terça-feira, maio 01, 2012

Dia do Trabalho


Em 3 de maio de 1886 um protesto de trabalhadores em Chicago, EUA, pedindo redução da carga horária para 8h diárias, levou à morte alguns dos manifestantes. No dia seguinte houve um protesto contra os acontecimentos do dia anterior. Algum desconhecido jogou uma bomba contra os policiais que tentavam dispersar a multidão matando 7 deles. Seus colegas em seguida abriram fogo contra a multidão matando 12 e ferindo muitos outros.
Três anos mais tarde, em 1º de maio de 1889, um protesto de trabalhadores parisienses inspirado nos de Chicago — e com o mesmo propósito de redução de jornada de trabalho para 8 horas — levou à morte de mais 10 manifestantes. Meses mais tarde este dia foi instituído como o dia internacional das reivindicações laborais.
Quase 30 anos depois as reivindicações da jornada reduzida são atendidas em e 1º de maio é instituído como feriado na França. Em 1920 na Rússia. Após estes eventos diversos países fizeram o mesmo. No Brasil comemoramos o Dia do Trabalho desde 1895, se tornando feriado nacional apenas em 1925 através de ato do presidente Artur Bernardes.
O Dia do Trabalho é uma homenagem pela luta da classe por condições mais justas. É também uma homenagem aos muitos que tiveram coragem e pereceram para que gradualmente estas reivindicações se tornassem conquistas reais.
Se você é trabalhador, parabéns, aproveite o seu dia. Caso não seja, pense no profundo simbolismo da data e não deixe de aproveitar o feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário