segunda-feira, abril 02, 2012

Vista-se de azul


No Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos, saiba mais:

Mitos e verdades sobre o autismo
MITO: os autistas têm mundo próprio.
VERDADE: os autistas têm dificuldades de comunicação, mas mundo próprio de jeito nenhum. O duro é que se comunicar é difícil para eles.
MITO: os autistas são superinteligentes.
VERDADE: assim como as pessoas normais, os autistas têm variações de inteligência. É muito comum inclusive, apresentarem níveis de retardo mental.


MITO: os autistas não gostam de carinho.
VERDADE: todos gostam de carinho, com os autistas não é diferente. Acontece que alguns têm dificuldades com relação à sensação tátil, podem sentir-se sufocados com um abraço, por exemplo. Nesses casos, deve-se ir aos poucos. Querer um abraço, eles querem, a questão é entender as sensações. Procure avisá-los antes de abraçar, prepare-os primeiro. Com o tempo esta fase será dispensada. O carinho faz bem para eles. Assim como faz para nós.


MITO: os autistas gostam de ficar sozinhos.
VERDADE: os autistas gostam de estar com os outros, principalmente quando se sentem bem com as pessoas, mesmo que não participem, gostam de estar perto dos outros. Podem, às vezes, estranhar quando o barulho for excessivo, ou gritar em sinal de satisfação. Quando seus gritos não são compreendidos, muitas vezes pensamos que não estão gostando. Tente interpretar seus gritos.


MITO: os autistas não gostam das pessoas.
VERDADE: os autistas amam sim, só que nem sempre sabem demonstrar isso. Os problemas e dificuldades de comunicação que possuem os impedem de ser tão carinhosos ou expressivos.



MITO: os autistas não entendem nada do que está acontecendo.

VERDADE: os autistas podem estar entendendo sim. Nossa medida de entendimento se dá pela fala, logo, se a pessoa não fala, acreditamos não estar entendendo. Mas, assim como qualquer criança que achamos não estar prestando atenção ou não estar entendendo, de repente a criança aparece com uma "tirada" qualquer e vemos que ela não perdeu nada do que se falou, o autista só tem a desvantagem de não poder falar. Pense bem antes de falar algo perto deles.


MITO: o certo é interná-lo. Afinal, numa instituição saberão como cuidar dele.
VERDADE: toda criança precisa do amor de sua família. A instituição pode ter terapeutas e médicos, mas o autista precisa de mais do que isso.

MITO: ele grita e esperneia porque é mal educado.

VERDADE: o autista não sabe se comunicar, tem medos, tem dificuldades com o novo, prefere a segurança da rotina. Então, um caminho novo ou a saída de um brinquedo leva-o a tentar uma desesperada comunicação, e usam o que sabem melhor, gritar e espernear. Esta fase de gritar e espernear passa, é duro, mas passa. Mesmo que pareça que ele não entenda, diga antes de sair que vai por ali, por aqui. E seja firme em suas decisões. Não ligue para os olhares dos outros, você tem mais o que fazer. Não bata na criança, isto não ajudará em nada, nem a você e nem a ele. Diga com firmeza que precisa ir embora, por exemplo, e mantenha-se firme "por fora", por mais difícil que seja.

notícia publicada no

Nenhum comentário:

Postar um comentário