quarta-feira, junho 27, 2012

Seduc abre pesquisa de intenção para os interessados em participar do Proenem



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta terça-feira, 26, a pesquisa de levantamento de demanda para o Proenem - Programa de Fortalecimento do Ensino Médio destinado aos estudantes do Ensino Médio que farão, este ano, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de processos seletivos de Instituições de Ensino Superior. Os interessados em participar do programa devem registrar o interesse no portal da Rede Estadual de Ensino (www.seduc.pa.gov.br) até dia 13 de julho.

Após esta data, o formulário será encaminhado as escolas que ofertarem turmas para o Proenem. Os alunos que manifestaram a intenção inicial de participar do Programa serão avisados por e-mail e deverão se dirigir as escolas para efetuar a inscrição. As aulas do programa iniciarão no dia 13 de agosto para as escolas da Região Metropolitana de Belém e dia 18 de agosto no interior.

Este ano, são cerca de 17 mil estudantes no 3º ano do Ensino Médio matriculados na Rede Estadual de Ensino na Região Metropolitana de Belém e no interior do estado. O Programa visa possibilitar o aprendizado, com qualidade, e de forma integrada dos conteúdos curriculares que permitam ao educando o acesso às IES, por meio dos Processos Seletivos tradicionais e do ENEM, reforçando a democratização do acesso à cultura e à educação superior. No ano passado, dos 10.781 aprovados nos vestibulares da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), 5.511 foram estudantes de escolas estaduais, o equivalente a 51% dos aprovados.

A ação prevê o fortalecimento da preparação do aluno da Rede Estadual por meio de aulas complementares, com início no mês de agosto, para realização das avaliações, e também são voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes, considerando os índices previstos para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ensino Médio no Estado do Pará em 2013. Na RMB, para quem estuda nos turnos da manhã e da tarde, as aulas complementares serão realizadas de segunda às sextas-feiras à noite. Quem estuda no turno da noite terá aulas aos sábados e aos domingos. No interior, as aulas serão aos sábados domingos.

O Proenem também promoverá um Simulado On Line voltado para auto avaliação dos estudantes em relação às matrizes de referência das áreas de conhecimento previstos na Estrutura Curricular do Ensino Médio (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação).

Acesse o formulário aqui!
Texto: Mari Chiba
Ascom/Seduc


Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1556&idareainteresse=1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário