quinta-feira, agosto 20, 2009

UFPA realiza simpósio sobre participação política feminina

O Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Gênero (GEPEM), por meio da linha de pesquisa Mulher e Participação Política, realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, o Simpósio “Mulheres & Movimentos: Participação e Representação Política nas Democracias Contemporâneas”. O evento integra a programação dos 15 anos do Grupo e busca debater, entre outros temas, os desafios e os rumos da integração entre os movimentos de mulheres e os partidos políticos no processo de reforma política atual.

O Simpósio contará com a presença de representantes de partidos políticos e de entidades, como o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e a União de Mulheres de Belém. Entre as convidadas estão a deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA), deputada estadual Bernadete Ten Caten, a presidente do PSOL, Araceli Pereira Lemos, e outras expositoras que falarão sobre a participação feminina nos processos de tomada de decisão e nas instâncias de poder da sociedade brasileira.

Uma das temáticas abordadas é a política de cotas para mulheres, presente na atual legislação, e que prevê que 30% das candidaturas sejam femininas. Segundo a socióloga Luzia Álvares, coordenadora da linha de pesquisa Mulheres e Participação Política, “as cotas partidárias foram pensadas como recurso político para motivar as mulheres a se candidatarem, para interferir na lei eleitoral e para obrigar os partidos políticos a manterem uma cota mínima de mulheres nas suas listas partidárias. As cotas seriam, dessa forma, uma estratégia para romper as barreiras culturais e garantir a conquista na representação parlamentar” explica.

5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Durante o evento, a socióloga Sônia Malheiros Miguel, subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SEPM e autora do livro “A Política de Cotas por sexo”, apresentará o 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que está com inscrições abertas.

Instituído em 2005, o Prêmio integra o Programa Mulher e Ciência, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em parceria com o CNPq e o MEC, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo no País, e de promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. A premiação é voltada para estudantes de ensino médio,graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas.


Período: Dias 27 e 28
Local: Auditório do IFCH


Texto: Divulgação GEPEM, com colaboração de Diolene Machado - Assessoria de Imprensa do IFCH
in http://www.ufpa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário