terça-feira, abril 10, 2012

Vânia Regina Reis Campos


Sobre os conteúdos do 1º ano:

1ª questão (UFPA/2005) – 2,0 pontos -  Em 20 de abril de 1997, alguns rapazes em Brasília atearam fogo no índio pataxó, Galdino Jesus dos Santos, enquanto este dormia. Isso pode ser uma demonstração de que indivíduos ou grupos pertencentes a sociedades diferentes, ou a grupos diferentes, em uma mesma sociedade, em situação de contato, praticam atos negativos e até bárbaros, evidenciando relação de alteridade, que se classifica como

(A) etnocentrismo.
(B) nacionalismo.
(C) nativismo.
(D) evolucionismo.
(E) relativismo.


2ª questão(UFPA/2005) – 2,0 pontos - É comum, nos mais diversos contextos sociais, ouvirem-se expressões negativas fazendo referência a pessoas negras, a exemplo de “Negro quando não suja na entrada, suja na saída”.

O uso dessa expressão associa a sua significação a uma demonstração que evidencia

(A)  o racismo ser apenas uma manifestação simbólica no Brasil.
(B)  uma conduta individual dos sujeitos em contextos sociais diversos, sem preconceito.
(C)  uma igualdade de tratamento racial no Brasil.
(D)  o racismo no Brasil ser somente uma questão econômica.
(E)   uma forma de manifestação de racismo.


3ª questão (UFPA/2009) – 2,0 pontos - Émile Durkheim apresenta como características dos
fatos sociais:

(A)  a coerção, como capacidade de superação do etnocentrismo, e a racionalização da vida em sociedade.
(B) a competição e o conflito, como modos de interação dos seres humanos em sociedade.
(C) a generalidade e o interculturalismo presentes na apreensão de aspectos culturais de diversos grupos sociais.
(D) a exterioridade e a coerção que a sociedade humana exerce sobre os indivíduos.
(E)  as contradições das classes sociais e a particularidade dos processos culturais.

4ª questão (UFPA/2007) – 2,0 pontos - Tendo em vista as análises de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de ideologia, é possível afirmar:

(A)      O conjunto de idéias da classe dominante é, em todas as épocas, o dominante. E quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse como o interesse de todos os membros da sociedade.
(B)      Um dos aparelhos ideológicos que reproduzem valores etnocêntricos das classes sociais dominadas é a educação. E quando a educação formal visa à educação política, há possibilidades de desenvolvimento que não se restrinja ao crescimento econômico.
(C)      A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário.
(D)      A ideologia é uma noção universalmente desejada, pois propõe a neutralidade nas análises do processo de acumulação capitalista em escala global, e é um meio de escolher democraticamente as pessoas encarregadas de tomar decisões.
(E)      Das legitimações básicas do domínio, a liderança para o bem-estar para todos é aquela em que há autoridade pelo dom da graça. Essa liderança consiste na idéia de que a menor intervenção do poder público permite que as forças do livre mercado proporcionem o desenvolvimento e a intensificação das contradições sociais.


5ª questão (UFPA/2008) – 2,0 pontos -  Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque 

(A)  proporciona a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das
realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.
(B)  é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.
(C)  transmite modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo. 
(D)  busca ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja,
o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.
(E) aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas escolas e universidades. 

2 comentários:

  1. Sobre os conteúdos do 1º ano:

    1ª questão
    (A) etnocentrismo.

    2ª questão
    (E) uma forma de manifestação de racismo.

    3ª questão

    (D) a exterioridade e a coerção que a sociedade humana exerce sobre os indivíduos.

    4ª questão
    (C) A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário.


    5ª questão

    (B) é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.

    VANIA REGINA REIS CAMPOS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vânia.

    Confirmo recebimento e-mail. Aguarde próxima tarefa. Continue em contato.

    Abs,
    Léa.

    ResponderExcluir