segunda-feira, outubro 05, 2009

UNESCO lança estudo inédito sobre professores brasileiros

Pesquisa é a mais abrangente sobre condição docente já feita no país

Brasília, 05/10/2009 – A UNESCO no Brasil lança nesta terça-feira, 6, na 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em Caxambu (MG), um estudo inédito sobre a situação dos professores brasileiros. “Professores do Brasil: impasses e desafios” é a pesquisa mais abrangente sobre a condição docente já feita no país, envolvendo diferentes abordagens tais como as condições de trabalho, a formação inicial e continuada, a carreira e a remuneração.

O objetivo deste estudo foi o de examinar aspectos ligados à formação e à profissão docente no ensino básico brasileiro, questões críticas no cenário das políticas contemporâneas, particularmente ligadas ao grande desafio da melhoria da qualidade da educação para todos. Entre outras coisas a pesquisa aborda a docência no mundo do trabalho e suas características, bem como o perfil dos docentes em exercício; a legislação sobre formação de professores e suas decorrências; a formação inicial em cursos presenciais e a distância; o currículo nas licenciaturas e o perfil dos licenciandos; os modelos especiais de formação de professores; a formação continuada e seus problemas; carreira e salários e suas implicações.

O estudo será lançado em uma mesa-redonda no encontro da Anped, que tem como tema central “Sociedade, cultura e educação: novas regulações”. A Reunião contemplará temáticas de interesse da comunidade científica e contará com conferências, mesas-redondas, debates, minicursos, ciclo de cinema e apresentações de trabalhos e de pôsteres, proporcionando a divulgação da produção acadêmica, bem como o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores e pesquisadoras, docentes e estudantes da pós-graduação na área da educação.

Fonte:http://www.brasilia.unesco.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário