terça-feira, agosto 04, 2009

O filme O Contador de Histórias


Estréia prevista para 7 de agosto:

A história do menino Roberto Carlos Ramos, analfabeto até os 13 anos de idade e considerado “irrecuperável”, ilustra o que acontece com boa parte das 75 milhões de crianças que estão fora da escola. No mundo, hoje, um em cada seis adultos é analfabeto. O alerta é feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que viu na produção do filme “O Contador de Histórias” uma excelente oportunidade de reflexão sobre a importância crucial da educação para a superação da pobreza e da exclusão social.

É para mudar essa difícil realidade, tão bem expressada em O Contador de Histórias, que a UNESCO dá o seu apoio ao filme, em uma rara e importante homenagem à obra. “Esperamos que o filme desperte na sociedade a visão de um novo futuro em que todas as crianças brasileiras tenham acesso à educação, à saúde e à cidadania. O Brasil pode sim recontar sua história, assim como o fez Roberto Carlos com a ajuda de uma educadora”, afirma o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny.

A atriz Maria de Medeiros, que interpreta a pedagoga francesa Margherit Duvas, foi quem sugeriu que o filme de Luiz Villaça fosse apresentado à UNESCO. Nomeada Artista da UNESCO pela Paz em fevereiro de 2008, enquanto participava das filmagens de O Contador de Histórias, Maria de Medeiros levou à Organização a proposta de apoio ao filme.

“Fiquei encantada com a história”, diz a atriz portuguesa. “Com poucos elementos, o filme alcança uma riqueza emotiva. O Contador de Histórias é basicamente construído da relação entre essa pedagoga francesa e esse menino sem esperanças de uma vida digna. Por isso temos muito orgulho de receber o selo da UNESCO. É uma vitória para o filme, seus realizadores e para o próprio Roberto Carlos Ramos, uma pessoa excepcional que merece todos os tipos de honra.”

Para Luiz Villaça, o selo da UNESCO é o reconhecimento de um trabalho sensível e emocionante. “É um projeto que fala de cultura, de educação, de carinho e de como as pessoas podem mudar suas vidas”, afirma. “Tenho certeza de que O Contador de Histórias fará com que as pessoas repensem suas próprias vidas e tentem ajudar mais os outros”.

A também atriz Denise Fraga é produtora de O Contador de Histórias e compartilha da opinião de Maria de Medeiros e Luiz Villaça: “As pessoas ficam inspiradas pela vida do Roberto Carlos. E o apoio da UNESCO vem para confirmar a paixão que todos temos por este filme”.

No Brasil, a UNESCO é parceira de projetos que promovem a inclusão social de crianças e jovens, tais como o Criança Esperança, realizado em conjunto com a Rede Globo, e o Escola Aberta, que em parceria com o MEC, abre as escolas nos finais de semana para atividades de lazer, esporte e cultura. Em todo o mundo, a UNESCO mobiliza governos e sociedades de diferentes países para a busca permanente de uma educação de qualidade para todos ao longo da vida.

O Contador de Histórias conta a história de Roberto Carlos Ramos, um menino cheio de imaginação que é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável’ nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.

(Fonte: Warner Bros Pictures).
in http://www.brasilia.unesco.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário