quinta-feira, agosto 27, 2009

Jovem preparado para o vestibular, vai bem no Enem

27 de agosto de 2009 • 09h52 • atualizado às 09h52
Em entrevista na manhã desta quinta-feira durante o programa Bom Dia, Ministro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, falou sobre a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a educação brasileira. Segundo o ministro, o Enem hoje é a porta de entrada para muitas universidades federais e aproxima o jovem carente de um futuro melhor porque, ao contrário do vestibular tradicional, oferece mais oportunidades de acesso.

"O jovem preparado para o vestibular tradicional tá mais do que preparado para o novo Enem. O Enem deixa de cobrar a memorização de formular e datas. O Enem quer avaliar a capacidade analítica do aluno. Quem se sai bem no vestibular tradicional, se sai bem no Enem. O contrário é que não acontecia", afirmou o ministro.

Na entrevista, Haddad falou também do projeto de lei aprovado pelo Congresso que estabelece piso nacional de R$ 950,00 para professores com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O ministro afirmou que o piso ainda é baixo, mas que ajuda a melhorar a situação dos professores de regiões carentes do País, como a nordeste. Segundo ele, o Ministério da Educação compromete-se a buscar melhoria do piso anulmente.

Sobre os projetos de expansão do ensino técnico, o ministro afirmou que desde 2003, houve avanços significativos. Atualmente são 215 mil escolas e a meta até 2010 é de chegar a 500 mil.

"Nós tivemos uma reversão dos controles de qualidade desde 1995, quando se começou a medir a qualidade na educação brasileira. De 1995 a 2001 só fez cair a qualidade. A partir de 2003, passamos a ter a reversão nesses indicadores", afirmou.

Redação Terra
Fonte: http://terra.noticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário