quarta-feira, novembro 30, 2011

Unesco amplia lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade



PARIS — Trinta e cinco novos elementos de diversas partes do mundo, entre eles rituais, músicas e festejos do Brasil, México, Peru, Colômbia e Espanha foram inscritos na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo comitê intergovernamental da Unesco, reunido em Bali.
Dezenove integram a lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial, onze fazem parte da lista de Patrimônio Imaterial que requer medidas urgentes de salvaguarda e cinco foram acrescentados à lista de melhores práticas de salvaguarda, indicou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em um comunicado.
Entre os novos elementos inscritos na lista do Patrimônio Cultural Imaterial que requerem medidas urgentes de salvaguarda está "o Yaokwa", um ritual do povo da Amazônia brasileira Enawene Nawe destinado à manutenção da ordem social e cósmica, e o Eshuva, cantos rezados pelo povo indígena peruano Huachipaire.
Entre as cinco melhores práticas de salvaguarda selecionadas estão o concurso de projetos do programa nacional de patrimônio imaterial do Brasil, o Museu Vivo do Fandango, também no Brasil, e a revitalização dos saberes tradicionais da cal artesanal em Morón de la Frontera, na Andaluzia, sul da Espanha.
Entre os novos elementos inscritos na Lista Representativa figuram os conhecimentos tradicionais dos xamãs indígenas de Yuruparí (Colômbia), o mariachi, música típica do México com instrumentos de corda, canto e trombeta; e a peregrinação ao santuário do Senhor de Qoyllurit'i (Peru).
Também foram admitidos a esta lista a festa da "Mare de Déu de la Salut" de Algemesí (Espanha) e o fado, canto popular urbano de Portugal.
A próxima reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial irá ocorrer na ilha de Granada em 2012.
O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é composto por 24 Estados membros da Unesco. Seus membros são eleitos por um mandato de quatro anos. O mandato da metade dos membros se renova a cada dois anos.Unesco amplia lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário