domingo, março 11, 2012

Vânia Regina Reis Campos

Em A Divisão do Trabalho Social Émile Durkheim define consciência coletiva. 

Elabore um resumo sobre o assunto tratando do conceito, a presença, permanência, os traços desse fenômeno nas sociedades segundo o autor.

Além dos seus conhecimentos básicos faça leitura em:






Aguardo por três dias. 
Bom trabalho..

2 comentários:

  1. RESUMO

    Segundo Durkheim, existiam diferentes tipos de Solidariedades Sociais, ele esclarece a existência de uma sociedade que está baseada num concenso entre indivíduos.

    A Solidariedade Mecânica que prevalece em agrupamentos Primitivos ou Arcaicos, se integram e compartilham em crenças religiosas e interesses materiais. Em quanto a Orgânica em Modernas ou Complexas, a diferença individual é mais acentuada (Sociedades Capitalistas).

    Durkheim explica também que a existência de uma sociedade só é possível se os indivíduos se adaptarem e tiver consciência coletiva, ou seja, assimilarem valores, hábitos e costumes. Ele fala também sobre fatos sociais como Coercitividade, que pode exercer força através de regras, normas e valores sobre os indivíduos e na Exterioridade, é entendida a existência de um fenômeno que atua individualidade, já na Generalidade manifesta em toda a sociedade, como o Suicídio, por exemplo, Durkheim tem como um fenômeno social ou fato social, como uma crise na sociedade.

    A consciência coletiva e individual forma fatos sociais reais.

    De todos os seus estudos, pesquisas e trabalhos, Durkheim definitivamente afirma, a importância da sociologia para sociedade, ela deveria ser estudada sim, como uma ciência.



    Vânia Regina Reis Campos

    ResponderExcluir