sexta-feira, abril 23, 2010

Licenciatura da UFPA integra Ciências e Matemática com Linguagem e Estudos Sociais

O desenvolvimento de uma sociedade está ligado diretamente com a qualidade da educação que esta recebe. E o começo de tudo está na Educação Básica (no Brasil, divide-se em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), foco principal do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML), do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI). O curso está ofertando 30 vagas pelo Processo Seletivo Especial (PSE-2010), cujas inscrições vão até o dia 3 de maio.

A Licenciatura é voltada para a formação inicial de profissionais de Educação em Ciências e Matemática integrada à Linguagem e aos Estudos Sociais, destacando-se “como o primeiro curso dessa modalidade no Brasil”, de acordo com a apresentação no site do IEMCI. Criado em 2009, o curso receberá a sua segunda turma com o PSE-2010, habilitando os egressos a atuarem, ao final da graduação, como professores dos anos iniciais do ensino fundamental e em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a ingressarem em cursos de pós-graduação de áreas afins.

Sua estrutura curricular está organizada em Eixos Temáticos, fato este que o distingue de outros cursos de licenciatura, que são organizados por disciplinas. Tais Eixos se articulam em temas e assuntos que serão desenvolvidos por meio de atividades didático-pedagógicas diversificadas, envolvendo teoria e prática a partir de exposições, palestras, estudos de casos, seminários, oficinas e outros.

Além disso, incluem-se nesta organização teórico-metodológica de ensino as práticas pedagógicas antecipadas à docência, como os estágios e as atividades complementares, como a possibilidade do graduando participar do Clube de Ciências da UFPA, projeto existente há trinta anos que congrega ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades de Iniciação Científica infanto-juvenil.

Para o diretor adjunto da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI), Wilton Rabelo Pessoa, “tais atividades diferem das disciplinas usuais, porque são organizadas de forma a incluir a realização de outras atividades subsequentes programadas e programáveis ao nível da prática”. Para saber mais sobre o curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML), acesse o folder das inscrições. Mais detalhes para se inscrever no Processo Seletivo Especial da UFPA (PSE-2010), clique aqui.

Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
no endereço: www.ufpa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário