quinta-feira, maio 10, 2012

Alunos do Marajó discutem ações de promoção da igualdade racial


Começou a mobilização para a Semana Integrada de Combate ao Racismo, que acontece a partir desta quarta-feira, 09, na Escola Estadual Prof. Ademar de Vasconcelos em Salvaterra, onde este projeto pedagógico está na sua terceira edição. A grande novidade, deste ano, é a parceria com a Escola Estadual Gasparino Batista da Silva de Soure. 

A proposta de integração das duas escolas foi definida pelas diretoras, Juvane Oliveira e Juvaneide Julia, com a concordância do coordenador do projeto, Prof. Vinícius Darlan.

A confecção de cartazes, painéis e faixas pelos alunos com o tema "Por uma educação para as relações étnico-raciais", já começou em Salvaterra e terá início esta semana em Soure. O andamento das atividades também é apoiado e incentivado de perto pelos vice-diretores das duas escolas Waldeci Miranda e Elina Moraes.

Os alunos também participarão de palestras ministradas pelos professores, Tony Vilhena, da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da (Copir/Seduc), Joana Carmem, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural da Amazônia (Geperuaz), Rodrigo Santos, vice-presidente da Associação dos Cientistas da Religião do Pará (ACREPA), Dário Pedrosa, Luiz Alberto das Escolas Ademar de Vasconcelos; e Salomão Matos; e Maria Páscoa de Souza da UFPA de Soure.

Segundo o Prof. Vinícius Darlan, o objetivo geral do projeto é provocar o debate sobre o fenômeno social do racismo, suas formas de operação e consequências. Temos que ir além da lei federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Precisamos elevar a auto-estima, mexer com os sentimentos dos nossos alunos e da comunidade, disse o professor.

A ação será encerrada no dia 11, com a tradicional Caminhada de Combate ao Racismo, com concentração a partir das 09h30, em frente a Escola Gasparino, em Soure. Em Salvaterra a concentração será a partir das 15h30, em frente a Escola Ademar de Vasconcelos.

Fonte: Copir/Ascom
publicada no portal da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário