis (politikós, latim politicus ). É tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. Na tradição clássica em geral, a política como ciência pertence ao domínio do conhecimento pratico e é de natureza normativa, estabelecendo os critérios da justiça e do bom governo, e examinando as condições sob as quais o homem pode atingir a felicidade (o bem estar) na sociedade, em sua existência coletiva.
    Trabalhando o conceito de Estado para Marx e Durkheim a concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. Onde o Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. Assim o Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
    Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias.

    ResponderExcluir