sexta-feira, agosto 30, 2013

A Cor da Cultura

Segundo Muniz Sodré no texto Educação para o diverso,
"A diversidade que emerge na globalização contemporânea traz elementos novos para o pensamento. O espírito conservador pode não pensar desta maneira, por considerar que, na medida em que desaparece do horizonte social a ideologia da emancipação e em que o futuro perde o seu contorno utópico, o passado entraria em cena a serviço de uma diversidade cultural de coloração étnica, introduzida pelo discurso multiculturalista. Para o senso comum de língua inglesa, o diverso é apenas “ethnic”.

Isso é, na verdade, uma simplificação de fundo iluminista. O diverso não emerge historicamente sob o beneplácito paternalista do multiculturalismo, e sim em virtude da movimentação de grupos sociais que trafegam política e educacionalmente no espaço dos direitos civis e humanos. A diversidade que emerge na globalização contemporânea traz elementos novos para o pensamento." [...]
Através da COPIR, com o apoio de diversas instituições, vários educadores participaram, eu inclusive, do projeto educativo A Cor da Cultura realizado em Belém no período de 26 a 29 de agosto para multiplicadores e até hoje para formadores com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. O kit com o material didático que cada participante recebeu deve fazer parte do acervo da instituição na qual trabalha para que toda a comunidade escolar possa se apropriar e contribuir para a implementação da Lei federal nº 10.639/03. O kit que recebi já está com a Direção da Escola Estadual Vilhena Alves, à disposição de toda a comunidade escolar.

Ressalto a competência dos profissionais Angelita e Diones com a qual conduziram as discussões na turma que participei.

Toda a sociedade brasileira pode participar do projeto. O portal para consulta do material didático e outras informações é  www.acordacultura.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário