terça-feira, novembro 15, 2011

15 de novembro de 1889


A Proclamação da República Brasileira foi movimento político ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil. O movimento derrubou a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, colocou fim à soberania do imperador Pedro 2º. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.Foi instituído, naquele mesmo dia, um governo provisório republicano. 

Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=343696

Paraenses são personagens de destaque na República
O militar e político paraense Serzedelo Correa, por exemplo, foi encarregado de comunicar ao próprio imperador dom Pedro II que a República havia sido proclamada. Ao lado do marechal Deodoro de Mendonça estava o também militar e político paraense Lauro Sodré, que aparece, inclusive, ao lado dele no famoso quadro que retrata aquele momento histórico.

Justo Chermont, outro político paraense, também teve participação decisiva no movimento republicano e foi ministro dos Negócios Estrangeiros (hoje Relações Exteriores) de Deodoro de Mendonça, em 1891. “Os paraenses tiveram participação efetiva e decisiva”, afirma o professor Allan Watrin, 37, doutorando em História pela UFPA.
Serzedelo Correa e Lauro Sodré estudaram na famosa Academia Militar da Praia Vermelha, junto com Benjamim Constant, que foi o grande líder do movimento positivista dentro do Exército Brasileiro. Descontentes com o tratamento dispensado pelo imperador a eles, os militares acabaram promovendo o que muitos historiadores consideram um golpe militar e proclamado a República com o intuito de promover mudanças e modernizar o país, segundo Watrin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário