Caros/as alunos/as:
- Conteúdo: Poder, Política e Estado.
- Data a ser realizada: 19 e 26 de agosto nos horários de aula.
- Local: sala de informática da escola.
- Como realizar: em grupos de três (03) alunos/as conforme a escolha em sala-de-aula.
Vamos iniciar?
1- Leiam a entrevista da Revista Cult mediada por Bruno Pegorari, Direito/PUC, no dia 5 de julho às 19h30 sobre
O que pensam os jovens que ocupam as ruas do país?
4- Entre outras fontes de pesquisa vocês podem consultar:
http://espacorevistacult.com.br/evento-descricao.php?evento=74
http://revistacult.uol.com.br/home/2013/08/o-que-pensam-os-jovens-que-ocupam-as-ruas/
http://paginadoenock.com.br/liderancas-do-movimento-passe-livre-deram-entrevista-ao-roda-viva-da-tv-cultura-confira-em-video/
http://movimentoparatodos-sp.blogspot.com.br/
http://blog.oquartopoder.com/aldirdantas/presidente-dilma-fala-das-anifestacoes-no-pais/
5- Não esqueçam de informar as fontes de pesquisa.
Bom trabalho!
A tarefa a seguir complementa o que tratamos em sala-de-aula. Fiz um roteiro para tornar mais simples a sua execução:
- Conteúdo: Poder, Política e Estado.
- Data a ser realizada: 19 e 26 de agosto nos horários de aula.
- Local: sala de informática da escola.
- Como realizar: em grupos de três (03) alunos/as conforme a escolha em sala-de-aula.
- Quem deve realizar: Principalmente os/as alunos/as que precisam fazer a Recuperação Parcial, sendo opcional àqueles/as que têm nota igual ou maior que cinco (5,0).
- Entrega da atividade: dia 02 de setembro, digitado, com identificação.Vamos iniciar?
1- Leiam a entrevista da Revista Cult mediada por Bruno Pegorari, Direito/PUC, no dia 5 de julho às 19h30 sobre
O que pensam os jovens que ocupam as ruas do país?
“Por uma vida sem catracas”. Certamente este é um dos mais bem
sacados slogans dos últimos tempos, quando quase todas as atividades do
mundo capitalista são controladas por aquela máquina cinza e fria, que,
acionada por um cartão magnético, libera a passagem. No caso de
empresas, ela marca os horários de entrada e saída, controlando o
cotidiano dos trabalhadores. No caso dos ônibus, ela só abre se houver
crédito no bilhete. E nos últimos anos, com o aumento da tarifa dos
transportes, a tungada no bolso do passageiro tem sido cada vez maior.
Este é o slogan do Movimento Passe Livre (MPL), que surgiu em 2003,
no meio estudantil. O objetivo era brigar por uma catraca liberada para
os estudantes. No entanto, a partir de debates e de protestos contra os
aumentos desde o começo deste novo século, o movimento cresceu e ampliou
sua pauta: saiu na briga pela “tarifa zero”, não só para estudantes,
mas para todo mundo. Por trás das reivindicações da catraca livre está o
sonho de construir uma outra realidade, mais justa e mais humana.
A entrevista completa está aqui
2- Conversem, discutam sobre as ideias desses jovens integrantes de Movimentos Sociais brasileiros.
3- Em seguida façam uma pesquisa conforme orientação sobre os Movimentos indicados em sala-de-aula:
a) Movimento Passe Livre
b) Movimento Para Todos
c) Movimento Primavera
ou ainda
d) Vocês podem pesquisar sobre a reação do governo brasileiro quanto às manifestações ocorridas desde junho nas cidades brasileiras.
4- Entre outras fontes de pesquisa vocês podem consultar:
http://espacorevistacult.com.br/evento-descricao.php?evento=74
http://revistacult.uol.com.br/home/2013/08/o-que-pensam-os-jovens-que-ocupam-as-ruas/
http://paginadoenock.com.br/liderancas-do-movimento-passe-livre-deram-entrevista-ao-roda-viva-da-tv-cultura-confira-em-video/
http://movimentoparatodos-sp.blogspot.com.br/
http://blog.oquartopoder.com/aldirdantas/presidente-dilma-fala-das-anifestacoes-no-pais/
5- Não esqueçam de informar as fontes de pesquisa.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário