Sobre os conteúdos do 1º ano:
1ª questão (UFPA/2005) – 2,0 pontos - Em 20 de abril de 1997, alguns rapazes em
Brasília atearam fogo no índio pataxó,
Galdino Jesus dos Santos, enquanto este dormia. Isso pode ser uma demonstração
de que indivíduos ou grupos pertencentes a sociedades diferentes, ou a grupos
diferentes, em uma mesma sociedade, em situação de contato, praticam atos negativos
e até bárbaros, evidenciando relação de alteridade, que se classifica como
(A) etnocentrismo.
(B) nacionalismo.
(C)
nativismo.
(D) evolucionismo.
(E)
relativismo.
2ª questão(UFPA/2005) – 2,0 pontos - É comum, nos
mais diversos contextos sociais, ouvirem-se expressões negativas fazendo
referência a pessoas negras, a exemplo de “Negro
quando não suja na entrada, suja na saída”.
O
uso dessa expressão associa a sua significação a uma demonstração que evidencia
(A) o racismo ser apenas uma manifestação simbólica no Brasil.
(B) uma conduta individual dos sujeitos em contextos sociais diversos,
sem preconceito.
(C) uma igualdade de tratamento racial no Brasil.
(D) o racismo no Brasil ser somente uma questão econômica.
(E)
uma forma de manifestação
de racismo.
3ª
questão (UFPA/2009) – 2,0 pontos - Émile Durkheim apresenta como características dos
fatos sociais:
(A) a
coerção, como capacidade de superação do etnocentrismo, e a racionalização da
vida em sociedade.
(B) a competição e o conflito, como modos de
interação dos seres humanos em sociedade.
(C) a generalidade e o interculturalismo presentes
na apreensão de aspectos culturais de diversos grupos sociais.
(D) a exterioridade e a coerção que a sociedade
humana exerce sobre os indivíduos.
(E) as
contradições das classes sociais e a particularidade dos processos culturais.
4ª questão (UFPA/2007)
– 2,0 pontos - Tendo em vista as análises de Karl
Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de ideologia, é possível afirmar:
(A) O conjunto de idéias da classe dominante é, em todas as épocas, o
dominante. E quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu
interesse como o interesse de todos os membros da sociedade.
(B) Um dos aparelhos ideológicos que reproduzem valores etnocêntricos
das classes sociais dominadas é a educação. E quando
a educação formal visa à educação política, há possibilidades de
desenvolvimento que não se restrinja ao crescimento econômico.
(C) A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma
sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da
relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se
constituírem em grupo homogêneo e solidário.
(D) A ideologia é uma noção universalmente desejada, pois propõe a
neutralidade nas análises do processo de acumulação capitalista em escala
global, e é um meio de escolher democraticamente as
pessoas encarregadas de tomar decisões.
(E) Das legitimações básicas do domínio, a liderança para
o bem-estar para todos
é aquela em que há autoridade pelo dom da
graça. Essa liderança consiste na idéia de que a menor intervenção do
poder público permite que as forças do livre mercado
proporcionem o desenvolvimento e a intensificação
das contradições sociais.
5ª questão (UFPA/2008) – 2,0 pontos - Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são
explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de
socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque
(A) proporciona a educação
formal, que é um instrumental relevante na manutenção das
realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais
velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas
gerações.
(B) é possível perceber, no
universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos
e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente
e em situações diversas.
(C) transmite modelos
sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e
culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.
(D) busca ampliar ações
afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja,
o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças
socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação
de poder.
(E) aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se
manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso
do que se processa nas escolas e universidades.
Sobre os conteúdos do 1º ano:
ResponderExcluir1ª questão
(A) etnocentrismo.
2ª questão
(E) uma forma de manifestação de racismo.
3ª questão
(D) a exterioridade e a coerção que a sociedade humana exerce sobre os indivíduos.
4ª questão
(C) A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário.
5ª questão
(B) é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.
VANIA REGINA REIS CAMPOS
Olá, Vânia.
ResponderExcluirConfirmo recebimento e-mail. Aguarde próxima tarefa. Continue em contato.
Abs,
Léa.